quinta-feira, 3 de março de 2011

9551 - GUILHERME LUND (NATURALISTA

Peter Wilhelm LundOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Peter Wilhelm Lund
P. W. Lund
Nome completo Peter Wilhelm Lund
Nascimento 14 de Junho de 1801
Copenhague
Dinamarca
Morte 25 de maio de 1880 (78 anos)
Lagoa Santa, MG
Brasil
Ocupação naturalista
Peter Wilhelm Lund (Copenhague, 14 de Junho de 1801 — Lagoa Santa, 25 de Maio de 1880) foi um naturalista dinamarquês.

Índice [esconder]
1 Biografia
2 Obras
3 Referências
4 Ligações externas

[editar] BiografiaDiplomou-se em Medicina pela Universidade de Copenhague em 1821, doutorando-se posteriormente pela Universidade de Kiel. Grande estudioso de Botânica e Zoologia, viajou em 1825 para o Brasil, onde percorreu as Províncias do Rio de Janeiro e São Paulo. Nestas excursões, coletou grande quantidade de material, que enviava, em parte, para o Museu de História Natural da Dinamarca.

Em 1829 retornou à Europa e visitou as universidades de Berlim, Dresden, Praga, Viena, Roma e o Museu de História Natural de Paris, onde freqüentou cursos de Georges Cuvier, ministrados no College de France, aderindo, profundamente, ao Catastrofismo daquele naturalista francês (Faria, 2010)

Três anos depois, voltou definitivamente ao Brasil. Ao lado do botânico Ludwig Riedel, viajou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Minas Gerais. O resultado dos estudos botânicos promovidos nesta expedição foram publicados em Observações a respeito da vegetação dos campos no interior do Brasil, especialmente fito-históricas, de 1835.

Em Minas Gerais estudou uma enormidade de fósseis encontrados nas cavernas próximas a Curvelo. Dedicou-se também às pesquisas arqueológicas. Estudou as montanhas da Serra do Espinhaço, recolheu material e remeteu-os para a Sociedade Real de Antiquários do Norte, em Copenhague, junto com um memorial sobre o assunto.

Em 1842, segundo um relato seu, já tinha explorado mais de 200 cavernas na região e descrito 115 espécies de animais - entre os quais o célebre tigre de dentes de sabre (Smilodon populator). Em 1843 encontrou na região vestígios de homens pré-históricos, cujos estudos definiram as características daquele que ficaria conhecido posteriormente como o Homem de Lagoa Santa. Esta cidade, aliás, foi adotada como base de operações por Lund por ser o centro de uma área repleta de cavernas.

As descobertas de fósseis humanos levaram Lund, em 1842, a escrever uma carta ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, publicada naquele mesmo ano e intitulada “Sobre a antiguidade do homem de Lagoa Santa”, onde ele discutiu se aquelas ossadas fósseis, uma vez que se encontravam em estratos geológicos que também continham fósseis da fauna extinta. Esta constatação contrariava a premissa do Catastrofismo de Georges Cuvier, de que as faunas extintas por catástrofes ocorridas em diferentes momentos, não poderiam estar contidas no mesmo estrato geológico. Esta anomalia na teoria catastrofista levou-o a um questionamento desta teoria, que pode ter contribuído para a súbita interrupção dos trabalhos de Lund (Faria, 2008).

Publicou várias memórias em dinamarquês, ricamente ilustradas com pinturas do norueguês Peter Andreas Brandt (1791-1862), que foram organizadas e traduzidas para o português em 1950 pelo paleontólogo Carlos de Paula Couto (1910-1982), sob o título Memórias sobre a Paleontologia Brasileira.

Em 1845, alegando falta de recursos, Lund terminou repentinamente o trabalho nas cavernas. Ele empacotou e doou a sua vasta coleção, com cerca de 20 mil itens, para o rei Cristiano VIII da Dinamarca. Um único exemplar de crânio humano encontrado por ele permanece no Brasil, no IHGB. Devido a sua saúde frágil, resolveu não voltar à Europa, permanecendo em Lagoa Santa pelo resto da vida.

Ao longo desses anos, a sua maior preocupação foi com a curadoria de sua coleção, a cargo do zoólogo Johannes Theodor Reinhardt (1816–1882). Ele também recebeu a visita de jovens naturalistas europeus, com destaque para o botânico Eugenius Warming (1841-1924). Além das visitas do Impérador Pedro II e do Duque de Saxe filho da Rainha Vitória. O estudo completo de sua coleção, E Museo Lundii, só seria publicado pelos curadores desta na Dinamarca, em 1888.

[editar] ObrasEntre seus trabalhos, Lund escreveu a história do Pleistoceno brasileiro. Entre sua vasta obra, pode-se destacar:

Vista da fauna do Brasil anterior à última revolução geológica;
Cavernas calcáreas existentes no interior do Brasil, contendo algumas delas ossadas humanas;
Relatório sobre vertebrados do Brasil;
Sobre os animais carbonizados no Brasil na época geológica atual e anterior;
Anotações sobre os últimos exames e descobertas em cavernas do Brasil.
[editar] ReferênciasFaria, F.Felipe de A.. Georges Cuvier e a instauração da Paleontologia como ciência -Tese de doutorado - UFSC 2010, pp:150-157 (disponível em http://www.anppas.org.br/novosite/arquivos/Tese%20-%20F.%20Felipe%20%20A.%20Faria.pdf).. [S.l.: s.n.], 2010.

Faria, F.Felipe de A.. Peter Lund (1801-1880) e o questionamento do Catastrofismo(in)Filosofia e História da Biologia Volume 3, 2008 - Seleção de Trabalhos do VI Encontro de Filosofia e História da Biologia, pp:139-156 (disponível em http://www.abfhib.org/FHB/FHB-03/FHB-v03-08-Frederico-Felipe-Faria.pdf). [S.l.: s.n.], 2008.

O mais completo trabalho biográfico sobre Lund escrito nos últimos 60 anos é Peter Wilhelm Lund: o auge das suas investigações científicas e a razão para o término das suas pesquisas[1], de Pedro Ernesto de Luna Filho - tese de doutorado em história da ciência defendida na Universidade de São Paulo em 2007.

O trabalho, baseado na imensa coleção de cartas de Lund depositada na Biblioteca Real de Copenhagen, conclui que Lund encerrou suas pesquisas de campo abruptamente devido à falência de uma lavra de ouro em Sabará (MG), da qual era um dos sócios.

Outro trabalho recente é Peter Wilhelm Lund (1801-1880): O naturalista, sua rede de relações e sua obra, no seu tempo, dissertação de mestrado defendida por Ana Paula Almeida Marchesotti na Universidade Federal de Minas Gerais em 2005.

[editar] Ligações externasBiografia de Peter Lund



P.W.Lund é a abreviatura padrão de Peter Wilhelm Lund.
Consultar a lista de abreviaturas do nome de botânicos e micologistas

[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Este artigo sobre uma biografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Wilhelm_Lund"
Categorias: Mortos em 1880 | Cientistas da Dinamarca | Naturalistas da Dinamarca | Botânicos da Dinamarca | Zoólogos da Dinamarca | Paleontólogos do século XIX
Categoria oculta: !Esboços de biografias
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguasCatalà Dansk Deutsch English Español Français ‪Norsk (bokmål)‬ Svenska Esta página foi modificada pela última vez às 20h51min de 1 de janeiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas