quinta-feira, 3 de março de 2011

9542- MAXIMILIAN NEUWIED

Maximilian zu Wied-NeuwiedOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Maximilian zu Wied-NeuwiedMaximilian Alexander Philipp zu Wied-Neuwied (Neuwied, 23 de setembro de 1782 — Neuwied, 3 de fevereiro de 1867) foi um príncipe renano que esteve no Brasil no início do século XIX e aqui estudou a flora, a fauna e as populações indígenas. Foi um naturalista, etnólogo e explorador alemão.

Foi o autor de Viagem ao Brasil, publicado por volta de 1820 com detalhadas descrições sobre tudo o que pôde observar. Contou com o apoio de dois auxiliares alemães,Georg Freyreiss e Friedrich Sellow, com experiência em coleta e preparação de animais.

Chegou ao Brasil, em 1815 com o pseudônimo de Max von Braunsberg. Por dois anos, pesquisou o litoral e regiões do interior do Rio de Janeiro, Espírito Santo e do sul da Bahia, chegando a Salvador em suas viagens de pesquisa. Reuniu, entre outros objetos etnológicos, vocabulários e utensílios de tribos indígenas (como a dos Botocudos), plantas e animais.

Em 1817, passou no Arraial da Conquista, atualmente a cidade de Vitória da Conquista, Bahia, fazendo então no seu livro "Viagem ao Brasil", o relato mais importante desta cidade e região que nos tempos atuais são conhecidos daquela época.

Em 1821, no segundo volume de seu livro, Nuewied descreveu um tipo de anfíbio pertencente à família Bufonidae e o classificou como Bufo Crucifer, nome dado devido ao efeito ótico do arranjo de manchas ao longo da vértebra, o que dava a impressão de uma sequência cruzes.

Em sua época a natureza tropical foi assumida pelos integrantes do movimento romântico como motivo maior de orgulho nacional, e o príncipe foi dos que registraram esse novo tipo de sensibilidade. Em seu relato de viagem, comentou:

"Até agora, a natureza realizou mais para o Brasil do que o homem: contudo, após a vinda do rei, muito se tem feito em benefício do país."
Por outro lado, como comenta a «Brasiliana» abaixo citada, «o século XIX, conservador, valoriza o Estado e a família, como se seus próprios códigos de organização e conduta fossem princípios universais indicadores de perfeição. Assim, o ´primitivo´ perde a conotação de liberdade e virtude que possuiu no Século das Luzes e passa a indicar incompletude, inferioridade. O primitivo estaria na fronteira entre o animal e o humano. O príncipe de Wied-Neuwied descreveu da seguinte maneira os botocudos:

«Domina as suas faculdades intelectuais a sensualidade mais grosseira, o que não impede que sejam às vezes capazes de julgamento sensato e até de uma certa agudeza de espírito. (…) Mas, como não são guiados por nenhum princípio moral, nem tampouco sujeitos a quaisquer freios sociais, deixam-se levar inteiramente pelos seus sentidos e pelos seus instintos, tais como a onça nas matas.»
[editar] BibliografiaBrasiliana da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, 2001.
MAXIMILIANO, Príncipe de Wied-Neuwied. Viagem ao Brasil. Belo Horizonte/São Paulo, Itatiaia/EDUSP, 1989.
[editar] Ver tambémVitória da Conquista, Bahia.
[editar] Ligações externasPrinz Max der Naturforscher, página da família zu Wied (em alemão)
O Commons possui multimídias sobre Maximilian zu Wied-Neuwied


Wied-Neuw. é a abreviatura padrão de Maximilian zu Wied-Neuwied.
Consultar a lista de abreviaturas do nome de botânicos e micologistas

[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Este artigo sobre uma biografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Maximilian_zu_Wied-Neuwied"
Categorias: História do Brasil Imperial | Exploradores da Alemanha | Zoólogos da Alemanha | Naturalistas da Alemanha
Categoria oculta: !Esboços de biografias
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguasDeutsch English Español Eesti Suomi Français Italiano Polski Русский Svenska Esta página foi modificada pela última vez às 21h54min de 26 de agosto de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas