quarta-feira, 2 de março de 2011

9527 - JOHN MAWE

John MaweOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Mawe nascido em Derbyshire (Inglaterra) em 1764, faleceu em 26 de outubro de 1829. Mineralogista inglês.

Escreveu mais de dez trabalhos sobre mineralogia e geologia. Sua principal obra é On a Gold Mine in South America, que se encontra na biblioteca da London Geological Society. A primeira edição data de 1812: 368 páginas com 9 estampas, uma delas colorida. A obra despertou grande interesse e em nove anos foi lançada a segunda edição inglêsa. Nos Estados Unidos foram feitas duas tiragens e também foi traduzida para o francês, italiano, holandês, sueco, alemão, russo e português (tradução de Solena Benevides Viana, edição de Zelio Valverde, Rio de Janeiro, 1944.

Durante 15 anos empreendeu viagens marítimas. Ao final do século XVIII explorou muitas das minas da Inglaterra e da Escócia colecionando amostras de minérios para o rei da Espanha.

No mês de agôsto de 1804 partiu para o Rio da Prata. Nesta viagem chegou a Cádiz quando irrompeu a guerra entre Inglaterra e Espanha. Em março de 1805 foi para Montevidéu, onde foi preso acusado de espionagem a favor da Inglaterra. Passou por Buenos Aires e retornou a Montevidéu onde fretou um barco com o qual em direção ao norte escalou por vários portos do Brasil, entre os quais o da ilha de Santa Catarina. Foi recebido no Rio de Janeiro por Dom João, com quem obteve autorização para visitar as jazidas de diamantes de Minas Gerais e do interior entre 1809 e 1810.

Retornou a Londres em 1811, e abriu uma loja na margem do rio Tamisa, próximo à Somerset House. Quando da sua morte em 1829 foi colocada uma lápide em sua memória na igreja de Castleton em Derbyshire. O negócio ao qual deu início teve continuidade sob a direção de James Tennant.

[editar] Obra«Travels in the Interior of Brazil, particularly in the Gold and Diamond Districts of that Country» traduzido como «Viagens pelo interior do Brasil, particularmente nos distritos de ouro e diamantes daquele país», publicado em 1812.
Este artigo sobre uma biografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Mawe"
Categorias: Escritores do Reino Unido | Mineralogistas | História do Rio de Janeiro | Cantagalo (Rio de Janeiro)
Categoria oculta: !Esboços de biografias
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguasEnglish Esta página foi modificada pela última vez às 22h57min de 16 de janeiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas