quarta-feira, 2 de março de 2011

9528 - JEAN LOUIS AGASSIS

Introdução História Colônias Instituições suíças Biografias Entrevistas Bibliografia Créditos Contato Jean Louis Agassiz
Neuchâtel, Suíça. 1807–1873
Aos 20 anos, Jean Louis Agassiz foi incumbido de descrever as 116 espécies de peixes recolhidas nas águas brasileiras por uma expedição científica realizada no Brasil, entre 1817 e 1820, pelos alemães Spix e Martius.

Para cumprir a tarefa, Agassiz passou os anos de 1831 e 1832 em Paris estudando as coleções de museus e gabinetes de História Nacional. Começou ali seu interesse pelo Brasil.

Nascido no cantão de Neuchâtel, em 1807, fez seus estudos superiores em Zurique, Heidelberg e Munique. Em 1838, foi nomeado professor de História Natural em Neuchâtel e nos anos seguintes publicou uma série de trabalhos, ganhando destaque nos meios científicos da Europa e da América do Norte.

Com a esposa e colaboradora Elizabeth Carey Agassiz, veio ao Brasil em 1865, chefiando uma exposição custeada pelo milionário norte-americano Nathanael Thayer. Depois de aportar no Rio de Janeiro, o grupo partiu para uma abrangente viagem pelo Brasil.

Agassiz permaneceu cerca de 15 meses no país. Apesar do pouco tempo, classificou na Amazônia 1.800 espécies de peixes lacustres fluviais, o dobro do que até então se colhera no Mediterrâneo.

O Professor da Escola Militar da Praia Vermelha, Feliz Vogeli, e o Major de Engenheiros João Martins da Silva Coutinho acompanharam Agassiz em sua excursão ao Norte. Vogeli traduziu para o francês o livro do naturalista suíço “A Journey in Brazil”.

14 anos após sua morte, a viúva publicou em Paris um volume sobre a obra do cientista: “Louis Agassiz, sa vie et sa correspondance” (1887).

,

COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas