quinta-feira, 10 de março de 2011

10035 - HERCULANUM

HerculanoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Ir para: navegação , pesquisa
Para a comuna italiana, consulte Ercolano . Para as obras de cerâmica, ver obras de Herculano .
Áreas arqueológicas de Pompéia , Herculano e Torre Annunziata *
Patrimônio Mundial da UNESCO

--------------------------------------------------------------------------------

Tipo Cultural
Critérios iii, iv, v
Referência 829
Região ** Europa e América do Norte
Inscrição história
Inscrição 1997 (21 Sessão )
* Nome como inscrito na Lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.
Herculano (em moderno italiano Ercolano ) era uma antiga romana da cidade destruída por vulcânica fluxos piroclásticos AD 79, localizado no território do município atual de Ercolano , na região italiana da Campânia , à sombra do Monte. Vesúvio .

É o mais famoso por ter sido perdido, juntamente com Pompéia , Stabiae e Oplontis , na erupção do Monte Vesúvio com início em 24 de agosto de 79 dC, que os enterraram em superaquecido piroclásticos material que se solidificou em vulcânicas tufo . Também ficou famosa como a fonte do esqueleto romano primeiro e restos físicos disponíveis para o estudo, que foram localizados pela ciência, para os romanos quase universalmente queimavam seus mortos. Desde a descoberta dos ossos em 1981, cerca de 300 esqueletos foram encontrados, a maioria ao longo da orla marítima - a cidade em si ter sido efetivamente evacuados. Herculano foi uma pequena cidade com uma população mais rica do que Pompeia, no momento da destruição.

Conteúdo [ esconder ]
Uma História
2 A erupção de 79 dC
3 Escavação
3,1 Esqueletos
4 edifícios específicos
4,1 escavação Open
4,2 A Casa de Aristides (Ins II, 1)
4,3 A Casa de Argus (Ins II, 2)
4,4 A Casa da Genius (Ins II, 3)
4,5 A Casa da Alcova (IV Ins)
4,6 Faculdade de Augustalis
4,7 Villa dos Papiros
5 questões de conservação
6 Fotos
7 Documentários
8 Referências
9 Ligações externas

[ editar ] História
Plano das escavações de HerculanoAntiga tradição ligada Herculano com o nome do herói grego Hércules ( Hércules em latim e, conseqüentemente, mitologia romana ), [ 1 ] uma indicação de que a cidade era de origem grega. Na verdade, parece que alguns antepassados ​​da Samnitas tribos do continente italiano fundou a primeira civilização no site de Herculano no final do século 6 aC. Logo depois, a cidade ficou sob controle grego e foi usada como posto de troca por causa de sua proximidade com o Golfo de Nápoles . Os gregos o nome da cidade de Herculano. No século 4 aC, Herculano novamente ficou sob o domínio dos samnitas. A cidade permaneceu sob controle Samnitas até que se tornou um romano municipium em 89 aC, quando, tendo participado na Guerra Social ("guerra dos aliados" contra a Roma), foi derrotado por Tito Didius , um legado de Sulla .

Após a erupção do Monte Vesúvio em 79 dC, a cidade de Herculano era enterrada sob cerca de 20 metros (5-60 pés) de lama e cinzas. Ele estava escondido e quase intacta por mais de 1.600 anos até que foi descoberto acidentalmente por alguns trabalhadores cavando um poço em 1709. A partir daí, o processo de escavação começou, mas ainda está incompleto. Hoje, as cidades italianas de Herculano e Portici mentir sobre o local aproximado de Herculano. Até 1969 a cidade de Ercolano foi chamado Resina , e mudou seu nome para Ercolano, a modernização do italiano antigo nome em homenagem à cidade velha.

Os moradores adoraram, acima de tudo Hércules, que foi acreditado para ser o fundador de ambas as cidade e do Monte Vesúvio. Outras importantes divindades adoradas incluem Vênus , que se acreditava ser "amante de Hércules e Apolo .


Herculano e outras cidades afetadas pela erupção do Monte Vesúvio . A nuvem negra representa a distribuição geral de cinzas e escórias. linhas de costa modernos são mostrados.[ editar ] A erupção de 79 dCA catastrófica erupção do Monte. Vesúvio ocorreu na tarde de 24 de agosto de 79 dC. Porque o Vesúvio esteve adormecido por aproximadamente 800 anos, não foi mais reconhecido como um vulcão.

Com base nos achados arqueológicos, por um lado e duas cartas de Plínio, o Jovem com o historiador romano Tácito , por outro lado, o curso da erupção pode ser reconstruída.

Por volta das 13:00 em 24 de agosto, o Vesúvio começou a vomitar cinzas vulcânicas e milhares de metros de pedra em direção ao céu. Quando chegou a tropopausa (a fronteira entre a troposfera ea estratosfera ), o topo da nuvem achatada, alertando Plínio para descrevê-lo com Tácito como um pinheiro manso árvore. Os ventos predominantes no momento soprava na direção sudeste, fazendo com que o material vulcânico cair principalmente sobre a cidade de Pompéia e da área circundante. Desde Herculano estava a oeste do vulcão Vesúvio, foi apenas ligeiramente afectada pela primeira fase da erupção. Enquanto telhados em Pompéia colapso sob o peso da queda de detritos, apenas alguns centímetros de cinzas caiu sobre Herculano, causando poucos danos, mas ainda assim levou muitos habitantes a fugir.

Como as escavações iniciais revelaram apenas alguns esqueletos, que muito tempo se pensou que quase todos os habitantes conseguiram escapar. Não foi até 1982, quando as escavações atingiram casas barco na área de praia, que essa visão mudou. Na área suburbana arqueólogos descobriram algumas centenas de esqueletos amontoados juntos na praia e em 12 casas-barco para o mar. Outras escavações na década de 1990 confirmaram que pelo menos 300 pessoas haviam se refugiado nas câmaras, enquanto que a cidade foi quase totalmente evacuada.


Barco casas onde foram encontrados esqueletosDurante a noite, a coluna eruptiva que havia subido na estratosfera caiu para baixo no Vesúvio e seus flancos. A primeira onda piroclástica , formado por uma mistura de gases quentes e cinzas, subia pela cidade evacuada de Herculano a 100 mph (160 km / h). Por volta das 01:00 chegou à praia e as casas de barco, onde aqueles que esperam por resgate foram mortas instantaneamente pelo calor intenso, apesar de estar protegido do impacto direto. O estudo das vítimas, as posturas e os efeitos sobre seus esqueletos indicam que a colocação da primeira onda causou a morte imediata dessas pessoas, como resultado de um choque fulminante, devido a uma temperatura de cerca de 500 ° C (cerca de 900 ° F) . O intenso calor causou a explosão do crânio, fratura de ossos longos e dentes, ea contração das mãos e dos pés. [ 2 ]

Uma sucessão de seis fluxos e ondas enterrado edifícios da cidade de baixo para cima, causando-lhes danos pequenos e preservando quase intactas as estruturas, objetos e vítimas. O estado surpreendentemente boa de preservação das coisas e das vítimas se deve a vários fatores:

O rápido e completo enchimento e cobertura dos edifícios Herculano ea própria cidade pelas cinzas surtos e fluxos colocação mais preservados das estruturas do colapso.
O calor intenso da primeira onda piroclástica carbonizada os materiais orgânicos e extraído da água a partir deles.
Os sinais de carbonização do osso e da preservação das ligações das vítimas comuns indicam que os tecidos do corpo mais macios foram destruídos pelo calor intenso e, em seguida, substituído rapidamente por cinzas. O calor das cinzas foi suficiente para vaporizar a maioria da matéria orgânica, de modo a vaporização inicial violenta causou uma queda brusca na temperatura cinzas e os corpos foram preservadas intactas em suas posições originais.
A profundidade (até 25 metros), denso tufo formada uma vedação hermética sobre Herculano de 1.700 anos
[ editar ] Escavações
O esqueleto do chamado "Anel de Lady" descobertos em Herculano.As escavações começaram em modernos Ercolano em 1738 pelo engenheiro espanhol Joaquin Rocque de Alcubierre . A publicação elaborada de Le Antichità di Ercolano ("O Antiguidades de Herculano") , sob o patrocínio do rei das Duas Sicílias teve um efeito sobre incipiente Europeia Neoclassicismo fora de qualquer proporção com a sua circulação limitada, no 18 º século depois, motivos de Herculano começou a aparecer em mobiliário de estilo da decoração da parede-pinturas e quadros tripé para queimadores de perfumes e xícaras. No entanto, escavações cessou a cidade vizinha de Pompéia foi descoberto, que foi significativamente mais fácil de escavar, devido à reduzida quantidade de detritos que cobrem o site (quatro metros ao contrário de Herculano vinte metros). No século XX, a escavação, mais uma vez retomado na cidade. No entanto, muitos edifícios públicos e privados, incluindo o complexo do fórum, estão ainda a ser escavada.

[ editar ] EsqueletosEm 1981, o italiano obras funcionários públicos, sob a direção do Dr. Giuseppe Maggi, os ossos encontrados no sítio Herculano ao escavar uma vala de drenagem. autoridades italianas, o Dr. Maggi que incita, chamado Sara C. Bisel , um antropólogo físico dos Estados Unidos, para supervisionar a escavação e estudo dos ossos das vítimas encontradas na praia e nos primeiros seis câmaras de barco. Esta pesquisa foi financiada com uma bolsa da National Geographic Society .

Até essa descoberta, houve esqueleto romano poucos permanece disponível para o estudo acadêmico, como antigos romanos , praticada regularmente cremação . As escavações na área do porto de Herculano inicialmente aparecido mais de 55 esqueletos: 30 homens adultos, 13 fêmeas adultas e 12 crianças. Os esqueletos foram encontrados em frente ao mar, onde se acredita que eles fugiram em uma tentativa de escapar da erupção vulcânica. Este grupo inclui o 'Anel Lady "(imagem à direita, pela National Geographic fotógrafo Lou Mazzatenta), nomeado para os anéis em seus dedos.

Através da análise química desses restos, Dr. Bisel foi capaz de obter um maior conhecimento sobre a saúde ea nutrição da população Herculano. Quantidades de chumbo foram encontrados em alguns dos esqueletos, o que levou a especulações de envenenamento por chumbo. O exame físico dos ossos foram obtidas informações adicionais. A presença de cicatrizes na pelve, por exemplo, deu algumas indicações sobre o número de filhos que uma mulher deu à luz. [ 3 ]

Em 1997-1999, novas escavações conduzidas por Pier Paolo Petrone, uma bioanthropologist no Museu de Antropologia da Universidade de Nápoles Federico II , em colaboração com Giuseppe Mastrolorenzo, vulcanólogo no Observatório do Vesúvio , e Mario Pagano, então diretor do Site Herculano , investigou três esquerdo revelou câmaras, dentro de um projeto científico para o estudo concluído diretamente in situ os efeitos da erupção de pessoas, estruturas e coisas. Os resultados desta pesquisa, publicada pela Nature em 2001, teve um grande eco através da imprensa mundial e de vários documentários científicos produzidos pelas emissoras internacionais.

Casts dos esqueletos também foram produzidos, para substituir os ossos originais após estudo tafonômicos, documentação científica e de escavação. Em contraste com a Pompéia, onde lança lembrando as características do corpo das vítimas foram produzidas, preenchendo as impressões do corpo no depósito de cinzas com gesso, a forma de corpos de pessoas mortas em Herculano não poderia ser preservada, devido à vaporização rápida e substituição de a carne das vítimas pelas cinzas quentes (cerca de 500 ° C). Um elenco de esqueletos das vítimas desenterrados no interior da câmara 10 está em exibição no Museu de Antropologia, em Nápoles.

multidisciplinares de investigação recentes sobre os efeitos letais produzidos pelo ano 79 dC piroclásticos surtos na zona do Vesúvio mostrou definitivamente que em Pompéia e calor vizinhança foi a principal causa de morte de pessoas, até então suposto ter morrido por asfixia cinzas. Este estudo mostra que a exposição a pelo menos 250 ° C quente surge mesmo a uma distância de 10 quilômetros a partir da abertura foi suficiente para causar a morte imediata de todos os moradores, mesmo que estavam abrigadas no interior dos edifícios. [ 4 ]

[ editar ] construções específicas
Para expandir essa seção, traduzir isso: Scavi archeologici di Ercolano .

[ editar ] escavação OpenAs construções no local são agrupados em blocos (insulae), definido pela intersecção da direção leste-oeste (CARDI) e norte-sul (decumani) ruas.

Assim, temos Insula II - Insula VII execução anti-horário a partir Insula II. Para o leste são dois blocos: I Orientalis (OI) e Orientalis II (OII). Para o sul do Orientalis I (OI) encontra-se um grupo adicional de edifícios conhecido como o "Suburban Distrital (SD).

edifícios individuais com o seu número própria entrada. Por exemplo, a Casa do Cervo é rotulado (Ins IV, 3).

[ editar ] A Casa de Aristides (Ins II, 1)O primeiro edifício na ínsula II é a Casa de Aristides. A entrada se abre diretamente para o átrio, mas os restos da casa não é particularmente bem preservado devido aos danos causados ​​pelas escavações anteriores. O piso inferior foi provavelmente usada para o armazenamento.

[ editar ] A Casa do Argus (Ins II, 2)A segunda casa na ínsula II tem o nome de um afresco de Argos e Io , que adornaram uma sala de recepção fora do grande peristilo. O afresco é agora, infelizmente perdeu, mas o nome em sua vida. Este edifício deve ter sido uma das vilas mais finas na Herculano. A descoberta da casa no final de 1820 foi notável porque foi a primeira vez que um segundo andar tinha sido descoberto em tal detalhe. A escavação revelou uma varanda no segundo andar com vista para Cardo III. Também estantes de madeira e armários. Infelizmente com o passar do tempo, esses elementos já foram perdidos.

[ editar ] A Casa do Genius (Ins II, 3)Para o norte da Casa de Argus fica a Casa da Genius. Ela só foi parcialmente escavado, mas parece ter sido um edifício espaçoso. A casa de seu nome vem da estátua de um cupido que faziam parte de um candelabro. No centro do peristilo estão os restos de uma bacia retangular.

[ editar ] A Casa dos Alcova (Ins IV)A casa é na verdade dois edifícios unidos entre si. Como conseqüência disto é uma mistura de quartos pura e simples combinados com algumas altamente condecorado.

O átrio é coberto, pelo que carece o implúvio habitual. Ele mantém a sua pavimentação original da obra e tesselas sectile opus. Fora do átrio é um biclinium ricamente decorado com afrescos no estilo quarto e um grande triclínio, que originalmente tinha um piso de mármore. Uma série de outras salas, uma das quais é a alcova apsed depois que a casa foi nomeado, pode ser alcançado através de uma sala que recebe a luz de um pequeno pátio.

[ editar ] Faculdade de Augustalis
Fresco do colégio, retratando o mito de Hércules .Templo do Augustalis ou sacerdotes do culto imperial .

[ editar ] Villa dos PapirosVer artigo principal: Villa dos Papiros
A mais famosa das mansões luxuosas de Herculano é a " Vila dos Papiros "já foi identificada como o retiro à beira-mar magnífica para Lucius Calpurnius Piso Caesoninus , Júlio César s 'pai-de-lei. No entanto, hoje ele tem, claramente, que os objetos pensado para ser associado com Lucius Calpurnius Piso Caesonius correspondem mais a um padrão de aglutinação muito, e não pode indicar, com certeza, o dono da casa. [ 5 ] A vila se estende para baixo para o mar em quatro terraços. Piso, um homem letrado que patrocinavam os poetas e filósofos, construíram ali uma bela biblioteca, o único a sobreviver intacto desde a antiguidade. Rola da vila são armazenados na Biblioteca Nacional, em Nápoles . Os pergaminhos são muito carbonizados, mas um grande número ter sido desenrolado, com variados graus de sucesso. Computação avançada de imagem multi-espectral, na faixa de infra-vermelhos, ajuda a tornar legível a tinta. Existe agora uma possibilidade real de que será possível ler os pergaminhos fechados utilizando raios-X. [ 6 ] A mesma técnica poderia ser aplicada para os pergaminhos à espera de serem descobertos em parte, como ainda não escavados da vila, a remoção do necessidade de potencialmente prejudiciais os pergaminhos desenrolados.

Uma equipe passou um mês no Verão de 2009, fazendo exames de raios-X numerosos de dois dos pergaminhos que são armazenados na Academia Nacional Francesa, em Paris . Eles esperavam que o processamento do computador que converte os scans em imagens digitais que mostram o interior dos rolos e revelando a escrita antiga. O principal temor, entretanto, era que os escritores romanos podem ter usado tintas com base em carbono, que seria essencialmente invisível para os exames. Esse medo acabou por ser fato. Eles esperam agora que re-digitalizar os manuscritos, com mais equipamentos de raios X poderosa irá revelar o texto. [ 7 ]

[ editar ] Problemas de conservaçãoVer artigo principal: questões de conservação de Pompéia e Herculano

Herculano, Ercolano , e VesúvioAs cinzas vulcânicas de água e detritos que cobrem Herculano, junto com o calor extremo, deixou em excelente estado de conservação por mais de 1600 anos. No entanto, uma vez que as escavações começaram, a exposição aos elementos começaram o lento processo de deterioração. Isso não foi ajudado pelos métodos da arqueologia usado anteriormente na cidade de escavação a que, em geral centrado em torno de recuperar artefatos valiosos, em vez de garantir a sobrevivência de todos os artefatos. No início de 1980 e sob a direcção do Dr. Sara C. Bisel , a preservação dos restos esqueléticos se tornou uma prioridade alta. Os restos carbonizados de materiais orgânicos, quando exposta ao ar, deteriorado por uma questão de dias, e destruiu muitos dos seus restos mortais até uma maneira de preservá-los foi formado.

, O turismo hoje e vandalismo danificou muitas das áreas abertas ao público, e os danos da água proveniente da moderna Ercolano minou muitas das fundações dos edifícios. Os esforços de reconstrução que se mostrou contraproducente, no entanto, em tempos modernos, os esforços de conservação têm sido mais bem sucedido. Hoje, as escavações foram interrompidas temporariamente, a fim de direcionar todos os recursos financeiros para ajudar a salvar a cidade.

Um grande número de artefatos provenientes de Herculano são preservadas no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles .

[ editar ] FotosA casa é conhecida por este verão pendentes triclínio com um ninfeu decorada com mosaicos coloridos
Herculano, Netuno e Anfitrite, mosaico parede na casa número 22
Paralelepípedos na Rua Herculano
Residencial tubulação de água feitas de chumbo em Herculano
pinturas murais em primeiro estilo
Embutidos piso de mármore
[ editar ] DocumentáriosUm 1987 especial da National Geographic Na sombra do Vesúvio explorou a sites de Pompéia e Herculano, entrevistou os arqueólogos, e analisou os acontecimentos que antecederam a erupção do Vesúvio.
Um documentário de 2002 "Herculano escapar de um azarado." - http://www.doclab.it/produzioni.php , com base em uma pesquisa de Pier Paolo Petrone, Mastrolorenzo Giuseppe Pagano e Mario. Co-produção de DocLab Roma, Discovery Channel EUA, França 3 - Taxi Brousse, TV Spiegel, Mediatred, 52 '.
A 2004 documentário "Pompeia e os 79 erupção AD". Canal TBS Tokyo Broadcasting System, 120 '.
Um longo drama hora produzido para a BBC , intitulada Pompeia: O Último Dia retrata vários personagens (com nomes historicamente comprovado, mas a vida fictícia de histórias) que vivem em Pompéia, Herculano e em torno da Baía de Nápoles , e suas últimas horas, incluindo uma completa e sua esposa, dois gladiadores , e Plínio, o Velho . Também retrata os fatos da erupção.
Pompéia Live, canal 5 , em 28 de junho de 2006, 08:00, escavação arqueológica ao vivo em Pompéia e Herculano
Um documentário de 2007 "ist Troja überall: Auferstehung sou Vesuv", Spiegel TV, 43'29 - http://terra-x.zdf.de/ZDFde/inhalt/3/0, 1872,7122307,00 html. .
Secrets of the Dead: Herculano Descoberto um show PBS abrangendo as descobertas arqueológicas de Herculano.
[ editar ] Referências^ O mito fundador afirmava que Herculano Hércules construído no local onde ele matou Caco , um filho de Vulcano , que havia roubado alguns dos 'gado de Hércules.
^ Mastrolorenzo G., PP Petrone, Pagano M., Incoronato A., A. PJ Canzanella Baxter, Fattore L. (2001). "Vítimas Herculano do Vesúvio em 79 dC". Nature 410, 769-770. http://www.nature.com/nature/journal/v410/n6830/pdf/410769a0.pdf .
^ Recentemente, o Dr. Estelle Lazer da Universidade de Sydney, questionou alguns desses achados em Pompeia Renascer (2009).
^ Mastrolorenzo G., P. Petrone, Pappalardo L., FM Guarino (15 de junho de 2010). "Impacto térmico letal na periferia de piroclásticos Surges: Evidências em Pompéia". PloS um 5 (6): doi:. 10.1371/journal.pone.0011127 PMID 20559555 . PMC 2886100. http://www.plosone.org/article/info%% 3Adoi 2F10.1371% 2Fjournal.pone.0011127 .
^ Mundo de Pompéia. Editado por John J. Dobbins e Pedar W. Foss 2008
^ [1]
^ http://www.kentucky.com/2010/05/24/1277387/uk-scientists-stymied-in-effort.html
National Geographic, Vol. 162, n º 6. Cidade Romana Buried desistir de seus mortos, (Dezembro de 1982)
National Geographic, Vol. 165, n º 5. The Dead Don't Tell Tales, (maio de 1984)
Descubra, revista, Vol. 5, n º 10. A Dama Bone (Outubro de 1984)
O Aluno Mayo, Vol. 19, No2. preliminares do Relatório arqueóloga: Time Warp de Herculano, (Abril, 1983)
Carnegie Mellon Revista, Vol. 4, n º 2. Senhora Bone Reconstrói Pessoas de Herculano, de Inverno, 1985
Na sombra do Vesúvio Geographic Especial Nacional, (11 de fevereiro de 1987)
30 anos de especial da National Geographic, (25 de janeiro de 1995)
Petrone PP, Fedele F. (a cura di), 2002. Vesuvio 79 dC Vita e Morte anúncio Ercolano, Fridericiana Editrice Universitaria, Napoli.
National Geographic, Vol. 212, n º 3. Vesúvio. Adormecido por agora, (Setembro de 2006) http://ngm.nationalgeographic.com/2007/09/vesuvius/vesuvius-text
[ editar ] Ligações externas O Wikimedia Commons possui multimídia sobre Ercolano
A Sociedade Amigos de Herculano
As autoridades locais arqueológicos
79 dC: Ano da Destruição
O Projeto Filodemo vai publicar obras Filodemo "na poesia e na retórica.
Universidade Brigham Young: Rola Herculano
Herculano por Dickson Iain 'Melvadius Macrinus Cugerni'
Wall Romano-Campaniano-Pintura
Textos em Wikisource :
" Como foi Herculano destruído? "no Popular Science Monthly , Volume 2 (Dezembro de 1872)
" Herculano ". Nova Enciclopédia Internacional . 1905.
James Wood (1907). " Herculano ". A Encyclopædia Nuttall .
[ esconder ] v · d · e Sítios do Patrimônio Mundial na Itália

Para nomes de site oficial, veja cada artigo ou a Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO na Itália .



Noroeste Crespi d'Adda · Genova · Mântua e Sabbioneta · Portovenere , Cinque Terre ( Monterosso al Mare , Vernazza , Corniglia , Manarola , Riomaggiore ) , Palmaria , Tino e Tinetto · Residências da Casa Real de Sabóia · Ferroviária Rhaetian na Albula / Bernina Paisagens 1 · Rock Desenhos em Valcamonica · Sacri Monti do Piemonte e Lombardia · Santa Maria delle Grazie, Milão



Nordeste Aquileia · Jardim Botânico, Pádua · Catedral , Torre Civica e Piazza Grande, Modena · Os Dolomites · Ferrara · Ravenna · Veneza · Verona · Vicenza e Villas de Paládio do Veneto


Centro Assis · Cerveteri e Tarquinia · Florença · Adriano Villa · Piazza del Duomo, Pisa · Pienza · Roma 2 · San Gimignano · Siena · Urbino · Val d'Orcia · Villa d'Este


Do Sul Alberobello · Costa Amalfitana · Castel del Monte · Cilento e Vallo di Diano National Park , Paestum e Velia , Certosa di Padula · Napoli · Palácio de Caserta , Aqueduto das Vanvitelli e San Leucio Complexo · Pompéia , Herculano e Torre Annunziata · Sassi de Matera


Ilhas Ilhas Eólias · Área Arqueológica de Agrigento · Barumini Nuraghes · Siracusa ea Necrópole de Pantalica · Val di Noto ( Caltagirone , Militello in Val di Catania , Catania , Modica , Noto , Acreide Palazzolo , Ragusa , Scicli ) · Villa Romana del Casale


1 compartilhados com a Suíça · 2 Partilhada com a Santa Sé


Coordenadas :40 ° 48'N 14 ° 21'E/40,8 N ° 14,35 ° E / 40,8; 14,35

Obtido em " http://en.wikipedia.org/wiki/Herculaneum "
Categorias : Antigas cidades | Sítios arqueológicos da Itália | Campania | cidades costeiras e cidades em Itália | Cidades e vilas de Campania | Destroyed cidades | Antigo lugares povoados em Itália | Pompéia (cidade antiga) | sites romana da Campania | lugares povoados estabelecidos na primeiro milênio aC | Atrações turísticas da Itália | Patrimônio Mundial da UNESCO na Itália | Heracles
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta NamespacesArtigo Discussões VariantesVistasLeia Editar AçõesVer histórico
Pesquisa NavegaçãoPágina Principal Conteúdo Conteúdo em destaque Eventos atuais aleatória Doe para Wikipedia InteraçãoAjuda Sobre a Wikipédia Portal da comunidade Mudanças recentes Contato Wikipedia FerramentasO que traz aqui Alterações relacionadas Carregar arquivo Páginas especiais Link permanente Citar esta página Imprimir / ExportarCriar um livroVersão em PDFVersão para impressãoLínguasالعربية বাংলা Български Catalão Česky Cymraeg Dansk Deutsch Español Esperanto Français Galego Hrvatski Bahasa Indonésia Italiano עברית Latviešu Lietuvių Magiar मराठी Bahasa Melayu Nederlands 日本语 ‪ Norsk (bokmål) ‬ ‪ Norsk (nynorsk) ‬ Polski Português Română Русский Slovenčina Srpskohrvatski / Српскохрватски Suomi Svenska ไทย Тоҷикӣ Türkçe Esta página foi modificada pela última vez em 25 de fevereiro de 2011 às 03:25.

O texto está disponível sob a Creative Commons Attribution License ; condições adicionais podem ser aplicadas. Veja os Termos de Uso para obter detalhes.
Wikipedia ® é uma marca comercial da Wikimedia Foundation, Inc. , uma organização sem fins lucrativos.

Contacte-nos
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Disclaimers

COPYRIOGHT WIKI9PÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas