quinta-feira, 10 de março de 2011

10034 - VESÚVIO

VesúvioOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 40° 49' 17" N, 14° 25' 32" O
Vesúvio


O Vesúvio antes da Erupção de 63 a.C.
Altitude 1281 m (4202 pés)
Coordenadas 40° 49′ N 14° 25′ E
Localização Nápoles

Mapa apresentando o VesúvioO Vesúvio é um vulcão ativo do tipo composto, que expele material em fluxo intenso. Localiza-se em Nápoles, atingindo uma altura de 1281 metros. Antes da tragédia de Pompéia em 79, o Vesúvio encontrava-se inativo havia 1500 anos. Só foram iniciadas escavações na região em 1738. Elas revelaram ruas, paredes de edifícios e até pinturas inteiras.

Índice [esconder]
1 Tipo de atividade vulcânica
2 Tipo de erupção vulcânica
3 Erupções
3.1 Produtos emitidos ao longo das várias erupções
3.2 Características da lava
4 Curiosidades
5 Ligações externas

[editar] Tipo de atividade vulcânicaSegundo Lacroix é designado Vulcano-estromboliano porque umas vezes existem explosões com grande produção de cinzas e lava espessa (do tipo vulcaniano) e outras eclodem com magma fluido, poucas cinzas, mas muitos gases explosivos, projetando materiais sólidos (do tipo estromboliano). Segundo Scarth é Pliniano, porque a sua lava é muito fragmentada e espalha-se por uma grande área, atingindo grande espessura (pode exceder os 100 km³ de volume). A coluna de gases e cinzas pode ter alguns quilômetros de altura.


Ilustração representando a erupção de 1832[editar] Tipo de erupção vulcânicaO Vesúvio é um vulcão misto, que se encontra em margens de placas destrutivas (margens convergentes), geralmente associados a arcos vimaranenses insulares e a cadeias de montanhas litorais. O magma, rico em sílica, tem essencialmente origem no material da própria placa. As lavas produzidas são muito viscosas e solidificam rapidamente, formando um relevo vulcânico com vertentes abruptas. Segundo outros autores o vulcão é considerado explosivo, mas tendo em conta que, ao longo do seu período de atividade, ocorreram erupções alternadas, é mais correto designá-lo por misto.

[editar] ErupçõesVesúvio entrou em erupção várias vezes na história, tendo sido a erupção mais famosa a de 79. Seguiram-se outras em 472, em 512, em 1036, em 1631, seis vezes no século XVIII, oito vezes no século XIX (com destaque para a de 1872), em 1906, em 1929 e em 1944. Não houve nenhuma erupção desde 1944. Em 79, as erupções foram tão grandes que toda a Europa do sul esteve coberta por cinzas; em 472 e em 1631, as cinzas de Vesúvio caíram em Constantinopla (agora chamada Istambul), a mais de 1609 km de distância. É o único vulcão do continente europeu que há quase 19 séculos manifesta atividade regular.


A erupção do Vesúvio na co-produção BBC/Discovery Channel Pompeia[editar] Produtos emitidos ao longo das várias erupçõesAs erupções variam muito no que respeita à severidade, embora todas elas sejam características do tipo Pliniano. Assim, são erupções com lançamento de piroclastos, sejam eles cinza, lapili, pedra-pomes ou bombas. Na erupção de 79, o vulcão enviou cerca de 4 km³ de cinzas e rochas, tendo estas coberto as cidades de Pompéia , Herculano e Estábila.

[editar] Características da lavaLava viscosa e ácida, muito rica em sílica, características de erupções explosivas.

[editar] CuriosidadesCom 1220 metros de altura, o Vesúvio não entra em erupção desde 1944. Em 1968, chegou a entrar em atividade, mas não expeliu lava. A suspeita levantada por especialistas diz que se ele entrar em atividade novamente mataria milhões de pessoas em apenas alguns minutos.
Os vulcanólogos italianos descobriram que uma rocha enorme obstrui a boca do Vesúvio, como se fosse uma rolha de garrafa de champanhe. Os pesquisadores acreditam que o Vesúvio libertará uma nuvem super aquecida de cinzas e gases venenosos
Em 1995, o governo italiano formou uma comissão cujo objetivo é traçar um plano de emergência para o caso de o Vesúvio voltar a entrar em atividade. O principal ponto do plano é evacuar 700 mil pessoas que moram nas áreas de maior risco num período de sete dias.
A erupção mais intensa do Vesúvio ocorreu no dia 24 de agosto de 79 d.C., quando lava quente soterrou as cidades de Pompéia e Herculano com uma camada de seis metros de espessura. Em seguida, o vulcão lançou cinzas e pedras que formaram outra camada de dez a quinze metros. Entre 20 mil e 30 mil habitantes morreram sufocados pelas cinzas ou sob os tetos das casas que desabavam.
Os documentos históricos dizem que a tragédia do ano 79 aconteceu num tempo relativamente curto. A erupção começou às 13h de 24 de agosto, quando o Vesúvio expeliu uma nuvem superaquecida. Doze horas depois, a erupção já havia matado milhares de pessoas. A lava é capaz de petrificar mais de 1.000 pessoas,como aconteceu anteriormente.
[editar] Ligações externasO Commons possui multimídias sobre Vesúviowww1.folha.uol.com.br
www.pcp.pt
[1]
www.geology.sdsu.edu
hps.infolink.com.br
Account of 1785 eruption thrale.com
Observatório do Vesúvio
Stromboli Online - Vesuvius & Campi Flegrei
ERUPT Project - Vesuvius
Notícia: Vesúvio ameaça Nápoles
Vulcões da Itália
Etna | Stromboli | Vesúvio | Vulcano | Campi Flegrei


Livros: Herculanum-Conde J. W. de Rochester- psic. Wera krijanoviski


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ves%C3%BAvio"
Categoria: Vulcões da Itália
Categorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em alemão | !Artigos bons na Wikipédia em inglês | !Artigos bons na Wikipédia em francês | !Artigos destacados na Wikipédia em húngaro
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguasالعربية Asturianu Azərbaycanca Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български বাংলা བོད་ཡིག Brezhoneg Bosanski Català Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Furlan Frysk Gaeilge Galego עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Ripoarisch Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Latviešu Македонски मराठी Bahasa Melayu Malti Nnapulitano Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Kapampangan Polski Română Русский Sardu Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili ไทย Türkçe ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська Tiếng Việt Winaray 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 16h15min de 8 de fevereiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRTIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas