segunda-feira, 31 de maio de 2010

8 - EVOLUCIONISMO

var cm_role = "live";
var cm_host = "tripod.lycos.com";
var cm_taxid = "/memberembedded";
var tripod_member_name = "pedagogia";
var tripod_member_page = "pedagogia/evolucionismo.htm";
var tripod_ratings_hash = "1275290742:0ea9d0fa8e71d00731f9e08c2ea0b533";
var lycos_ad_category = {"dmoz":"society\/relationships","ontarget":"&CAT=family%20and%20lifestyles&L2CAT=relationships","find_what":"web"};
var lycos_ad_remote_addr = "187.15.8.230";
var lycos_ad_www_server = "www.tripod.lycos.com";
var lycos_ad_track_small = "http://members.tripod.com/adm/img/common/ot_smallframe.gif?rand=334589";
var lycos_ad_track_served = "http://members.tripod.com/adm/img/common/ot_adserved.gif?rand=334589";

var lycos_ad = Array();
var lycos_search_query = "";
var lycos_onload_timer;
function lycos_check_size() {
var window_width = 0, window_height = 0;
if (typeof(window.innerWidth) == 'number' ) {
window_width = window.innerWidth;
window_height = window.innerHeight;
} else if (document.documentElement && (document.documentElement.clientWidth document.documentElement.clientHeight)) {
window_width = document.documentElement.clientWidth;
window_height = document.documentElement.clientHeight;
} else if (document.body && (document.body.clientWidth document.body.clientHeight)) {
window_width = document.body.clientWidth;
window_height = document.body.clientHeight;
}

var lycos_track_img = document.createElement('img');
if( top == self ) {
return 1;
} else {
if ((window_width
');
//-->
This site is hosted by
Lycos Search The Web Tripod
Build your own website on Tripod It's fast, easy and economical.
del.icio.us Digg StumbleUpon MySpace Blogmarks Furl ma.gnolia Newsvine reddit Technorati
Share This Site MoreNot the site you are looking for?
document.write(lycos_ad['leaderboard']);
google_protectAndRun("render_ads.js::google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
LINHAS GERAIS DO EVOLUCIONISMO O Evolucionismo já era tratado desde a Antigüidade quando o livro de Gênesis tratava sobre a criação do homem e seu pecado original. Na antigüidade as teorias sobre evolução e futuro do homem e tratado na teoria do progresso circular. Já na Id. Media a questão da evolução e tratado em duas situações: o pessimismo e a teoria da evolução social em espiral.
O inicio das teorias evolucionistas esta no próprio método cientifica e na filosofia. O iluminismo foi que serviu de base para o crescimento de todas as teorias evolucionistas. O Evolucionismo representou a manifestação de fé dos estudiosos na capacidade do homem de fazer uma historia cada vez mais grandiosa.
A Revolução Industrial veio colaborar para a linha do pensamento cientifico, pois ela obtia grandes resultados, houve crescimento em vários itens: produção, população, conhecimentos, concentração demográfica e horizontes e com tudo isso o homem evoluía. O livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin foi o que expôs o conjunto de idéias a respeito da evolução de todas as espécies. Lamark foi tido como fundador da teoria da evolução e sua idéia mais conhecida e da afirmação de que a função cria o órgão e esta idéia não foi aplicada ao homem devido aos preconceitos que existia na época e acaba por explicar que o Evolucionismo da antropologia cultural não deriva do Evolucionismo biológico de Darwin, de Lamark e de tantos outros.
O Evolucionismo foi uma boa forma de encarar a realidade humana, pois ele se interessava em mostrar como acontecia a evolução e o progresso, porem não procurava provar a existência da evolução. Tylor e considerado o pai da etnologia por ter sido o primeiro a tentar organizar o estudo da cultura. Ele mostrou o desenvolvimento da pratica religiosa e também foi responsável pelo termo “cultura”, destinguindo do de raça. Foi responsável pela organização das idéias evolucionistas a respeito da cultura. James Frazer teve seu nome ligado ao Evolucionismo por ter conseguido popularizar a antropologia social.
O Evolucionismo cultural teve como características a:
amplitude do objeto de estudo, pois visava a estudar a cultura e também era necessário lançar as bases da disciplina no sentido de promover uma redução teórica que permitisse a generalização e a constituição das denominadas leis científicas. Devemos também saber que o Evolucionismo deixou duvida em relação as razoes e causas das transformações da cultura;
tempo, pois os evolucionistas tentaram criar seu próprio tempo, o cultural. Para eles o que determinava o tempo era os níveis de cultura e indispensável a consideração do tempo e espaço no estudo da cultura;
método comparativo: a adequação de método ao objeto foi utilizado por este método. Este método não era novo, já tinha sido utilizado por Aristóteles em seus estudos e vem sendo utilizado nas ciências humanas. A maneira correta de utilização do método comparativo foi aplicada nos estudos dos povos contemporâneos primitivos e suas falhas foi evidenciada na sua aplicação e não na metodologia;
temas e conceitos: sem duvida foram as instituições religiosas e familiares. Preocupavam-se também com as instituições jurídicas e demonstravam como a cultura obedece a uma evolução universal e unilinear.
Os principais conceitos introduzidos pelos evolucionistas foram a cultura, sistema de parentesco, sobrevivência, aderençais, evolução cultural, religião, magia simpática, por contato, terminologia de parentesco, totemismo, clã, tribo, fatria, descendência patrilinear ou matrilinear e vários outros itens. Com isso vemos que o Evolucionismo tem suas falhas, porem tem seu lugar de destaque na Antropologia.
Para os neo-evolucionistas o estudo da evolução cultural e sinônimo do estudo do processo técnico ou tecnológico e acredita que o homem explora o meio ambiente para preservar a vida e garantir a perpetuação da espécie e a tarefa principal da antropologia e especificar os fatores do desenvolvimento determinantes.
Vimos que todos os tipos de Evolucionismo tem varias distinções, porem todas validas no estudo da Antropologia dentro dos parâmetros e objetivos a que se propõe.
Voltar

DIREITOS DE COPYRIGHT PERTENCEM AOS AUTORES: TRIPOD.LYCOS.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas