segunda-feira, 31 de maio de 2010

64 - OS BABILÕNIOS

Origem do Homem
Evolução Humana
Tempo Histórico
Períodos da História
Grandes Civilizações
Descobrimento do Brasil
Território Brasileiro
Três Poderes
Guerra do Paraguai
Guerra Fria
Primeira Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial
Revolução Russa
Guerra dos Canudos
Revolução Farroupilha
Inconfidência Mineira
Mais Conteúdos [+]


Exercícios Resolvidos
Provas de Vestibular
Simulados On-line
Jogos On-line



Atualidades
Profissão Historiador
Dicionário de História
História Ilustrada
Personalidades Históricas
Resumos
Atividades Pedagógicas



Curiosidades
Lendas & Mitos
Links Úteis
Datas Comemorativas
Efemérides
Hoje na História
Indicação de Livros
Indicações de Filmes
Vídeos
Hinos
Mapas Históricos
Fale Conosco


Busca geral





Na sociedade suméria havia escravidão, porém o número de escravos era pequeno. Grupos de nômades, vindos do deserto da Síria, conhecidos como Acadianos, dominaram as cidades-estados da Suméria por volta de 2300 a.C.

Os povos da Suméria destacaram-se também nos trabalhos em metal, na lapidação de pedras preciosas e na escultura. A construção característica desse povo é a zigurate, depois copiada pelos povos que se sucederam na região. Era uma torre em forma de pirâmide, composta de sucessivos terraços e encimada por um pequeno templo.



Os Sumérios eram politeístas e faziam do culto aos deuses uma das principais atividades a desempenhar na vida. Quando interrompiam as orações deixavam estatuetas de pedra diante dos altares para rezarem em seu nome.


Dentro dos templos havia oficinas para artesãos, cujos produtos contribuíram para a prosperidade da Suméria.


Os sumérios merecem destaque também por terem sido os primeiros a construir veículos com rodas.
As cidades sumérias eram autônomas, ou seja, cada qual possuía um governo independente. Apenas por volta de 2330 a.C., essas cidades foram unificadas.


O processo de unificação ocorreu sob comando do rei Sargão I, da cidade de Acad. Surgia assim o primeiro império da região.


O império construído pelos acades não durou muito tempo. Pouco mais de cem anos depois, foi destruído por povos inimigos.

Os babilônios (1900 a. C – 1600 a.C.)
Os babilônios estabeleceram-se ao norte da região ocupada pelos sumérios e, aos poucos, foram conquistando diversas cidades da região mesopotâmica. Nesse processo, destacou-se o rei Hamurabi, que, por volta de 1750 a.C., havia conquistado toda a Mesopotâmia, formando um império com capital na cidade de Babilônia.

Hamurabi impôs a todos os povos dominados uma mesma administração. Ficou famosa a sua legislação, baseada no princípio de talião (olho por olho, dente por dente, braço por braço, etc.) O Código de Hamurabi, como ficou conhecido, é um dos mais antigos conjuntos de leis escritas da história. Hamurabi desenvolveu esse conjunto de leis para poder organizar e controlar a sociedade. De acordo com o Código, todo criminoso deveria ser punido de uma forma proporcional ao delito cometido.

Os babilônios também desenvolveram um rico e preciso calendário, cujo objetivo principal era conhecer mais sobre as cheias do rio Eufrates e também obter melhores condições para o desenvolvimento da agricultura. Excelentes observadores dos astros e com grande conhecimento de astronomia, desenvolveram um preciso relógio de sol.

Além de Hamurabi, um outro imperador que se tornou conhecido por sua administração foi Nabucodonosor, responsável pela construção dos Jardins suspensos da Babilônia, que fez para satisfazer sua esposa, e a Torre de Babel. Sob seu comando, os babilônios chegaram a conquistar o povo hebreu e a cidade de Jerusalém.


Jardins Suspensos da Babilônia
Torre de Babel



Após a morte de Hamurabi, o império Babilônico foi invadido e ocupado por povos vindos do norte e do leste.







Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2010 Só História. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.

TODOS OS DIREITOS DE COPYRIGHT RESERVADOS AO GRUPO VIRTUOUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas