segunda-feira, 31 de maio de 2010

77 - OS ASSÍRIOS

Search: The Web Angelfire
Report Abuse « Previous | Top 100 | Next »
share: del.icio.us | digg | reddit | furl | facebook


OS ASSIRIOS (1700 - 612 ANTES DA NOSSA ERA)



--------------------------------------------------------------------------------


Os assírios eram semitas que habitavam o Norte da Mesopotâmia, tendo uma longa história na região. Entretanto, ao longo desta história, eles estão sob o jugo de reinos mais poderosos da região Sul. Sob o monarca Shamshi-Adad, os assírios tentaram começar a construir seu próprio império, mas Hamurabi da Babilônia logo acabou com tal ambição, os assírios então começando uma longa rivalidade com a Babilônia. Eventualmente, os povos semitas que viviam ao Norte da Mesopotâmia foram invadidos por um outro povo de origem asiática, os Urianos, que migraram para a área e começaram a construir ali seu próprio império. O sonho deste império, entretanto, foi absorvido pelo império Hitita, que acabou com a jovem nação Uriana. Após séculos de tentativas de independência, os assírios finalmente conseguiram formar um estado independente, pois os Hititas não anexaram a seu império cidades assírias. Nos séculos subseqüentes, o equilíbrio de poder mudou do sul para o Norte

As conquistas assírias começam com o monarca Tukulti-Ninurta (1235-1198 BC), com a conquista da Babilônia. Mas o sonho de um império assírio começou com o monarca Tiglat-Pileser (1116-1090), que estendeu o domínio assírio até a Síria e a Armênia. Entretanto, o grande período de conquistas ocorreu entre 883 e 824, nos reinados de Assurnazirpal II (883-859 BC) e Shalmaneser III (858-824 BC), que conquistou toda a Síria e a Palestina, toda a Armênia, e a vitória sobre todas as vitórias, ou seja, a conquista da Babilônia e do Sul da Mesopotâmia. Os conquistadores assírios inventaram uma nova política em relação aos povos conquistados: a fim de evitar as revoltas nacionalistas dos povos dominados, os assírios forçaram os povos migrarem em grandes números para outras áreas do império. Além de garantira segurança de um império construído à base de conquistas de povos de culturas e idiomas diferentes, estas deportações em massa das populações do Oriente Médio, Mesopotâmia e Armênia tornou a região num caldeirão de diversas culturas, religiões e idiomas. Havia muito pouco deste tipo de contato em tempos anteriores ao dos assírios. Foi o imperador assírio Sargão II (721-705 Antes da Nossa Era) quem primeiro relocou os Judeus após a conquista de Israel, o reino do norte que pertencia aos Judeus. Apesar desta ter sido uma deportação não tão grande, nos moldes da Assíria, ela marca o início do diáspora dos judeus. Este capítulo do diáspora, entretanto, nunca na realidade foi escrito, pois os hebreus deportados parecem ter sido absorvidos pela sociedade assíria, e quando Nabucodonossor II conquistou Judá (587 Antes da Nossa Era),o reino sulista dos hebreus, os israelitas deportados por Sargão II tinham desaparecido, sem nome e sem faces nas areias do Norte da Mesopotâmia.

Os monarcas da Assíria, que detestavam a Babilônia com paixão , uma vez que invejavam a independência da cidade, destruíram-na e mudaram a capital para Nínive. Mais tarde, porém, sentindo que Marduk, o maior deus desta cidade, poderia estar de má vontade para com eles, os Assírios reconstruíram a cidade e retornaram ao Esagila, o maior templo de Marduk na Babilônia, a estátua de Marduk que havia sido roubada por estes. Esarhaddon foi o reconstrutor da Babilônia. O último grande monarca assírio foi Assurbanipal (668-626 BC), que não apenas estendeu o império, mas também começou um projeto de reunir uma biblioteca de tábuas de argila contendo toda literatura da Mesopotâmia. Trinta mil tábuas de argila ainda permanecem na Grande Biblioteca de Assurbanipal na cidade de Nínive. Estas tábuas de argila são nossa única e maior fonte de conhecimento sobre a cultura, mitos e literatura da Mesopotâmia.

Após Assurbanipal, o grande império assírio começa a rachar. Maior pressão foi da parte dos velhos inimigos da Assíria, como os babilônicos. Contando com a ajuda de outro povo de origem semita, os Medes, auxiliados pelos Babilônicos, liderados por Nabuplassar conquistaram a capital assíria de Nínive, incendiando-a completamente, desta forma acabando para sempre com o grande império Assírio.

O ESTADO ASSÍRIO

O estado assírio foi formado no laboratório da guerra, invasões e conquistas. As classes dominantes consistiam praticamente de comandantes militares, tornados ricos pelos saques de guerra. O exército foi o maior de todos no Antigo Oriente e no Mediterrâneo. As exigências da guerra estimularam a inovação tecnológica quefez deles imbatíveis na manufatura de espadas de ferro, lanças, armaduras e veículos de guerra, fazendo do guerreiro assírio um terrivel inimigo em batalhas.

MATEMÁTICA E CIÊNCIA

O estranho paradoxo da cultura assíria foi o dramático crescimento da ciência e da matemática. Este fato pode em parte explicado pela obsessão assíria com a guerra e invasões. Entre as grandes invenções matemáticas dos assírios está a divisão do círculo em 360 grauso, tendo sido eles dentre os primeiros a inventar latitude e longitude para navegação geográfica. Eles também desenvolveram uma sofisticada ciência médica, que muito influenciou outras regiões, tão distantes como a Grécia.




Voltar para História


Voltar para BabiLõniaBrasil





Site Sponsors

TODOS OS DIREITOS DE COPYRIGHT RESERVADOS A ANGEL FIRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas