segunda-feira, 31 de maio de 2010

30 - O EGITO

Movimento Cultural GAIA
"Chega mais perto e contempla as palavras / cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra" (CDA) Início Sobre nós... E V E N T O S (do GAIA)! Componentes Agenda Cultural
--------------------------------------------------------------------------------
O Egito Antigo e seus deuses
14

05

2010
Por: Nathaly Felipe Ferreira Alves





A civilização egípcia que se manteve ativa por mais de três mil anos. Foi responsável pela criação de um império religioso-científico eminente. Criadores de alguns princípios da matemática, da astronomia, da medicina e da agrimensura, os egípcios também foram desenvolvedores de um código linguístico incrivelmente complexo e rico, os hieróglifos, a que demos uma rápida atenção no último post.

Permeada em uma atmosfera de fascínio e de mistério, e amparada sobre intensa efervescência cultural, principalmente promovida pelas lendas, floresceu a mitologia egípcia.

A mitologia dos egípcios agasalha as mais diversas divindades, as quais comumente podemos relacionar, em grau de similaridade, com outros panteões. O grego, por exemplo, apresenta variadas expressões mitológicas semelhantes às do Egito. Preferimos, contudo, relembrar apenas as deidades consideradas “principais”, as mais significativas. Além disso, como dissemos, existem inúmeros deuses que foram criados e cultuados pelo povo. Muitas destas entidades cósmicas, porém, apresentam forças, virtudes ou falhas, arquétipos, enfim, semelhantes.

Há especulações que mencionam os atlantes como os criadores da mitologia do Egito (sabendo que a sua grande ilha iria sucumbir, os sábios deste povo, conhecido pelo mistério de seu desaparecimento e de sua possível super-tecnologia, enviaram a outra região entidades especiais, que, por sua vez, maravilhadas com o povo que vivia ao entorno do Nilo, decidiram lá se estabecer e ensinar a agricultura).

Outros, pensam se tratar os deuses do Egito Antigo, dos faraós da era pré-dinástica. Eles teriam governado com justiça, estabelecendo os limites do país e ensinando a civilização e a agricultura ao povo. Dessa crença, advém a ideia de que é comum e correta a prática dos casamentos entre e os faraós e as rainhas ocorrerem muitas vezes entre irmãos. O laço consanguíneo próximo, acreditava-se, purificava mais a união nobre e, os deuses também se casam entre irmãos. O casamento, portanto, elevava a condição humana.



Deuses egípcios (para algumas linhas de pesquisa os Neteru*)

Os deuses do princípio criador




Nun (as águas primordiais, a partir das quais todo o mundo foi engendrado; é a divindade ancestral) e Aton (o rei de todos os deuses, aquele que criou o universo. É o mesmo deus Rá que gerou Shu, o ar, e Tefnut, a umidade).




Eneada – os nove principais



Amon – deus sol: o deus-carneiro de Tebas, rei dos deuses e patrono dos faraós. É o senhor dos templos de Luxor e Karnac. Tem por esposa Mut e por filho Khonsu. Seu culto data de 2000 a.C. Sob o nome de Amon-Rá é criador da ordem divina. Ele é o sol que dá vida ao país. Amon tornou-se um título monárquico, mesmo título que Ptah e Rá.





Shu (deus do ar e da luz) e Tefnut (deusa da umidade e da graça): este casal constitui a sístole e a diástole universais e a atmosfera. Shu é a personificação da atmosfera diurna que sustenta o céu. Tem a tarefa de trazer o deus Sol, seu pai, bem como o faraó à vida ao alvorecer. É a essência da condição seca, do gênero masculino, calor, luz e perfeição. É representado como o homem que segura Nut, a deusa do céu, para separá-la de Geb, o deus da Terra (seus filhos). Já Tefnut espera o sol libertar-se do oriente para recebê-lo. A deusa é irmã e mulher de Shu. É o símbolo das dádivas e da generosidade, também conhecida por afastar a fome. Este casal representa o “ritmo do universo”.

Get (a Terra) e Nut (o firmamento): Get é o suporte físico do mundo material, sempre deitado sob corpo da esposa. Ele é o responsável pela fertilidade e pelo sucesso nas colheitas, estimulando o mundo material dos indivíduos e lhes promovendo enterro no solo após a morte. Este deus umedece o corpo humano na terra e o sela para a eternidade. Nas pinturas é sempre representado com um ganso acima de sua fronte. Nut é deusa do céu que acolhe os mortos no seu reino. Com o seu corpo esbelto, ornamentado por estrelas, encarna a curvatura da abóbada celeste que se estende sobre o planeta. É como um carinhoso abraço da deusa do céu sobre Geb, o deus da Terra. Nut e Geb são pais de Osíris, Ísis, Seth, Néftis e Hathor. Osíris e Ísis já se amavam no ventre da mãe e a perversidade de Seth evidenciou-se, logo ao nascer, rasgando o ventre materno. Note-se, agora, uma disparidade com o mito de criação grego: Gaia (Géia) é a personificação feminina do planeta, mantendo um relacionamento de passividade com Urano, o céu (masculino).

Osíris (o deus do julgamento, dos mortos, pai e senhor de todo o Egito): sua gênese consta nos relatos da criação do mundo, sua geração é a ultima a acontecer e não representa mais os elementos materiais (como o céu, a terra, etc.). Há um mito que narra a ressurreição da vida relacionada com a cheia do Nilo, que mantém relacionamento com este deus. Osíris é morto, destruído e ressuscitado, relembrando, assim, a morte e a vida da vegetação e de todos os seres. Desta maneira, ele é o deus dos mortos e da ressurreição, rei e juiz supremo do mundo dos mortos. Acredita-se que ele tenha sido o primeiro Faraó e que ensinou aos homens a civilização e a agricultura ao entorno do rio sagrado. Pensa-se ainda que seu mito teria similaridade com a história de Cristo.



Ísis (deusa mãe, protetora do Egito): resultado da união do material e do espiritual, é a mais popular de todas as deusas egípcias, considerada a deusa da família, o modelo de esposa e mãe, invencível e protetora. Usa os poderes da magia para ajudar os necessitados. Ela criou o rio Nilo com as suas lágrimas. Reza a lenda que, após a morte de seu amado esposo, ela transforma-se em um milhafre para chorá-lo, reúne os seus despojos, empenhando em trazê-lo de volta à vida. De sua pura união com ele, concebe um filho, Hórus. Perfeita esposa e mãe ela é um dos pilares da tessitura sócio-religiosa egípcia. Sua coroa memora um assento com espaldar (trono) que é o hieróglifo correspondente a seu nome nome. É importante dizer que o conceito da “imaculada concepção” e de beleza exemplar advém de seu mito. Além de haver possível conexão entre o seu mito e o de Deméter (divindade grega).





Néftis (mãe terra e senhora dos mundos infernais): sempre acompanha Ísis no processo post mortem. Mesmo sendo esposa de Seth, ela permanece solidária à Ísis, ajudando-a a reunir os membros espalhados do esposo defunto da irmã, por quem era apaixonada, e também toma a forma de um milhafre para velá-lo. Como Ísis, ela protege os mortos e os sarcófagos. É ainda na acompanha a Mãe do Egito e o sol nascente, defendendo-o contra a terrível deusa serpente Apófis.

Seth (deus da maldade e da guerra): foi considerado Senhor do Alto Egito durante o domínio dos Hicsos. Embora inicialmente fosse um deus de índole benfazeja, com o passar do tempo tornou-se a personificação do mal e da inveja. Era representado por um homem com a cabeça de Tífon, um animal imaginário formado por partes de diferentes seres, com a cabeça de um bode, orelhas grandes, como um burro. Associavam-no ao deserto aos trovões e às tempestades. A pugna entre Osíris e Seth é a representação da terra fértil contra a aridez do deserto. Tinha apreço por alguns crocodilos do Nilo que personificavam os defeitos humanos, assim como os nossos medos. Em suma, Seth é o par antitético de seu irmão Osíris.





________

* anjos de deus: as diversas facetas de um mesmo deus, criador de tudo.

________





Em um próximo post, falaremos sobre as divindades superiores do Egito.


Até lá…


Ads by Google
Viaje com a Terra Mundi
Egito Com Cruzeiro A partir de US$ 2498. Confira!
www.TerraMundi.com.br




« Mala na mão & asas pretas A Turma da Mônica: algumas considerações »



Acções
RSS Comentários
Trackback
Informação
Data : 14/05/2010
Tags: Arte, História, Cultura, Mitologia, religião, deuses, Egito
Categorias : Arte, Egito, Gaia & Cultura, História, Mistérios, Mitologia, Pesquisa, deuses, história da arte
Deixe um comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Site






Notificar-me os comentários mais recentes via e-mail.

Notifique-me de novos artigos por e-mail

--------------------------------------------------------------------------------
Visitas ao Blog
60,715 visitas
Busca


Busque por Data
maio 2010 D S T Q Q S S
« abr
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31

Categorias
50 Anos de Bossa Nova AACCs Arte ARTIGOS Cantigas Medievais Cinema ciência D. Dinis Dança Design deuses Dom Casmurro Educação Egito Filosofia Gaia & Cultura Gramática História história da arte Jazz literatura LIVROS Língua Machado de Assis Mistérios Mitologia Museus Método Nara Leão Pesquisa Pintura Poesia Prosa Renascimento Saudação Teatro Televisão Tradução Uncategorized épica
Quem comenta...
Nathaly on A Turma da Mônica: algumas…
Denis Silva on A Turma da Mônica: algumas…
Denis Silva on Play it again, Sam
Literatura e Cinema … on Play it again, Sam
GEISE on A arte de cada um V – Da…
Lucas on Entrevista – Marcos…
Lucas on Entrevista – Marcos…
Paula Cristina on Autismo e Síndrome de Asperger…
carol on Entrevista – Marcos…
Lucas on Entrevista – Marcos…

Atividade mensal
maio 2010 (3)
abril 2010 (5)
março 2010 (10)
fevereiro 2010 (8)
janeiro 2010 (4)
dezembro 2009 (5)
novembro 2009 (1)
outubro 2009 (6)
setembro 2009 (12)
agosto 2009 (23)
julho 2009 (21)
junho 2009 (8)
maio 2009 (18)
Equipe
Registrar-se
Login
Posts RSS
RSS dos comentários
WordPress.com
Tweets no Twitter
Algumas considerações sobre a Turma da Mônica em: http://bit.ly/c48xp9. Comenta lá, sô! 1 week ago
Visite que vale a pena
Acervo da Biblioteca Nacional
Blog da Carol
Blog da Paulinha
Blog do Lucas
Blog Papéis Avulsos
Leonel Borrela – Lettres Portugaises
Mirabilia – revista medieval
Museu da Língua Portuguesa
O Colecionador de Pedras – Sérgio Vaz
Professor Ricardo Costa (UFES) – História Medieval
Site do Museu do Louvre
Vaso Grego
Posts recentes
A Turma da Mônica: algumas considerações
O Egito Antigo e seus deuses
Mala na mão & asas pretas
Entrevista – Marcos Bagno
O Egito Antigo
Posts Antigos
Existem várias maneiras de consultar Posts antigos. Uma delas é selecionar através do campo Atividade Mensal. Outra é escolher uma categoria que te mostrará todos os posts vinculados a ela. Além disso, há ainda, o mecanismo de busca, basta digitar uma palavra e ele trará posts com aquela palavra.
Clique e assine!
RSS - Posts


--------------------------------------------------------------------------------

Blog no WordPress.com • Freshy theme by Jide.


todos os direitos de copyright pertencem aos autores - WordPress.com - by jide

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas