quarta-feira, 1 de setembro de 2010

3025 - JOÃO WYCLIFFE

T E O C E N T R I S M O Página Principal | Fale Conosco


"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça" (II Timóteo 3:16)




Principal
» Página Principal
» Estudos Teológicos
» Curiosidades Bíblicas
» História da Igreja
» Teólogos
» Cremos




- Setembro, 2010
« ‹ Hoje › »
sem Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
35 1 2 3 4
36 5 6 7 8 9 10 11
37 12 13 14 15 16 17 18
38 19 20 21 22 23 24 25
39 26 27 28 29 30

Seleciona uma data
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

Notícias

Leia a História da Igreja
Estude a história da igreja dividida em 6 períodos: Deste a era dos apóstolos até o período moderno.Atualizações Recentes neste Site
A Doutrina Trinitária







Teocentrismo


O teocentrismo, do grego theos ("Deus") e kentron ("centro"), é a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana.




João Wycliffe

século XIV

Nascido na Inglaterra por volta de 1320. Ao povo inglês desagradava enviar dinheiro para um papa em Avignon, que estava sob influência do inimigo da Inglaterra , o rei francês . Este sentimento nacionalista natural aumentou o ressentimento real e da classe média por causa do dinheiro desviado do tesouro inglês e da administração do estado inglês através dos impostos papais. O estatuto de Provisões de 1351 proibia a indicação papal de clérigos para o preenchimento de cargos da Igreja Romana na Inglaterra. O Estatuto de Premunir de 1353 proibiu a prática clerical de apelar das cortes inglesas para a papal em Roma. O pagamento do tributo anual de marcos, prática iniciada por João, também cessou neste período por ato do Parlamento. Foi em meio a este clima de reação nacionalista contra o eclesiasticismo que Wyciffe entrou em cena. Ajudado pelo poderoso João de Gaunt, Wycliffe conseguiu desafiar o papa.
Wycliffe estudou e ensinou em Oxford a maior parte de sua vida. Até 1378, era reformador e queria reformar a Igreja romana através da eliminação dos clérigos imorais e pelo despojamento de sua propriedade , que segundo ele, era a fonte da corrupção. Em uma obra de 1376 intitulada Of Civil Dominion (sobre o Senhorio Civil), ele exigia uma base moral para a liderança eclesiástica. Deus concedia aos líderes eclesiásticos o uso e a posse dos bens, mas não a propriedade , como um depósito a ser usado para a Sua glória. A falha da parte dos eclesiásticos em cumprir suas próprias funções era uma razão suficiente para a autoridade civil tomar os seus bens e entregá-los somente aos que servem a Deus dignamente . Esta doutrina agradava os nobres que esperavam se apoderar das propriedades da Igreja Romana . Eles e João de Gaunt protegeram Wycliffe para que a Igreja de Roma não conseguisse pegá-lo.
Wycliffe , desgostoso com o Cativeiro e o Cisma, não se satisfez com esta postura apenas negativa e começou , a partir de 1378, a se opor aos dogmas da igreja Romana com idéias revolucionárias. Atacou a autoridade do papa em 1382, dizendo num livro que Cristo e não o papa era o chefe da Igreja. Afirmou que a Bíblia e não a Igreja era a autoridade única para o crente e que a Igreja Romana deveria se modelar segundo o padrão da Igreja do Novo Testamento. Para apoiar estas idéias , Wycliffe fez a tradução completa do Novo Testamento para o inglês. Nicolau de Hereford completou a tradução do Velho Testamento para o inglês em 1384. Desse modo, pela primeira vez, os ingleses podiam ler a Bíblia toda em sua própria língua. Wycliffe se oporá em 1382 ao dogma da transubstanciação. A Igreja Romana dizia que a substância ou essência dos elementos transformava-se no corpo e sangue de Cristo embora a forma externa permanecesse a mesma; Para Wycliffe o sacerdote não mais reteria a salvação de alguém por ter em suas mãos o corpo e o sangue de Cristo na Comunhão.
As idéias de Wycliffe foram condenadas em Londres em 1382, e foi obrigado a se retirar para seu pastorado em Lutterworth. Ele providenciara a continuação da propagação de suas idéias com a fundação de um grupo de pregadores leigos, os lolardos, que as pregaram por toda a Inglaterra até que a Igreja Romana, por força da declaração "De Haeretico Comburendo" promulgada pelo Parlamento em 1401, introduzisse a pena-de-morte como castigo à pregação das idéias dos lolardos.
As habilidades de Wycliffe influenciaram na preparação do caminho para a reforma na Inglaterra. Ele deu aos ingleses sua primeira Bíblia na língua original e criou o grupo lolardo para proclamar idéias evangélicas entre o povo comum da Inglaterra. Seus ensinamentos de igualdade na Igreja foram aplicados à vida econômica pelos camponeses que se levantaram na Revolta dos Camponeses de 1381. Os estudantes boêmios que estudavam na Inglaterra levaram suas idéias para a Boêmia, onde lançaram os fundamentos dos ensinos de João Huss.
Antecipando-se neste e em muitos aspectos ao trabalho de Lutero, Calvino e Zwinglio, João Wycliffe denunciou a imoralidade do clero, recomendou o matrimônio dos sacerdotes e condenou as indulgências. Embora perseguido e ameaçado de morte, Wycliffe descansou no Senhor quando ainda exercia o pastorado em Lutterworth. Anos depois, sob condenação do Concílio de Constança, seus restos foram exumados e queimados, e as cinzas lançadas no rio Swift.






--------------------------------------------------------------------------------

Conselho Federal Teologia | Convenção Batista | Procon


Versículo

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28)





Estudos Recentes
18/04/2010 - Formação Cânon A.T.
13/02/2010 - As 70 semanas de Daniel
02/05/2009 - A Doutrina Trinitária
01/04/2008 - A literatura Apocalíptica
07/02/2009 - A Doutrina da Justificação
04/12/2008 - A literatura sapiencial do A.T.
13/11/2008 - A ciência da Hermenêutica
03/10/2008 - Breve História de Israel
01/09/2008 - O processo comunicativo de Deus
27/06/2008 - Bibliologia - Parte IV (final)
31/05/2008 - Bibliologia - Parte III
30/04/2008 - Bibliologia - Parte II
29/03/2008 - Bibliologia - Parte I
09/02/2008 - A Pessoa de Jesus Cristo
23/12/2007 - Os Dons Espirituais
24/11/2007 - A Doutrina da Eleição
Lista Completa de Estudos...




Enquete

Ecumenismo, você é:

totalmente a favor
a favor, mas com restrições
contrário
indiferente








Livro de Visitas
Nome:
Seu email:
Mensagem:





Faça sua pesquisa






Total de visitas: 35478
Visitas hoje: 15


Seja bemvindo ao site teocentrismo.com | site de orientação protestante | Ficha Técnica





COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas