domingo, 19 de agosto de 2012



Circuito de Silverstone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Silverstone Circuit
LocalSilverstone,  Reino Unido
Silverstone Circuit 2010 version.png
Principais eventosF1Moto GPFIA GTWTCC
Comprimento
do circuito
5.891 km (3.661 mi)
Curvas18
Volta
mais rápida
1:29.615 (Alemanha Sebastian VettelRed Bull, 2010)
Reta do Hangar.
O circuito de Silverstone localiza-se na cidade de Silverstone, emInglaterra. Na atualidade, abriga o Grande Prêmio da Grã-Bretanha deFórmula 1 e de Moto GP anualmente.

Índice

  [esconder

[editar]Antecedentes

Anos antes de Silverstone receber a primeira de imensas competições das mais variadas modalidades existentes que recebeu até aos dias de hoje, o local era uma pista de aterragem e descolagem da Royal Air Force (a Força Aérea Britânica) durante a Segunda Guerra Mundial.
Nessa altura já se disputavam corridas em vários outros locais, por exemplo, em Spa-Francorchamps e Indianapolis. Foi então que, em1948, o circuito foi inaugurado, aproveitando grande parte da pista de aterragem.
No ano seguinte, voltámos a ter corrida, mas com um traçado bastante modificado.
Entretanto, estaria para se organizar, em 1950, o primeiro campeonato mundial de F1 oficial que foi inaugurado neste mesmo circuito.

[editar]História

Silverstone foi um circuito constante em toda a história da Fórmula 1, ainda é utilizado nos nossos dias e prevê-se que seja utilizado por muitos mais.
Foi corrido muito regularmente, não tendo estado presente no calendário por 17 ocasiões apenas, nas quais alternou com outros circuitos britânicos comoAintree, inicialmente até 1962, e Brands Hatch, mais tarde, até 1986, pois o segundo e Silverstone eram ambos muito bons para abrigar Grandes Prémios.
Em 1983, surgiu o Grande Prémio da Europa, com a intenção de solucionar esta situação de alternância. Assim, em 1983 e1985Brands Hatch e Silvertone estiveram no calendário, o primeiro como Grande Prémio da Europa, o segundo como Grande Prémio britânico.
A partir de 1987Silvertone passou a abrigar o Grande Prémio todos os anos, até porque Brands Hatch deixou de ter as condições desejáveis para receber a Fórmula 1, enquanto Silverstone conseguiu ir evoluindo à medida que a Fórmula 1 assim o exigia.
Atualmente, Silvertone é a sede do automobilismo britânico, recebendo, todos os anos, dezenas de competições das mais variadas modalidades.

[editar]Configurações antigas do circuito

Ao longo deste tempo todo, Silvertone foi tendo muitas mudanças, por vezes bastante significativas, outras vezes mais simples, no entanto, sempre vitais para manter a presença da Fórmula 1.

[editar]Configurações atuais do circuito

À semelhança de muitos circuitos, Silverstone permite que sejam utilizadas variadas configurações, sendo possível optar por traçados diferentes dos que a Fórmula 1 utiliza.

[editar]Última evolução e contrato

O atual contrato dos organizadores do Grande Prémio em Silverstone com a FOM tem validade até 2027, o que garante que o circuito só voltará a estar em risco nessa altura, assim como esteve em 2009.
Durante o ano de 2009, o calendário provisório da Fórmula 1 apontava Donington Park como a nova sede do Grande Prémio da Grã-Bretanha. Silverstone necessitava de grande reformas para atender às exigências da FIA, por isso, Donington abrigaria aFórmula 1 pelo menos nesse ano. No entanto, Donington Park também precisaria de reformas de altos custos. A empresa responsável pelo circuito de East Midlands não conseguiu angariar fundos para as alterações na estrutura, colocado o Grande Prémio da Grã-Bretanha em risco.
Por fim, a British Racing Driver’s Club conseguiu fechar um contrato, mas teriam que haver as tais grandes remodelações que se esperavam. Essas tais remodelações consistiram em aumentar a extensão do circuito, o que foi feito entre as curvas Abbey eBrooklands, criando-se as curvas Ireland e Arena e utilizando a National Straight, reta já existente utilizada pelo National Layout. O que ocorreu logo em 2010. A reta da meta foi mudada para a reta localizada entre Club e Abbey, tendo sido construído um novo edifício de boxes consoante o exigido pela FIA.

[editar]Vencedores

Um fundo rosa indica um evento que não fez parte do Campeonato Mundial de Fórmula Um.
AnoPilotoEquipaDetalhes
2012Austrália Mark WebberRed Bull-RenaultDetalhes
2011Espanha Fernando AlonsoFerrariDetalhes
2010Austrália Mark WebberRed Bull-RenaultDetalhes
2009Alemanha Sebastian VettelRed Bull-RenaultDetalhes
2008Reino Unido Lewis HamiltonMcLaren-MercedesDetalhes
2007Finlândia Kimi RäikkönenFerrariDetalhes
2006Espanha Fernando AlonsoRenaultDetalhes
2005Colômbia Juan Pablo MontoyaMcLaren-MercedesDetalhes
2004Alemanha Michael SchumacherFerrariDetalhes
2003Brasil Rubens BarrichelloFerrariDetalhes
2002Alemanha Michael SchumacherFerrariDetalhes
2001Finlândia Mika HäkkinenMcLaren-MercedesDetalhes
2000Reino Unido David CoulthardMcLaren-MercedesDetalhes
1999Reino Unido David CoulthardMcLaren-MercedesDetalhes
1998Alemanha Michael SchumacherFerrariDetalhes
1997Canadá Jacques VilleneuveWilliams-RenaultDetalhes
1996Canadá Jacques VilleneuveWilliams-RenaultDetalhes
1995Reino Unido Johnny HerbertBenetton-RenaultDetalhes
1994Reino Unido Damon HillWilliams-RenaultDetalhes
1993França Alain ProstWilliams-RenaultDetalhes
1992Reino Unido Nigel MansellWilliams-RenaultDetalhes
1991Reino Unido Nigel MansellWilliams-RenaultDetalhes
1990França Alain ProstFerrariDetalhes
1989França Alain ProstMcLaren-HondaDetalhes
1988Brasil Ayrton SennaMcLaren-HondaDetalhes
1987Reino Unido Nigel MansellWilliams-HondaDetalhes
1985França Alain ProstMcLaren-TAGDetalhes
1983França Alain ProstRenaultDetalhes
1981Reino Unido John WatsonMcLaren-CosworthDetalhes
1979Suíça Clay RegazzoniWilliams-CosworthDetalhes
1977Reino Unido James HuntMcLaren-CosworthDetalhes
1975Brasil Emerson FittipaldiMcLaren-CosworthDetalhes
1973Estados Unidos Peter RevsonMcLaren-CosworthDetalhes
1971Reino Unido Jackie StewartTyrrell-CosworthDetalhes
1969Reino Unido Jackie StewartMatra-CosworthDetalhes
1967Reino Unido Jim ClarkLotus-CosworthDetalhes
1965Reino Unido Jim ClarkLotus-ClimaxDetalhes
1963Reino Unido Jim ClarkLotus-ClimaxDetalhes
1960Austrália Jack BrabhamCooper-ClimaxDetalhes
1958Reino Unido Peter CollinsFerrariDetalhes
1956Argentina Juan-Manuel FangioLancia-FerrariDetalhes
1954Argentina José Froilán GonzálezFerrariDetalhes
1953Itália Alberto AscariFerrariDetalhes
1952Itália Alberto AscariFerrariDetalhes
1951Argentina José Froilán GonzálezFerrariDetalhes
1950Itália Giuseppe FarinaAlfa RomeoDetalhes
1949Suíça Emmanuel de GraffenriedMaseratiDetalhes
1948Itália Luigi VilloresiMaseratiDetalhes

[editar]Ligações externas

Commons
Commons possui multimídias sobre Circuito de Silverstone
Ver avaliações
Avaliar esta página
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas