domingo, 19 de agosto de 2012



brazilyellowpages.com 
Google 
 
  
[Under Construction]


HOME PAGE - FORMULA 1 DRIVERS LISTINGS
AUTOMOBILISMO BRASILEIRO
RACE WINNERS
FORMULA 1 MANUFACTURERS
FORMULA 1 DRIVERS PER NATIONALITY
BRAZILIAN PRODUCTS
HAVAIANAS
BRAZILIAN MUSIC
blog
automobilismobrasileiro.com


INDICE DE ARTIGOS A SEGUIR


BLOG DE AUTOMOBILISMO CLIQUE AQUI
BLOGDOAUTOMOBILISMO.COM CLIQUE AQUI
Camilo Cristofaro ganhando as 1000 Milhas de 1966
INTRODUÇÃO
 Sou aficcionado do automobilismo desde menino. Lembro-me que por volta de 1967 ou 1968, a Editora Abril lançou um álbum de figurinhas sobre automobilismo. Estas saíam na revista Tio Patinhas, e foram meu primeiro contacto com nomes como BRM, Brabham e Cooper. Um par de anos depois, descobri após assistir cenas com Alfas-GTA em uma novela da TV Record, que a Equipe Jolly ficava bem próxima da minha casa. Tanto enchi minha mãe, que ela me levou lá, na Rua Frederico Steidel, centro da cidade. Lá fomos atendidos pelo gentil Emilio Zambello, que me mostrou, entre outras coisas, a belíssima Alfa P-33 – além de três novíssimas Corvette que acabava de importar. Era o ano de 1969. No ano seguinte, a Jolly mudou a concessionária para a minha rua, e de vez em quando as Alfas 25, 23 e 27 vinham passear la. Eu devia ser o único que gostava da barulheira que elas faziam.
 Os artigos apresentados aqui tratam do automobilismo brasileiro de modo geral, com mais ênfase na fase “romântica”. O leitor poderá ficar abismado que pouco há no site sobre Ayrton Senna. Sou um dos maiores fãs de Senna que conheço, portanto não é assinatura contra ele, não: a omissão é intencional. Há dezenas de livros excelentes sobre Ayrton e centenas, senão milhares, de sites dedicados ao nosso maior ídolo do automobilismo pelo mundo afora; portanto, considero que não tenho absolutamente nada a adicionar sobre o assunto. A principal preocupação deste site é preservar a memória daqueles abnegados que disputavam o automobilismo numa época em que poucos sabiam do que se tratava. Enfatizar os Ciros Cayres, Camilos Cristófaros e Christian Heins deste país, que praticavam o esporte com muita dificuldade antes do patrocínio comercial.
 Contanto, não deixo de focalizar também a era mais moderna e mais profissional, até a atualidade, nem tampouco a atuação dos nossos pilotos no exterior. Procuro enfatizar a historicidade dos fatos e fugir do óbvio. Aqui e ali, procuro fazer uma análise, inserindo o automobilismo num contexto ecônomico e histórico do Brasil/mundo na época.
 O meu objetivo é criar o maior acervo de resultados de corridas brasileiras, online. E também de criar uma enciclopédia virtual do automobilismo brasileiro. Para tanto, preciso da ajuda daqueles que se dispuserem. Se tiverem qualquer tipo de material, como resultados de corridas, resultados de campeonatos (até mesmo estaduais) e fotos, por favor, enviem por email. Agradeceimentos especiais ao Valdir Covre, que já me forneceu muitos resultados de corrida, e pela sua empolgação contagiante. Gostaria de agradecer já algumas pessoas que já contribuiram com dados, fotos, correções, puxões de orelha, inclusive Larry McKenna, Ricardo Machado do site obvio.ind.br, Anísio Campos, Bob Sharp que revisou alguns dos meus artigos para o obvio, Rogerio P. da Luz, Paulo Peralta, Sergio Spagnolo, Carlos Abdalla, Francisco Artigas, Tullio Mendonça Mario, e tantos outros que já escreveram com gentis palavras de apoio.
  COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR
 Clique aqui para ter uma idéia do tipo de material que pode ser muito útil para melhorar o site.
  Divirtam-se
ESPECIAL - 40o. ANIVERSÁRIO DA TEMPORADA DE 1965
O PRÊMIO RODOVIA DO CAFÉ DE 1965
1600 KM DE INTERLAGOS DE 1965 - DIA DE GLÓRIA DOS GORDINI
OS 500 KM DE INTERLAGOS DE 1965 - SALADA MISTA
GP IV CENTENÁRIO 1965 - BRIGA EM FAMÍLIA
MIL MILHAS DE 1965 - VITÓRIA DA REGULARIDADE
250 MILHAS DE INTERLAGOS - CONCLUSÃO DA TEMPORADA DE 1965
SÉRIES
PUBLICIDADE E AUTOMOBILISMO
PROGRAMAS ORIGINAIS DE CORRIDAS
1600 KM DE INTERLAGOS DE 1965 Clique aqui
500 km de Interlagos de 1957 Clique aqui
1000 Milhas de 1970 Clique aqui
12 Horas de Interlagos de 1962 Clique aqui
Prova do CInquentenario do ACB de 1957 Clique aqui
PILOTOS
ARTIGOS SOBRE CAMILO CHRISTOFARO
ARTIGOS SOBRE AYRTON SENNA
ARTIGOS SOBRE LUIS PEREIRA BUENO
ARTIGOS SOBRE FRANCISCO LAMEIRAO
ARTIGOS SOBRE NELSON PIQUET
ARTIGOS SOBRE EMERSON FITTIPALDI
ARTIGOS SOBRE CIRO CAYRES
ARTIGOS SOBRE PEDRO VICTOR DE LAMARE
ARTIGOS SOBRE BIRD CLEMENTE
ARTIGOS SOBRE WILSON FITTIPALDI JUNIOR
ARTIGOS SOBRE EDUARDO CELIDONIO
ARTIGOS SOBRE BOB SHARP
ARTIGOS SOBRE CHICO LANDI
ARTIGOS SOBRE JOSE CARLOS PACE
ARTIGOS SOBRE INGO HOFFMANN
ARTIGOS SOBRE MARIVALDO FERNANDES
ARTIGOS SOBRE PAULO MELLO GOMES
ARTIGOS SOBRE ANTONIO CASTRO PRADO
ARTIGOS SOBRE PEDRO CARNEIRO PEREIRA
ARTIGOS SOBRE MAURICIO CHULAM NETO 
ARTIGOS SOBRE TITE CATAPANI
ARTIGOS SOBRE NORMAN CASARI
ARTIGOS SOBRE ALEX DIAS RIBEIRO
ARTIGOS SOBRE JAYME SILVA
ARTIGOS SOBRE CATHARINO ANDREATTA
ARTIGOS SOBRE RICARDO ACHCAR
ARTIGOS SOBRE JAN BALDER
ARTIGOS SOBRE PEDRO MUFFATO
ARTIGOS SOBRE ARTHUR BRAGANTINI
ARTIGOS SOBRE MARCOS TRONCON
ARTIGOS SOBRE EMILIO ZAMBELLO
ARTIGOS SOBRE UBALDO CESAR LOLLI
ARTIGOS SOBRE ALFREDO GUARANA MENEZES
ARTIGOS SOBRE LIAN DUARTE
ARTIGOS SOBRE ANTONIO CARLOS AVALLONE
ARTIGOS SOBRE JOSE MARIA "GIU" FERREIRA
ARTIGOS SOBRE MARIO OLIVETTI
ARTIGOS SOBRE EDSON GRACZYK
ARTIGOS SOBRE JOSE PEDRO CHATEAUBRIAND
OUTROS ARTIGOS
A ÚLTIMA VITÓRIA DE UMA CARRETERA NO BRASIL
MITOS DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO
A PROMISSORA FORMULA 2 BRASIL
MIL MILHAS BRASILEIRAS, RESULTADOS ETC
AS MIL MILHAS DE 1967
SONHO REALIZADO
MILAGRE EM NURBURGRING
UM DIA DIFICIL PARA AVALLONE
A SEBRING BRASILEIRA
RESUMO ESTATISTICO DA CARREIRA DE EMERSON FITTIPALDI NA FORMULA INDY
A MARLBORO 500 DO ANO 2000: DIA DE MARCOS
PRIMEIRA VITÓRIA BRASILEIRA NO MUNDIAL DE MARCAS 
O FINAL DA FASE ROMANTICA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO
NOVOS TEMPOS PARA O GRUPO 1
FORTALEZA, FINALMENTE
TORNEIO DOS CAMPEÕES - 1975
O CAMPEONATO BRASILEIRO DE MONTANHA DE 1967
PRIMEIRA VITÓRIA DE CLOVIS DE MORAES NA F-FORD
INAUGURAÇÃO DO AUTÓDROMO DE FORTALEZA  
POR QUE PAROU? PAROU, POR QUE? CASARI EM CURITIBA
INAUGURAÇÃO DOS AUTÓDROMOS DO PLANALTO CENTRAL
A ÚNICA CORRIDA NO ESTADO DE SÃO EM PAULO EM 1968/1969
BRASILEIROS NA FORMULA 1
RECORDES DO GORDINI EM 1964
DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979
CORRIDAS DE AYRTON SENNA FORA DA FORMULA 1
VOANDO A 180 POR HORA NO PARANÁ 
COPA BRASIL 1970
COPA BRASIL 1972
25 HORAS DE INTERLAGOS DE 1975 - TEMPO DE DESPEDIDAS
CIRO CAYRES
500 KM DE INTERLAGOS DE 1973
O FIM DA PROMESSA DA DIVISÃO 3
PILOTOS BRASILEIROS NO MUNDIAL DE MARCAS (Corrigido)
WILLYS MANDA VER NO URUGUAI
DELÍRIOS, DEVANEIOS, DESEJOS E DESILUSÕES 
O GP DE FORTALEZA DE 1969
O DEBUT DA FORMULA FORD BRASILEIRA
FORMULA VE - PRIMEIRA GERAÇÃO
TORNEIO BUA DE FORMULA FORD - 1970
CAMPEONATO BRASILEIRO DE VIATURAS ESPORTE DE 1971/1972
25 HORAS DE INTERLAGOS DE 1974 - REVANCHE DOS OPALA
500 KM DE INTERLAGOS DE 1974 - APOGEU DA DIVISÃO 3
CARROS DE PRODUÇÃO BRASILEIROS NO AUTOMOBILISMO - 1956 a 1980
DESPEDIDA DA GÁVEA - 1954
NOVAS E VELHAS CARRETERAS
A (QUASE) ULTIMA VITORIA DE CAMILO CHRISTOFARO
A DESPEDIDA DE PEDRO VICTOR DE LAMARE
RIVALIDADE PAULISTA/CARIOCA NO AUTOMOBILISMO
QUEM GANHOU A CASCAVEL DE OURO DE 1973?
RESENHA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO - 1973
RESENHA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO - 1974
RESENHA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO - 1975 
EQUIPE JOLLY - ALFAS GTA NO BRASIL
A TEMPORADA DE JOSÉ CARLOS PACE EM 1972
A CARREIRA INTERNACIONAL DE INGO HOFFMAN
A POLITICA NO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO
PILOTOS ESTRANGEIROS NAS TEMPORADAS BRASILEIRAS DE 1970 A 1972
AUTOMOBILISMO NO INTERIOR DO BRASIL
INICIO DA MARLBORO NA F-1
EQUIPE WILLYS - OS TEMÍVEIS AMARELINHOS
O RENASCIMENTO DA STOCKCAR
15 MINUTOS DE FAMA - LORENA E BRASINCA
BRASILEIROS EM LE MANS, 1978
EQUIPE DKW VEMAG - RAÇA PURA
A ULTIMA CORRIDA DO BRASIL
A EQUIPE SIMCA DO BRASIL
O FUTURO DA FÓRMULA-1
AUTOMOBILISMO BRASILEIRO - ANTES DE 1970
GALERIA DE PILOTOS BRASILEIROS QUE CORRERAM NO EXTERIOR 
CAMPEÕES DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO 
CURIOSIDADES DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO
BRASIL - COMEÇO DO CELEIRO DE PILOTOS - 1966-1971
RESULTADOS DO TORNEIO BRASILEIRO DE F-2, 1971
RESULTADOS DO TORNEIO BRASILEIRO DE F-2, 1972
1972 - CONSAGRAÇÃO DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO
VENCEDORES DE CORRIDAS NO BRASIL
SCHUMACHER: É O MELHOR DA HISTÓRIA? 
EQUIPE HOLLYWOOD - COMEÇO DO PATROCÍNIO COMERCIAL
CHEVROLET OPALA NAS COMPETIÇÕES BRASILEIRAS 
A ERA FITTIPALDI - 1973/1975
MONOPOSTOS NO BRASIL ATÉ 1980
MECÂNICA CONTINENTAL - ONDE ELES ESTÃO?
PIONEIRISMO DE EMERSON FITTIPALDI
FUSCA NAS CORRIDAS BRASILEIRAS
MARCOS DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO
FORMULA SUPER-VE NO BRASIL
25 HORAS DE INTERLAGOS DE 1973
HISTÓRIA DA STOCKCAR
DIVISAO 4 - A CATEGORIA QUE QUASE DEU CERTO 
COPERSUCAR FITTIPALDI: ACERTO OU ERRO?

MARCOS DA F-1
FORMULA JUNIOR NO BRASIL
FORMULA FORD - FASE INICIAL
PATROCINADORES PIONEIROS DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO
KARTISMO - A RAZÃO DE SERMOS UM CELEIRO DE PILOTOS 
CARLOS DE PAULA
Miami Beach
(305) 864-8374
Fax: (212) 786-7241

Crônicas, nao relacionadas a automobilismo:
CRÔNICAS
A SOPA
SOBRENOMES E PROFISSÕES
QUANDO OS HUMORISTAS AMARGAM
EINSTEINZINHOS E ARRONGATEZÕES
CASA DO GATO
POLÍTICA E FUTEBOL: FONTE DE PAIXÃO CEGA
OLIVER STONED FARÁ FILME SOBRE JK
DIOGO MAINARDI - O NOVO PF
FRANCESA DE BICICLETA
HUMANOS À VENDA
UM MINUTO DE ABISMO
TIJOLINHO
NÓS TEMOS PIERCING
TAXONOMIA
OPÇÕES E PAIXÕES
O FALSO CALMO
LÍNGUA DE GATO
HAJA PACIÊNCIA
APARÊNCIAS
DOUTORES
POBREZA
FOCO POP: ENTREVISTA COM REGININHA PIMBÓ
ERUDIÇÃO/INTELECTUALIDADE
FOCO POP: PRONUNCIAMENTO DE PRESIDENTE
POLÊMICA PATOLÓGICA
CONVERSA DE REDAÇÃO
MUNDO POLITICAMENTE CORRETO
CANSADO DO MST? CONHEÇA O MSMM
RUA ANA CINTRA
ANDRAUS
PALAVRAS CARREGADAS
TRANSLATION ISSUES
TRANSLATION DIFFICULTIES

By Carlos de Paula

In this series, I will discuss certain expressions, words or types of text that create certain difficulties both for the professional or eventual translator. As a professional translator for over 22 years, I run into these problems almost on a daily basis. Some of these issues are much more than linguistic problems: they are cultural issues, very important in a dynamic world that seems to change almost on a daily basis. Several of these issues are not covered in dictionaries, and it is fair to say that some of them are outright avoided. The articles will also cover some misuses of English in Brazil, and tips as to how to deal with the “value-added” writing of corporate communications/marketing, in the 2000s.

Translators must be culturally sensitive, and culture is dynamic. Tiring as it is, the translator has to “reinvent” him(her)self everyday, refresh expressions, ideas and writing styles, especially a translator of “cultural products”,  much more affected by this dynamic then, let’s say, academic writing.  Translators whose native language is English, and might have lived in Brazil 20 to 30 years ago might find that their knowledge of Portuguese is a tad rusty.
Artigos informativos
ESTUDAR NOS ESTADOS UNIDOS
VOLTANDO AO BRASIL? MELHOR LER
AUTOMOBILISMO BRASILEIRO - ANTES DE 1970
JK - O NOSSO JFK
OS PRIMEIROS IMIGRANTES DE NOVA YORK ERAM BRASILEIROS?


 
Back to Brazilian Yellow Pages

Send mail to carlosdepaula@mindspring.com with questions or comments about this web site.
Last modified: October 15, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas