sexta-feira, 4 de março de 2011

9623 - IMIGRAÇÃO ESDPANHOLA NO BRASIL

Search billions of records on Ancestry.com











Registros de Imigração, Naturalização e Viagens
Para que servem
Registros de imigração e afins, normalmente são encontrados na forma de listas de passageiros de navios, permissões de emigração, registros de emissão de passaportes, e também documentos de naturalização. As informações incluídas nestes documentos podem variar muito, entretanto, você pode esperar encontrar nomes, idades, ocupações, destinos, portos de origem, e ocasionlmente cidades de origem ou de nascimento. Uma das maiores vantagens de encontrar or registros de imigração é a possibilidade de montar um grupo familiar completo para o seu ancestral na data de sua chegada. Outras dicas importantes advém do fato de que usualmente imigrantes vinham acompanhados de parentes (alguns com sobrenomes diferentes), amigos e vizinhos. Algumas vezes, quando chegamos um beco sem saída, pesquisar as pessoas que vieram junto com nossos ancestrais pode levar-nos a descobrir suas origens.

Histórico
Os portugueses começaram a chegar ao Brasil em 1530. Até 1755 Portugal mandou muitos prisioneiros, degredados e indesejáveis para cá, e antes 1808, com a chegada da família real e consequente abertura dos portos, a imigração era limitada a portugueses.

Antes de 1850 dificilmente o número de imigrantes excedia 2.000 por ano. Somente após a aprovação das leis do ventre-livre,em 1871 e lei áurea, em 1888, que forçaram os fazendeiros a procurar outras fontes de mão-de-obra para suas lavouras, que a imigração para o Brasil aumentou. Em 1888 chegaram mais de 130 mil imigrantes. Estima-se que o número total de imigrantes para o Brasil até então era de 750 mil. Cerca de 5 milhões de pessoas imigraram para o Brasil de 1884 a 1963, metade dos quais entre 1889 e 1913. A maioria dirigiu-se para São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e Rio de Janeiro.

Os principais portos de entrada eram Rio de Janeiro, Santos, e Salvador. Conforme chegavam ao porto do Rio de Janeiro, eram registrados pela Agência Central de Imigração. Eram levados então para a Ilha das Flores e distribuídos pela Casa dos Imigrantes. Os que se destinavam a São Paulo continuavam a viagem até Santos no mesmo barco em que vieram, contudo, após 1854 muitos navios seguiam direto. As autoridades portuárias que registravam e manejavam com os imigrantes eram chamadas de Hospedarias de Imigrantes.

Onde encontrar os registros
Confira nos arquivos regionais do local que você pesquisa se há alguma lista de chegada e assentamento de imigrantes, muitos municípios mantém estas listas em seus arquivos. Em seguida, procure pelas listas de passageiros e registros de imigrantes, geralmente gardados nos arquivos estaduais. Não há muitos registros de imigrantes anteriores a 1808: no Arquivo Nacional existem cerca de 30 gavetas de fichas de imigrantes portugueses até esta época.

Alguns exemplos de registros de imigrantes arquivados são:

Arquivo Nacional: Registros originais da Hospedaria de Imigrantes do Rio de Janeiro e a maioria dos registros de naturalização neste estado, anteriores a 1940.

Arquivo da Secretaria da Promoção Social no Memorial do Imigrante de São Paulo (link abaixo): Registros originais da Hospedaria de Imigrantes vindos do porto de Santos de 1854 a 1925.

Arquivo Público do Estado da Bahia: Registros de imigrantes no porto de Salvador de 1839 a 1854. Também os títulos de residência para estrangeiros e seis volumes de passaportes e guias de 1718 a 1822.

Dicas Importantes
Cheque os documentos de naturalização para seu ancestral imigrante

Lembre-se de que os portos europeus também mantinham registros de movimento de passageiros. Caso não encontre informações de chegada, busque as de saída. A maioria de nossos ancestrais imigrantes veio dos portos de Bremen, Hamburgo, Le Havre, Bordeaux, Marselha, Antuérpia, Rotterdam, Lisboa, Funchal, Cádiz, Nova Orleans, Nápoles, Tokio, e Nova York. As listas de Le Havre, Nova Orleans, e Nova York perderam-se, mas todas as outras ainda existem e já foram microfilmadas pelos centros de história da família.


Confira se seu ancestral era registrado no consulado de seu país de origem.


Verifique também, caso seu ancestral seja brasileiro, se existe alguma emissão de passaporte.

Bibliografia

Movimento de passageiros norte-americanos no porto do Rio de Janeiro, 1865–1890 Oliveira, Betty Antunes de, 1982.


Registro de estrangeiros e entradas de portugueses do registro de estrangeiros nas capitanias, 1777–1819. Do Arquivo Nacional do Rio.


Os franceses residentes no Rio de Janeiro, 1808–1820. Publicado pelo Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, 1960.


Registro de estrangeiros, 1808–1842. Publicações do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, vols. 46, 49–50, 54.



Alguns Links
Memorial do Imigrante - Mantém os registros e fornece informações sobre entrada de imigrantes em São Paulo.

Imigrantes Italianos - Muitos links e dicas interessantes para pesquisa de seus ancestrais italianos. Excelente página desenvolvida por Lea Beraldo.

Imigração Americana para São Paulo - História e listas de famílias.

Imigração de Bucovinos - para a cidade da Lapa, no Paraná.

Judaismo - Imigração para o Brasil

Imigração Alemã e Italiana - Para o RS

Alemães e Poloneses - Que imigraram para o PR e SC

Projeto Navios BrazilGenWeb - Listas de passageiros e links




Home | Novidades | Estados | Projetos | Recursos | Dicas | Lista | Mensagens | Conheça | Colabore | E-mail




Última atualização Saturday, 07-Jul-2001 08:25:42 MDT

© 2001 BrazilGenWeb Project


COPYRIGHT BRAZILGENWEB PROJECT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas