quinta-feira, 10 de março de 2011

10030 - CÍRCULO0 DE FOGO DO PACÍFICO

Círculo de fogo do PacíficoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Círculo de FogoO Círculo de fogo do Pacífico, ou Anel de fogo do Pacífico (ou às vezes apenas Anel de Fogo), é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado na bacia do Oceano Pacífico. O Anel de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, e cinturões de vulcões e / ou movimentos de placas tectônicas. O Anel de Fogo do Pacífico tem cerca de 452 vulcões e é o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo.

[editar] PaísesPaíses e regiões próximos ou inseridos no círculo de fogo:

Japão
República Popular da China, na zona de fronteira com a Coreia do Norte
Península da Coreia
Taiwan ou Formosa, no Mar da China
Rússia (costa oriental - Ilhas Curilas e Península de Kamchatka)
Alasca, costa sul e Ilhas Aleutas, pertencente aos Estados Unidos da América
Costa oeste do Canadá e dos Estados Unidos da América
Costa oeste da América Central (México até Panamá)
Costa oeste da América do Sul (Colômbia até Chile)
Tailândia
Indonésia
Malásia, parte insular na ilha de Bornéu
Filipinas
Timor-Leste
Papua-Nova Guiné
Ilhas Salomão
Vanuatu
Tonga
Nova Zelândia
Partes da Antártida próximas da América do Sul (Península Antártica) e também próximas da Nova Zelândia (costa do Mar de Ross)
As áreas de fratura são denominadas de cinturões (um dos mais conhecidos é o cinturão de fogo do Oceano Pacífico, que inclui o leste da Ásia, desde a península de Kamchatka e as ilhas do Japão até as Filipinas, além do oeste do continente americano). Nesta área, o vulcanismo é resultado do mergulho de uma placa sob a outra, formando os arcos de ilhas, com vulcões mais cônicos e explosivos. Esta área possui uma das maiores concentrações conhecidas de vulcões.

[editar] Ver tambémTerramoto do Índico de 2014
Sismo de Samoa de 2009
Círculo de fogo do Atlântico
Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%ADrculo_de_fogo_do_Pac%C3%ADfico"
Categorias: Sismologia | Tectónica de placas
Categoria oculta: !Esboços sobre geologia
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Bosanski Català Česky Dansk Deutsch English Español Eesti Euskara Suomi Français Galego עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 한국어 Lietuvių Basa Banyumasan Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska தமிழ் ไทย Tagalog Türkçe Українська اردو Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 07h25min de 12 de janeiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIOGHT WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas