sábado, 5 de março de 2011

10004 - MATA BRASILEIRA DE COCAIS


Mata de cocaisOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Setembro de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade. (desde Abril de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus

A Mata dos Cocais é um bioma brasileiro, situado em uma área reflorestada pela natureza e ocupa os estados do Maranhão, Piauí, Pará e o norte do Tocantins. A mata dos Cocais tem este nome pela alta quantia de cocais, prinicipalmente o babuçu

Índice [esconder]
1 Ocupações e instalações
2 Relevo
3 Vegetação e flora
4 Clima
5 Hidrografia
6 Fauna
7 Economia
8 Impactos Ambientais
9 Desenvolvimento Sustentável

[editar] Ocupações e instalações
A Mata de Cocais no estado do Maranhão.A Mata dos cocais está situada entre uma zona de transição dos biomas da Amazônia e da caatinga nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e norte do Tocantins.

A ditadura militar no Brasil(1964-1984) estimulou a instalação econômica de manufaturas como a química, metalúrgica, siderúrgica, mineração, madeira, entre outros. Além do turismo com construções históricas como o mercado Ver-o-Peso.

O desenvolvimento de Unidades Federais começaram a serem instaladas a partir de 2001, como as reservas biológicas de Tapirapé e Gurupi e a floresta nacional de Carajás, que atualmente é conservada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

[editar] RelevoEsta zona tem muitas formas de relevo, como a planície, as depressões e o planalto. A estrutura rochosa por rochas cristalinas "formada por cristais" e sedimentares. A formação do solo é laterítica "formada com óxidos de ferro e alumínio", além das estruturas neossólicas "solos mal-formados" e argilosos. O solo deste bioma é rico em minérios como ferro, níquel, ouro, bauxita, diamante ,alumínio, além da argila caulim. A condição do solo para as atividades agrícolas são regulares, porém em algumas áreas do Pará e Tocantins tem um boa reserva de nutrientes para a agricultura e nas áreas do Maranhão e Piauí, e solos com excesso de alumínio e uma alta salinidade nos mangues.

[editar] Vegetação e floraA vegetação da Mata e dos Cocais é composta de florestas tropicais e amazoneses secundários, ou, florestas "reconstituidas pós-desmatamento". São muitas características deste biomas como:

A maioria das árvores são babaçu, carnaúba, oiticica e buriti,
A biodiversidade de espécies de palmeiras, como o açaí;
As folhas das palmeiras serem grandes e finas;
E nas menores altitudes serem ricas em espécies nativas de arbustos.
[editar] ClimaEsse clima tem diferenças de clima, via estar a três tipos de climas: Equatorial úmido, Tropical semi-úmido e Tropical semi-árido.

Equatorial úmido: Com menos de 20% do clima deste bioma é o mais quente e chuvoso .A grande pluviosidade é o grande contato entre as correntes do brasil, a proximidade da linha do Equador e a umidade pela potências dos aquíferos da bacia do Rio Araguaia e do Rio Tocantins, além dos ventos alísios do Centro de Alta Pressão da Antártica. A temperatura é de 20 à 40 graus e a pluviosidade acima de 2000 milímetros;
Tropical semi-úmido:Com mais de 65% do clima deste bioma tem influência ao Equatorial úmido, porém é um clima quente pelas correntes brasileiras e tem um menor precipitação, com uma pluviosidade entre 1000 á 2000 milímetros e uma temperatura de 23 á 36 graus;
Tropical semi-árido:Com 15% da ocupação do bioma é o clima mais seco, com precipitação entre 500 á 1000 milímetros e com uma temperatura de 25 á 40 graus.
[editar] HidrografiaA hidrografia da Mata dos Cocais vem os rios Tocantins e Araguaia, no Cerrado até a Mata dos Cocais, além do acumulo dos aquíferos Tocantins-Araguaia.

[editar] FaunaA fauna da Mata dos Cocais está sendo recuperada naturalmente. Na época de exploração na ditadura militar no Brasil facilitaram a exploração degratória da região dos estados do Pará e Tocantins, além dos recursos da Caatinga. A biodiversidade de animais é vasta ,com muitos animais nativos da Amazônia e Caatinga, além de algumas serem endêmicas .Exemplos de animais:arara-vermelha, ocelote,entre outros.

[editar] EconomiaA economia dos Estados que ficam neste bioma estão a indústria de mineração, química e a produção alimentícia.

Mineração:A região que situa o bioma tem um grande potencial a extração de ouro, diamantes, níquel,xisto betuminoso, bauxita e alumínio.Fica na área do Grande Carajás. A extração é elaborada pela Vale. Pelo consumo atual estas minas durarão 160 anos.

Química:No início dos processos de mineração da área, veio a procura de mão-de-obra e matéria-prima barata, veio a instalação de mafuraturas químicas. As maiores indústrias são de bauxita e caulim.

Alimentos:Pela grande produtividade das áreas do Pará e Tocantins, a produção de materiais de oléos vegetais, pecuária e palmeiras é mais elevada do Norte, para a alimentação regional.

[editar] Impactos Ambientais1.Efeitos Positivos à constituição do bioma:

A formação natural da Mata dos Cocais, porporcionou as áreas onde ocupa, um equilíbrio ambiental, pelas instalações humanas entre os estados do Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão.

2.Efeito Negativos à intervenção do bioma:

Pelas questões históricas apresentadas,como as intervenções da época da Didatura Militar no Brasil o bioma é naturalmente fragilizado, e a procura de solos fertéis, extração de minérios e de madeira, além da instalações industriais, estão poluindo o aquífero Tocantins-Araguaia, terras fertéis, e o desmatamento provocam o acumulo de gás carbônico, metano e dejetos domésticos, aquecem e enfraquece os animais que convivem. No futuro, a maior parte deste bioma estará savanizada ou desertificada.

[editar] Desenvolvimento SustentávelO desenvolvimento sustentável é o sistema de desenvolvimento econômico onde não agrida a natureza. O projeto de desenvolvimento suntentável ocorre desde 2001, pelo projeto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.Os recursos mais usados são o babaçu, a oiticica e a carnaúba.Veja nos parágrafos abaixos os produtos produzindos por estes frutos:

Produtos feitos a partir de palmeiras da Mata dos Cocais:

Babaçu:biocombustível,óleo,ração,palmito
biriti:doces, óleo,produtos de beleza,artesanato
carnaúba:laxante,cera, componentes eletrônicos,produtos alimentícios,madeira,adubação
oiticica:biocombustível, produtos de beleza e higiene
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_de_cocais"
Categorias: Biomas terrestres | Florestas
Categorias ocultas: !Páginas a reciclar desde Setembro de 2009 | !Artigos que carecem de fontes desde Abril de 2008
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Esta página foi modificada pela última vez às 17h45min de 28 de fevereiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGFHT WIKIP´´EDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas