terça-feira, 30 de outubro de 2012
HISTÓRIA DA PEDAGOPGIA
Material de Apoio
Artigos Pedagógicos
Avaliação Educacional
Escola Digital
Educação a Distância
Educação Inclusiva
Educação Infantil
Estrutura do Ensino
Filosofia da Educação
Jovens e Adultos
Pedagogia Empresarial
Outros Assuntos
História da Educação
Linhas Pedagógicas
Metodologia Científica
Projetos/Planejamento
Biografias
Textos dos usuários
Atividades
Listar Todas
Por Níveis
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Por Disciplinas
Matemática
Língua Portuguesa
Ciências
Estudos Sociais
Língua Inglesa
Língua Espanhola
Entretenimento
Jogos On-line
Desenhos para Colorir
Contos e Poesias
Diversos
Glossário
Laifis de Educação
Estatuto da Criança
Indicação de Livros
Links Úteis
Publique seu Artigo
Fale Conosco
Busca Geral
Escolas Paroquiais
As primeiras remontam ao século II. Limitavam-se à formação de eclesiásticos, sendo o ensino ministrado por qualquer sacerdote encarregado de uma paróquia, que recebia em sua própria casa os jovens rapazes. À medida que a nova religião se desenvolvia, passava-se das casas privadas às primeiras igrejas nas quais o altar substitui a tribuna. O ensino era reduzido aos salmos, às lições das Escrituras, seguindo uma educação estritamente cristã.
Escolas Monásticas
Visavam inicialmente, apenas à formação de futuros monges. Funcionando de início apenas em regime de internato, estas escolas abriram mais tarde escolas externas com o propósito da formação de leigos cultos (filhos dos Reis e os servidores também). O programa de ensino era de início, muito elementar - aprender a ler escrever, conhecer a bíblia (se possível de cor), canto e um pouco de aritmética – foi-se enriquecendo de forma a incluir o ensino do latim, gramática, retórica e dialética.
Escolas Palatinas
Carlos Magno fundou ainda, junto da sua corte e no seu próprio palácio, a chamada Escola Palatin. Para apoio do seu plano de desenvolvimento escolar, Carlos Magno chamou o monge inglês Alcuíno É sob a sua inspiração que, a partir do ano 787, foram emanados o decreto capitular para a organização das escolas. Estes incluíam as sete artes liberais, repartidas no trivium e no quadrivium. O trivium abraçava as disciplinas formais: gramática, retórica, dialéctica, esta última desenvolvendo-se, mais tarde, na filosofia; o quadrivium abraçava as disciplinas reais: aritmética, geometria, astronomia, música, e, mais tarde, a medicina.
Escolas Catedrais
As Escolas Catedrais (escolas urbanas), saídas das antigas escolas monásticas (que alargaram o âmbito dos seus estudos), tomaram a dianteira em relação às escolas dos mosteiros. Instituídas no século XI por determinação do Concilio de Roma (1079), passam, a partir do século XII (Concilio de Latrão, 1179), a ser mantidas através da criação de benefícios para a remuneração dos mestres, prosperando nesse mesmo século. A atividade intelectual abre-se ao exterior, ainda que de forma lenta, absorvendo elementos das culturas judaica, árabe e persa, redescobrindo os autores clássicos, como Aristóteles e, em menor escala, Platão.
Mais produtos
Sobre Nós
Política de Privacidade
Contrato do Usuário
Anuncie
Fale Conosco
Copyright © 2008 - 2012 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.
COPYRIGHT @ 2008 - 2012 SÓ PEDAGOGIA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário