terça-feira, 30 de outubro de 2012
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Material de Apoio
Artigos Pedagógicos
Avaliação Educacional
Escola Digital
Educação a Distância
Educação Inclusiva
Educação Infantil
Estrutura do Ensino
Filosofia da Educação
Jovens e Adultos
Pedagogia Empresarial
Outros Assuntos
História da Educação
Linhas Pedagógicas
Metodologia Científica
Projetos/Planejamento
Biografias
Textos dos usuários
Atividades
Listar Todas
Por Níveis
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Por Disciplinas
Matemática
Língua Portuguesa
Ciências
Estudos Sociais
Língua Inglesa
Língua Espanhola
Entretenimento
Jogos On-line
Desenhos para Colorir
Contos e Poesias
Diversos
Glossário
Laifis de Educação
Estatuto da Criança
Indicação de Livros
Links Úteis
Publique seu Artigo
Fale Conosco
Busca Geral
EGITO
As escolas funcionavam como templos e em algumas casas foram freqüentadas por pouco mais de vinte alunos. A aprendizagem se fazia por transcrições de hinos, livros sagrados, acompanhada de exortações morais e de coerções físicas. Ao lado da escrita, ensinava-se também aritmética, com sistemas de cálculo, complicados problemas de geometria associados à agrimensura, conhecimentos de botânica, zoologia, mineralogia e geografia.
O primeiro instrumento do sacerdote-intelectual é a escrita, que no Egito era hieroglífica (relacionada com o caráter pictográfico das origens e depois estilizada em ideogramas ligados por homofonia e por polifonia, em seguida por contrações e junções, até atingir um cursivo chamado hierático e de uso cotidiano, mais simples, e finalmente o demótico, que era uma forma ainda mais abreviada e se escrevia sobre folha de papiro com um cálamo embebido em carbono).
Ao lado da educação escolar, havia a familiar (atribuída primeira à mãe, depois ao pai) e a “dos ofícios”, que se fazia nas oficinas artesanais e que atingia a maior parte da população. Este aprendizado não tinha nenhuma necessidade de “processo institucionalizado de instrução” e “são os pais ou os parentes artesãos que ensinavam a arte aos filhos”, através do observar para depois reproduzir o processo observado. Os populares eram também excluídos da ginástica e da música, reservadas apenas a casta guerreira e colocadas como adestramento para guerra.
Pilares de um templo no Egito – edificados para representar florestas.
Escrita hieroglífica cursiva.
Mais produtos
Sobre Nós
Política de Privacidade
Contrato do Usuário
Anuncie
Fale Conosco
Copyright © 2008 - 2012 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.
COPGHT @ 2008 - 2012 SÓ PEDAGOGIA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário