terça-feira, 30 de outubro de 2012
HISORIA DA EDUCAÇÃO
Material de Apoio
Artigos Pedagógicos
Avaliação Educacional
Escola Digital
Educação a Distância
Educação Inclusiva
Educação Infantil
Estrutura do Ensino
Filosofia da Educação
Jovens e Adultos
Pedagogia Empresarial
Outros Assuntos
História da Educação
Linhas Pedagógicas
Metodologia Científica
Projetos/Planejamento
Biografias
Textos dos usuários
Atividades
Listar Todas
Por Níveis
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Por Disciplinas
Matemática
Língua Portuguesa
Ciências
Estudos Sociais
Língua Inglesa
Língua Espanhola
Entretenimento
Jogos On-line
Desenhos para Colorir
Contos e Poesias
Diversos
Glossário
Laifis de Educação
Estatuto da Criança
Indicação de Livros
Links Úteis
Publique seu Artigo
Fale Conosco
Busca Geral
História da Educação - Período do Renascimento
Resumo:
•Conhecida como o século das luzes;
•Interesse pela educação grega e romana;
•Privilégio aos que detinham o poder;
•Principais pensadores: João Amós Comennius e Jean Jackes Rousseau.
O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI. Foi um período da história européia marcado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte.
Para se lançar ao conhecimento do mundo e às coisas do homem, o movimento renascentista elegia a razão como a principal forma pela qual o conhecimento seria alcançado.
O renascimento deu grande privilégio à matemática e às ciências da natureza. A exatidão do cálculo chegou até mesmo a influenciar o projeto estético dos artistas desse período. Desenvolvendo novas técnicas de proporção e perspectiva, a pintura e a escultura renascentista pretendiam se aproximar ao máximo da realidade. Em conseqüência disso, a riqueza de detalhes e a reprodução fiel do corpo humano formavam alguns dos elementos correntes nas obras do Renascimento.
O Humanismo* representou tendência semelhante no campo da ciência. O renascimento confrontou importantes conceitos elaborados pelo pensamento medieval. No campo da astronomia, a teoria heliocêntrica, onde o Sol ocupa o centro do Universo, se contrapunha à antiga idéia cristã que defendia que a Terra se encontrava no centro do cosmos. Novos estudos de anatomia também ampliaram as noções do saber médico dessa época.
Os humanistas eram homens letrados profissionais, normalmente provenientes da burguesia ou do clero que, por meio de suas obras, exerceram grande influência sobre toda a sociedade; rejeitavam os valores e a maneira de ser da Idade Média e foram responsáveis por conduzir modificações nos métodos de ensino, desenvolvendo a análise e a crítica na investigação científica.
*Humanismo: O Humanismo é um movimento filosófico surgido no século XV dentro das transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas desencadeadas pelo Renascimento.
Mais produtos
Sobre Nós
Política de Privacidade
Contrato do Usuário
Anuncie
Fale Conosco
Copyright © 2008 - 2012 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.
COPYRIGHT @ 2008 - 2012 SÓ PEDAGOGIA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário