segunda-feira, 22 de outubro de 2012
POVOS PRIMITIVOS DA PENÍNSULA IBÉRICA
Situação geográfica de Portugal
Portugal faz parte da Península Ibérica, juntamente com a Espanha. Fica situado no extremo ocidental da Península.
Os primeiros povos da Península Ibérica
A Península Ibérica foi habitada, há mais de um milhão de anos, por povos primitivos, nómadas, que se
alimentavam de frutos selvagens, de raízes, da pesca e da caça. Viviam em grutas e cavernas e cobriam as suas paredes com gravações e pinturas de animais. Era a arte rupestre.
Estes povos com o passar do tempo tornaram-se sedentários e começaram a fixar-se em várias regiões. Na Península Ibérica fixaram-se os Iberos, os quais lhe deram o nome. Construiram grandes monumentos de pedra - dolmens ou antas, para depositarem os defuntos.
No séc.VI a.C. , os Celtas chegaram à Península Ibérica vindos do centro da Europa. Mais tarde juntaram-se ao Iberos e formaram os Celtiberos. Estes viviam em tribos e uma dessas tribos era a dos Lusitanos.
Devido à sua localização junto ao mar, a Península foi visitada por Fenícios, Gregos e Cartagineses que eram navegadores e comerciantes. Fundaram algumas cidades comerciais.
No séc. III a.C., os Romanos invadiram a Península Ibérica. Inicialmente encontraram grande resistência por parte dos Lusitanos. Após a conquista procederam ao que se chamou a Romanização. Construiram pontes, estradas, monumentos, aquedutos, divulgaram o latim, o direito romano e desenvolveram a agricultura. Permaneceram na Península durante vários séculos.
No séc. V, depois de Cristo, novos povos invadiram a Península Ibérica, os Vândalos, Suevos, Visigodos e Alanos, a quem os Romanos apelidavam de bárbaros. Os Visigodos tornaram-se senhores da Península com capital em Toledo e converteram-se ao Cristianismo.
No séc.VIII, deu-se a grande invasão dos Mouros que tomaram quase toda a Península, à excepção das Astúrias ao norte. A sua religião era o Islamismo.
Ruínas de Conímbriga
COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário