Globo.com
Globo.com
notícias esportes entretenimento vídeos Formul�rio de Buscabuscar no g1no googlena globo.comno shopping central globo.com assine a globo.com todos os sites / ciência da fé / ComportamentoCELULAR RSS O Portal de Notícias da Globo
29/10/08 - 11h31 - Atualizado em 29/10/08 - 16h12
Religião beneficia sociedade, mas por motivos 'egoístas', sugerem pesquisas
Desejo de manter reputação elevada aumentaria generosidade religiosa.
Fé também parece beneficiar cooperação dentro de grupos numerosos.
Reinaldo José Lopes
Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra
A- A+
Foto: Reprodução Parábola bíblica do Bom Samaritano, retratada por Jacopo Bassano em 1592: ao contrário do que pregava Jesus, bom comportamento religioso normalmente se volta para membros do grupo ao qual o benfeitor pertence (Foto: Reprodução)Religiões do mundo inteiro pregam a compaixão e a caridade, mas será que seus seguidores praticam mais essas virtudes, em média, do que os não-crentes? E o impacto religioso na vida social é positivo? De acordo com um estudo recente, a resposta mais provável é "sim" para ambas as perguntas -- mas com qualificativos importantes. Os dados experimentais sugerem que as pessoas religiosas tendem a seguir o que pregam na vida social -- mas principalmente em contextos que favoreçam sua reputação diante dos outros, e dirigindo seus atos compassivos e caridosos, em geral, a membros de sua própria fé.
Leia mais reportagens da série Ciência da Fé
A hipótese de que a religião faz bem para a vida em sociedade, mas pelos motivos aparentemente "egoístas" citados acima, é defendida por Ara Norenzayan e Azim F. Shariff, psicólogos da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. Em artigo na prestigiosa revista especializada americana "Science" , a dupla faz uma revisão dos principais trabalhos já publicados sobre a origem e a evolução dos aspectos "pró-sociais" -- ou seja, favoráveis à vida em sociedade -- da religião.
Essa área de pesquisa ainda está na infância, mas já trouxe alguns insights importantes sobre o fenômeno religioso. Os pesquisadores não estão interessados em provar ou desprovar a existência de Deus (há tanto pessoas de fé fervorosa quanto ateus entre eles); a idéia é apenas entender como a religiosidade e suas interações com a vida social surgiram ao longo da evolução humana.
saiba mais
Biólogos investigam as origens da fé religiosa na evolução do cérebro humano Cientistas querem descobrir mecanismos da crença religiosa Ex-padre defende que Deus e teoria evolutiva de Darwin são compatíveis Estudo relaciona descrença religiosa a QI alto Carta que revela desdém de Einstein por religião vai a leilão Após suspeita de erro, físicos voltam a estudar a idade do Santo Sudário
--------------------------------------------------------------------------------
O questionamento é simples: seguir as pregações das diferentes fés tem um custo significativo. Tanto o código de ética pregado por Jesus nos Evangelhos ("Amai vossos inimigos") quanto a versão menos tolerante do Antigo Testamento ("Olho por olho, dente por dente"), só para citar os exemplos mais conhecidos no Ocidente, exigem um esforço social significativo, seja para mostrar compaixão até com os piores malfeitores, seja para punir criminosos com a lei do talião. A idéia, portanto, é que existem mecanismos mentais ou sociais capazes de "convencer" as pessoas de que vale a pena seguir algum tipo de mandamento.
Deus está vendo
A hipótese mais provável, dizem Norenzayan e Shariff, é que o principal mecanismo tem a ver com o agudo senso de reputação dos seres humanos -- a nossa necessidade de projetar uma imagem positiva para os outros e para nós mesmos. Afinal, ninguém gosta de aproveitadores, e essas pessoas, se descobertas, tendem a ser excluídas das interações sociais.
Pesquisas seguidas mostraram que pessoas religiosas têm mais probabilidade de relatar comportamentos pró-sociais (como doações de caridade e voluntariado) do que as não-religiosas, mas na prática essas ações parecem estar atreladas à reputação. Ou seja, à idéia de que "Deus está vendo" -- e os outros também.
Os indícios de que isso é o que acontece são múltiplos. Em jogos econômicos de laboratório, por exemplo, a probabilidade de os participantes se comportarem como espertalhões cai drasticamente se não houver anonimato. Mais interessante ainda, a simples exposição a fotografias de olhos humanos, ou mesmo a desenhos esquemáticos de olhos, diminui a chance de trapaça nesse tipo de jogo, indicando que uma forma "não-concreta" de impedir o anonimato também leva ao aumento das ações pró-sociais.
E se os olhos forem substituídos por um agente sobrenatural/divino? Pois, em outro estudo psicológico de laboratório, universitários trapaceavam menos num jogo de computador se alguém comentasse com eles que o fantasma de um aluno freqüentava a sala onde estavam, ou se eles eram induzidos a pensar em Deus. Numa pesquisa com crianças, que ficavam sozinhas com uma caixa fechada e eram orientadas a não abri-la, o grau de obediência aumentava quando o pesquisador dizia a elas que a fictícia "princesa Alice" estava olhando.
Uma série de estudos também demonstra que, quando não há algum componente de "reputação" (em relação a Deus, aos outros ou a si mesmo), religiosos não são mais suscetíveis a agir de forma pró-social que não-religiosos. Num clássico experimento "Bom Samaritano", inspirado na famosa parábola de Jesus no Evangelho de Lucas, uma pessoa fingia estar caída na rua, precisando de ajuda, bem no caminho dos recrutados para participar de um experimento. Quem tinha religião não ajudou o coitado significativamente mais do que quem não tinha.
Confiança é tudo
Os pesquisadores do Canadá também avaliaram alguns estudos etnográficos e experimentais intrigantes, que parecem mostrar um maior grau de confiabilidade, seja real ou percebida, entre religiosos praticantes. Em fazendas comunitárias fundadas nos EUA no século 19, por exemplo, houve uma correlação estatística entre as bases da comunidade -- religiosa ou secular -- e sua sobrevivência: as comunas religiosas duraram mais tempo, com menos conflitos.
Em outro tipo de jogo econômico de laboratório -- uma pessoa recebe uma quantia em dinheiro e tem a opção de dar parte dessa quantia para um parceiro, o qual, então, tem a quantia recebida dobrada e pode rachar os lucros com o doador original --, a religiosidade também parece cimentar a confiança. Pessoas religiosas tendem a ceder mais dinheiro para o parceiro, e os religiosos que recebem essa soma parecem também devolver somas mais substanciais. É como se a religiosidade fosse percebida como um indicador de confiabilidade social.
Outro dado preliminar mostra uma correlação entre o tamanho das sociedades e o "tamanho" de seus deuses. ("Tamanho", neste caso, tem a ver com o conceito mais abstrato da interação desses deuses com a realidade e o mundo humano -- eles são "maiores" se forem onipotentes, oniscientes e supremamente bons, por exemplo.) O que parece ocorrer é que sociedades "grandes" também têm deuses "grandes", o que facilitaria a coesão social entre grupos numerosos de estranhos.
Finalmente, o mais curioso: também parece haver correlação entre divindades "grandes", preocupadas com a moralidade, e regiões em que há escassez de água. Para os pesquisadores, é possível que isso se explique pela necessidade de minimizar a quantidade de espertalhões e garantir a colaboração social em nome da sobrevivência em regiões muito secas. Coincidência ou não, regiões com falta d'água são o berço do judaísmo, do cristianismo e do islamismo.
Leia mais notícias de Ciência e Saúde
» escreva o seu comentário» leia todos os comentários (275)
Não é Fé|22/07/200910h41
Egoímo X vaidade= cegueira
O duque de La Rochefoucauld, escritor francês do século XVII, dizia q ´ficaríamos envergonhados de nossas melhores ações, se o mundo soubesse o q as motivou´. A afirmativa é válida porque se refere às criaturas que fazem filantropia a fim de alimentar sua vaidade pessoal.
Antonio|21/07/200909h34
Todos nós temos a nossa ´sombra´. Lado A e lado B. O lado A seria o que todos veem, lado B o que temos medo de mostrar... as máscaras que a gente usa.
A religião nunca foi limitador do nosso pensamento, mas uma expansão do mesmo, desde que não exista fanatismo.
Dimas|20/07/200918h19
Quando as pessoas querem acreditar em uma coisa não adianta, elas acreditam. Mesmo que sejam apresentadas provas claras de que esta ou aquela crença não pode ser verdadeira as pessoas teimam, racionalizam. Quem sabe um dia consigam pensar de forma mais crítica?
» leia todos os comentários (275)
Links Patrocinados
Manifesto Democratico
Venha fazer parte desta corrente, democracia plena no Brasil!
www.manifestodemocratico.com.br
sociedade
Instituto Millenium. Artigos, Pesquisas e Vídeos.
www.imil.org.br
Consulte Aqui Seu Cpf
Saiba Agora Se Seu Nome ou de Seu Cliente Está Sujo na Praça.
www.ConsultarCPF.net
Versão para impressão
Enviar para amigo
Compartilhar
Receber pelo celular
Assinar newsletter
Entre em contato
Enviar para amigo
Há problemas com o preenchimento do formulário.
A lista dos campos abaixo e assinalados em amarelo contém erro.
Há problemas com o preenchimento do formulário.
Preencha novamente o campo abaixo com o texto da imagem.
Sucesso!
Sua mensagem foi enviada com sucesso! Clique aqui para enviar uma nova mensagem ao G1.
Formulário de envio para amigoSeu nome
Seu e-mail
Enviar para
separar os emails por vírgulas
Comentário para seu amigo
limitado em 600 caracteres
preencha o campo abaixo com o texto da imagem
--------------------------------------------------------------------------------
Adicionar a favoritos delicious yahoo my web google bookmarks stumbleupon digg windows live reddit histórico de Comportamento
» leia todas as notícias de Comportamento
--------------------------------------------------------------------------------
publicidade
/ plantão TER, 31/8/2010
17h19 | Amazonia
Queimadas estão concentradas em áreas privadas, diz ministra
16h20 | Amazonia
Imazon detecta 172 km² de desmatamento em julho na Amazônia
12h35 | Amazonia
Índice de desmatamento da Amazônia em julho segue tendência de queda
» todas as notícias
--------------------------------------------------------------------------------
/ primeira página
Liminar da Justiça Federal suspende leilão de Belo MonteSe Irã fizer armas nucleares, terá que arcar, diz LulaRacing x CorinthiansChuva mata dois e deixa 18 cidades em emergência na BahiaMortos no ano por terremotos somam mais de 223 mil » primeira página
--------------------------------------------------------------------------------
editorias
Primeira Página Blogs e Colunas Brasil Carros Ciência e Saúde Cinema Concursos e Emprego Economia e Negócios Esporte Mundo Música Planeta Bizarro Política Pop & Arte Rio de Janeiro São Paulo Tecnologia e Games VC no G1 Vestibular e Educação Infográficos Fotos Vídeos Todas as notícias
--------------------------------------------------------------------------------
G1 especiais
África do Sul 2010 Amazônia Imposto de Renda Vírus A (H1N1) Mais especiais
--------------------------------------------------------------------------------
serviços
Guia Cultural RJ Guia Cultural SP Downloads Indicadores financeiros G1 no seu celular G1 no seu site Newsletter RSS Previsão do tempo Trânsito e Rotas Fale Conosco tv globo
Jornal Nacional Jornal da Globo Jornal Hoje Bom Dia Brasil Fantástico Acesso rápido à links sobre tv globomais programasGlobo RuralGlobo RepórterAçãoPEGN TVSPTVRJTVMGTVDFTVProfissão Repórter
--------------------------------------------------------------------------------
globo news
Em Cima da Hora Conta Corrente Jornal das Dez Acesso rápido à links sobre globo newsmais programasAlmanaqueArquivo NCidades e SoluçõesEntre AspasEspaço AbertoEstúdio iFatos e VersõesGlobo News DocumentoGlobo News EspecialGlobo News PainelMilênioMundo S/APelo MundoSarauSem FronteirasStarteVia Brasil
--------------------------------------------------------------------------------
outras mídias
Acesso rápido à links sobre outras mídiasjornais e revistasO GloboExtraÉpocaÉpoca NegóciosGalileuGlobo RuralRevista PEGNAutoesporteRevista CrescerrádiosCBNGlobo AMGlobo Rádio
--------------------------------------------------------------------------------
classificados
Carros e Motos
Imóveis
Empregos
todos os sites da globo.com
--------------------------------------------------------------------------------
globo.com | notícias | esportes | entretenimento | vídeos
--------------------------------------------------------------------------------
Formulário de Buscabuscar no g1no googlena globo.comno shopping
--------------------------------------------------------------------------------
central globo.com | assine a globo.com | todos os sites | meus dados | anuncie na globo.com
--------------------------------------------------------------------------------
2000-2010 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade
COPYRIGHT GLOBO.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário