Charles Wright MillsOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Charles Wright MillsCharles Wright Mills (Waco, Texas, 28 de agosto de 1916 — Nyack, Nova Iorque, 20 de março de 1962) foi um sociólogo norte-americano.
Mestre em artes, filosofia e sociologia pela Universidade do Texas, doutorou-se em sociologia e antropologia pela Universidade de Wisconsin. Foi professor de Sociologia das Universidades de Maryland e Columbia.
O autor ficou principalmente conhecido por seu livro A Imaginação Sociológica, publicado originalmente nos EUA em 1959. Nele o autor faz um apelo para que sociólogos não deixem a imaginação e a criatividade de lado, ao exercerem sua profissão, em favor de uma pretensa objetividade e neutralidade do trabalho científico. Para o autor as grandes obras e os grandes intelectuais da história nunca abriram mão de sua reflexividade e criatividade, além de uma postura crítica diante da realidade. Como exemplos de trabalhos intelectuais de sua época, Mills cita O Behemoth de Franz Neumann como obra científica estimulante à reflexão, e a obra de Talcott Parsons como exemplo da tendência cientificista da sociologia de sua época e de linguagem desnecessariamente complicada e inacessível ao grande público.
Uma das críticas de Mills à sociologia era de que esta deveria ser acessível à compreensão do grande público. Esta sua crítica fazia parte de seu argumento maior de que o intelectual deveria manter uma postura crítica e reflexiva diante da realidade, e assim tomar parte nos debates públicos de sua época.
Mills foi leitor atento da obra de Max Weber, tendo editado nos EUA uma compilação de textos deste último, juntamente com Hans H. Gerth, obra que ficou intitulada 'From Max Weber: essays in Sociology' (traduzida para o português como 'Ensaios de Sociologia'). Nesta obra, Mills e Gerth apresentam uma importante reflexão sobre a obra de Max Weber articulada a um escorço biográfico deste autor.
Para Mills, a racionalidade do mundo ocidental da atualidade não produziu a indispensável libertação do ser humano, já que as principais idelogias desenvolvidas - capitalismo e socialismo - não se mostraram aptas a prever e controlar intensos processos de mudança social.
[editar] ObrasElite do poder (1956).
A imaginação sociológica (1959).
Listen Yankee-the revolution in Cuba (1960).
0s marxistas (1962).
[editar] Ligações externasElite do poder Video
Elite do Poder
Elite do poder.(em espanhol)
Immanuel Wallerstein, C. Wright Mills (espanol)
A Mills Revival?
C.Wright Mills, The Sociological Imagination
C.Wright Mills:-Carta aberta à Nova Esquerda
Mills and the Revolution in Cuba.article (em espanhol)
C. Wright Mills, Sobre Artesania Intectuel, (espanol)
C.Wright Mills, On Intellectual Craftsmanship
C.Wright Mills,Structure of Power in American Society,British Journal of Sociology,Vol.9.No.1 1958
Sociology-Congress in Köln 2000 workshop: C. Wright Mills and his Power Elite: Actuality today?
Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Charles_Wright_Mills&oldid=32337495"
Ver avaliaçõesAvaliar esta página
Avaliar esta página
Avaliações
O que é isto?Avaliações médias atuais
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação
Conheço este assunto muito profundamente (opcional)
Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações
GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.
Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde
Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categoria: Sociólogos dos Estados UnidosCategoria oculta: !Esboços de biografiasFerramentas pessoais
Criar contaEntrarEspaços nominais
ArtigoDiscussãoVariantesVistas
LerEditarVer históricoAções
Busca
Navegação
Página principal
Conteúdo destacado
Eventos atuais
Esplanada
Página aleatória
Portais
Informar um erro
ColaboraçãoBoas-vindas
Ajuda
Página de testes
Portal comunitário
Mudanças recentes
Estaleiro
Criar página
Páginas novas
Contato
Donativos
Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão
FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página
Noutras línguasBosanski
Català
Česky
Deutsch
English
Español
Suomi
Français
Galego
Hrvatski
Italiano
日本語
한국어
Latviešu
Nederlands
Norsk (nynorsk)
Norsk (bokmål)
Polski
Română
Русский
Slovenčina
Svenska
Türkçe
Bân-lâm-gú
Esta página foi modificada pela última vez à(s) 16h34min de 24 de setembro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel 3
COPYRIGHT WIKIPÉDIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário