segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

RONALD REAGAN

Ronald ReaganOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para por outros usos, veja Reagan (desambiguação).
Ronald Reagan

40º presidente dos Estados Unidos
Mandato 20 de janeiro de 1981
a 20 de janeiro de 1989
Vice-presidente George H. W. Bush
Antecessor(a) Jimmy Carter
Sucessor(a) George H. W. Bush
33º Governador da Califórnia
Mandato 3 de janeiro de 1967
a 6 de janeiro de 1975
Antecessor(a) Pat Brown
Sucessor(a) Jerry Brown
Vida
Nome completo Ronald Wilson Reagan
Nascimento 6 de fevereiro de 1911
Tampico, Illinois
Falecimento 5 de junho de 2004 (93 anos)
Bel Air, Los Angeles, Califórnia
Nacionalidade estadunidense
Partido Republicano
Religião Presbiteriano
Profissão Ator
Assinatura
Filhos Maureen Reagan
Christine Reagan
Michael Reagan
Patti Davis
Ron Reagan
Serviço militar
Serviço/ramo Exército
Graduação Capitão
Unidade Forte MacArthur
ver
Ronald Wilson Reagan (Tampico, Illinois, 6 de Fevereiro de 1911 — Los Angeles, 5 de Junho de 2004) foi um ator e político estadunidense, 33º governador da Califórnia e 40º presidente dos Estados Unidos.

Nascido em Illinois, Reagan mudou-se para Los Angeles, Califórnia na década de 1930, onde trabalhou como ator e se tornou presidente da Screen Actors Guild (SAG), e porta-voz da General Electric (GE). Sua carreira política tem suas origens durante seu trabalho para a General Eletric. Originalmente membro do Partido Democrata, Reagan mudou para o Partido Republicano em 1962, tendo na época 51 anos de idade, creditando tal mudança às posições cada vez mais esquerdizantes do Partido Democrata, afirmando que o Partido Democrata o havia abandonado, ao deixar de ser o partido de Thomas Jefferson, Andrew Jackson e Grover Cleveland para se tornar o partido de Karl Marx, Vladimir Lênin, e Josef Stálin.[1]

Após realizar o seu famoso discurso A Time for Choosing, em apoio à candidatura de Barry Goldwater à presidência dos Estados Unidos em 1964, Reagan tornou-se um fenômeno no Partido Republicano, ganhando forte apoio entre os eleitores do partido e sendo persuadido a candidatar-se ao cargo de Governador da Califórnia. Foi eleito para o cargo dois anos depois, em 1966, e reeleito em 1970. Em 1968 e 1976, Reagan participou das primárias republicanas para escolha do candidato do partido à presidência, sendo derrotado em ambas as oportunidades. No entanto, em 1980 Reagan finalmente foi escolhido como candidato republicano e, logo após, elegeu-se presidente dos Estados Unidos, tornando-se o mais velho a ser eleito para o cargo (69 anos e 349 dias)[2].

Como presidente, Reagan implementou uma série de ousadas iniciativas econômicas e novas políticas. Sua política de recuperação econômica através do estímulo à oferta (supply-side economics), popularmente conhecida como "Reaganomics", incluiu medidas de desregulamentação e cortes de impostos, implementadas já no seu primeiro ano de mandato em 1981.

Índice [esconder]
1 Primeiros anos
2 Presidência dos Estados Unidos
2.1 Primeiro mandato
2.2 Segundo mandato
3 Atividade política
3.1 Relações com os Soviéticos
4 Vida pessoal
5 Carreira cinematográfica
6 Filmografia
6.1 Cinema
6.2 Televisão
7 Ver também
8 Referências
9 Ligações externas

[editar] Primeiros anosReagan nasceu em Tampico, Illinois, o segundo de dois filhos de John (Jack) Reagan e Nelle Wilson. Em 1920, depois de anos se mudando de cidade em cidade, a família estabeleceu-se na cidade de Dixon em Illinois. Em 1921, com dez anos de idade, Reagan foi batizado na igreja de sua mãe, a Discípulos de Cristo, em Dixon, e em 1924 ele começou a frequentar a Dixon's Northside High School. Formou-se em economia em 1932 na Universidade de Eureka, IL.

Em 1927, com dezesseis anos de idade, Reagan começou um trabalho no verão como salva-vidas em Lowell Park, a três quilómetros de Dixon na vizinha Rock River. Ele continuou a trabalhar como um salva-vidas em Rock River pelos sete anos seguintes, tendo salvo 77 pessoas de afogamento. Posteriormente, Reagan faria uma piada de que nenhuma dessas ter-lhe-ia agradecido.

[editar] Presidência dos Estados Unidos[editar] Primeiro mandatoEm seu primeiro mandato, Reagan sobreviveu a uma tentativa de assassinato. Enfrentou uma greve dos controladores de tráfego aéreo, encerrando a greve após dar um ultimato aos grevistas e intimá-los a se apresentarem ao trabalho ou procurarem outro emprego. Ordenou a Invasão de Granada, derrubando o recém-instaurado regime pró-soviético, alegando a necessidade de proteger os cidadãos americanos residentes na ilha.

Reagan foi reeleito em 1984 em uma vitória massacrante, ganhando em todos os Estados americanos, exceto em Washington, DC e no estado natal de seu oponente (Walter Mondale).

[editar] Segundo mandatoO segundo mandato de Reagan foi marcado principalmente por suas políticas externas, especialmente o fim da Guerra Fria, os ataques aéreos a Líbia em resposta ao sequestro de aviões comerciais americanos e o auxílio americano à resistência afegã. Reagan durante seu segundo mandato renunciou à estratégia de apaziguamento (détente) com a União Soviética, aumentando maciçamente os investimentos militares americanos. Reagan descreveu publicamente a URSS como "um Império do Mal" e deu amplo apoio a movimentos anticomunistas e de resistência na América Latina, África, Ásia e Europa. Reagan também negociou com Mikhail Gorbachev um acordo de não proliferação nuclear, resultando na diminuição do arsenal nuclear de ambos os países.

Em 1989, Reagan deixou a presidência dos Estados Unidos obtendo os maiores índices de aprovação popular do século XX nos Estados Unidos.

Em 1994, anunciou em carta à nação que sofria do Mal de Alzheimer. Morreu 10 anos depois, aos 93 anos de idade. De todos os presidentes dos Estados Unidos, foi o segundo mais longevo (depois de Gerald Ford) 93 anos, 120 dias) e o que foi eleito com idade mais avançada (69 anos, 349 dias).

[editar] Atividade políticaApoiou o senador ultraconservador Barry Goldwater à presidência em 1964, e tornou-se membro da facção mais conservadora do Partido Republicano, Reagan conseguiu ser eleito governador da Califórnia em 1966, vindo a desempenhar o cargo até 1974. Nesse período reprimiu manifestações estudantis contrárias à Guerra do Vietnã em universidades californianas. Tentou depois, em 1968 e em 1976, ser o candidato do seu partido às eleições presidenciais, mas só em 1980 conseguiu a nomeação.


Ronald Reagan e o general João Figueiredo, ex-presidente do Brasil, em montaria a cavalo.Derrotando o então presidente Jimmy Carter, tornou-se o quadragésimo presidente dos Estados Unidos. Cumpriu dois mandatos, de 1981 a 1989, tendo sempre como vice-presidente George Bush, que lhe viria a suceder no cargo.

Os anos da presidência foram marcados por importantes acontecimentos no plano interno e, sobretudo, no internacional. Reagan foi alvo de um atentado a tiro em 1981, ao qual sobreviveu mas que o deixou gravemente ferido. Entretanto, optou por praticar uma política externa agressiva, investindo na esfera da defesa e da diplomacia com o objectivo claro de combater o comunismo internacional, tendo dado apoio, inclusive, a vários ditadores de direita, como Ferdinand Marcos, das Filipinas. De fato, uma das marcas de sua postura política foi o anticomunismo.[3][4][5]

Os anos finais na presidência de Reagan foram perturbados por uma descoberta comprometedora: com o dinheiro resultante da venda ilegal de armas ao Irã estariam a ser apoiados os guerrilheiros Contra que se opunham ao regime de esquerda da Nicarágua. Esse episódio se tornaria conhecido como "escândalo Irã-contras". Embora não houvesse indícios claros de envolvimento ou sequer conhecimento da situação por parte do presidente, o caso abalou a credibilidade do próprio Reagan e a pressão da opinião pública levou ao afastamento de certos membros da sua administração.

Quando o então presidente Reagan visitou o Brasil em uma missão diplomática no ano de 1982, cometeu uma gafe quando em um banquete em Brasília, Ronald Reagan se levantou e propôs um brinde ao "povo da Bolívia". Estava ao seu lado o então ministro das relações exteriores do Brasil, Ramiro Elísio Saraiva Guerreiro [6]

[editar] Relações com os SoviéticosLogo no início de seu mandato, Reagan já fazia diversas piadas a respeito dos soviéticos, cubanos e comunistas, sendo a maioria delas provocativas, o que irritou as autoridades soviéticas, que iniciaram, sob a voz de Leonid Brejnev, uma onda de novas piadas, discursos irônicos e retóricas, que, para não deixara barato à Reagan, faziam ironias a respeito do sistema capitalista, enquanto os americanos também às lançavam, do final da década de 1970 até o início da de 1980, iniciava-se uma batalha suja, de pensamentos apocalípticos e piadas xenófobas e ideológicas entre ambos países, o que faria voltar o temor de uma guerra nuclear, que só terminaria com a morte do líder soviético em 1982.[7][8][9]

No seu segundo mandato, porém, Reagan manifestou abertura ao diálogo com o líder reformista soviético Mikhail Gorbachev. Os dois chegaram a acordo quanto à necessidade de ser efectuado um desarmamento progressivo de parte a parte, assim pondo fim à chamada Guerra Fria.

[editar] Vida pessoalFoi o mais longevo presidente dos EUA. Sua mão dominante era a esquerda, embora fosse considerado um ambidestro - possivelmente, um sinal de que foi forçado a treinar a escrita com a mão direita, na infância.[10][11]

Casou-se com Nancy Reagan em 4 de Março de 1952 na igreja Little Brown Church, em Valley, secretamente. Antes, já havia sido o terceiro marido da actriz Jane Wyman (entre 26 de Janeiro de 1940 e 28 de Junho de 1948). (Ela se casou posteriormente pela quarta e última vez.)

Em 1994, foi diagnosticado que sofria do Mal de Alzheimer, onde viria a morrer dez anos mais tarde. Faleceu em 5 de Junho de 2004. Encontra-se sepultado em Ronald W. Reagan Presidencial Livraria, Simi Valley, Condado de Ventura, Califórnia nos Estados Unidos.[12]

[editar] Carreira cinematográficaApós ter se graduado em economia em Eureka (1932), Reagan mudou-se para Iowa, onde trabalhou em uma estação de rádio; posteriormente trabalhou na rádio WOC em Davenport, e na rádio WH, em Des Moines, quando passou a ser o apresentador do time de baseball Chicago Cubs. Enquanto viajava com os Cubs, na Califórnia, Reagan fez um teste para o cinema, em 1937, assinando um contrato de sete anos com a Warner Brothers.

Inicialmente participou de alguns filmes B; em 1937, teve o primeiro filme creditado, Love Is on the Air, e em 1939 atuou em 19 filmes. Em 1940 atuou em Santa Fe Trail, e em 1942, alcançou sucesso com o filme Kings Row, de Sam Wood. Em uma cena desse filme, o personagem interpretado por Reagan, Drake McHugh, que teve as pernas amputadas por um sádico cirurgião, após voltar da anestesia diz: "Onde está o resto de mim"? ("Where's the rest of me?"). Reagan usou essas palavras no título de sua autobiografia em 1965. Reagan e muitos críticos consideravam Kings Row seu melhor filme. Apesar de Reagan ter se tornado uma estrela com seu desempenho, ele não pôde aproveitar seu sucesso, pois estava servindo nas Forças Armadas na Segunda Guerra Mundial. Após voltar da guerra, Reagan ainda atuou em diversos filmes, mas nunca mais voltou a fazer o mesmo sucesso que fez em Kings Row.

[editar] Filmografia[editar] CinemaLove Is on the Air (1937)
Hollywood Hotel (1937) – não creditado.
Sergeant Murphy (1938)
Swing Your Lady (1938)
Accident Will Happen (1938)
Cowboy from Brooklyn (1938)
The Amazing Dr. Clitterhouse (1938)
Boy Meets Girl (1938)
Girls on Probation (1938)
Brother Rat (1938)
Going Places (1938)
Secret Service of the Air (1939)
Dark Victory (1939)
Code of the Secret Service (1939)
Naughty But Nice (1939)
Hell’s Kitchen (1939)
The Angels Wash Their Faces (1939)
Smashing the Money Ring (1939)
Murder in the Air (1940)
Santa Fe Trail (1940)
Brother Rat and a Baby (1940)
An Angel from Texas (1940)
Knute Rockne, All American (1940)
Tugboat Annie Sails Again (1940)
Alice in Movieland (1940) – não creditado
The Bad Man (1941)
Million Dollar Baby (1941)
International Squadron (1941)
Nine Lives Are Not Enough (1941)
Kings Row (1942)
Juke Girl (1942)
Desperate Journey (1942)
Beyond the Line of Duty (1942)[13] Film vencedor da Best Short
Cadet Classification (1943) – narrador
The Rear Gunner (1943)
This Is the Army (1943)
Target Tokyo (1945) - Narrador (voz)[13][14]
Stallion Road (1947)
That Hagen Girl (1947)
The Voice of the Turtle (1947)
Joihn Loves Mary (1949)
Night Unto Night (1949)
The Girl from Jones Beach (1949)
The Hasty Heart (1949)
Louisa (1950)
The Big Truth (1951)
Bedtime for Bonzo (1951)
Storm Warning (1951)
The Last Outpost (1951)
Hong Kong (1952)
The Winning Team (1952)
She’s Working Her Way Through College (1952)
Tropic Zone (1953)
Law and Order (1953)
Prisioner of War (1954)
Cattle Queen of Montana (1954)
Tennessee's Partner (1955) – Western dirigido por Allan Dwan
Hellcats of the Navy (1957)
Heritage of Splendor (1963) - Narrador
The Killers (1964)
The Young Doctors (1964)
Back to the Future (1985) - Citado como futuro Presidente dos Estados Unidos em 1985.

[editar] TelevisãoNash Airflyte Theatre - The Case of the Missing Lady (1950)
Hollywood Opening Night - The Priceless Gift (1952)
Medallion Theatre - A Job for Jimmy Valentine (1953)
The Revlon Mirror Theater - Next Stop: Bethlehem (1953)
Lux Video Theatre - A Place in the Sun (1953/1954)
Lux Video Theatre - Message in a Bottle (1953/1954)
Schlitz Playhouse of Stars - The Edge of Battle (1953/1954)
Schlitz Playhouse of Stars - The Jungle Trap (1953/1954)
Schlitz Playhouse of Stars - The Doctor Comes Home (1953/1954)
The Ford Television Theatre - Beneath These Waters (1953/1954)
The Ford Television Theatre - And Suddenly, You Knew (1953/1954)
The Ford Television Theatre - The First Born (1953/1954)
General Electric Summer Originals - Jungle Trap (1956)
The DuPont Show with June Allyson - The Way Home (1960)
Startime - The Swingin' Singin' Years (1960)
Zane Grey Theater (The Westerners)" - The Long Shadow (1961)
General Electric Theater – Apareceu em 35 episódios (1954 – 1962)
The Dick Powell Show - The Last of the Private Eyes (1961 – 1963)
The Dick Powell Show - Who Killed Julie Greer? (1961 – 1963)
Wagon Train - The Fort Pierce Story (1963)
Kraft Suspense Theatre - A Cruel and Unusual Night (1964)
Death Valley Days – Apareceu em oito episódios (1964 – 1965)
[editar] Ver tambémTentativa de assassinato de Ronald Reagan
Referências↑ Reagan, Ronald. "A Time of Choosing" - "Back in 1936, Mr. Democrat himself, Al Smith, the great American, came before the American people and charged that the leadership of his Party was taking the Party of Jefferson, Jackson, and Cleveland down the road under the banners of Marx, Lenin, and Stalin"
↑ "Ronald Reagan dies at 93", CNN (Cable News Network LP), 2004, http://www.cnn.com/2004/ALLPOLITICS/06/05/reagan.health/index.html, visitado em 3 Fevereiro, 2010 CNN.com
↑ MANN, James. A History of the End of the Cold War. 396 pp. Viking.
↑ SCHWEIZER, Peter. Reagan's War: The Epic Story of His Forty Year Struggle and Final Triumph Over Communism. 288pp. Doubleday.
↑ Ronald Reagan. White House. Página visitada em 5 de agosto de 2011.
↑ O legado de Reagan
↑ Super Interessante: Especial Guerra Fria, Editora Abril
↑ http://www.lojaabril.com.br/detalhes/Revista-Superinteressante-Especial--Os-Bastidores-da-Guerra-Fria-96641
↑ http://mainestategop.blogspot.com/2009/02/ronald-reagans-soviet-jokes-hammer-and.html
↑ A Vast Left-Handed Conspiracy
↑ Four Out of Five Recent Presidents Are Southpaws
↑ Ronald Reagan no Find a Grave
↑ a b Helfer, Andrew (author), Steve Buccatello (artist), and Joe Station (artist). Ronald Reagan: A Graphic Biography. Hill and Wang. 25.
↑ "Target Tokyo." Victory in the Pacific. PBS. Accessed October 9, 2008.
[editar] Ligações externasBiografia de Ronald Reagan no Site da Casa Branca
Biografia de Ronald Reagan no UOL Educação
Perfil de Ronald Reagan no site da Universidade da Virgínia (Miller Center)
Precedido por
Jimmy Carter Presidente dos Estados Unidos
1981 — 1989 Sucedido por
George H. W. Bush
O Commons possui multimídias sobre Ronald ReaganO Wikiquote possui citações de ou sobre: Ronald Reagan[Expandir]v • ePresidentes dos Estados Unidos
Washington • J. Adams • Jefferson • Madison • Monroe • J.Q. Adams • Jackson • Van Buren • W. Harrison • Tyler • Polk • Taylor • Fillmore • Pierce • Buchanan • Lincoln • A. Johnson • Grant • Hayes • Garfield • Arthur • Cleveland • B. Harrison • Cleveland • McKinley • T. Roosevelt • Taft • Wilson • Harding • Coolidge • Hoover • F. Roosevelt • Truman • Eisenhower • Kennedy • L. Johnson • Nixon • Ford • Carter • Reagan • G.H.W. Bush • Clinton • G.W. Bush • Obama


[Expandir]v • eGovernadores da Califórnia (1767 — 2012)
Antes do Estado
(1767 — 1849) de Portolà · Fages · Rivera · de Neve · Fages · Roméu · Arrillaga · Borica · Alberní · Arrillaga · J. Argüello · Solá · L. Argüello · Echeandía · Victoria · P. Pico · Zamorano · Echeandía · Figueroa · Castro · Gutierrez · Chico · Gutierrez · Alvarado · Carrillo · Alvarado · Micheltorena · P. Pico · Flores · A. Pico · Ide · Sloat · Stockton · Frémont · Kearny · Mason · Smith · Riley

Estado
(desde 1849) Burnett · McDougall · Bigler · J Johnson · Weller · Latham · Downey · Stanford · Low · Haight · Booth · Pacheco · Irwin · Perkins · Stoneman · Bartlett · Waterman · Markham · Budd · Gage · Pardee · Gillett · H Johnson · Stephens · Richardson · Young · Rolph · Merriam · Olson · Warren · Knight · P Brown · Reagan · J Brown · Deukmejian · Wilson · Davis · Schwarzenegger · J Brown


Portal da política Portal da Califórnia Portal dos Estados Unidos
[Expandir]v • eDireita política
Ideologias principais Liberalismo · Libertarianismo · Democracia cristã · Conservadorismo · Ultranacionalismo
Personalidades Adam Smith · Edmund Burke · Russell Kirk · Alexis de Tocqueville · Olavo de Carvalho · Friedrich Hayek · Ludwig von Mises · José Ortega y Gasset · Arthur Balfour · Margaret Thatcher · Joseph de Maistre · Winston Churchill · Eric Voegelin · John Henry Newman · Eugen Rosenstock-Huessy · Calvin Coolidge · Grover Cleveland · John Adams · Fiódor Dostoiévski · Mortimer Adler · Louis Lavelle · Benjamin Disraeli · Juan Donoso Cortés · Malcolm Muggeridge · Murray Rothbard · William F. Buckley Jr. · George Washington · Carlos Lacerda · Gustavo Corção · Francisco Sá Carneiro · Ronald Reagan


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ronald_Reagan&oldid=28733194"
Categorias: Mortos em 2004AmbidestrosCanhotosPresidentes dos Estados UnidosGovernadores da CalifórniaPessoas da Guerra FriaAnticomunistas dos Estados UnidosCavaleiros da Ordem do BanhoMembros do Partido Republicano (Estados Unidos)Sobreviventes de tentativas de assassinatoPresbiterianos dos Estados UnidosCategorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em tcheco!Artigos destacados na Wikipédia em inglês!Artigos destacados na Wikipédia em lituano!Artigos destacados na Wikipédia em sueco
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans አማርኛ Aragonés العربية مصرى Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български বাংলা Bosanski Català Cebuano Corsu Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Føroyskt Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Gaelg עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Қазақша 한국어 Ripoarisch Kernowek Latina Lietuvių Latviešu मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ Nāhuatl Nedersaksisch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Diné bizaad Occitan Kapampangan Polski پنجابی Rumantsch Română Русский Kinyarwanda Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски සිංහල Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் ไทย Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Tiếng Việt Winaray მარგალური ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 12h26min de 6 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas