segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

GEORGE W. BUSH

George W. BushOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
George W. Bush

43º presidente dos Estados Unidos
Mandato 20 de janeiro de 2001
a 20 de janeiro de 2009
Vice-presidente Richard Cheney
Antecessor(a) Bill Clinton
Sucessor(a) Barack Obama
46° Governador do Texas
Mandato 17 de janeiro de 1995
a 21 de dezembro de 2000
Antecessor(a) Ann Richards
Sucessor(a) Rick Perry
Vida
Nome completo George Walker Bush
Nascimento 6 de julho de 1946 (65 anos)
New Haven, Connecticut
Nacionalidade Americano
Partido Republicano
Religião Metodista
Profissão Empresário
Residência Dallas, Texas
Crawford, Texas
Assinatura
Website georgewbush-whitehouse.archives.gov
Filhos Barbara Pierce Bush
Jenna Bush
ver
George Walker Bush (pronúncia inglesa: /ˈdʒɔrdʒ ˈwɔːkər ˈbʊʃ/ ouça) (New Haven[1], 6 de julho de 1946) é um político estadunidense, tendo sido o 43º presidente dos Estados Unidos, de 2001 a 2009 e o 46º governador do Texas, de 1995 a 2000.

George é o filho mais velho de George H. W. Bush (o 41º presidente) e Barbara Bush, fazendo-o um dos apenas dois presidentes norte-americanos a serem filhos de um presidente anterior.[2] Após graduar-se pela Universidade Yale em 1968, e a Harvard Business School em 1975, Bush trabalhou na empresa de petróleo de sua família. Casou-se com Laura Welch em 1977 e, sem sucesso, candidatou-se para a Câmara dos Representantes logo em seguida. Ele depois co-possuiu o time de beisebol Texas Rangers, após derrotar Ann Richards nas eleições governamentais do Texas de 1994. Em uma eleição fechada e controversa, Bush foi eleito Presidente em 2000 como o candidato republicano, recebendo uma maioridade dos votos eleitorais, porém perdeu nos votos populares para o então-Vice Presidente Al Gore.

Depois de oito meses de Bush iniciar o seu primeiro mandato como presidente, os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 ocorreram. Em resposta, Bush anunciou uma guerra global contra o terrorismo, ordenou uma invasão ao Afeganistão no mesmo ano, e uma invasão ao Iraque em 2003. Além das questões de segurança nacional, Bush promoveu políticas de reforma na economia, saúde, educação, e segurança social. Ele assinou leis de corte geral de impostos[3], o No Child Left Behind Act e a Medicare para idosos. Sua posse viu um debate nacional sobre a imigração e Segurança Nacional.[4]

Bush concorreu, com êxito, à reeleição contra o democrata John Kerry em 2004, conquistando 50,7% dos votos populares contra 48,3% de seu oponente. Após sua reeleição, Bush recebeu críticas cada vez mais fervorosas de conservadores.[5][6][7] Em 2005, a Administração de Bush sofreu as críticas generalizadas sobre movimentação do furacão Katrina.[8] Em dezembro de 2007, os Estados Unidos entraram na maior recessão pós-Segunda Guerra Mundial.[9] Isto levou a administração de Bush a ter um controle mais direto da economia, adotando vários programas econômicos destinados a preservar a estrutura financeira do país. Apesar de Bush ter sido um presidente popular em seu primeiro mandato,[10] sua popularidade declinou drasticamente no segundo mandato.[11][12][13][14]

Após deixar o cargo, em 2009, na posse de seu sucessor, Barack Obama, Bush retornou ao Texas. Ele é atualmente um orador público e autor de um livro que fala sobre sua vida e sobre sua presidência, intitulado Decision Points.[15]

Índice [esconder]
1 Origem, infância, e juventude
1.1 Serviço militar
1.2 Problemas com drogas e álcool
2 Carreira profissional e política
3 Popularidade
4 Política externa e segurança
4.1 Afeganistão
4.2 Iraque
5 Legislação
6 Ver também
6.1 Organismos e instituições
6.2 Comunicação Social
7 Referências

[editar] Origem, infância, e juventude
George W. Bush como tenente na Guarda Aérea Nacional do Texas.George W. Bush nasceu no estado de Connecticut, filho de George e Barbara Bush. Seu avô paterno, Prescott Bush, também foi um influente senador e empresário. George Bush foi levado ainda muito jovem à cidade de Midland, na zona petrolífera do Texas. Lá criou-se, mudando-se mais tarde com sua família a Houston, uma cidade bem maior, também no Texas. Teve quatro irmãos mais novos: Jeb, Neil, Marvin, e Dorothy. Uma irmã mais nova, Robin, morreu de leucemia em 1953 aos três anos de idade.

Seguindo a tradição familiar, Bush foi enviado a Academia Phillips, em Andover, Massachusetts, onde passou os anos de 1961 a 1964. Após sua formatura, entrou para a Universidade Yale em setembro, 1964. Obteve diploma em História em 1968.

É casado com Laura Bush, e tem as gêmeas Barbara Bush e Jenna Bush (nascidas em 1981). O ex-primeiro-ministro da Alemanha, Gerhard Schröder, deu declarações dizendo que acredita que boa parte das decisões políticas que George W. Bush toma são oriundas das consultas diárias a Deus que ele alega ter,[16] apesar de nunca ter declarado publicamente sua religião.

[editar] Serviço militarApós sua formatura, Bush prestou o serviço militar, mas não lutou na Guerra do Vietnã. Alistou-se na Guarda Aérea Nacional do Texas (Texas Air National Guard). Em 1970 pilotou caças F-102, recebendo uma promoção a primeiro-tenente. Ainda em 1970, recebeu autorização para transferir-se a Guarda Aérea Nacional do Alabama, a fim que pudesse trabalhar como director político na campanha de Winton M. Blount para o senado nacional. Em Setembro de 1973 foi autorizado pela Força Aérea a frequentar a Escola de Administração de Empresas de Harvard (em inglês Harvard Business School, da Harvard University). Bush recebeu um licenciamento honorável (honorable discharge), passando à reserva pouco antes de ser disponibilizado no dia 1° de Outubro de 1973.

Em 2004, Bush tentou, sem muito sucesso, minimizar a polêmica sobre seu registro militar, depois de apresentar contracheques e fichas de serviço, que segundo seus assessores provam que ele cumpriu com seu dever durante a Guerra do Vietnã. Críticos o acusam de ter-se ausentado sem permissão em várias oportunidades entre 1972 e 1973.

[editar] Problemas com drogas e álcoolDurante sua primeira campanha à Presidência dos Estados Unidos, Bush admitiu ter tido problemas com álcool. Ao se eleger pela 1ª vez, agradeceu a Jesus por tê-lo ajudado a se curar do alcoolismo. Gravações secretas feitas por um amigo (Doug Wead), realizadas entre 1998 e 2000, mostram que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ferrenho defensor de valores conservadores, aparentemente admitiu ter fumado maconha na juventude, segundo o jornal "The New York Times". Nas conversas com Wead,ele reconheceu ter tido um "comportamento selvagem" e disse nunca ter negado o uso de cocaína.[17]

[editar] Carreira profissional e políticaEm 1978 Bush candidatou-se à Câmara dos Representantes e foi derrotado pelo Senador de Estado Kent Hance do Partido Democrata.

Bush começou a sua carreira na indústria do petróleo em 1979 quando iniciou a actividade da Arbusto Energy, uma companhia de exploração de petróleo e gás que formou em 1977 com fundos remanescentes do seu fundo fiduciário de educação. A crise do petróleo do fim dos anos 1970 atingiu a Arbusto Energy e, após a mudança do nome para Bush Exploration Co., Bush vendeu a companhia em 1984 à Spectrum 7, outra firma de exploração de petróleo e gás do Texas. De acordo com as condições de venda, Bush ficou CEO da Spectrum 7. A história repetiu-se quando a crise do petróleo de 1985-1986 levou a Spectrum 7 à falência. A Spectrum 7 foi posteriormente resgatada pela aquisição da Harken Energy Corp em 1986 e Bush ficou como director da Harken.

Bush foi acusado de utilizar conhecimentos internos na venda de acções, quando se encontrava em funções no Conselho Directivo da Harken Energy Corp. em 1991. Depois da venda das acções, a Harken registrou um prejuízo de 23,2 milhões de dólares no trimestre. Uma investigação SEC em 1992 apurou que Bush "não se envolveu em comércio interno ilegal". Os críticos de Bush alegam que a investigação foi influenciada pelo facto de Bush ser filho do Presidente dos Estados Unidos, embora também não tenha sido desencadeada qualquer acção durante a presidência de Bill Clinton.

Depois de trabalhar na campanha presidencial norte-americana de 1988 de seu pai, ele agregou um grupo de amigos íntimos de seu pai como parceiros para comprar a franquia de beisebol Texas Rangers, em 1989. Críticos de Bush alegam improbidade na empresa, que lucrou US$ 170 milhões, incluindo a tática de comprar tanto o time, quanto o estádio e a terra em que ele jogava, e também a sua venda posterior a uma família amiga que doaria dinheiro à campanha de Bush em 2000. Bush faturou US$ 15 milhões com a venda do time em 1998.

Bush tornou-se presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2001, sendo vitorioso em uma das mais acirradas eleições gerais da história dos Estados Unidos, derrotando o Vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, do partido Democrata, por apenas 5 votos do colégio eleitoral. Gore venceu no voto popular com uma vantagem de mais de 500 000 votos. O resultado foi definido por uma maioria de apenas centenas de votos populares na Flórida, estado governado na época por Jeb Bush, irmão de George W., e até a validade de votos foi centro de disputas judiciais. Até então, a última eleição em que o voto popular apontara um candidato diferente do colégio eleitoral havia sido a de 1888.

[editar] PopularidadeA seguir aos atentados de 11 de Setembro de 2001, o Presidente Bush atingiu os mais altos índices de apoio da história, acima dos 90 por cento, de acordo com a maioria das sondagens. Altos índices de apoio são comuns para os Presidentes em tempo de guerra, mas Bush conseguiu mantê-los durante um ano após os atentados. Em Novembro de 2002, Bush tinha índices de apoio mais altos do que qualquer outro Presidente durante eleições intercalares desde Dwight Eisenhower.

Nas eleições intercalares de 2002, o Partido Republicano retomou o controlo do Senado dos Estados Unidos e aumentou sua maioria na Câmara de Representantes, contrariando a tendência histórica. Historicamente, o partido na Casa Branca perde lugares nas eleições intercalares. Constituiu apenas a terceira vez desde a Guerra Civil Americana que um partido à frente da Casa Branca tenha ganho lugares em ambas as câmaras do Congresso em eleições intercalares (as outras vezes foram em 1902 e em 1934). Houve quem sugerisse que a vitória histórica fosse devida à popularidade de Bush e à sua vigorosa campanha a favor dos Republicanos em muitos círculos duvidosos. Houve, contudo, quem argumentasse que os Democratas perderam as eleições por causa da sua timidez em criticar Bush, um Presidente popular em "tempo de guerra".

Em 2003, os índices de apoio a Bush começaram uma lenta descida dos valores de 2001. Nos finais de 2003 os índices de apoio encontravam-se ao nível dos 50%, os mais baixos da sua presidência. Estes números, no entanto, eram ainda historicamente sólidos para o terceiro ano duma presidência, quando os opositores ao Presidente normalmente começam a sua campanha a sério. A maioria das sondagens relaciona a descida com a preocupação crescente sobre a ocupação do Iraque liderada pelos Estados Unidos e com a fraca recuperação da economia desde a recessão de 2001. Posteriormente, durante as eleições primárias dos Democratas, a maioria das principais sondagens dava Bush como perdendo para diversos candidatos Democratas por uma estreita margem.

Uma pesquisa conjunta entre o USA Today e o Instituto Gallup, feita em Julho de 2007, revelou que somente 29% dos americanos apoiavam o governo, transformando Bush num dos presidentes mais impopulares das últimas décadas.

[editar] Política externa e segurança
Bush em visita ao Brasil no ano de 2007.A plataforma de política externa mais significativa de Bush antes de tomar posse envolvia o apoio a uma economia e relação política mais fortes com a América Latina, em especial o México, e uma diminuição do envolvimento na "nation-building" e noutros compromissos militares de menor dimensão.

A decisão de Bush de impor um imposto sobre o aço importado e de abandonar iniciativas globais tais como o Protocolo de Quioto, o Tratado ABM, e um tratado mineiro internacional, tem sido apontada como prova de que ele e a sua administração têm uma política de acção unilateral nas questões internacionais. A administração Bush, contudo, defendeu que em todos os casos esta política era a adequada. Declarou, por exemplo, que o Protocolo de Quioto era "desleal e inútil" porque deixava de fora 80 por cento do mundo e "causava sérios prejuízos à economia americana", e que o Tratado ABM era uma relíquia da Guerra Fria que deixava os Estados Unidos à mercê de ataques nucleares dos estados piratas.

Muitos governos criticaram o facto de os Estados Unidos não terem ratificado o Protocolo de Quioto, que fora assinado pelo Presidente Bill Clinton. Clinton recomendara ao seu sucessor (Bush) que "não" apresentasse o tratado a ratificação sem que o seu articulado reflectisse as preocupações dos Estados Unidos. Bush, que se opunha ao tratado, não apresentou a proposta do tratado ao executivo Estadounidense para aprovação. É duvidoso que o tratado passasse a lei nos Estados Unidos se fosse apresentado para ratificação ao Senado dos Estados Unidos pois, em 1997, antes de o Protocolo de Quioto ser negociado, o Senado aprovou, com uma votação de 95 a 0, a Resolução Byrd-Hagel, que estipulava que os Estados Unidos não deviam assinar nenhum protocolo que não incluísse metas e calendários tanto para as nações em desenvolvimento como para as industrializadas sob pena de que "resultariam sérios prejuízos para a economia dos Estados Unidos". Isto sem ter em conta de que Bush é um opositor ao tratado.

Imediatamente após os atentados de 11 de Setembro, observou-se uma mudança de posições. No seguimento de debates e discussões no seio do seu recém-criado Gabinete de Guerra durante o fim de semana a seguir a 11 de Setembro, a política externa (e também a interna, embora em menor grau) de Bush foi definida, acima de tudo, pela Guerra contra o Terrorismo. Esta posição foi descrita em primeira mão numa "Comunicação a uma Sessão Conjunta do Congresso e do Povo Americano" especial no dia 20 de setembro de 2001, na qual Bush anunciou que os Estados Unidos estavam em guerra contra o terrorismo.

Em Julho de 2002, Bush cortou 34 milhões de dólares ao financiamento do Fundo dos Povos das Nações Unidas (UNFPA). Este financiamento tinha sido estabelecido pelo Congresso em Dezembro anterior. Bush alegou que a UNFPA apoiava o aborto e a esterilização forçada no continente da China. Esta sua justificação provinha dum grupo bipartidário de membros antiaborto do Congresso e duma organização antiaborto intitulada Instituto para Investigação sobre População, que afirmavam ter obtido provas originais gravadas em vídeo de vítimas de abortos forçados e esterilizações forçadas em regiões onde a UNFPA actuava na China. A decisão foi elogiada por muitos dos movimentos pró-vida, incluindo a maior organização americana de mulheres políticas públicas, a Mulheres Preocupadas com a América.

Os defensores do direito ao aborto criticaram a decisão, e sublinharam que o PRI recusara disponibilizar as informações que permitiriam ao grupo localizar as mulheres, e por isso não era possível uma verificação independente às acusações do PRI. Nem era possível confirmar que os fundos da UNFPA estivessem mesmo por detrás do aborto e da esterilização forçadas alegadas no vídeo. No entanto, enviaram para a China uma equipa de investigação dos factos para investigarem a situação, e a equipa relatou que os fundos da UNFPA não tinham sido utilizados em abortos nem em esterilizações forçadas.

A presidência de Bush também tem sido marcada por tensões diplomáticas com a República Popular da China e a Coreia do Norte. A Coreia do Norte, liderada por Kim Jong II, considerada por Bush como um dos governos que integram o Eixo do Mal, ignorando acordo internacional assinado em 1999, durante o governo Clinton, que previa a desativação de todas as pesquisas que pudessem produzir tecnologia nuclear, mais especificamente arsenal nuclear (como mísseis balísticos e bombas atômicas), lançou no dia 4 de Julho de 2006, segundo fontes internacionais, sete mísseis balísticos. O país comunista afirmou ter o direito de testar tais mísseis, pois é um país soberano. Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul estudam pedir à ONU sanções econômicas contra a Coreia do Norte.

Bush tem o desejo de reatar o processo de paz em Israel e proclamou publicamente que gostaria que um estado palestino fosse criado antes de 2005. Ele rascunhou um caminho para a paz, em cooperação com a Rússia, a União Europeia e a ONU, que contava com exigências de ambos os lados (palestinos e israelenses), antes que um estado palestino pudesse ser criado.[18]

George W. Bush recusou-se a assinar o Protocolo de Kyoto. Além disso, o presidente Estadounidense invadiu o Iraque com a justificativa de produção de armas químicas no país islâmico, contudo até hoje não foi encontrado nenhum vestígio dessa afirmação. Bush segue com sua política de guerra, recusando-se a retirar as tropas americanas do Iraque, mesmo com apelo da população dos Estados Unidos.

[editar] AfeganistãoVer artigo principal: Guerra do Afeganistão

Bush fala ao povo direto do Ground Zero (Marco Zero) em Nova Iorque, 14 de setembro de 2001.Em 7 de outubro de 2001, forças aéreas dos Estados Unidos e do Reino Unido iniciaram um pesado bombardeio a cidades do Afeganistão e em 13 de novembro, tropas da OTAN já estavam em Cabul. O principal objetivo da guerra era derrubar o governo do Talibã, expulsar a al-Qaeda do Afeganistão e capturar seus líderes. Em dezembro de 2001, o Pentágono reportou que o Talibã havia sido derrotado[19] mas alertou que a guerra continuaria contra a al-Qaeda e contra os remanescentes do velho regime.[19] Mais tarde naquele ano a ONU instalou o Governo Interino Afegão liderado por Hamid Karzai.[20][21]

Esforços para capturar ou matar o líder da al-Qaeda Osama bin Laden falharam quando ele fugiu da batalha em dezembro de 2001 na região montanhosa de Tora Bora e mais tarde a Administração Bush reconheceria que o motivo da falha em capturar Osama foi devido a falta de comprometimento das tropas americanas no país e o baixo número de tropas americanas lá.[22] Não foi até maio de 2011, dois anos depois que Bush deixou o poder, que Bin Laden foi morto por tropas americanas. O sucessor de Bin Laden, Ayman al-Zawahiri, assim como o líder do Talibã, Mohammed Omar, permanecem livres.

Apesar do sucesso inical em expulsar o Talibã de Cabul, no começo de 2003 os insurgentes já haviam se reagrupado e se preparado para luta, com novas armas e recrutas.[23] Em 2006, a insurgência talibã retornou mais forte, ornanizada e em grande número. As respostas por parte das Forças Aliadas como a Operação Mountain Thrust não conquistaram o sucesso desejado.[24][25][26] Foi então que o presidente Bush ordenou o envio de 3.500 soldados adicionais para o país em maio de 2007.[27]

[editar] IraqueVer artigo principal: Guerra do Iraque
A começar pelo Acordo de Libertação do Iraque aprovado como lei pelo Presidente Clinton em 1998, o governo estadounidense exigiu uma mudança de regime no Iraque. A plataforma da campanha do Partido Republicano em 2002 exigia uma "completa implementação" do acordo e o afastamento do Presidente iraquiano, Saddam Hussein, insistindo na reconstituição de uma coligação, sanções mais graves, reinício das inspecções e apoio ao Congresso Nacional Iraquiano. Em Novembro de 2001, Bush pediu ao Secretário da Defesa Donald Rumsfeld para começar a delinear um plano de guerra. Nos princípios de 2002 Bush começou a pressionar publicamente uma mudança de regime, indicando que o seu governo tinha razões para acreditar que o governo iraquiano tinha ligações a grupos terroristas, estava a fabricar armas de destruição em massa e não cooperava o bastante com os inspectores de armamento das Nações Unidas. Em Janeiro de 2003, Bush estava convencido que a diplomacia não estava a funcionar e começou a avisar os países aliados, tais como a Arábia Saudita, que a guerra era iminente.

Em fevereiro de 2003, o então Secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, apresentou na ONU um relatório de inteligência que se provou falso e acusou o Iraque de mentir aos inspetores de armas. Embora não fosse assinado nenhum acordo autorizando o uso da força no Conselho de Segurança das Nações Unidas, a guerra foi desencadeada em Março de 2003.

Saddam Hussein foi deposto e pôs-se em fuga em 10 de abril quando Bagdá foi capturada, e foi subsequentemente localizado e capturado em dezembro.

Sobre os prováveis reais motivos que levaram os Estados Unidos para a guerra, o vice-secretário da Defesa dos Estados Unidos, Paul Wolfowitz, afirmou que "nadar em petróleo" foi a principal razão para a ação militar no Iraque e era o que os diferenciava de outras nações consideradas hostis por Washington: "A principal diferença é que no caso do Iraque, economicamente falando, nós simplesmente não tínhamos escolha. O país [Iraque] nada em um mar de petróleo".[28]

O próprio Bush admitiu que não existiam armas de destruição em massa no Iraque: "Muitas agências de inteligência acreditaram que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa, e é verdade que essa informação se provou errada".[29]

O saldo da Guerra do Iraque é de aproximadamente 4000 soldados norte-americanos mortos e 27 000 feridos. Estimativas sobre o número de iraquianos mortos pela violência da guerra variam de 70 000 a 150 000.[30] Foram gastos cerca de US$ 3 trilhões nos 8 anos de ocupação.[carece de fontes?]

[editar] Legislação
Bush assina corte de impostos em 7 de Junho de 2001.Entre as leis mais importantes de Bush estavam vários cortes de impostos, o ato "Nenhuma Criança Deixada para Trás", e as reformas no sistema de saúde. Enquanto os apoiantes de Bush alegam que os cortes de impostos aumentam a prosperidade da recuperação da economia e a criação de empregos, os seus oponentes os acusam dizendo que Bush está criando um déficit histórico.

Do orçamento de US$ 2,4 trilhões para 2005, aproximadamente 450 bilhões de dólares são planejados para serem gastos com defesa. O Congresso aprovou uma verba de US$ 87 bilhões para o Iraque e o Afeganistão em novembro, e já tinha aprovado mais US$ 79 bilhões na última primavera. A maioria destes fundos foram para as operações militares dos Estados Unidos nos dois países.

O ato "Nenhuma Criança Deixada para Trás" tem como alvo o aprendizado infantil, a medição do desempenho dos estudantes e também garante mais recursos para escolas.

[editar] Ver tambémEleição de 2000
Eleição de 2004
Conservadorismo
Partido Republicano
História dos Estados Unidos
Bushismo
Michael Moore
Living With War
[editar] Organismos e instituiçõesPágina da Casa Branca
Biografia da Casa Branca
Página de George W. Bush
[editar] Comunicação SocialCobertura do Yahoo! News sobre a administração Bush
Nominação de Bush para o Prêmio Nobel
Referências↑ The White House: W. Bush
↑ http://www.americanpresidents.org/presidents/president.asp?PresidentNumber=6
↑ "$1.35 trillion tax cut becomes law", CNN, 7 de junho de 2001. Página visitada em 21 de outubro de 2007.
↑ March 18, 2003 Presidential Letter. The White House (March 19, 2003). Página visitada em September 1, 2008.; Powell, Colin (5 de fevereiro de 2003). U.S. Secretary of State Colin Powell Addresses the U.N. Security Council. The White House. Página visitada em 1 de setembro de 2008.
↑ Associated Press. "Republican right abandoning Bush", MSNBC, 5 de maio de 2006. Página visitada em 23 de junho de 2009.
↑ David Paul Kuhn and Jonathan Martin (20 de junho de 2007). Republican candidates begin snubbing Bush. Politico. Página visitada em 11 de maio de 2008.
↑ Kelley Beaucar Vlahos (February 13, 2006). Illegal Immigration, Unchecked Spending Siphon Conservatives From GOP Base. FOXNews.com. Página visitada em May 11, 2008.
↑ http://tvnz.co.nz/view/page/425822/609550
↑ "SF Fed Economics see longest recession since WW2", Reuters, 28 de janeiro de 2012. Página visitada em 24 de abril de 2009.
↑ Bush Job Approval at 28%, Lowest of His Administration. Gallup (11 de abril de 2008). Página visitada em 20 de janeiro de 2009.
↑ "President Bush's Approval Ratings", 'The Washington Post'. Página visitada em 23 de junho de 2009.
↑ Bush: Job Ratings. Pollingreport.com. Página visitada em 20 de outubro de 2008.
↑ The National Economy. Americanresearchgroup.com. Página visitada em 20 de outubro de 2008.
↑ Bush Job Approval Highest in Gallup History. Gallup.com. Página visitada em 20 de outubro de 2008.
↑ Italie, Hillel. "George W. Bush's memoir, 'Decision Points', to have print run of 1.5M copies", 7 de outubro de 2010.
↑ "Bush acredita que dialoga com Deus, diz Schröder" - Agência Efe, 22 de outubro de 2006 (visitado em 3-8-2008)
↑ http://www.nytimes.com/2005/02/20/politics/20talk.html?ex=1266555600&en=ad6540934cd33780&ei=5088
↑ http://www.state.gov/r/pa/ei/rls/22520.htm
↑ a b Shanker, Tom and Eric Schmitt. "A Nation Challenged; Military Campaign; Taliban Defeated, Pentagon Asserts, but War Goes On", The New York Times, 11 de dezembro de 2001. Página visitada em 23 de junho de 2009.
↑ Fact Sheet: International Security Assistance Force (ISAF) in Afghanistan. Center for Defense Information (14 de fevereiro de 2002). Página visitada em 1 de setembro de 2008.
↑ "More Dutch troops for Afghanistan", BBC News, 3 de fevereiro de 2006. Página visitada em 1 de setembro de 2008.
↑ "U.S. Concludes bin Laden Escaped at Tora Bora Fight", The Washington Post, 17 de abril de 2002. Página visitada em 1 de setembro de 2008.
↑ Taliban Appears To Be Regrouped and Well-Funded. Christian Science Monitor (9 de maio de 2003). Página visitada em 1 de setembro de 2008.
↑ World Cannot Give Up on Afghanistan, Coalition Officials Say. United States Department of Defense (28 de junho de 2006). Página visitada em 1 de setembro de 2008.
↑ Leithead, Alastair. "Frustrated Karzai toughens stance", BBC News, 22 de junho de 2006. Página visitada em 1 de setembro de 2008.
↑ Wiseman, Paul. "Revived Taliban waging 'full-blown insurgency'", USA Today, 22 de junho de 2006. Página visitada em 1 de setembro de 2008.
↑ Baker, Peter. "Additional Troop Increase Approved", The Washington Post, 11 de março de 2007, p. A11. Página visitada em 31 de maio de 2008.
↑ http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u57952.shtml
↑ http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2005/12/051214_bushinteligenciairaquerg.shtml
↑ http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/09/10/ult34u189214.jhtm
Precedido por
Ann Richards Governador do Texas
1995 — 2000 Sucedido por
Rick Perry
Precedido por
Bill Clinton Presidente dos Estados Unidos
2001 — 2009 Sucedido por
Barack Obama

[Expandir]v • eGabinete do Presidente George W. Bush (2001-2009)
Vice-presidente Dick Cheney (2001-2009) •
Secretário de Estado Colin Powell (2001–2005) • Condoleezza Rice (2005–2009)
Secretário do Tesouro Paul O'Neill (2001–2002) • John W. Snow (2003–2006) • Henry Paulson (2006–2009) •
Secretário da Defesa Donald Rumsfeld (2001–2006) • Robert Gates (2006–2009)
Procurador-geral John Ashcroft (2001-2005) • Alberto Gonzales (2005-2007) • Michael Mukaseyn (2007-2009)
Secretário do Interior Gale Norton (2001–2006) • Dirk Kempthorne (2009–2009)
Secretário da Agricultura Ann Veneman (2001–2005) • Mike Johanns (2005–2007) • Ed Schafer (2008–2009)
Secretário do Comércio Donald Evans (2001–2005) • Carlos Gutierrez (2005–2009)
Secretário do Trabalho Elaine Chao (2001–2009)
Secretário da Saúde, Educação e Bem-estar Social Tommy Thompson (2001-2005) • Mike Leavitt (2005-2009)
Secretário de Educação Rod Paige (2001-2005) • Margaret Spellings (2005-2009)
Secretário de Energia Spencer Abraham (2001-2005) • Samuel Bodman (2005-2009)
Secretário de Segurança Interna Tom Ridge (2003–2005) • Michael Chertoff (2005–2009)

[Expandir]v • eGovernadores e Tenente-governadores do Texas (1846 — 2012)
Governadores J. P. Henderson · Wood · Bell · J. W. Henderson · Pease · Runnels · Houston · Clark · Lubbock · Murrah · Hamilton · Throckmorton · Pease · Davis · Coke · Hubbard · Roberts · Ireland · Ross · Hogg · Culberson · Sayers · Lanham · Campbell · Colquitt · J. Ferguson · Hobby · Neff · M. Ferguson · Moody · Sterling · M. Ferguson · Allred · O'Daniel · Stevenson · Jester · Shivers · Daniel · Connally · Smith · Briscoe · Clements · White · Clements · Richards · Bush · Perry

Tenente-
governadores Horton · Greer · Henderson · Dickson · Runnels · Lubbock · Clark · Crockett · Stockdale · Jones · J.W. Flanagan · Campbell · D.W. Flanagan · Fountain · Pickett · Hubbard · Sayers · Storey · Martin · Gibbs · Wheeler · Pendleton · Crane · Jester · Browning · Neal · A.B. Davidson · Mayes · Hobby, Sr. · Johnson · L. Davidson · T.W. Davidson · Miller · Witt · Woodul · Stevenson · J.L. Smith · Shivers · Ramsey · P. Smith · Barnes · Hobby, Jr. · Bullock · Perry · Ratliff · Dewhurst


[Expandir]v • ePresidentes dos Estados Unidos
Washington • J. Adams • Jefferson • Madison • Monroe • J.Q. Adams • Jackson • Van Buren • W. Harrison • Tyler • Polk • Taylor • Fillmore • Pierce • Buchanan • Lincoln • A. Johnson • Grant • Hayes • Garfield • Arthur • Cleveland • B. Harrison • Cleveland • McKinley • T. Roosevelt • Taft • Wilson • Harding • Coolidge • Hoover • F. Roosevelt • Truman • Eisenhower • Kennedy • L. Johnson • Nixon • Ford • Carter • Reagan • G.H.W. Bush • Clinton • G.W. Bush • Obama

O Wikiquote possui citações de ou sobre: George W. Bush
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=George_W._Bush&oldid=28887509"
Categorias: Presidentes dos Estados UnidosGovernadores do TexasMembros do Partido Republicano (Estados Unidos)Ex-alunos da Harvard Business SchoolEx-alunos da Universidade YaleFamília BushNaturais de New HavenCandidatos à Presidência dos Estados Unidos em 2004Categorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé!Artigos bons na Wikipédia em inglês!Artigos bons na Wikipédia em sueco!Artigos bons na Wikipédia em chinês!Artigos destacados na Wikipédia em eslovaco
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български বাংলা ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Chavacano de Zamboanga Cebuano Česky Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Cymraeg Dansk Deutsch ދިވެހިބަސް Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Gaelg עברית हिन्दी Hrvatski Hornjoserbsce Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 Ripoarisch Kurdî Latina Lëtzebuergesch Limburgs Lingála Lietuvių Latviešu Malagasy Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Nāhuatl Nnapulitano Plattdüütsch Nedersaksisch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Nouormand Diné bizaad Occitan Ирон Pangasinan Kapampangan Deitsch Polski پنجابی پښتو Runa Simi Rumantsch Română Русский Kinyarwanda संस्कृतम् Саха тыла Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Basa Sunda Svenska Kiswahili தமிழ் Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça Reo Mā`ohi ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Tiếng Việt Winaray ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas