sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

DANIEL I DA RÚSSIA

Daniel da RússiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Daniel I da RússiaDaniel Aleksandrovich (em russo: Даниил Александрович) (1261 — Março de 1303) foi o filho mais novo de Alexandre Nevsky e antepassado de todos os príncipes de Moscou.

Foi um dos mais jovens príncipes da dinastia Rurik. De todas as terras do seu pai, herdou a menos cobiçada Moscou. Na sua infância, o principado era governado por delegados apontados por seu tio paterno, grão-príncipe Yaroslav III.

Daniel tomou parte na luta de seus irmãos, Demétrio de Pereslavl e André de Gorodets, pelo direito de governar Vladimir e Novgorod. Com a morte de Demétrio em 1294, Daniel forma uma aliança com Miguel de Tver e Ivan de Pereslavl contra André de Gorodets.

A luta de Daniel pelo governo de Novgorod em 1296 indica a crescente influência política de Moscou. Em 1300, ele aprisiona o governante do principado de Ryazan. Para recuperar a liberdade, o prisioneiro cede a Daniel o forte de Kolomna. Isso teria sido uma aquisição considerável, pois Daniel agora controlava toda a extensão do rio Moscova. Em 1302, o seu primo e aliado, Ivan de Pereslavl, por não possuir herdeiros, deixou a Daniel todas as suas terras, incluindo Pereslavl-Zalessky.

Daniel é creditado por fundar os primeiros monastérios de Moscou e, por estas atividades, foi canonizado pela Igreja Ortodoxa Russa em 1652.

Precedido por
Boris Mikhailovich Príncipe de Moscou
1283–1303 Sucedido por
Iuri

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Daniel_da_R%C3%BAssia&oldid=28721059"
Categorias: Monarcas da RússiaDinastia RurikovichSantos da RússiaMonarcas ortodoxos
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasالعربية Беларуская Български Bosanski Català Česky Deutsch English Español Euskara Suomi Français Hrvatski Italiano 日本語 ქართული Latina Македонски ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Српски / Srpski Svenska Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 22h52min de 5 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas