sábado, 25 de fevereiro de 2012

LITERATURA ESPANHOLA

Literatura da EspanhaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
As literaturas da Espanha são aquelas desenvolvidas na Espanha em qualquer das línguas oficiais (Espanhol, Catalão, Galego, Basco).

As literaturas existentes na Espanha que configuram literaturas nacionais diferenciadas são:

A Literatura Catalã
A Literatura Espanhola
A Literatura Galega
A Literatura Basca
A consideração destas literaturas como entidades independentes é norma comum na configuração dos estudos literários dentro e fora da Espanha, nomeadamente no caso da literatura galega, com profundos relacionamentos com as outras literaturas da Lusofonia.

Porém, para alguns sectores minoritários da cultura espanhola estas literaturas ainda fazem parte da espanhola a todos os efeitos.

Esta consideração, marginal no campo dos estudos literários, é continuadora da política cultural do franquismo, em que existiu a obrigatoriedade de considerar estas literaturas nacionais como parte da literatura espanhola ao mesmo tempo que as respectivas línguas nacionais eram consideradas simples dialectos do espanhol e se proibia o seu uso.

[editar] A Literatura EspanholaLiteratura espanhola é aquela literatura realizada na Espanha em espanhol. Outras literaturas em língua espanhola são consideradas literatura nacional dos respectivos países.

Ainda, dentro da literatura espanhola existem as seguintes literaturas regionais que não conseguem configurar um sistema literário:

Literatura em asturiano
Literatura em aragonês
No estudo da Literatura espanhola, para alguns autores deve-se incluir ainda o desenvolvimento da literatura na Península em períodos anteriores (e idiomas como o Árabe, Hebraico ou Latim), mas para outros unicamente aqueles textos ou autores que contribuíram ou contribuem para a construcção da literatura espanhola.

[editar] Nascimento da literatura espanholaA literatura espanhola tem os seus inícios com o poema épico Cantar de Mio Cid. Para outros autores, as glossas emilienses e glossas silenses (anotações à margem de textos em latim) devem ser também referidos no estudo da literatura como primeiros usos do espanhol.

Outros autores colocam também as "jarchas" ("carjas" em português) como manifestações literárias anteriores ao romanceiro tradicional espanhol, mas dentro da literatura espanhola. Esta visão encontra-se confrontada com outras visões como ser parte da literatura portuguesa por serem dialectos moçarabes mais semelhantes ao português medieval do que ao espanhol. Outros estudosos qualificam os dialectos moçarabes como línguas independentes e analisando portanto que as carjas não deveriam estar incluídas em nenhuma das literaturas.

As jarchas são composições escritas em árabe em que se inclui uma estrofe final ou um refrão em língua moçarabe.

Este artigo sobre Literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_da_Espanha&oldid=28851672"
Categoria: Literatura da EspanhaCategorias ocultas: !Esboços sobre literatura!Artigos bons na Wikipédia em tcheco
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasمصرى Български Bosanski Català Cebuano Česky Deutsch English Esperanto Español Eesti Euskara Français Frysk Magyar Interlingua Italiano 日本語 한국어 မြန်မာဘာသာ Nederlands Română Русский Slovenčina Slovenščina Svenska Tagalog Türkçe 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 12h05min de 11 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas