segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

GEORGE H. H. BUSH

George H. W. BushOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
George Herbert Walker Bush

41º presidente dos Estados Unidos
Mandato 20 de janeiro de 1989
a 20 de janeiro de 1993
Vice-presidente J. Danforth Quayle
Antecessor(a) Ronald Reagan
Sucessor(a) Bill Clinton
43º Vice-Presidente dos Estados Unidos
Mandato 20 de janeiro de 1981
a 20 de novembro de 1989
Antecessor(a) Walter Mondale
Sucessor(a) Dan Quayle
11º Diretor da CIA
Mandato 30 de janeiro de 1976
a 20 de novembro de 1977
Antecessor(a) William E. Colby
Sucessor(a) Almirante Stansfield Turner
Chefe do Gabinete de Ligação dos EUA com a República Popular da China
Mandato 26 de setembro de 1974
a 7 de dezembro de 1975
Antecessor(a) David K. E. Bruce
Sucessor(a) Thomas S. Gates, Jr.
Vida
Nascimento 12 de junho de 1924 (87 anos)
Milton, Massachusetts
Nacionalidade estadunidense
Partido Republicano
Religião Igreja Episcopal
Profissão empresário
Assinatura
ver
George Herbert Walker Bush (Milton, 12 de junho de 1924) é um político dos Estados Unidos, o 41º presidente do país (1989-1993). Anteriormente, ele já tinha servido como embaixador na ONU (1971-1973), diretor da CIA (1976-1977), e o 40º vice-presidente dos Estados Unidos na gestão do presidente Ronald Reagan (1981-1989).

Seu filho, George W. Bush, viria a ser o 43º presidente dos Estados Unidos, até ser sucedido pelo democrata Barack Obama. O Bush mais velho é agora chamado por vários apelidos e títulos, como "ex-presidente Bush", "Bush o Velho", "Bush Senior", "Bush Pai", "Papa Bush", "Bush 41", "o primeiro Presidente Bush", "Daddy [Papai]" ou simplesmente "41" para evitar possíveis confusões entre a sua presidência e a do seu filho. Durante seu mandato ele era conhecido simplesmente por Presidente George Bush, sem nenhuma inicial, já que seu filho não tinha entrado para a política ainda e não era bem conhecido pelo público. Tecnicamente falando, por protocolo oficial, seu filho é "O Ex-Presidente" e ele é "Ex-Presidente Bush".

Índice [esconder]
1 Suas origens
2 Presidência
2.1 Gabinete
2.2 Compromissos com a Suprema Corte/Tribunal Supremo
3 Pós-presidência
4 Leituras em inglês
5 Tópicos relacionados
6 Ligações externas
6.1 Em português
6.2 Em inglês
7 Referências

[editar] Suas origensGeorge Herbert Walker Bush é filho de Prescott Bush e Dorothy Walker. Seu pai serviu como senador do estado de Connecticut e era um parceiro da proeminente firma de investimento bancário Brown Brothers Harriman. Ele foi o primeiro presidente a ter dois nomes do meio, e o primeiro presidente a nascer em junho. Agora há aniversários de presidentes em todos os meses do ano.


George H. W. Bush conheceu o jogador profissional Babe Ruth como estudante em Yale.George Bush prestou a Academia Phillips em Andover, Massachusetts de 1936 a 1942, aonde ele logo demonstrou liderança, sendo capitão do time de beisebol e membro de uma fraternidade exclusiva chamada A.U.V, ou "Auctoritas, Unitas, Veritas" – em latim "Autoridade, Unidade, Verdade". Seu colega na escola era um jovem homem chamado Edward G. Hooker. Foi na Academia Phillips que Bush ficou sabendo do ataque surpresa em Pearl Harbor e após graduar-se em junho de 1942, alistou-se na Marinha.

Ele foi um aviador naval durante a Segunda Guerra Mundial, o mais novo daquela época. Em 1942, quando George H. W. Bush ainda era um jovem recém saído do secundário, ele aproveitou-se da influência de seu pai, o Senador Prescott Bush, para passar por cima dos regulamentos da Marinha estadunidense - que exigiam um mínimo de dois anos completos de faculdade para os candidatos a piloto - e tornar-se o "mais jovem piloto da aviação naval".

As consequências desse privilégio chegam dois anos depois, em 2 de setembro de 1944, quando o bombardeiro TBM Avenger que pilotava é atacado. Apesar de atingido, o jovem piloto continuou sua missão, lançando suas bombas sobre o alvo e voando ainda cerca de 7 milhas, quando saltou de pára-quedas junto com os demais membros da tripulação. O pára-quedas de um dos tripulantes não abriu, sendo que o segundo acabou afogando-se no mar. Nunca se soube qual deles sofreu qual destino. Por essa missão, Bush recebeu uma Distinguished Flying Cross.

Outras medalhas e condecorações que recebeu são a Medalha da Vitória da Segunda Guerra Mundial, a Distinguished Flying Cross e a Medalha da Campanha Asiática-Pacífica pelo fato de que enquanto servia no Pacífico como um piloto bombeador de torpedos, ele acabou sendo atingido pela defesa japonesa e foi resgatado da água pelo submarino USS Finback.

Após a guerra ele foi estudar na Universidade Yale onde ele juntou-se na fraternidade Delta Kappa Epsilon, e foi induzido a sociedade secreta Skull and Bones, ajudando-o a criar amizades e apoio político. Quem juntou-se a Skull and Bones um ano depois, a pedido de Bush, foi William Sloane Coffin, um amigo e colega da Phillips Academy. Ele continuariam amigos, e, às vezes, inimigos, através de suas vidas, apesar de Coffin tornar-se um notável ativista antiguerra da esquerda política.

Ele casou-se com Barbara Pierce em 6 de janeiro de 1945. Seu casamento produziu seis filhos: George W., Pauline Robinson "Robin" (20 de dezembro de 1949–11 de outubro de 1953, faleceu de leucemia); John (Jeb); Neil; Marvin e Dorothy Walker (18 de agosto de 1959—). A família foi construída no sucesso político dele e de seu pai, com seu filho George W. Bush acabando presidente depois de ser governador do Texas e Jeb Bush governador da Flórida. A dinastia política dos Bush foi comparada àquela de John Adams e da família Kennedy. O avô materno de Bush era George Herbert Walker Sr., o fundador da G.H. Walker & Co. O tio de Bush, George Herbert Walker Jr., é o atual chefe da companhia. O primeiro primo de Bush, George Herbert Walker III, é o embaixador dos EUA na Hungria.

Bush aventurou-se no negócio do petróleo no Texas após a guerra, com resultados mistos. Ele segurou uma posição com a Dresser através da relação dos investimentos bancários de seu pai com a companhia. Seu filho, Neil Mallon Bush, recebeu seu nome em homenagem a seu empregado da Dresser, Neil Mallon, um amigo íntimo da família. A Dresser, décadas depois, numa fusão com a Halliburton, da qual seus antigos presidentes incluem Dick Cheney, o secretário da Defesa de George H. W. Bush durante a Guerra do Golfo e agora vice-presidente dos Estados Unidos e ex-gerente da campanha de George W. Bush.

[editar] Presidência
O Presidente Bush visitou as tropas estadunidenses na Arábia Saudita no Dia de Ação de Graças em 1990Como Presidente dos Estados Unidos, George Bush é talvez melhor conhecido por liderar a coalizão das Nações Unidas na Guerra do Golfo (1990–1991). Em 1990, comandado por Saddam Hussein, o Iraque invadiu seu vizinho rico em petróleo, o Kuwait. A larga coalizão removeu as forças iraquianas do Kuwait e assegurou-se de que o Iraque não invadisse a Arábia Saudita.

Em uma ação de política externa que seria questionada mais tarde, o presidente Bush conseguiu uma vitória militar incompleta, permitindo que Saddam Hussein ficasse no poder seguindo o conselho de seu então Secretário da Defesa, Dick Cheney. Cheney alegava que invadir o Iraque deixaria os Estados Unidos "metidos no pântano dentro do Iraque". Mais tarde Bush explicou que ele não queria dar a ordem de invasão do Iraque porque haveria "custos humanos e políticos incalculáveis... Seríamos forçados a ocupar Bagdá e, em efeito, comandar o Iraque", The Memory Hole, Snopes. Explicando aos veteranos da Guerra do Golfo porque ele escolheu não invadir, ele disse, "E as vidas daqueles que estariam em minha mão já que sou o comandante em chefe, porque eu, unilateralmente, fui além da lei internacional, fui além da missão programada, e dizer que fomos mostrar nosso poder? Nós estamos entrando em Bagdá. Nós vamos ser um poder ocupante — a América numa terra Árabe — sem aliados ao nosso lado. Seria um desastre". [1]

A popularidade do Presidente Bush nos EUA aumentou durante e imediatamente após o aparente sucesso das operações militares, mas mais tarde caiu devido a uma recessão econômica. Bush, assim como seu antecessor Ronald Reagan, teve o anti-comunismo como bandeira.[1]

O final da recessão do fim da década de 1980, que havia atingido a maior parte do mandato de Bush, foi um fator que contribuiu para sua derrota na eleição presidencial dos EUA de 1992. Muitos outros fatores foram chave para sua derrota, incluindo o apoio aos democratas no Congresso que queriam aumentar os impostos, apesar de sua célebre frase: "Leia meus lábios. Nada de novos impostos". Fazendo isso, Bush alienou muitos membros de sua base conservadora, perdendo seu apoio para sua reeleição. Outro grande fator, que pode ter ajudado Bill Clinton a ganhar de Bush na eleição de 1992 foi a candidatura de Ross Perot. Perot ganhou 19% do voto popular, e Clinton, ainda um político um tanto desconhecido no meio político, venceu as eleições.


Retrato oficial da Casa Branca do Presidente George H. W. BushO último ato de controvérsia de Bush durante seu mandato foi o perdão dado a seis ex-empregados do governo que implicaram no escândalo Iran-Contra em 24 de dezembro de 1992, entre esses o ex-Secretário da Defesa Caspar Weinberger e o ex-embaixador dos EUA nas Honduras e atual embaixador dos EUA no Iraque, John Negroponte. Weinberger tinha um julgamento marcado para o dia 5 de janeiro de 1993 por mentir para o Congresso sobre seu conhecimento de venda de armas para o Irã e esconder 1700 páginas de seu diário pessoal detalhando discussões com outros oficiais sobre as vendas de armas. Já que as notas de Weinberger continham referências ao conhecimento de Bush sobre os envios secretos de armas para o Irã, alguns acreditam que o perdão foi para evitar que Bush tivesse de se apresentar diante de um júri ou possivelmente para evitar acusações contidas nas notas de Weinberger. Em adição a Weinberger, Bush perdoou Duane R. Clarridge, Clair E. George, Robert C. McFarlane, Elliott Abrams e Alan G. Fiers Jr., todos esses que tinham sido acusados ou declarados culpados no caso.

[editar] Gabinete
CARGO NOME TERMO

Presidente George H. W. Bush 1989–1993
Vice-presidente J. Danforth Quayle 1989–1993

Secretário de Estado James A. Baker III 1989–1992
Lawrence Eagleburger 1992–1993
Secretário do Tesouro Nicholas F. Brady 1989–1993
Secretário de Defesa Richard B. Cheney 1989–1993
Advogado Geral da União Richard L. Thornburgh 1989–1991
William P. Barr 1991–1993
Secretário do Interior Manuel Lujan, Jr. 1989–1993
Secretário do Comércio Robert A. Mosbacher 1989–1992
Barbara Hackman Franklin 1992–1993
Secretário do Trabalho Elizabeth Hanford Dole 1989–1991
Lynn Martin 1991–1993
Secretário da Agricultura Clayton K. Yeutter 1989–1991
Edward Madigan 1991–1993
Secretário de Serviços Humanos e de Saúde Louis W. Sullivan 1989–1993
Secretário de Educação Lauro F. Cavazos 1989–1990
Lamar Alexander 1991–1993
Secretário de Moradia e Desenvolvimento Urbano Jack F. Kemp 1989–1993
Secretário dos Transportes Samuel K. Skinner 1989–1992
Andrew H. Card 1992–1993
Secretário da Energia James D. Watkins 1989–1993
Secretário de Assuntos Relativos aos Veteranos Edward J. Derwinski 1989–1993



[editar] Compromissos com a Suprema Corte/Tribunal SupremoBush indicou os seguintes juízes para a Suprema Corte dos Estados Unidos:

David Souter – 1990
Clarence Thomas – 1991
[editar] Pós-presidência
A família Bush reunida no pátio da Casa Branca em 3 de junho de 2001.Após perder a eleição, Bush aposentou-se da vida pública. Após aposentar-se, ele, notavelmente, atirou-se de para-quedas de um avião pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Os Bushes moram em Houston, Texas e sua casa de verão em Kennebunkport, Maine.

Bush nunca escreveu as memórias de sua vida política, e diz que não planeja o mesmo. Mas ele já publicou um livro contendo uma série de cartas de sua vida (All The Best, George Bush de 1999) e foi co-autor de um livro recente de políticas externas com seu antigo Conselheiro de Segurança Nacional, Brent Scowcroft (A World Transformed, 1998). Ele já pronunciou-se em discursos pagos e outras atividades de negócios com o Carlyle Group.


Esquerda para direita: Os Presidentes Gerald Ford, Richard Nixon, George H. W. Bush, Ronald Reagan e Jimmy Carter na inauguração da Biblioteca Presidencial Reagan.A George Bush Presidential Library and Museum está localizada no canto sudoeste do campus da Texas A&M University em College Station, Texas.

O Aeroporto Intercontinental George Bush em Houston, Texas foi renomeado com o nome do ex-presidente em 1997.

Ele também tem seu próprio torneio de pesca em Islamorada, uma ilha na Flórida.

Em 2000, ele tornou-se o primeiro presidente desde John Adams a ser pai de outro presidente quando George W. Bush, seu filho, até então governador do Texas, foi eleito presidente dos Estados Unidos.

Em 12 de junho de 2004 ele foi praticar paraquedismo em honra de seu 80º aniversário. No dia anterior, ele tinha ido no funeral de Ronald Reagan.

Em 22 de novembro de 2004, o governador do estado de Nova Iorque, George Pataki, nomeou ele os outros ex-presidentes vivos (Gerald Ford, Jimmy Carter e Bill Clinton) como membros honorários do quadro responsável pela reconstrução do World Trade Center. Naquele mesmo dia, um avião que ia busca-lo caiu em Houston, Texas, matando três passageiros.

Em 3 de janeiro de 2005, o presidente George W. Bush nomeou ele e Bill Clinton para liderar uma campanha nacional para ajudar as vítimas dos tsunamis na Ásia.

[editar] Leituras em inglêsBarilleaux, Ryan J. e Mary E. Stuckey, eds. Leadership and the Bush Presidency: Prudence or Drift in an Era of Change. Nova Iorque: Praeger Publishers, 1992.
Bush, George H. W. All the Best, George Bush: My Life and Other Writings. Nova Iorque: Scribner, 1999.
Duffy, Michail e Dan Goodgame. Marching in Place: The Status Quo Presidency of George Bush. Nova Iorque: Simon and Schuster, 1992.
Green, John Robert. The Presidency of George Bush. Lawrence (Kansas): University Press of Kansas, 2000.
Hyams, Joe. Flight of the Avenger: George Bush at War. Nova Iorque: Harcourt Brace Jovanovic Publishers, 1991.
Podhoretz, John. Hell of a Ride: Backstage at the White House Follies, 1989-1993. Nova Iorque: Simon and Schuster, 1993.
[editar] Tópicos relacionadosO Wikiquote possui citações de ou sobre: George H. W. BushFamília Bush
Eleição presidencial dos EUA de 1980
Eleição presidencial dos EUA de 1984
Eleição presidencial dos EUA de 1988
Eleição presidencial dos EUA de 1992
George Bush Presidential Library and Museum em College Station, Texas
História dos Estados Unidos
USS George H.W. Bush (CVN-77)
[editar] Ligações externasO Commons possui multimídias sobre George H. W. Bush[editar] Em portuguêsCasa da Cultura: "Quem é George Bush" (pai e filho)
SAPO A Sua Notícia: "O sinistro clã Bush"
GAIA: "As ligações perigosas da Dinastia Bush ao dinheiro do Médio Oriente"
Estado de São Paulo: "Ex-presidentes vão coordenar ajuda dos EUA às vítimas do maremoto"
Terra: "Biografia escândalo sobre os Bush chega às lojas" (14 set. 2004)
Digital Granma Internacional: "O filho sofre pela lei do pai"
O Norte Online: "Jato que levaria pai do presidente Bush cai e mata 3" (22 nov. 2004)
[editar] Em inglêsInaugural Address
Página discutindo a história do scanner
George Bush: The Unauthorized Biography por Webster G. Tarpley e Anton Chaitkin
Doações políticas de George Bush
Referências↑ Why Thatcher defended the Berlin Wall



Precedido por
Walter Mondale Vice-presidente dos Estados Unidos
1981 — 1989 Sucedido por
Dan Quayle
Precedido por
Ronald Reagan Presidente dos Estados Unidos
1989 — 1993 Sucedido por
Bill Clinton
Precedido por
William E. Colby Diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA
1976 — 1977 Sucedido por
Stansfield Turner
Precedido por
Charles W. Yost Embaixador dos EUA para as Nações Unidas
1971 — 1973 Sucedido por
John A. Scali
Precedido por
Ronald Reagan Candidatos a presidência pelo Partido Republicano dos Estados Unidos
1988 (venceu), 1992 (perdeu) Sucedido por
Bob Dole
Precedido por
Bob Dole Candidatos a vice-presidência pelo Partido Republicano dos Estados Unidos
1980 (venceu), 1984 (venceu) Sucedido por
Dan Quayle

[Expandir]v • eVice-presidentes dos Estados Unidos
John Adams • Thomas Jefferson • Aaron Burr • George Clinton • Elbridge Gerry • Daniel D. Tompkins • John Caldwell Calhoun • Martin van Buren • Richard Mentor Johnson • John Tyler • George Mifflin Dallas • Millard Fillmore • William King • John C. Breckinridge • Hannibal Hamlin • Andrew Johnson • Schuyler Colfax • Henry Wilson • William A. Wheeler • Chester Arthur • Thomas A. Hendricks • Levi Morton • Adlai Ewing Stevenson • Garret Hobart • Theodore Roosevelt • Charles W. Fairbanks • James S. Sherman • Thomas R. Marshall • Calvin Coolidge • Charles Gates Dawes • Charles Curtis • John Nance Garner • Henry A. Wallace • Harry Truman • Alben William Barkley • Richard Nixon • Lyndon Johnson • Hubert Humphrey • Spiro Agnew • Gerald Ford • Nelson Rockefeller • Walter Mondale • George H. W. Bush • Dan Quayle • Al Gore • Dick Cheney • Joe Biden


[Expandir]v • ePresidentes dos Estados Unidos
Washington • J. Adams • Jefferson • Madison • Monroe • J.Q. Adams • Jackson • Van Buren • W. Harrison • Tyler • Polk • Taylor • Fillmore • Pierce • Buchanan • Lincoln • A. Johnson • Grant • Hayes • Garfield • Arthur • Cleveland • B. Harrison • Cleveland • McKinley • T. Roosevelt • Taft • Wilson • Harding • Coolidge • Hoover • F. Roosevelt • Truman • Eisenhower • Kennedy • L. Johnson • Nixon • Ford • Carter • Reagan • G.H.W. Bush • Clinton • G.W. Bush • Obama



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=George_H._W._Bush&oldid=28868818"
Categorias: CanhotosEx-alunos da Universidade YaleFamília BushPresidentes dos Estados UnidosVeteranos da Segunda Guerra Mundial dos Estados UnidosVice-presidentes dos Estados UnidosAnticomunistasCavaleiros da Ordem do BanhoCategorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em inglês!Artigos bons na Wikipédia em sueco!Artigos destacados na Wikipédia em servo-croata
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans አማርኛ Aragonés العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български বাংলা Bosanski Català Cebuano Corsu Česky Cymraeg Dansk Deutsch ދިވެހިބަސް Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Gaelg Hak-kâ-fa עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 Ripoarisch Kurdî Latina Lietuvių Latviešu മലയാളം मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Kapampangan Polski پنجابی Rumantsch Română Русский Kinyarwanda Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் Тоҷикӣ ไทย Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Tiếng Việt Winaray ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 09h57min de 12 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas