sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

IURI I DA RÚSSIA

Jorge da RússiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Iuri Danilovitch (em Russo: Юрий Данилович ou Iúriy Danilovitch) ou Jorge Danilovich ((? - 21 de novembro de 1325) foi príncipe de Moscou e Grão-príncipe de Vladimir. Foi um dos personagens mais detestáveis na história da Rússia medieval.

Iuri foi o primogênito de Daniel, o primeiro príncipe de Moscou. A sua primeira ação importante foi defender Pereslavl-Zalessky contra o Grão-Duque André III. Com a morte de André no ano seguinte, Iuri teve que aceitar o título de Grão-Duque de Vladimir junto com Miguel de Tver. Enquanto os tvérios sitiavam Pereslavl e até mesmo Moscou, Miguel foi até a Horda Dourada, onde o Khan elevou-o para uma posição de maior importância entre os príncipes russos.

Enquanto isso, Iuri preparou o assassinato do príncipe Constantino de Ryazan. Este monarca havia sido capturado pelo pai de Iuri em 1302 e ficou encarcerado em Moscou a partir de então. Enquanto Ryazan se recuperava de tal atrocidade, Iuri anexou o forte de Kolomna (um ponto estratégico de Ryazan) para a Moscóvia. Também capturou Mozhaisk, que sempre pertenceu aos príncipes de Smolensk. Em 1314, Iuri forjou uma aliança com Novgorod contra Tver. Assim, ele estaria forte o suficiente para desafiar Miguel de Tver, que estava aliado à Horda.

Em 1315 Iuri foi até a Horda Dourada e, após dois anos, conseguiu uma aliança com Uzbeg Khan. Após o seu casamento com a irmã do khan, Konchaka, Uzbeg Khan depôs Miguel e nomeou Iuri como Grão-Duque de Vladimir. Voltou para a Rússia com forças Mongóis e desafiou Tver. No entanto, o exército de Iuri foi derrotado e o seu irmão Boris e a sua esposa foram feitos prisioneiros. Logo a seguir, ele foi para Novgorod e suplicou por paz. Neste mesmo tempo, a sua esposa falece inesperadamente em Tver. Iuri informou ao khan que ela havia sido envenenada por ordem de Miguel. O khan amaldiçoou o príncipe em Sarai e, depois de uma tentativa, Miguel foi assassinado.

Em 1319, Iuri retornou à Rússia, odiado por outros príncipes e com baixa popularidade. Ele era agora encarregado de recolher os tributos de toda a Rússia para a Horda. Porém, o filho de Miguel, Demétrio, ainda lhe opunha. Em 1322, Demétrio, buscando vingança pelo assassinato do seu pai, foi até Sarai e persuadiu o khan de que Iuri se apropriara de grandes porções dos tributos para a Horda. Iuri foi amaldiçoado pela Horda, mas, sem que houvesse investigações maiores, foi morto por Demétrio. Oito meses depois, Demétrio foi assassinado pela Horda.

Pouco antes de sua morte, Iuri liderou o exército de Novgorod contra os Suecos e fundou um forte próximo ao Rio Neva. Após assinar o Tratado de Orekhovo em 1323, continuou suas expansões pelo leste e conquistou Velikiy Ustyug neste mesmo ano.

Precedido por
Daniel Grão-Príncipe de Moscou
1303–1325 Sucedido por
Ivan I
Precedido por
Miguel de Tver Grão Príncipe de Vladimir
1318–1322 Sucedido por
Demétrio de Tver

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jorge_da_R%C3%BAssia&oldid=28866791"
Categorias: Dinastia RurikovichMonarcas ortodoxos
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Беларуская Български Bosanski Català Česky Deutsch English Español Suomi Français עברית Hrvatski Italiano ქართული Қазақша Latina Македонски ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Српски / Srpski Svenska 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 02h46min de 12 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas