sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BASÍLIO III

Basílio III da RússiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vassili III IvanovichVassili III (25 de março de 1479 — 3 de dezembro de 1533) foi grão-príncipe de Vladimir e de Moscou de 1505 à 1533.

Foi filho de Ivan III (1440 — 1505) e de Sofia Paleólogo. Após se divorciar de sua primeira esposa, confinando-a em um convento, casa-se com Helena Glinskaia (1506/1507 — 1538), com quem teve dois filhos, Ivan IV e Iuri, que nasceria surdo-mudo.

Aos poucos, a política do príncipe foi se assemelhando à de seu pai, pois estava centrada na concentração de poder e na unificação das terras russas. Em 1510, ele anexa a república de Pskov. Aproximadamente trezentas famílias da cidade supostamente hostis a Vassili são expulsas de seus lares e deportadas para os Urais. Foi a mesma política adotada por Ivan III em Novgorod durante a invasão de 1478. Em 1517, a cidade de Riazan é anexada.

O reinado de Vassili ficou marcado por duas guerras contra a Comunidade polaco-lituana. Em 1507, Vassili III rompe a trégua estabelecida por Ivan III em 1503. O lituano Miguel Glinski se revolta contra o novo rei Sigismundo I e requisita ajuda do soberano russo. Sigismundo consegue repelir as tropas moscovitas e expulsar Glinski. Um tatado de paz é assinado em 1508.

A guerra recomeça em novembro de 1512 e, desta vez, tem como principal terreno de conflitos a região de Smolensk. Por três vezes, Vassili sitia a cidade, que se rende em julho de 1514. O exército polaco-lituano obtém uma grande vitória em Orsza em setembro deste mesmo ano, mas Smolensk não é reconquistada. Uma trégua de cinco anos é assinada em 1522, sendo prolongada por seis anos em 1526, e por mais um ano em 1532. O grão-duque moscovita morreria antes do recomeço da guerra.

Durante o reinado de Ivan III, o grão-duque de Moscou estava aliado ao Canado da Criméia. Com a chegada de Vassili III ao poder, o cã Mengli Girai rompe a aliança por causa da rivalidade pela possessão de Kazan, anexada pela Rússia em 1487. A Criméia se alia então com a Lituânia. Os tártaros lançam ataques surpresa sobre a Rússia e Vassili III se vê obrigado a reforçar suas fronteiras ao sul. Ele envia então regimentos de sentinelas e promove a construção de fortes: Zaraïsk, Tula e Kaluga.

Vassili III fortalece seus poderes de soberano, punindo os boiardos descontentes com suas políticas. O metropolita Varlaam, que ousou exprimir suas preocupações, é deposto de seu cargo e enviado para um monastério. Seu sucessor, Daniel, seria mais resignado. Após vinte anos de casamento, Vassili III decide se divorciar de sua primeira esposa, Solomonia Saburova, devido a sua esterilidade. Casa-se então com Helena Glinskaia (sobrinha de Miguel Glinski), que seria a mãe de Ivan o Terrível. Os patriarcas ortodoxos condenaram tal casamento.

Precedido por
Ivan III Grão-Príncipe de Moscou
1505—1533 Sucedido por
Ivan IV
Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Bas%C3%ADlio_III_da_R%C3%BAssia&oldid=28651782"
Categorias: Monarcas da RússiaDinastia RurikovichMonarcas ortodoxosCategoria oculta: !Esboços de biografias
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Беларуская Български Bosanski Català Deutsch English Esperanto Español Eesti Suomi Français עברית Hrvatski Magyar Italiano 日本語 ქართული Latina Lietuvių Македонски Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Српски / Srpski Svenska Türkçe Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 09h39min de 3 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas