sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

IMPÉRIO RUSSO

Império Russo


--------------------------------------------------------------------------------

Página inicial
O Brasil dos outros 500



--------------------------------------------------------------------------------




Capital: Czargrado (ex-Istambul, ex-Constantinopla, ex-Bizâncio) (715.000 h); População: 69.300.000 (estimativa para 1780); Maiores cidades: São Petersburgo (520.000 h), Moscou (375.000 h), Damasco (160.000 h), Esmirna (160.000 h), Adrianopla (150.000 h), Teerã (150.000 h), Bucareste (120.000 h), Bagdá (105.000 h), Tabris (100.000 h), Odessa (100.000 h), Beirute (100.000 h). Área: 26.037.000 km²; Produto Interno Bruto: 582.000 contos; Renda per capita: 8$400; Moeda: rublo (R), moeda de prata equivalente a $160; divide-se em 100 copeques ou 200 dengas; Línguas: o russo é a língua oficial, mas a língua geral da nobreza é o francês. As línguas populares mais difundidas são alemão (24%), francês (23%), italiano (15%) inglês (10%), árabe (9%), húngaro (6%), polonês (6%), tcheco (4%) e irlandês (4%), mas há dezenas de línguas menos importantes. Grupos Étnicos: eslavos (50%), turcos (20%), persas e afegãos (14%), árabes (5%), romenos (3%), tártaros e mongóis (2%), gregos (2%), albaneses (1%), judeus (1%), armênios (1%), georgianos (1%). Religiões: a igreja ortodoxa (57% da população) é oficial, mas minoritária; há tolerância para com o islamismo (34% sunitas, 6% xiitas), budismo (1%), cristianismo armênio (1%) e algo mais limitada para o judaísmo (1%), mas nenhuma para com o protestantismo, o ecumenismo ou a apostasia e a heresia dentro da fé ortodoxa. Chefe de Estado: Czarina Catarina II, a Grande. Chefe de Governo: Primeiro-Ministro Grigory Potemkin. Pesos e medidas: Sistema tradicional russo, baseado no arshin (0,71 m), pood (16,2 kg), vedro (12,3 l) etc. Calendário: juliano, defasado em 11 dias do calendário gregoriano usado no Império Luso-Brasileiro, Europa Ocidental e domínios holandeses; o ano começa no Natal do calendário juliano (5 de janeiro do calendário gregoriano).

Território: o Império Russo estende-se pela Rússia, Bálcãs, Anatólia, Síria, Mesopotâmia, Irã, Ásia Central, Sibéria e Alasca.

Há um pequeno número de indústrias têxteis em torno de São Petersburgo e estaleiros na costa do Mar Negro, mas a economia é 90% agrícola e muito primitiva. A única estrada de ferro une São Petersburgo a Moscou.

O índice de alfabetização não chega a 10%. Sob a influência de Pedro II e Catarina II, o ensino tem sido modernizado, mas seus benefícios alcançam apenas uma minoria. Os sistemas tradicionais de educação judaico e muçulmano são tolerados. Há três universidades: Moscou, São Petersburgo e Czargrado. O atraso tecnológico é grande em relação ao Sacro Império e abissal em relação aos países mais desenvolvidos.

Governo: A conquista, em parceria com o Sacro Império, do antigo Império Otomano em 1766 e da Polônia em 1772 ampliaram enormemente a população e a extensão do já vasto Império Russo, mas gerou considerável instabilidade política. Os povos recém-conquistados revoltam-se periodicamente. Para melhor controlá-los, a capital imperial foi transferida para Czargrado (novo nome dado à Istambul dos otomanos, Constantinopla dos romanos e Bizâncio dos gregos), causando insatisfação também entre os russos. A repressão tem pesado sobre os cofres públicos e aumenta a dependência da Rússia em relação ao Sacro Império, que fornece armas e tropas, e à Holanda, com a qual se endivida.

O poder da czarina é absoluto: ela governa em parceria com seu amante e ministro, o príncipe Potemkin, mas pode destituí-lo quando bem entender. A nobreza russa é bem mais submissa que a ocidental; é constituída de 2 mil príncipes, 600 mil nobres hereditários ou boiardos e 200 mil membros da nova nobreza administrativa não-hereditária. São isentos de serviço compulsório ao Estado, têm (teoricamente) direito de livre expressão e reunião, de serem julgados apenas por seus pares e de possuir terras e servos. Só uma corte formada por nobres pode cassar o título ou a propriedade de outro nobre. Eles têm também autoridade judicial sobre os crimes cometidos pelos seus servos exceto roubo e assassinato; podem condená-los a servidão penal na Sibéria e chamá-los de volta quando bem entenderem.

O clero ortodoxo é isento de impostos, mas tem relativamente pouco poder político: a eleição dos patriarcas ortodoxos de Czargrado e Moscou tem sido abertamente manipulada pela czarina. A burguesia representa também uma insignificante minoria, cuja principal ambição é ascender à nobreza e o proletariado existe apenas nas maiores cidades.

A esmagadora maioria da população é constituída de servos russos severamente oprimidos e explorados e de povos oprimidos, sem quaisquer direitos civis.

Avisos aos navegantes: O império russo é um lugar vasto, inóspito e politicamente turbulento. Levantes contra o domínio russo acontecem a todo momento entre os povos dominados. Entre os próprios russos, há grupos anarquistas, fanáticos religiosos e rebeldes que cometem atentados contra o governo. A burocracia é rígida e de difícil acesso.

Há muitas lendas e boatos sobre vampiros, bruxaria e lobisomens, principalmente nos Bálcãs e na Grande Rússia. Lobos e ursos representam ameaças mais comuns e concretas.

,

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas