sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BASÍLIO II DA RÚSSIA

Basílio II da RússiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vasili II Vasiliyevich Tyomniy (Vasili o Cego) (em russo Василий II Васильевич Тёмный) (10 de março de 1415 — 27 de março de 1462) foi Grão-Príncipe de Moscou. O seu reinado (1425—1462) passou pela maior guerra civil da história da Rússia medieval.

[editar] Os primeiros anos de guerra civilVasili II era filho primogênito de Vasili I Dmitriyevich e de Sofia, filha única de Vytautas o Grande. Com a morte de seu pai, foi proclamado Grão-Duque quando tinha apenas dez anos. Antes de assumir o trono, sua mãe atuou como regente. Seu tio, Iuri Dmitrievich, príncipe de Galich-Mersky, e seus dois filhos, Vasili Kosoi e Demétrio Chemyaka, tentaram aproveitar a oportunidade para reivindicar o trono. As pretensões de Vasili foram suportadas pelo seu pai materno, Vytautas. Os motivos da grande guerra feudal que se segue ainda são controversos atualmente. Uma das razões teria sido o fato da família de Iuri possuir territórios nórdicos ricos em sal e minerais, que poderiam oferecer à Rússia um caminho de desenvolvimento mais liberal e capitalista.

Em 1430, após a morte de Vytautas, Iuri consegue autorização da Horda Dourada para ocupar o trono de Moscou. Entretanto, o Kahn deixa de apoiá-lo em razão das atitudes traiçoeiras de Ivan Vsevolzhsky, príncipe de Smolensk e boiardo moscovita. Quando Iuri reúne um exército e ataca Moscou, Vasili, traído por Vsevolzhsky, é vencido e feito prisioneiro (1433). Após ser proclamado Grão-duque de Moscou, Iuri perdoa seu sobrinho e deixa-o reinar sobre a cidade de Kolomna. Isso é visto como um erro, pois imediatamente, Vasili começa a conspirar contra seu tio. Inseguro, Iuri abdica do trono e sai de Moscou para os territórios nórdicos. Com seu retorno à Moscou, Vasili torna cego o seu traidor, Vsevolzhsky.


No casamento de Vasili II, sua mãe puxa o cinto dourado do príncipe Vasili o Vesgo (1861)Enquanto isso, os filhos de Iuri decidem continuar com a luta. Eles chegam a derrotar Vasili, que precisou buscar refúgio na Horda Dourada. Após a morte de Iuri em 1434, Vasili o Vesgo entra no Kremlin, onde é proclamado Grão-Duque. Demétrio Chemyaka, que também ambicionava pelo trono, se desentende com seu irmão e forma uma aliança com Vasili II. Eles conseguem expulsar Vasili o Vesgo do Kremlin em 1435, que depois é capturado e cegado para nunca mais disputar o trono.

[editar] Conflitos com Kazan e ChemyakaO reinado de Vasili assistiu ao colapso da Horda Dourada e sua fragmentação em vários pequenos canados. Agora que tinha o trono assegurado, pôde se ocupar com a ameaça tártara.

Em 1439, Vasili precisou fugir da capital, devido ao sítio de Olug Moxammat, khan do recém estabelecido canado de Kazan. Seis meses depois, suas tropas enfrentam-no, mas é vencido e feito prisioneiro. Os moscovitas se vêem obrigados a pagar um enorme resgate para que o príncipe seja libertado cinco meses mais tarde.

Durante esse tempo, o controle de Moscou foi passado para Demétrio Chemyaka. Vasili é cegado por ordens de Demétrio e fica exilado em Ouglitch (1446). Isso lhe provoca o apelido de Tyomniy que significa o Cego ou, mais precisamente, que vê a escuridão. Como Vasili ainda possuía certo número de simpatizantes em Moscou, Demétrio lhe concede Vologda. Isso vem a ser um novo erro, pois Vasili reúne rapidamente seus simpatizantes e retoma o trono.

A vitória definitiva de Vasili contra seu primo ocorre na década de 1450, quando captura Galich-Mersky e envenena Demétrio. Esses eventos põem fim ao princípio da sucessão colateral, que teria sido a principal causa de guerras civis medievais.

[editar] Fim da guerra civil e a independência da igreja ortodoxa russaAssim que a guerra termina, Vasili elimina a maior parte dos privilégios alheios em Moscou, com o objetivo de assegurar sua autoridade. Em consequência de suas campanhas militares, os governos republicanos de Novgorod, Pskov et Vyatka se vêem forçados a reconhecer sua autoridade sobre a região.

Nesse meio tempo, Constantinopla era tomada pelos turcos e o Patriarca reconheceu a supremacia do Papa no Concílio de Florença. Vasili rejeita imediatamente esta concessão. Em 1448, o bispo Jonas é nomeado Metropolita da Rússia por ordem sua, considerado o equivalente a uma declaração de independência da Igreja Ortodoxa Russa frente ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla. Tal decisão aumenta a reputação da Rússia entre os Estados ortodoxos.

Precedido por
Vasili I Grão-Príncipe de Moscou
1425—1462 Sucedido por
Ivan III

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Bas%C3%ADlio_II_da_R%C3%BAssia&oldid=27684134"
Categorias: Monarcas da RússiaDinastia RurikovichMonarcas ortodoxos
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans العربية Беларуская Български Bosanski Català Deutsch English Español Eesti Suomi Français עברית Hrvatski Magyar Italiano 日本語 ქართული Latina Lietuvių Македонски Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Српски / Srpski Svenska Türkçe 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 11h15min de 19 de novembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel 3


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas