terça-feira, 1 de novembro de 2011

11118 - ALFREDO I, O GRANDE (INGLATERRA)

Home Notícias Classificados Informática Educação Esportes Saúde Política Economia Ciência Agropecuária Emprego Sexo Vídeos




Pesquise no Portal Em todo o Portal Advocacia - Direito Agronegócio Animais Artes e Cultura Atualidades Autos - Trânsito Ciência Cinema Design Discussão Ecologia Economia Educação Empregos Esoterismo Esportes Humor Informática Internet Jogos Moda Mundo Música Negócios Notícias | Brasil Nutrição Política Religião Saúde Sexologia Turismo Tv | Gente Utilidade Pública Vídeos
300255 publicações 18363 colunistas cadastrados Poste o seu artigo. Cadastre-se.





MAIS SEÇÕES



Classificados

Notícias

Música

Sexo

Vídeos

Educação

Política

Negócios

Cinema

Agronegócio

Humor

Utilidade Pública

Autos | Trânsito






CANAIS


Religião


Atualidades


Saúde


Esportes


Internet


Empregos


Esta matéria foi publicada na seção: Religião. Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.
Alfredo de inglaterra o grande



Artigo postado por: valeria aparecida da cruz rocha, autonoma, em 27/08/2008.
É colunista desde 17/07/2008.

* O JornalLivre.com.br não se responsabiliza pela publicação deste artigo.
Publique seus artigos, cadastre-se.








Alfredo de Inglaterra



Estátua de Alfredo o Grande em Winchester
Alfredo o Grande (Ælfred do inglês antigo: Ælfrēd) (n. 849 – m. 26 de outubro de 899) foi rei de Wessex desde 871 até sua morte. Fez-se célebre por defender seu reino contra os vikings, e como resultado disto foi o único rei de sua dinastia a ser chamado "O Grande" ou Magno, por seu povo. Foi também o primeiro rei de Wessex que se autoproclamou rei da Inglaterra. Os detalhes de sua vida são conhecidos graças a Asser, cronista da tribo dos Galos. Sendo um homem culto e letrado, ajudou muito à educação e a melhorar o sistema de leis de seu reino.

Em 2002, Alfredo entrou em décimo quarto lugar na lista dos 100 maiores britânicos de todos os tempos feita pela BBC.

//

Inícios
Nasceu na localidade de Wantage, em Dorset, no ano de 849, sendo o quinto e mais novo dos filhos varões (foram 6 no total) de Ethelwulfo, rei de Wessex, e de sua primeira esposa, Osburga.

Em 855, ao morrer sua mãe, acompanhou seu pai em una peregrinação a Roma, passando em seu regresso uma temporada na corte do rei Carlos o Calvo de França, Ethelwulf casou-se então pela segunda vez, agora com a filha do rei francês, Judith.

Ethelwulfo morreu em 13 de janeiro de 858, sendo sucedido por seu segundo filho, Ethelbaldo, o qual se casou com sua madrastra, Judith.

Nada se sabe dos seguintes anos de Alfredo durante os reinados de seus dois irmãos mais velhos, Ethelbald e Ethelbert que se sucederam rapidamente. Foi até o reinado do terceiro irmão (quarto na ordem de nascimento), Etelredo I, que o jovem Alfredo começou sua vida pública e sua brilhante carreira militar contra os vikings. Foi graças a seus êxitos militares que, segundo o cronista Asser, foi concedido lhe o título de secundarius ou co-rei, sendo possivelmente aprovado este cargo pela Witenagemot para evitar problemas na sucessão em caso de que o rei morresse na batalha, ainda que com ele deserdaram aos dois filhos de Etelredo.


Matrimônio e descendência
Casou-se na localidade de Winchester, no ano de 868, com Ethelswitha Mucel, filha de Etelredo, senhor de Gainsborough e descendente dos reis da Mércia pela linha materna. Deste matrimônio nasceram seis filhos:

Ethelfleda (n. 869 - m. Tamworth, Staffordshire, 12 de junho de 918), rainha da Mércia ao suceder a seu marido (911); casada com Etelredo, rei da Mércia (m.911).
Edmundo (n. 870 - m. 899), coroado em vida do seu pai como co-rei de Wessex, mas morreu antes que ele.
Eduardo (n. 872 - m. Farndon-on-Dee, 17 de julho 924), apolidado "o Velho", sucedeu seu pai como rei de Wessex.
Ethelgiva (n. 875 - m. 896), monja, abadesa de Shaftesbury, Dorset.
Elfrida (n. 877 - m. 7 de junho de 929), casada com Balduíno II, conde de Flandres (n.864-m.918) -filho do terceiro matrimônio da madrastra de seu pai, Judith.
Ethelweard (n. 880 - m. 26 de outubro de 920); pai de três filhos: os dois maiores, Elfwine e Ethelwine, morreram na batalha de Brunanburgh em 937, e o menor, Thurcytel, foi abade de Croyland, Lincolnshire.

Primeiras ações
Em 869, lutando ao lado de seu irmão Ethelred, fez uma tentativa fracassada de livrar Mércia da pressão dos daneses. Durante quase dois anos Wessex desfrutou de uma trégua. Mas no final de 870 inciaram-se as hostilidades, e no ano seguinte seria conhecido como o "ano das batalhas de Alfredo". Nove batalhas foram realizadas com variados desfeches, ainda que o lugar e a data de duas delas não se tenham registrado. Uma emboscada de sucesso na batalha de Englesfield, (em Berkshire, 31 de dezembro de 870), foi seguida por uma grande derrota na batalha de Reading (4 de janeiro de 871), para, quatro dias mais tarde, ocorrer uma brilhante vitória na batalha de Ashdown, perto de Compton Beauchamp, em Shrivenham Hundred.

Em 22 de janeiro de 871, os daneses derrotaram novamente os ingleses em Basing, e em 23 de abril de 871 em Merton, Wiltshire, onde morreu o rei Ethelred I; as duas batalhas não identificadas talvez ocorreram neste intervalo.


Acesso ao trono
Com a morte de Ethelred I na batalha, Alfredo por fim sobe ao trono de Wessex, sendo coroado em Kingston-upon-Thames no mesmo dia.

Enquanto ele estava ocupado com o enterro e as ceremonias funébres de seu irmão, os daneses derrotaram o exército inglês em sua ausência em um lugar desconhecido, e uma vez mais em sua presença, em Wilton no mês de maio. Depois de feita a paz, nos seguintes cinco anos os daneses ocuparam outras partes da Inglaterra, Alfredo se viu obrigado a não realizar novas ações que não foram além da observação e proteção da fronteira. As coisas mudaram em 876, quando os daneses, sob um novo líder, Guthrum, regressaram ao reino e atacaram Wareham. Deste lugar, no início de 877 e sob o pretexto de negociações, incursionaram até o oeste e tomaram Exeter. Aqui Alfredo os bloqueou, e graças a que a frota danesa não chegou logo de que por causa de uma tormenta, os vikings tiveram que submeter-se e retirar-se para Mércia. Em janeiro de 878 os daneses voltaram à luta e fizeram um ataque repentino em Chippenham, uma praça forte a qual Alfredo estava mantendo desde o Natal, "e a maioria das pessoas foram capturadas, exceto o rei Alfred, o qual com uma pequena tropa reunida por ele consegue fugir... pelo bosque e pântano, e depois da Páscoa ele... construe uma fortaleza em Athelney, e dessa fortaleza começa a lutar contra o inimigo" (crônica).


Vitória decisiva
No meio de maio de 878, os preparativos estavam prontos e Alfredo marchou de Athelney, reunindo no caminho as forças militares de Somerset, Wiltshire e Hampshire. Os daneses por seu lado, moveram-se fora de Chippenham, e os dois exércitos se enfrentaram na batalha de Edington, em Wiltshire. O resultado foi uma vitória decisiva para Alfredo. Os daneses foram submetidos. Guthrum, o rei danes, e 29 de seus principais homens receberam o batismo quando assinaram o Tratado de Wedmore. Como resultado disto, a Inglaterra se dividiu em duas terras, a metade ao sudoeste na mãos dos saxões e a metade nororiental que ficaria conhecida como Danelaw. No ano seguinte (879) não somente Wessex, mas também Mércia, ao oeste de Watling Street, estava livre do invasor.


Novos problemas
Entretanto por aquele tempo ainda que a metade nororiental da Inglaterra, incluindo Londres, estava nas mãos dos daneses, a verdade é que a maré tinha estava contra. Naqueles anos havia paz na ilha, mas os daneses mantiveram-se ocupados na Europa. Um ataque em Kent em 884 ou 885, ainda que rechaçado com êxito, animou aos daneses da Ânglia Oriental a rebelar-se. As medidas tomadas por Alfredo para reprimir esta subelevação culminam com tomada de Londres em 885 ou 886, e com o tratado conhecido como paz de Alfredo e de Guthrum, pelo qual os limites do tratado de Wedmore (com o qual se confunde um pouco) foram modificados materialmente para benefício de Alfredo.


Ação de Edmundo contra os daneses
Uma vez mais e durante uma época houve calmaria; mas na primavera de 892 ou 893 a última tormenta se desata. Os daneses, encontrando sua posição na Europa cada vez mais e mais precaria, cruzaram a Inglaterra em dois grupos, com o agregado de 330 homens em barcos, e atrincheraram-se em uma vasta extensão em Appledore e outro grupo menor fez o mesmo em Haesten ambas no Reino de Kent. O fato de que os novos invasores trouxeram suas esposas e filhos com eles são demostrações que esta não era uma simples incursão, senão uma tentativa significativa, em acordo com o povo de Nortúmbria e os daneses da Ânglia Oriental, de conquistar a Inglaterra. Alfredo, em 893 o 894, tomou uma posição de onde poderia observar ambas forças. Enquanto que ele estava em negociações com Haesten, os daneses de Appledore exploraram e invadiram o norte, dirigindo-se até o oeste, mas foram alcançados pelo filho mais velho de Alfredo, Edmundo, sendo derrotados em Farnham, e conduzidos a um refúgio na ilha de Thorney, em Hertfordshire Colne, onde foram forçados a submeter-se. Então caíram também em Essex, e depois de sofrer outra derrota em Benfleet, a força danesa de Haesten, em Shoebury se submeteu a seu comando.


Ações de Alfredo
Alfredo estava a caminho de ir auxiliar seu filho em Thorney quando viu que Nortúmbria e os daneses da Ânglia Oriental sitiavam Exeter e uma praça forte não nomeada na orelha de Devon do Norte. Alfredo imediatamente se apressa em marchar até o oeste e livra Exeter; o nome do outro lugar não foi registrado. Enquanto isso a força de Haesten põe-se em marcha sobre o vale do Tâmisa, possivelmente com a idéia de ajudar seus aliados no oeste. Mas uma força combinada sob o comando dos três grandes ealdormen (cavaleiros) de Mércia, de Wiltshire e de Somerset, os fizeram retroceder até o noroeste, finalmente sendo alcançados e bloqueados em Buttington (que alguns identificam como Buttington Tump próxima ao rio Wye, outros como Buttington perto de Welshpool). Uma tentativa de romper as linhas inglesas foi derrotada com grandes perdas no campo danês; os que escaparam refugiaram-se em Shoebury. Ali, logo de reforçar-se, fizeram um ataque repentino através da Inglaterra e ocuparam as ruínas romanas de Chester. O exército inglês não tentou um bloqueio de inverno, mas destruiu todas as fontes de provisões. No início de 894 ou 895 a falta de alimento obrigou aos daneses a retirar-se uma vez mais de Essex. Ao final desse ano e começo de 895 ou 896 os daneses tomaram seus barcos e navegaram sobre os rios Tâmisa e Lee. Um ataque direto contra as linhas danesas falhou, mas um pouco mais tarde nesse ano Alfredo obteve os meios para obstruir o rio com o fim de prevenir a saída dos barcos daneses. Os daneses viram que estavam sem saída e decidiram atacar a parte norte en Bridgenorth, sem êxito. No ano seguinte (896 ou 897), renderam-se. Alguns se retiraram a Nortúmbria, outros para Ânglia Oriental; os que não tinham nenhuma conexão com a Inglaterra se retiraram do continente. A longa campanha tinha terminado.


Governo
Uma vez terminada a luta com os daneses, Alfredo se concentrou em reforçar a marinha real, sendo construídas diversas embarcações de acordo com o gosto do rei.

Também decidiu reconstruir a organização civil, gravemente danificada durante a invasão danesa, favorecendo aos desamparados e ganhando por isso o título de "Protetor do Pobre" (Asser).

Asser também fala de maneira grandiosa sobre as relações de Alfredo com potências estrangeiras, ainda que não haja muita informação disponível a este respeito. Ele certamente manteve correspondência com Elias III, o patriarca de Jerusalém, e enviou provavelmente uma missão à India. As embaixadas de Roma que asseguravam a salvação das almas inglesas ao papa eram bastante freqüentes; enquanto que o interesse de Alfredo pelos países estrangeiros demonstra-se pelas inserções que ele fez em sua tradução da obra de Paulo Orósio.

Por volta do ano de 890, Wulfstan de Haithabu emprendeu uma viagem de Haithabu em Jutlândia ao redor do Mar Báltico à cidade prussiana de Truso. Wulfstan deu detalhes de sua viagem a Alfredo.


Morte
Morreu em Winchester, em 26 de outubro de 899, aos 50 anos de idade, sendo sepultado na abadia de Newminster, mas logo foi trasladado à abadia de Hyde, em Winchester.






COMENTAR ARTIGO






Religião



30/10/2011 - Crescimento de biblias mundialmente

Hoje em dia existem variedade de produtos no mundo evangélico como as bíblias,que crescem mundialmente no mercado e vem se atualizando conforme o tempo. Leia mais ››





30/10/2011 - Religião não rima com intolerância

Religião não rima com intolerância autor: josé de paiva netto em 21 de janeiro, celebrou-se o dia mundial da religião. Leia mais ››





29/10/2011 - Enxofre e o diabo

Escondido da vista de todos, na obscura cidade de kaunas, lituânia, o mk ciurlionis velniu muziejus ou museu do diabo... Leia mais ››





29/10/2011 - Um crime dentro da lei?

Um crime dentro da lei? autor: carlo zaraujo o registro de uma igreja pode custar pouco mais de r$200 reais e demoram apenas dois dias. Leia mais ››





29/10/2011 - O que é igual a 101%?

De um ponto de vista estritamente matemático: de um ponto de vista estritamente matemático Leia mais ››





29/10/2011 - Ana paula valadão na globo?

O verdade gospel noticiou nesta quinta-feira uma matéria em que a “tv globo” estaria levantando projetos para lançar programas evangélicos em sua grade Leia mais ››





24/10/2011 - Condenada na bíblia, cirurgia espiritual não é consenso nem entre espíritas

Cirurgias espirituais causam polêmica! Leia mais ››





21/10/2011 - O que é illuminati?

Illuminati é o nome dado a diversos grupos, alguns históricos outros modernos, reais ou fictícios. Leia mais ››





17/10/2011 - Sobre o sistema solar

O sistema solar é constituído pelo sol e por um conjunto de objetos astronômicos que se ligam ao sol através da gravidade. Leia mais ››





15/10/2011 - Jesus e as nossas oportunidades

Um rapaz pediu a jesus um emprego, e uma mulher que o amasse muito. Leia mais ››





15/10/2011 - ...reunião de satanás...

Medite nesta...satanás convocou uma convenção mundial de demônios. em seu discurso de abertura, ele disse: Leia mais ››





14/10/2011 - Café da manhã no mc donald's

...amar as pessoas e usar as coisas e não amar as coisas e usar as pessoas... Leia mais ››





13/10/2011 - Sites de piadas religiosas se propagam na internet e criam polêmica

Na internet a criatividade ganha liberdade e diversos blogueiros fazem humor com os mais variados temas, como por exemplo, a religião. Leia mais ››





13/10/2011 - Os três velhinhos...

Uma mulher regava o jardim de sua casa e viu três idosos com os seus anos de experiência em frente ao seu jardim. Leia mais ››





13/10/2011 - Plc122/06 x demagogos e ignorantes

Projeto de lei plc122/06 - um projeto que deveria defender, transformando-se em arma nas mão dos demagogos e ignorantes.ironia? Leia mais ››





13/10/2011 - Jovens saem da igreja por ser lugar pouco amigável, diz pesquisa

O estudo, que envolveu entrevistas com 1.296 jovens que são ou já foram membros de igrejas, é o resultado de um trabalho de cinco anos. Leia mais ››





13/10/2011 - Acesse agora mesmo a rádio brasil fiel - www.radiobrasilfiel.com

Pedido musical, pedido de oração, envio de testemunho, a evangelização através da música, esta é a rádio brasil fiel! Leia mais ››





13/10/2011 - Historiadores descobrem quem seria a bisavó de jesus

Para chegar à conclusão, a historiadora catherine lawless analisou dois documentos de florença (itália), escritos durante o século 14. Leia mais ››





12/10/2011 - Longevidade bíblica? conheça os segredos de quem passa dos 110

"deus deve ter esquecido de mim", brincava a francesa jeanne calment que morreu aos 122 anos em 1997. foi a pessoa que mais viveu até hoje. Leia mais ››





10/10/2011 - Você acredita em a vida após a morte ?

As expressões vida após a morte, além, além-túmulo, pós-vida, ultravida e outro mundo referem-se à suposta ... Leia mais ››








Não achou o que estava procurando?
Digite uma palavra-chave Em todo o Portal Advocacia - Direito Agronegócio Animais Artes e Cultura Atualidades Autos - Trânsito Ciência Cinema Design Discussão Ecologia Economia Educação Empregos Esoterismo Esportes Humor Informática Internet Jogos Moda Mundo Música Negócios Notícias | Brasil Nutrição Política Religião Saúde Sexologia Turismo Tv | Gente Utilidade Pública Vídeos




CANAIS
Advocacia | Direito
Artes | Cultura
Cinema
Humor
Religião
Turismo




COMPRAS

Pesquisar produto


Vimax pills crescimento peniano entrego em maos ou entrega i
R$180,00

Pabx intelbras pabx central de pabx
R$1150,00

Blusas importadas originais armani, lacoste, abercrombie, ho
R$95,00

Camisas importadas abercrombie, armani, hollister, todas ori
R$140,00

Carrinho cachorro quente usado curitiba
R$1500,00

Painel de 1620,1318,712,914,1214,1622,1721,2324,1938,1634,16
R$999,00

Fender american deluxe stratocaster
R$4500,00

Fusca 1972 em curitiba
R$2700,00









Jornal Livre | RSS - Feed | Classificados | Notícias | Empregos | Negócios | Política | Utilidade Pública | Esportes | Saúde | Ciências | Guia de Sites
Cadastre-se | Agricultura | Sexo | Informática | Vîdeos | Mundo | Educaçäo | Cinema | Atualidades | Música e Entretenimento | Trânsito | Jogos | Fale Conosco

O Jornal Livre é uma rede de conteúdo aberto onde você compartilha seus conhecimentos: vídeos, artigos, notícias, entre outros. O uso deste site implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais do Jornal Livre. Os direitos autorais de todas as contribuições para o Jornal Livre pertencem aos seus respectivos autores.
Resolução Mínima de 1024x768 © 2007 - 2011.
Parceiros: Classificados | Free Classifieds | Compra Já | Mega Classificados | Central Brasileirão | Br 360 Graus | Todos os Concursos | Artigos | Anúncio Certo | Classificados Scambo | Anúncio Certo | Só Artigos | Marketing Digital





COPYRIGHT VALÉRIA APARECIDA DA CRUZ ROCHA: JORNAL LIVRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas