EthelwulfOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Retrato imaginário de um artista desconhecido do século XVIIIEthelwulf de Wessex (em inglês antigo: Æþelwulf, que significa 'Lobo Nobre') nasceu em 806, sendo o primogênito de Egbert de Wessex, rei de Wessex e de Mércia, e de Redburga, possívelmente uma princesa carolíngia.
Conquistou Kent em representação de seu pai em 825. Designado Rei de Kent [1] até que sucedeu seu pai como Rei de Wessex em 839, pelo que se converteu em rei de: Wessex, Kent, Cornwall, os Saxões Ocidentais e Orientais. [2] Foi coroado em Kingston upon Thames.
Índice
1 Reinado
2 Matrimônio e Descendência
3 Religião
4 Regresso a Inglaterra
5 Morte
[editar] ReinadoCom a morte de seu pai, o rei Egbert (junho de 839), Ehtelwulf sucedeu-lhe ao trono de Wessex e nos conquistados reinos de Essex, Sussex e Kent; entretanto, o reino de Mércia emancipou-se novamente, não podendo ser anexado a Wessex até o reinado de Eduardo, o Velho (918).
Um dos primeiros atos de Ethelwulf como rei foi dividir o reino. Deu a seu filho mais velho, Athelstan, a metade este, que incluía Kent, Essex, Surrey e Sussex (não confundí-lo com Athelsan, o Glorioso). E manteve para si a parte Oeste de Wessex (Hampshire, Wiltshire, Dorset e Devon).
Durante todo seu reinado teve que lutar contra os daneses (vikings) -os quais ian convertendo-se com o passar do tempo em uma força muito poderosa-, logrando uma extraordinária vitória na batalha de Acleah, em Surrey); assim mesmo derrotou o príncipe Cyngen ap Cadell de Gales quando invadia Mércia.
[editar] Matrimônio e DescendênciaEthelwulf casou-se em 830 com Osburga, filha Oslac de Hampshire, com a qual teve 6 filhos:
Athelstan (n. 832 - m. 851)
Ethelbald (n. 834 - m. 20.12.860), rei de Wessex ao suceder seu pai.
Ethelbert (n. 836 - m. 865), rei de Wessex ao suceder a Ethelbaldo (860-865),
Ethelred I (n. 840 - m. batalla de Merton 23.4.871), rei de Wessex ao suceder seu irmão (865-871).
Ethelswitha (n. 846 - m. Paris 888), casada com Burgred, rei da Mércia (m.Roma, 874).
Alfredo, o Grande (n. Wantage, Dorset, 849 - m. Winchester, 26.10.899), rei de Wessex ao suceder seu irmão (871-899).
[editar] ReligiãoA religião sempre teve parte importante na vida de Ethelwulf. No primeiro ano de seu reinado planejou uma peregrinação a Roma. Devido ao aumento de incursões, sentiu a necessidade de apelar ao Deus dos Cristãos para que lhe ajudasse contra o inimigo "tão ágil, numeroso e profano." [Humble, Richard. The Saxon Kings. London: Weidenfeld and Nicolson, 1980. 41.]
Em 855, perto de um ano após a morte de sua mulher Osburga, Ethelwulf viajou com seu filho Alfredo a Roma. Em Roma, foi generoso com suas riquezas. Distribuiu ouro ao clero de São Pedro e ofereceu os cálices de Bendito Pedro do mais puro ouro e candelabros de prata feitos pelos saxões. [Hodgkin, RH. A History of the Anglo-Saxons. London: Oxford UP, 1935. 512.]
Em seu caminho de volta a Wessex, parou na França, na corte do rei Carlos o Calvo, o qual lhe deu a mão de sua filha mais velha, Judith Martel, de aproximadamente 12 anos. O matrimônio se celebrou em Verberie-sur-Oise, em 1 de outubro de 856.
[editar] Regresso a InglaterraSua ausência foi aproveitada por seu segundo filho e herdeiro, Ethelbald, para apoderar-se do reino. No seu retorno em 856, Ethelwulf encontrou-se com uma aguda crise. Seu filho mais velho Ethelbald (Athelstan havía falecido) havía tramado uma conspiração com o Magistrado Chefe do Distrito de Somerset e com o bispo de Sherborne para opor-se à volta da regência de Ethelwulf. Havía suficiente apoio a Ehelwulf tanto para iniciar uma guerra civil como para desterrar a Ethelbald e seus conspiradores. Em vez disto, Ethelwulf entregou Wessex a seu filho e aceitou para si Surrey, Sussex e Essex . Governou até sua morte em 13 de janeiro de 860.
Se a disputa familiar tivesse continuado, podería haver arruinado a Casa de Egbert. Ethelwulf e seus conselheiros mereceram o apreço que lhes concederam por sua moderação e tolerância.
A restauração de Ethelwulf incluiu uma concessão especial às rainhas saxãs. Os saxões ocidentais não permitiam que a rainha se sentasse junto ao rei, elas não eram chamadas de rainhas, eram tratadas como simplemente "a senhora do rei." Esta restrição foi levantada para a Rainha Judith, provavelmente por seu alto grau de princesa européia.
[editar] MorteMorreu em 13 de janeiro de 860, aos 54 anos de idade, sendo sepultado em Steyning e logo transferido à igreja antiga de Winchester. Seus ossos reposam em um dos cofres mortuários da Catedral de Winchester.
Seu anel de ouro está ricamente decorado com símbolos religiosos, e nele está inscrito: Ethelwulf Rex, foi encontrado em Laverstock, Wiltshire, em 1780.
Precedido por
Egberto Rei de Inglaterra
839 - 856 Sucedido por
Ethelbald
Este artigo sobre História ou um historiador, integrado ao Projeto História é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ethelwulf&oldid=25002862"
Categorias: Reis de WessexMonarcas católicosCategorias ocultas: !Esboços maiores que 5000 bytes!Esboços sobre História
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español فارسی Français עברית Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 ქართული Lëtzebuergesch Plattdüütsch Nederlands Norsk (bokmål) Polski Русский Simple English Slovenčina Esta página foi modificada pela última vez à(s) 11h02min de 27 de abril de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel
COPYRIGHT WIKIPÉDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário