DanelawOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Jump to: navigation, search
História da Inglaterra
Este artigo é parte de uma série
--------------------------------------------------------------------------------
Grã-Bretanha pré-histórica
Roman Grã-Bretanha
Sub-Bretanha Romana
Inglaterra anglo-saxã
Heptarca
Reino da Inglaterra
Anglo-Norman England
Casa de Plantagenet
Casa de Lancaster
Casa de York
Casa de Tudor
Inglês império colonial
Casa de Stuart
Commonwealth da Inglaterra
O Protetorado
Stuart Restauração
Revolução Gloriosa
Reino da Grã-Bretanha
Reino Unido da Grã-Bretanha
e Irlanda
Reino Unido da Grã-Bretanha
e Irlanda do Norte
--------------------------------------------------------------------------------
Inglaterra Portal
v · d · e
O Danelaw , como registrado na Crônica Anglo-Saxon (também conhecido como o Danelagh ; Inglês Antigo : Dena lagu ; dinamarquês : Danelagen ), é um nome histórico dado à parte da Inglaterra em que as leis do " Danes "dominou [ 1 ] e dominou os dos anglo-saxões . É contrastado com a "lei Saxon West" e "lei Mércia". O prazo foi estendido pelos historiadores modernos a ser geográfica. As áreas que compunham o Danelaw estão no norte e leste da Inglaterra. As origens do Danelaw surgiu a partir da Viking de expansão do século 9, embora o termo não era usado para descrever uma área geográfica até o século 11. Com o aumento da população e produtividade na Escandinávia , guerreiros vikings, tendo procurado tesouro e glória nas proximidades Ilhas Britânicas ", começou a arar e se sustentar", nas palavras do Anglo-Saxon Chronicle , para o ano 876. [ 2 ]
Danelaw também é usado para descrever o conjunto de termos e definições legais criados nos tratados entre o rei Inglês, Alfred, o Grande , eo senhor da guerra dinamarquês, Guthrum , escrito após a derrota de Guthrum na Batalha de Ethandun em 878. Em 886, o Tratado de Alfred e Guthrum foi formalizada, definindo as fronteiras de seus reinos, com provisões para as relações pacíficas entre o Inglês e os Vikings.
As leis da Dinamarca dominou no Reino de Northumbria e Reino de East Anglia , e as terras dos cinco Distritos de Leicester , Nottingham , Derby , Stamford e Lincoln .
A prosperidade da Danelaw, especialmente de Eoforwic (dinamarquês Jorvik , moderno Iorque ), levou à sua tornando-se um alvo para depois Viking raiders. Conflito com Wessex e Mercia minou a força do Danelaw. O declínio de seu poder militar juntamente com os ataques Viking levou à sua submissão a Edward, o Velho , em troca de proteção. Era para ser parte do seu Reino da Inglaterra , e não mais uma província da Dinamarca , como afirmam os estabelecidos Inglês final para ele.
Conteúdo
Um fundo
2 Estabelecimento de auto-governo dinamarquês
3 Cnut e seus sucessores
4 conflito dinamarquês-norueguês do Mar do Norte
5 Cronologia
6 Geografia
7 conceitos Legal
8 Legado
9 herança genética
10 Arqueologia
11 Ver também
12 Notas de Rodapé
13 Referências
14 Na literatura
15 Ligações externas
[ editar ] AntecedentesDe cerca de 800, as ondas de assaltos dinamarquesa sobre as costas das Ilhas Britânicas foram gradualmente seguido por uma sucessão de colonos dinamarqueses. Raiders Dinamarquês em primeiro começaram a se estabelecer na Inglaterra a partir de 865, quando os irmãos Halfdan Ragnarsson e Ivar o Boneless wintered em East Anglia. Eles logo se mudou norte e em 867 capturado Northumbria e sua capital, York, derrotando tanto o recém-deposto rei Osberht de Northumbria , bem como o usurpador Ella de Northumbria . Os dinamarqueses, em seguida, colocado um inglês, eu Ecgberht de Northumbria , no trono da Northumbria como um fantoche . [ 3 ]
Rei Æthelred de Wessex e seu irmão, Alfred, levou seu exército contra os dinamarqueses em Nottingham , mas os dinamarqueses se recusaram a deixar suas fortificações. Rei Burgred de Mercia , em seguida, negociou a paz com Ivar, com os dinamarqueses "manter Nottingham em troca de deixar o resto da Mercia sem serem molestados.
Sob Ivar o Boneless, os dinamarqueses continuaram a sua invasão em 869 pelo rei derrotar Edmund of East Anglia em Hoxne e conquistando East Anglia. [ 4 ] Mais uma vez, o Æthelred irmãos e Alfred tentou parar Ivar atacando os dinamarqueses em Reading . Eles foram repelidos com grandes perdas. Os dinamarqueses perseguido, e em 7 de Janeiro 871, Æthelred e Alfred derrotou os dinamarqueses na batalha de Ashdown . Os dinamarqueses recuou para Baseando (em Hampshire ), onde Æthelred atacou e foi, por sua vez, derrotado. Ivar foi capaz de acompanhar esta vitória com outro marco na Meretum (agora Marton, Wiltshire ).
Em 23 de Abril 871, King Æthelred morreu e sucedeu-lhe como Alfred King of Wessex. Seu exército era fraco e ele foi forçado a pagar tributo a Ivar, a fim de fazer a paz com os dinamarqueses. Durante esta paz os dinamarqueses se virou para o norte e atacou Mercia, uma campanha que durou até 874. Tanto o líder dinamarquês Ivar e Mércia líder Burgred morreu durante esta campanha. Ivar foi sucedido por Guthrum, que terminou a campanha contra a Mércia. Em dez anos, os dinamarqueses ganharam controle sobre East Anglia, Northumbria e Mercia, Wessex deixando apenas para resistir. [ 5 ]
Inglaterra em 878: a Danelaw é mostrar em amareloGuthrum e os dinamarqueses intermediou a paz com Wessex em 876, quando capturaram a fortaleza de Wareham e Exeter . Alfred cerco para os dinamarqueses, que foram forçados a render-se depois os reforços foram perdidos em uma tempestade. Dois anos depois, Guthrum novamente atacado Alfred, surpreendendo-o, atacando suas forças de invernada em Chippenham . Rei Alfred foi salvo quando o exército dinamarquês vindo de sua parte traseira foi destruída por forças inferiores no Countisbury Hill, perto de Lynmouth Devon. Alfred foi forçado a se esconder por um tempo, antes de retornar na primavera de 878 para reunir um exército e ataque Guthrum em Ethandun. Os dinamarqueses foram derrotados e se retiraram para Chippenham, onde o rei Alfred cerco e logo forçou a rendição. Como um termo de rendição, King Alfred exigiu que Guthrum ser batizado um cristão ; King Alfred serviu como seu padrinho . [ 6 ]
[ editar ] Estabelecimento de auto-governo dinamarquêsEssa paz durou até 884, quando Guthrum novamente atacado Wessex. Alfred derrotou, com a paz codificada no Tratado de Alfred e Guthrum. [ 7 ] O tratado delineou os limites do Danelaw e permitiu dinamarquês auto-governo na região. Danelaw representou uma consolidação do poder de Alfred; a conseqüente conversão da Guthrum ao cristianismo sublinha a importância ideológica dessa mudança no equilíbrio de poder.
Edward, o Velho, e sua irmã, Æthelflæd , a Senhora dos mercianos, conquistou territórios dinamarqueses no Midlands e East Anglia, em uma série de campanhas na 910s, e alguns Jarls dinamarquesa que apresentou foram autorizados a manter suas terras. [ 8 ] Viking regra terminou quando Eric Bloodaxe foi expulso de Northumbria, em 954.
As razões para as ondas de imigração eram complexos e vinculados à situação política na Escandinávia naquele tempo, além disso, que ocorreu quando colonos Viking também foram estabelecer sua presença no Hébridas , Orkney , as Ilhas Faroe , Irlanda , Islândia , Groenlândia , França ( Normandia ), Rússia e Ucrânia (ver Rus ' ). [ 9 ] Polabian eslavos (vendos) estabeleceu-se em partes da Inglaterra, aparentemente como aliados dinamarquês. [ 10 ]
[ editar ] Cnut e seus sucessoresOs dinamarqueses nunca desistiu de seus projetos na Inglaterra. A partir de 1016-1035 Cnut, o Grande governou um reino unificado, Inglês, se o produto de um Wessex até então ressurgente, como parte de seu Império do Mar do Norte , juntamente com Dinamarca, Noruega e parte da Suécia. Cnut foi sucedido na Inglaterra por seu filho Harold patas de lebre , até que ele morreu em 1040, após o qual outro dos filhos de Cnut, Harthacnut , assumiu o trono. Desde Harthacnut já estava no trono dinamarquês, este reuniu o império norte-Mar.
Cnut, o Grande domínios 's, em vermelho.Harthacnut viveu apenas mais dois anos, e desde sua morte em 1042 até 1066 a monarquia revertido para a linha de Inglês na forma de Edward, o Confessor .
Edward morreu em janeiro 1066, sem um sucessor óbvio, e um nobre Inglês, Harold Godwinson , assumiu o trono. No Outono desse mesmo ano, dois pretendentes rivais ao trono da Inglaterra levou invasões em sucessão curta. Primeiro, Harald Hardrada da Noruega tomou York, em setembro, mas foi derrotado por Harold na batalha de Stamford Bridge , no Yorkshire . Então, três semanas depois, William da Normandia derrotou Harold na batalha de Hastings , em Sussex , e em dezembro ele aceitou a apresentação de Edgar a Ætheling , último na linha de reis anglo-saxões, em Berkhamsted .
Danelaw apareceu na legislação tão tarde quanto o século XII com o Henrici leges Primi , sendo referida como uma das leis, juntamente com os de Wessex e Mercia em que a Inglaterra estava dividida.
[ editar ] conflito dinamarquês-norueguês do Mar do NorteNos anos entre o Saque de Lindisfarne em 793 ea invasão dinamarquesa de East Anglia em 865, os colonos noruegueses fundou o site de Dublin moderna e lutaram como mercenários em irlandês guerras tribais, liberalmente casando com seus aliados da Irlanda. Cerca de 10 anos mais tarde, uma frota dinamarquesa provavelmente a partir do Grande Exército Heathen em East Anglia chegou e atacou o acordo com os inimigos irlandeses e noruegueses do Hiberno-Norse , mas foram repelidos. Diz-se também em irlandês e norte Inglês história oral que Ivar o Boneless e, em alguns relatos também Ubbe Ragnarsson , não morreu na campanha Mércia, mas afogado lutando contra o Hiberno-Norse no mar da Irlanda. Dublin e outras grandes cidades irlandesas estavam sob domínio dinamarquês para os próximos 100-200 anos.
A pressa com que os dinamarqueses voltaram a atacar na Norse Dublin antes de consolidar seu controle sobre Saxon England indica que a invasão inteira dinamarquês não foi destinado principalmente a conquista da Inglaterra saxã, mas para garantir uma base de operações do Mar do Norte para usar como trampolim no conflito com os noruegueses, que controlava uma rede comercial de grande envergadura nas Ilhas Orkney, o Hebrides, a ilha de Man, Ilha de Wight, e Irlanda, que exportou bens como os dinamarqueses fizeram, das Ilhas Britânicas do Sudeste através Rus, tanto quanto Constantinopla e Bagdá , após a Dniepr do Báltico ao Mar Negro .
No século 11, quando o rei Magnus eu tinha libertado a partir de Noruega Cnut, o Grande, os termos do tratado de paz desde que o primeiro dos dois reis Magnus (Noruega) e Harthacnut (Dinamarca) para morrer deixaria o seu domínio como uma herança para o outro. Quando Edward, o Confessor, ascendeu ao trono de um Dano-saxão uniu a Inglaterra, um exército nórdico foi elevada de cada colônia norueguesa nas Ilhas Britânicas e atacou a Inglaterra Edward em apoio da Magnus ", e após sua morte, seu irmão Harald Hardråde é , afirmam o trono Inglês. Sobre a adesão de Harold Godwinson após a morte de Edward, o Confessor, Hardraada invadiu Northumbria com o apoio do irmão de Harold Tostig Godwinson , e foi derrotado na Batalha de Stamford Bridge três semanas antes da vitória do William I na Batalha de Hastings .
[ editar ] Cronologia800 Ondas de assaltos dinamarquesa sobre as costas das Ilhas Britânicas.
865 dinamarquês raiders primeiro começaram a se estabelecer na Inglaterra. Liderada por irmãos Halfdan e Ivar o Boneless, eles wintered em East Anglia, onde se exigiu e recebeu homenagem em troca de uma paz temporária. De lá, eles mudaram para o norte e atacou Northumbria, que estava no meio de uma guerra civil entre o rei deposto e uma Osberht Ella usurpador. Os dinamarqueses usaram o tumulto civil como uma oportunidade de capturar York, que saquearam e queimaram.
867 Após a perda de York, Osberht e Ella formaram uma aliança contra os dinamarqueses. Eles lançaram um contra-ataque, mas os dinamarqueses mortos ambos Osberht e Ella e configurar um rei fantoche no trono Northumbrian. Em resposta, o rei Æthelred de Wessex, junto com seu irmão Alfred marcharam contra os dinamarqueses, que foram posicionados por trás de fortificações em Nottingham, mas não foram capazes de atraí-los para a batalha. , A fim de estabelecer a paz, o Rei de Mercia Burhred cedeu Nottingham para os dinamarqueses, em troca de deixar o resto da Mercia imperturbável.
869 Ivar o Boneless voltou e exigiu o tributo do rei Edmund of East Anglia.
870 Rei Edmund recusou, Ivar o Boneless derrotado e capturado ele em Hoxne e brutalmente sacrificado o seu coração para Odin em um chamado " sangue de águia ritual ", no processo de adição de East Anglia para a área controlada pelos dinamarqueses invasores. Æthelred rei Alfred e atacou os dinamarqueses em Reading, mas foram repelidos com grandes perdas. Os dinamarqueses perseguiu.
871 Em 7 de janeiro, eles fizeram seu stand na Ashdown (sobre o que é o Downs Berkshire / North Wessex agora em Oxfordshire). Æthelred não pôde ser encontrado no início da batalha, como ele estava ocupado rezando em sua tenda, de modo Alfred levou o exército para a batalha. Æthelred e Alfred derrotou os dinamarqueses, que contavam entre suas perdas cinco Jarls (nobres). Os dinamarqueses recuou e criou fortificações em Baseando em Hampshire, um mero 14 milhas (23 km) de Reading. Æthelred atacou as fortificações dinamarquês e foi derrotado. Danes acompanhou a vitória com mais uma vitória em março no Meretum (agora Marton, Wiltshire).
Æthelred rei morreu em 23 de abril, 871 e Alfred assumiu o trono de Wessex, mas não antes de considerar seriamente abdicar o trono em função das circunstâncias desesperadas, que foram ainda mais agravadas pela entrada em Reading de um segundo exército dinamarquês da Europa. Para o resto do ano Alfred concentrado em atacar com pequenos grupos contra grupos isolados de dinamarqueses. Ele foi moderadamente bem sucedido nessa empreitada e foi capaz de marcar pequenas vitórias contra os dinamarqueses, mas o seu exército estava à beira do colapso. Alfred respondeu pagando os dinamarqueses para que uma promessa de paz. Durante a paz os dinamarqueses virou para o norte e atacou Mercia, que eles acabaram em pouco tempo, e capturou Londres no processo. Burgred rei de Mercia lutou em vão contra o Ivar o Boneless e seus invasores dinamarqueses por três anos até 874, quando ele fugiu para a Europa. Durante a campanha contra Ivar Mercia ele morreu e foi sucedido por Guthrum o Antigo como o principal protagonista na Danes 'drive para conquistar a Inglaterra. Guthrum rapidamente derrotado Burgred e colocou um fantoche no trono de Mercia. Os dinamarqueses agora controlada East Anglia, Northumbria e Mercia, com apenas Wessex continuar a resistir.
875 Os dinamarqueses se estabeleceu em Dorset , bem dentro do Reino de Alfred de Wessex, mas Alfred rapidamente fez paz com eles.
876 Os dinamarqueses quebrou a paz quando capturaram a fortaleza de Wareham, seguido por uma captação semelhante de Exeter em 877.
877 Alfred cerco, enquanto os dinamarqueses esperaram por reforços da Escandinávia. Infelizmente para os dinamarqueses, a frota de reforços encontrou uma tempestade e perdeu mais de 100 navios, e os dinamarqueses foram forçados a voltar ao Oriente Mercia, no norte.
878 Em janeiro de Guthrum liderou um ataque contra Wessex que procurou captar Alfred enquanto ele wintered em Chippenham. Outro exército dinamarquês desembarcou no sul do País de Gales e se mudou para o sul com a intenção de interceptar Alfred ele deve fugir das forças de Guthrum. No entanto, eles pararam durante a sua marcha para capturar uma pequena fortaleza de Countisbury Hill, realizada por um Wessex ealdorman chamado Odda . Os saxões, liderados por Odda, atacou os dinamarqueses, enquanto eles dormiam e derrotou as forças superiores dinamarquês, Alfred salvar de ser preso entre os dois exércitos. Alfred foi obrigado a se esconder para o resto do inverno e na primavera de 878 nos pântanos Somerset, a fim de evitar as forças superiores dinamarquês. Na primavera Alfred foi capaz de reunir um exército e atacou Guthrum e os dinamarqueses em Ethandun. Os dinamarqueses foram derrotados e se retiraram para Chippenham, onde o Inglês perseguidos e cerco às forças de Guthrum. Os dinamarqueses foram incapazes de aguentar sem alívio e logo se rendeu. Alfred exigiu como um termo da rendição que Guthrum tornar batizado como cristão, que Guthrum concordou em fazer, com Alfred atuando como seu padrinho. Guthrum foi fiel à sua palavra e se estabeleceram em East Anglia, pelo menos por um tempo.
884 Guthrum atacou Kent, mas foi derrotado pelo Inglês. Isto levou ao Tratado de Alfred e Guthrum, que estabeleceu os limites da Danelaw e permitiu dinamarquês auto-governo na região.
902 Essex submete a Æthelwald .
903 Æthelwald incita a East Anglian Danes em quebrar a paz. Eles devastam Mercia antes de ganhar uma vitória de Pirro , que viu a morte de Æthelwald eo rei dinamarquês Eohric, o que permite Edward the Elder para consolidar o poder.
911 O Inglês derrotar os dinamarqueses na Batalha de Tettenhall . O Northumbrians ravage Mercia mas são aprisionados por Edward e forçado a lutar.
917 Em troca da paz e proteção Os Reinos de Essex e de East Anglia aceitar Edward, o Velho como seu suserano overlord.
Æthelflæd, Senhora do Mercians, toma o bairro do Derby.
918 bairro de Leicester submete pacificamente a regra do Æthelflæd. O povo de York promessa de aceitá-la como seu senhor, mas ela morre antes que isto pudesse vir a ser concretizadas. Ela é sucedido por seu irmão, os Reinos da Mercia e Wessex unidos na pessoa do rei Edward.
919 Vikings da Noruega sob o rei Rægnold (Ragnald filho de Sygtrygg) de Dublin tomar York.
920 Edward é aceite como pai e senhor pelo Rei da Escócia, por Rægnold, os filhos de Eadulf , o Inglês, Norse, dinamarqueses e outros, todos de quem habita em Northumbria, eo rei e ao povo da Strathclyde galês.
954 Eric Bloodaxe é expulso de Northumbria, sua morte marca o fim da perspectiva de um Reino do Norte Viking que se estende desde York para Dublin e as Ilhas.
[ editar ] GeografiaVeja também: Cinco Vilas do Danelaw
Dos cinco distritos ea Midlands Inglês no início do século 10 [ 11 ]A área ocupada pela Danelaw era aproximadamente a área ao norte de uma linha traçada entre Londres e Chester , excluindo a parte de Northumbria ao leste do Pennines .
Cinco cidades fortificadas tornou-se particularmente importante no Danelaw: Leicester, Nottingham, Derby, Stamford e Lincoln, amplamente delinear a área agora chamada de East Midlands . Esses redutos ficou conhecido como o Cinco Vilas . Borough deriva do Inglês Antigo palavra burh ( cognato com o alemão Burg , o que significa castelo), significando um recinto fortificado e murada contendo várias famílias, nada de uma paliçada grande para uma cidade fortificada. O sentido, desde então, desenvolvido.
[ editar ] conceitos LegalDanelaw foi um fator importante no estabelecimento de uma paz civil nas comunidades vizinhas anglo-saxões e vikings. Estabeleceu, por exemplo, equivalências em áreas de contencioso jurídico, tais como a quantidade de reparação que deve ser paga em wergild .
Muitos dos conceitos legalistas eram compatíveis, como por exemplo o Viking wapentake , o padrão para a divisão de terras no Danelaw, foi efetivamente intercambiáveis com a cem . O uso do site execução e cemitério de Walkington Wold em East Yorkshire sugere uma continuidade da prática judicial. [ 12 ]
[ editar ] LegadoA influência deste período de assentamento escandinavo ainda pode ser visto no norte da Inglaterra e do East Midlands , e é particularmente evidente em nomes de lugares : as terminações nome como -howe , por ("aldeia") ou "vilarejo" ( "Hamlet") de origens nórdicas. Parece haver um número notável de Kirby / Kirkby nomes, alguns com restos de anglo-saxão de construção [ 13 ] , indicando a origem ea construção de um Norse igreja primitiva. [ 14 ] nomes escandinavo misturado com o Inglês -ton dar origem híbrida típica nomes de lugares. [ 15 ]
Old Norse Oriente e Inglês Antigo ainda estavam um pouco mutuamente compreensíveis. O contato entre esses idiomas na Danelaw causados a incorporação de muitas palavras Norse para o idioma Inglês , incluindo a palavra lei em si, céu e janela, ea terceira pessoa do plural pronomes ela , eles , elas e os seus . [ 16 ] Muitos Old Norse palavras ainda sobrevivem nos dialetos do norte da Inglaterra. [ 17 ] [ 18 ] [ 19 ]
Quatro dos cinco boroughs tornou-se município cidades - dos municípios de Leicestershire , Lincolnshire , Nottinghamshire e Derbyshire . No entanto, Stamford não conseguiu ganhar o status, talvez porque tal do território nas proximidades autônoma de Rutland .
[ editar ] herança genéticaEm 2000, a BBC encomendou uma pesquisa genética das ilhas britânicas por uma equipe da University College London liderada pelo professor David Goldstein para 'seu programa de Sangue do Vikings . Concluiu que os invasores nórdicos estabeleceram esporadicamente ao longo das Ilhas Britânicas com uma concentração particular em certas áreas, tais como Orkney e Shetland . [ 20 ] Este achado se refere o Vikings noruegueses apenas, como descendentes de vikings dinamarqueses não foram geneticamente distintos no estudo dos descendentes dos anglo-saxões colonos. [ 21 ]
[ editar ] ArqueologiaPrincipais sítios arqueológicos que testemunham o Danelaw são poucos. O mais famoso é o local em York, que muitas vezes é dito que derivam seu nome do Old Norse Jorvik . (Esse nome é em si um empréstimo do Antigo Inglês Eoforwic ; o Antigo Inglês ditongo EO sendo aparentado com o ditongo Norse jo , o Inglês Antigo intervocálico f tipicamente de ser pronunciado em voz baixa como um moderno v , e wic sendo a versão antiga do Inglês Norse vik .) Eoforwic por sua vez foi derivado de um anterior nome para a cidade, espelta Eboracum em fontes latinas. Outro site Danelaw é o local de cremação de Heath Wood, Ingleby, Derbyshire .
Sítios arqueológicos não confirmam a área historicamente definido como sendo um limite demográfico real ou comércio. Isto poderia ser devido à má alocação dos itens e características em que este julgamento é baseado em como indicativo de qualquer anglo-saxão ou presença nórdica. Caso contrário, pode indicar que havia movimento considerável população entre as áreas ou, simplesmente, que, após o tratado foi feito, ele foi ignorado por um ou ambos os lados.
Thynghowe foi um importante local de encontro Danelaw, hoje localizada na Floresta de Sherwood , em Nottinghamshire. A palavra "howe" muitas vezes indica uma pré-históricos túmulo . Howe é derivado do nórdico antigo trabalho Haugr monte significado. [ 22 ] redescoberta do site foi feita por Lynda Mallett, Reddish Stuart e John Madeira. O site tinha desaparecido a partir de mapas modernos e era essencialmente perdido para a história até que os entusiastas da história local fizeram suas descobertas. Especialistas acham que o site redescoberto, que fica no meio dos velhos carvalhos de uma área conhecida como Birklands na floresta de Sherwood, pode também fornecer pistas quanto ao limite do antigo Anglo Saxon reinos de Mercia e Northumbria. Inglês Heritage recentemente inspecionaram o local e acredita é uma raridade nacional. Thynghowe [ 23 ] era um lugar onde as pessoas vieram para resolver disputas e resolver problemas. É um Norse palavra, embora o site possivelmente mais antigos ainda, talvez até mesmo da Idade do Bronze .
[ editar ] Veja tambémNorse-Gaels
Bandeira corvo
Valknut
Mjöllnir
Runestone
Stave igreja
Longhouse
Lista de formas genéricas em nomes de lugar britânicos
testificandum ad intimação
[ editar ] Notas de Rodapé^ "O Inglês Antigo palavra Dene "Danes" normalmente se refere à escandinavos de qualquer tipo, a maioria dos invasores eram de fato dinamarquês (East Norse de falantes), mas houve noruegueses (West Norse [oradores] ), entre eles também. " -Lass, Roger, Old Inglês: A Companion Histórico linguística , p.187, n.12. Cambridge University Press, 1994.
^ Citado por Richard Hall, Arqueologia Era Viking (série Arqueologia Shire), 2010:22; Gwyn Jones, A History of the Vikings . Revista ed. Oxford: Oxford University Press, 1984:221.
^ Flores Historiarum: Rogeri de Wendover, Chronica sive Flores Historiarum , p. 298-9. ed. H. Coxe, Rolls Series , 84 (4 vols, 1841-1842)
^ Haywood, John. The Penguin Historical Atlas dos Vikings , p.62. Penguin Books. © 1995.
^ Carr, Michael. "Alfredo, o Grande Strikes Back", p. 65. Jornal de História Militar . Junho de 2001.
^ Hadley, DM O Danelaw do Norte: sua estrutura social, c. 800-1100 . p. 310. Leicester University Press. © 2000.
^ O Kalender do Abade Sansão de Bury St. Edmunds , ed. RHC Davis, Camden terceiro ser., 84 (1954), xlv-xlvi.
^ Lesley Abrams, "Edward Danelaw da pessoa idosa", em Higham NJ & Hill DH eds, Edward the Elder 899-924 , Routledge, 2001, pp 138-39
^ expansão The Viking
^ Shore, Thomas William (2008). Origem da Raça Anglo-saxão - Um Estudo do Assentamento da Inglaterra e da origem tribal do Povo Old Inglês . LER LIVROS. pp. 84-102. ISBN 1408637693. http://books.google.com/books?id=tDSsxref4C8C&pg=PA102&dq#v=onepage&q=&f=false .
^ Falkus & Gillingham e Hill
^ JL Buckberry & DM Hadley, "um cemitério de Execução anglo-saxão em Walkington Wold, Yorkshire", Oxford Journal of Archaeology 26 (3) 2007, 325
^ Taylor, HM & Taylor, Joan, Anglo-Saxon Arquitetura . Cambridge 1965.
^ introdução, Biddulph, Joseph Old dinamarquesa da Danelaw Velho . Pontypridd 2003. ISBN 978-1-897999-48-6 .
^ O "híbridos Grimston", observou Richard Hall, Arqueologia Era Viking (série Arqueologia Shire) 2010:22.
^ Henry Loyn, Os vikings na Grã-Bretanha (Cambridge: Blackwell Publishers, 1995), 85.
^ Joan Beal, "Dialectos Inglês no Norte da Inglaterra: Morfologia e Sintaxe", em Um Manual de Variedades de Inglês vol. 2, ed. Bernd Kortmann et al (New York: Martin De Gruyter, 2004)., 137.
^ Katie Wales, Northern Inglês: Uma História Social e Cultural (Cambridge: Cambridge University Press, 2006), 55.
^ Cowling GH, o dialeto de Hackness: Nordeste Yorkshire (Cambridge: Cambridge University Press 1915), xxi-xxii.
^ "INGLATERRA | sangue Viking continuará a fluir" . BBC News. 2001/12/03 . Retirado 2010/04/23 .. http://news.bbc.co.uk/1/hi/england/1689955.stm
^ http://www.geneticarchaeology.com/research/Blood_Of_The_Vikings.asp
^ Guide to origens dos nomes de lugares escandinavos na Grã-Bretanha
^ "Resultado detalhes: THYNGHOWE" . Pastscape. 2007/11/22 . Retirado 2010/04/23 .. http://www.pastscape.org/hob.aspx?hob_id=1461548&search=all&criteria=thynghowe
[ editar ] Referências Esta seção está vazia. Você pode ajudar adicionando a ele .
[ editar ] Na literaturaTipos de estrutura senhorial na Danelaw do Norte , Frank M. Stenton , Londres, 1910.
O Anglo-Saxon Chronicles , Tiger Books versão internacional traduzida e coligidos por Anne Savage, 1995.
[ editar ] Ligações externasConheça mais sobre o Danelaw na Wikipédia projetos irmãos :
Definições : Wikcionário
Imagens e mídia a partir Commons
Recursos de aprendizagem da Wikiversidade
Notícias do Wikinews
Citações de Wikiquote
Textos-fonte do Wikisource
Livros didáticos de Wikibooks
News Item: BBC sangue dos Vikings
BBC Viking Ligações História
Coordenadas : 54 ° N 1 ° W / 54°N 1°W / 54; -1
Retrieved from "http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Danelaw&oldid=455181167"
Categorias :9 estabelecimentos do séculoAnglo-Saxon sociedadeAnglo-Norse InglaterraInvasões da InglaterraPós-medieval constrói sobre a Idade MédiaInglês toponímiaTopônimos InglêsTopónimos germânicosGermânica loanwordsInglês pessoas de descendência dinamarquesaHidden categories: Articles containing Danish language textArticles to be expanded from September 2011All articles to be expanded
Personal toolsEntrar / criar conta NamespacesArtigo Discussão VariantsViewsLer Editar ActionsView history
Search NavigationPágina principal Conteúdo Conteúdo apresentado Eventos atuais Artigo aleatório Doe para Wikipedia InteraçãoAjuda Sobre Wikipedia Comunidade do portal Mudanças recentes Wikipedia contato Caixa de ferramentasWhat links here Related changes Upload file Special pages Permanent link Cite this page Imprimir / exportarCreate a bookDownload as PDFPrintable versionLínguasБеларуская Беларуская (тарашкевіца) Català Česky Dansk Deutsch Español Français Frysk Galego Bahasa Indonesia Íslenska Italiano Nederlands 日本语 Norsk (bokmål) Polski Português Русский Inglês simples Suomi Svenska ไทย Українська Esta página foi modificada pela última vez em 12 de outubro de 2011 às 09:54.
Texto está disponível sob a Licença Creative Commons Attribution ShareAlike- ; termos adicionais podem ser aplicadas. Ver Termos de uso para mais detalhes.
Wikipedia ® é uma marca registada da Wikimedia Foundation, Inc. , uma organização sem fins lucrativos.
Contacte-nos
Política de privacidade Sobre Wikipedia Disclaimers Móveis vista Original Text:
Mostrar traduções alternativas
----------------------------------
COPYRIGHT WIKIPÉDIA----------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário