quarta-feira, 1 de setembro de 2010

3063 - HINDUISMO

Home | Índice | Conteúdo | Bibliografia |
EQM-Experiência de Quase-Morte
Células
Ciência e Espírito
Epigenética
Médium
Meterialização
Grandes cientistas
Comunicação c/mortos
Após a morte
Mente
Cérebro
Pensamento
Princípio espiritual
Evolução humana
Reencarnação
A agonia de Jesus
Universo
Vida
Espiritismo
A caminho da luz
Iluminação do íntimo
Espírito Santo
Evolucionismo
Teoria das cordas
Partículas de Higgs
Matéria escura
Energia escura
Selecionadas | Pesquisar | Links |
Biografias
Ciência
Colaborar com o site
Cursos
Dicionário
Estatísticas de visita
Mensagens e Preces
Páginas alteradas
Páginas novas
Numerologia
Recomendar
Solidariedade
Trabalhos para estudo
Outros
Hinduismo - O Bhagavad Gita (Canção do Senhor)

Página acima

Não tem fundador e divide-se em quatro ramos principais:

saivismo,

vaishnavismo,

shaktismo

e smatismo

Cada um deles suficientemente diferentes em sua teologia.
Religião antiquíssima, surgiu aproximadamente no ano 1.500 a.C. Composta por uma profusão enorme de deuses, mitos, lendas e singularidades doutrinárias. A tônica de seu ensinamento é a aproximação do homem com o Espírito Eterno, Brama, representado pela sílaba sagrada "AUM".
Os hinduístas professam a fé no carma, o darma, a reencarnação, o culto no templo e o reconhecimento dos Vedas como as escrituras sagradas. O "carma" seria um mecanismo de compensação de vidas passadas. Toda ação praticada contra a moral e os bons costumes em uma encarnação passada, leva o infrator ao resgate e à expiação em posteriores existências, conforme os mecanismos da lei de ação e reação.
Tem como escrituras sagradas:

o "Bhagwad Gita",

"Vedas",

"Ramayana"

e o "Mahabharata".

Um clássico da literatura religiosa, três vezes mais volumoso que a Bíblia judaica com filosofia de difícil entendimento para os ocidentais.
Alcançar o estado de "Nirvana" (ou união permanente com Brama, que é a verdade absoluta e eterna) é a meta de todo hinduísta.



Consciência espírita: www.consciesp.org.br


A evolução da sociedade e do pensamento indianos, desde a crise do sistema religioso védico-bramanico (aproximadamente nos séculos VI-V a.C.) até nossos dias, foi acompanhada por vasta gama de concepções teológicas, éticas e ritualísticas que passaram a constituir uma nova corrente religiosa - o Hinduísmo. Este, na verdade, resulta da fusão de elementos do sistema religioso védico-bramanico, implantado na Índia pelos invasores ários (indo-europeus), e elementos das culturas locais, numa época em que a hegemonia da cultura dos invasores ocasionou um intercâmbio que acabou por produzir a síntese do pensamento propriamente hindu.
As origens doutrinárias do Hinduísmo encontram-se nos mesmos textos sagrados (os Vedas) que marcaram a sociedade bramânica. Esses textos, renovados e reinterpretados, permaneceram como o fundamento e a revelação divina de uma nova religiosidade.
Historicamente, as raízes do Hinduísmo podem ser localizadas no século II a.C., embora sejam muito anteriores os sintomas de crise no sistema védico-bramanico. Os textos bramanicos conhecidos como Upanishads já revelam, no século V a.C., uma crise ideológica e sacerdotal, pois o caminho religioso passa a ser procurado fora do ritualismo exagerado que caracterizou a sociedade bramânica. Outro sintoma dessa crise foi o aparecimento, no século VI a.C., de duas grandes correntes heréticas - o Jainismo e o Budismo-, que deram por encerrada a função dos Vedas e das concepções religiosas bramanicas. Ambas as correntes, assim como o Vishnuísmo (século II a.C.), foram posteriormente acomodadas como seitas do Hinduísmo.
A crise da sociedade bramanica parece ter atingido seu apogeu quando o rei Asoka (273-231 ? a.C.) da dinastia de Maurya (321-185 a.C.), aceitou o Budismo como religião suprema. Com a morte desse rei, a classe sacerdotal tentou retomar sua supremacia ideológica e social, o que já não era possível com as novas condições religiosas da sociedade indiana.

RESUMO EXTRAÍDO DA PUBLICAÇÃO DA ABRIL CULTURAL - "AS GRANDES RELIGIÕES "


LINKs

http://www.geocities.com/findeciclo/ps15mom4a.htm


Ver também:

Arianos e Judeus

Budismo

Dogma da Trindade

Reencarnação

Relativo às religiões

Religião Egipciana

Trajetória evolutiva do Espírito


Trabalho de João Gonçalves Filho







Toda criança precisa de Amor, Afeto, Educação, Saúde, Esperança e Fé raciocinada


Crianças e Adolescentes

DESAPARECIDOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas