Quarta, 01 de Setembro de 2010
Pesquisa
CanaisHomeO MovimentoA Aliança de MisericórdiaHistóricoImaculada do Espírito Santo (I.E.S.)Palavra de VidaCarisma (Espiritualidade)MissãoCores da MisericórdiaEstruturaComunidade de VidaComunidade de AliançaAmigosTrês rostos da ComunidadeEvangelizaçõesBandasCanáComunicaçãoCriançasCristotecaEffatahEscola de EvangelizaçãoFesta das TendasGrupo Padre PioGrupo Restaura-meLeprosárioMaria MadalenaMil Ave-MariasMIRMisericórdia FestMissasMissão Thalita KumRuaRuahThalita Kum EncontroVigília MMAEFormaçõesGaleriasNotíciasOnde EstamosDoaçõesAjude esta ObraContatos
Os mandamentos de Deus continuam os mesmos
Quais são, de fato, os dez mandamentos?
A Igreja Católica mudou os dez mandamentos?
Por que há diferença entre a sua formulação na Bíblia e a Catequese da Igreja Católica?
Quando lemos Ex 20, 3-17 e comparamos com a divisão proposta pela catequese católica, segundo alguns, percebe-se que há diferenças. No texto bíblico lemos: “Eu sou o Senhor teu Deus, não terás outros deuses além de Mim. Não farás para ti esculturas, nem figura alguma do que está em cima nos céus, ou embaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra; não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Não pronunciarás em vão o nome do Senhor teu Deus. Lembra-te de santificar o dia do descanso; trabalharás durante seis dias e farás toda tua obra, mas no sétimo dia – que é um repouso em honra do Senhor teu Deus – não farás trabalho algum. Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra. Não matarás. Não cometerás adultério. Não furtarás. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo e não cobiçarás a casa do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem nada do que lhe pertence.”
Na catequese católica aprendemos a seguinte divisão: 1º – Amar a Deus sobre todas as coisas. 2º – Não invocar o Santo Nome de Deus em vão. 3º – Guardar domingos e festas de guarda. 4º – Honrar pai e mãe. 5º – Não matar. 6º – Guardar castidade nas palavras e nas obras. 7º – Não roubar. 8º – Não levantar falsos testemunhos. 9º – Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos. 10º – Não cobiçar as coisas alheias.
Dependendo da divisão que se faz do texto bíblico, nota-se uma diferença entre o segundo mandamento e o décimo. Enquanto no texto bíblico o segundo mandamento parece fazer referência à fabricação de imagens, para a catequese católica tem relação com o nome de Deus. Além disso, no texto bíblico o décimo mandamento consistiria na proibição tanto de cobiçar a mulher do próximo como suas coisas. Já na catequese isto é separado, sendo o nono mandamento a proibição em relação à mulher e o décimo referindo-se, aí sim, às coisas em geral.
Muitos acusam a Igreja Católica de ter mudado os mandamentos pelo fato dela defender o uso de imagens nos templos e na espiritualidade cristã, mas, na realidade, a divisão do Decálogo, que literalmente quer dizer as “dez palavras”, variou no decorrer da história da Igreja. Uma divisão foi feita pelos padres gregos na Antiguidade, a qual é usada até hoje pela Igreja Ortodoxa e pelas comunidades reformadas. Outra divisão foi realizada, também no período antigo, por Santo Agostinho, a qual está presente na Igreja Católica e nas confissões Luteranas. O importante é ter claro que quem ama a Deus acima de tudo, como pede o primeiro mandamento, já pressupõe o não à idolatria.
Além disso, a Bíblia fala em guardar o sábado como dia do Senhor e os cristãos, em sua maioria, falam no domingo. Esta mudança ocorreu devido ao fato da Ressurreição do Senhor Jesus ter acontecido no primeiro dia da semana, ou seja, no domingo. Isto levou a Igreja Cristã a mudar o sábado pelo domingo como dia do Senhor. O próprio termo domingo em latim, “dies Domini”, já expressa este sentido. O importante é observar o dia do Senhor e, se a Ressurreição do Senhor Jesus é o fato mais importante da fé cristã, não havia sentido continuar guardando o dia do Senhor no sábado.
Enfim, talvez o mais importante não seja a organização e divisão que damos aos mandamentos de Deus, mas sim a constância na sua prática. Que nós possamos perceber que eles são um caminho de vida e santidade, resumindo-se no amor a Deus e ao próximo, como o próprio Senhor Jesus nos ensinou. (cf. Mt 22, 36-40)
Prof. Joel Gracioso
Para aprofundar:
Catecismo da Igreja Católica, parágrafos de 2052 a 2557.
STRABELI, Mauro. Bíblia: perguntas que o povo faz. São Paulo: Paulinas, 1990.
Veja aqui todas as Formações
-- Formações -- A Bíblia condena o espiritismo A Carne é Fraca, mas o Espírito é forte! A culpa A dança litúrgica A Espera A Estratégia de São Paulo A Eucaristia A expulsão de Deus A humildade de Santa Bernadete A mulher do fluxo de sangue A Sexualidade é um Dom de Deus? A um espírita A verdade da vida! A Verdadeira Entrega Acreditar naquilo que não se vê Amor maduro Arma do Padre As pedras falarão Até agora não fizemos nada... Atitude Carta de Bento XVI aos Sacerdotes Carta de Madre Teresa sobre o aborto Cinco Pedrinhas Combater a AIDS com castidade e fidelidade Como formar bem as crianças Como saber se tenho uma vida espiritual Como surgiu o Santo Rosário Confissão – Pecado venial I Confissão – Pecado venial II Confissão – Pecado venial III Confissão – Pecado venial IV Coragem, a força do coração Corpus Christi: Festa da Eucaristia Cristo é a verdadeira paz do mundo Depressão pós-parto Desânimo não! Desterre seus traumas Deus confiou no homem Diabo existe? E eles narraram os acontecimentos do caminho e como o haviam reconhecido na fração do pão. É possivel ser SANTO? Eis que estou convosco Encontro com Deus Então seus olhos se abriram e o reconheceram (Lc 24, 31a) Esclarecendo dúvidas - Casamento Estaremos presenciando a morte da modéstia? Exemplos de Jovens Fica conosco, Senhor, pois cai a tarde e o dia declina Fome em tempo de abundância Formar bons cristãos e honestos cidadãos HORTO DAS OLIVEIRAS Justificação pela Fé Mensagem da Rainha da Paz Mensagem de Maria Método de Ovulação Billings II Meu Bento XVI Minha namorada quer transar... Não basta ter somente a fé Não cobiçar as coisas alheias Nós sabemos que passamos da morte à vida porque amamos os irmãos O Canto Gregoriano - Parte 1 O Canto Gregoriano - Parte 2 O Canto Gregoriano - Parte 3 O católico e as Bíblias protestantes O desenvolvimento da humanidade inteira O orgulho rouba aquilo que Deus pode nos dar O pecado, a pena e a absolvição O que é combate espiritual? O que são pecados capitais? O Ressuscitado no meio de nós O Tesouro de Jesus Oferecei vossos corpos como Hóstia viva! Onde dois ou três estiverem reunidos ... Oração Fraterna Os mandamentos de Deus continuam os mesmos Paternidade dom de Deus Pílula do dia seguinte Praticar o Domingo Prisioneiros do Espírito Promover as Vocações Sacerdotais Pulseiras do Sexo Qual é o seu temperamento? Reflexo artístico Saia desse modismo! Salvaguardar a Criação Santa Gertrudes Santidade ao alcance de todos São Felipe Néri, Apóstolo de Roma Satanismo Social Se estiverem de acordo, peçam qualquer coisa Servir sempre para ser feliz Só a Misericórdia Divina pode transformar o mundo Só existe misericórdia para os humildes Soberba: a cultura do ego Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração Um mau trabalhador é um mau cristão Uma ostra que não foi ferida não produz pérola Vida Eterna, uma esperança para os cristãos Voluntários cristãos, generosos e disponíveis.
© Aliança de Misericórdia - Todos os direitos reservados - 2010
COPYRIGHTALIANÇA DA MISERICÓRDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário