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« PreposiçãoArcadismo (Neoclassicismo) »Barroco (Seiscentismo)
Por thaiszbassotto
Momento Histórico
1. No mundo
Apogeu do Absolutismo e da Contra-Reforma
Fim das grandes navegações
2. No Brasil
A Bahia como centro econômico e político, em virtude do ciclo da cana-de-açúcar
A exploraçao institucionalizada
I- Início: 1601 com a publicação de “Prosopopéia” de Bento Teixeira
II- Etimologia: Barroco = pérola defeituosa
III- Definição: Ideologia Eclesiástica
IV- Local: Literatura = Bahia; Arquitetura = MG
V- Conceito:
VI – Aspectos Centrais
Literatura de contrastes – fusionismo – choques entre valores renascentistas (paganismo) e valores medievais (cristianismo)
Dualismo – conflito entre o bem e o mal, o Céu e a Terra, Deus e o Diabo, o material e o espiritual, o pecado e o perdão
Visão teocêntrica, medieval, voltada para a fé, o espírito e a exaltação de Deus
Visão antropocêntrica, renascentista, de concepção humanista e com características clássicas
Culto do contraste – poeta se sente dividido e confuso por causa do dualismo de idéias
Pessimismo – acarretado pela confusão causada pelo dualismo
Revela a busca da novidade e da surpresa , o gosto da dificuldade
Textos são velados, obscuros, de difícil entendimento
VII – Correntes do Barroco
Principais autores e obras
1. Gregório de Matos (o Boca do Inferno) – Sua poética se divide em:
poesia religiosa – o pecador arrependido diante de um Deus perdoador
poesia lírica – amorosa, carpe diem, certa atitude reflexivo-filosófica
poesia satírica – críticas à sociedade de sua época, linguagem obscena, sátiras maliciosas
2. Padre Antônio Vieira – Oratória sacra conceptista. Privilegiou as grandes questões político-sociais. Escreveu mais de 200 sermões.
3. Outros autores – Bento Teixeira; Manuel Botelho de Oliveira, Sebastião da Rocha Pita
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Essa entrada foi publicada em maio 29, 2008 às 7:35 pm e arquivada em Barroco. Você pode acompanhar qualquer resposta para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackback do seu próprio site.
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