segunda-feira, 28 de junho de 2010

1294 - HISTÓRIA DO LIVRO

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HISTORIA DO LIVRO EDITORACAO
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HISTORIA DO LIVRO EDITORACAO - Presentation Transcript
A História do Livro e da Editoração UNESP - Marília 2007 Noemi Oliveira Martinho Paula Regina Dal’Evedove Trabalho apresentado à disciplina: Introdução à Editoração Docente: Prof. Ricardo Sant’ana
Antes da escrita O Homem sempre buscou meios de se comunicar e de aprimorar as suas formas de expressão e relação com o mundo e seus semelhantes. Antes da existência da escrita, o Homem se comunicava utilizando outros recursos :
Desenhos
Pinturas
Danças
Cantos
Gestos
Esculturas
Sons
A História do Livro e da Editoração
Após desenvolver a fala, a principal forma de transmissão do conhecimento foi a Tradição Oral, que ainda é o principal meio entre muitas comunidades ao redor do mundo ... Aborígenes - Austrália Índios - Brasil Zulus - África Antes da escrita A História do Livro e da Editoração
Uma das grandes “invenções” da humanidade foi a escrita, que surgiu a partir da necessidade do homem de conservar e transmitir sua memória, facilitar as tarefas da vida cotidiana, criar registros, armazenar dados e enfim, preservar sua história. A Escrita “ [...] a escrita, como todas as grandes descobertas, não foi inventada de uma vez só, mas empregou longos séculos para se produzir, se completar, se aperfeiçoar.” Lecoy de la Marche Desta forma, a escrita passou por várias fases de evolução até chegar na forma em que a conhecemos... A História do Livro e da Editoração
Fases da Escrita Pictografia Surgida por volta do Estágio do Paleolítico Superior com as famosas pinturas nas cavernas. O termo significa: forma de escrita pela qual idéias são transmitidas através de desenhos . Formada por ideogramas que representavam uma palavra, assim sendo, eram necessários diversos signos pictóricos para representar tantos quantos objetos ou idéias fossem necessários. A História do Livro e da Editoração

Sistemas mnemônicos, de cordões ou conchas formados por fios de lã de cores diversas, nos quais se colocam, em alturas diferentes, nós mais ou menos combinados de modo a formar representações simbólicas do pensamento.
Mnemônica Fases da Escrita A História do Livro e da Editoração

O Homem, na tarefa de fixar e de transmitir o pensamento, percebeu que lhe era possível substituir a imagem visual pela sonora, colocar o som onde até então tinha obstinadamente a figura.
Escrita alfabética: na qual o sistema se funda em “grupos de sons”, representados por um sinal;
Escrita silábica: consiste que cada sinal corresponde a uma letra.
Fases da Escrita Fonética A História do Livro e da Editoração “ A peculiaridade do alfabeto fonético consiste em que o som das letras nada tem com o sentido.” Marshall McLuhan

É a escrita feita com o auxílio de objetos em formato de cunha. Foi criada pelos Sumérios por volta de 3.500 a.C.
Eram utilizadas tabuletas de argila que depois de escritas eram tostadas em fornos.
Cuneiforme Fases da Escrita A História do Livro e da Editoração

A ideografia começou por representar os objetos por um sinal que os interpretasse graficamente e as idéias por outros sinais adequados. Os tipos clássicos de escrita ideográfica são os ideográficos chineses, os caracteres cuneiformes e os hieróglifos.
Ideografia Fases da Escrita A História do Livro e da Editoração
Hieróglifos
Os hieróglifos surgiram por volta de 4000 anos a.C. na região do Egito, eram chamados de medju-netjer , que significa palavras dos deuses . Os gregos a batizaram de hieroglífica. O termo é junção das palavras gregas glyphein , que significa inscrever, gravar e hieros , que significa sagrado.
Fases da Escrita A História do Livro e da Editoração

alfabetismo é o último aperfeiçoamento da escrita para alguns pesquisadores.
Pode-se definir como um conjunto de símbolos gráficos que representam sons vocais, que serão combinados e pronunciados de acordo com os idiomas.
Alfabeto A B C D E F G H… Fases da Escrita A História do Livro e da Editoração

Tabletes de cera
uma placa de madeira coberta de cera onde se escrevia com um estilete de metal.
Os suportes Os suportes são os materiais, superfícies que possibilitaram ao Homem uma forma de gravar, imprimir fisicamente a representação de uma informação...
Tabletes de argila
inscritos com um instrumento pontiagudo e, então, secados a fim de se ter um registro definitivo. Eram os mais baratos e um dos mais duráveis materiais para escrita.
Pedras
que eram escritas com canetas de ferro
A História do Livro e da Editoração

é o mais celebre dos produtos vegetais usados na escrita antiga, tanto na importância da técnica quanto dos registros que ele manteve.
usado pelos egípcios desde o ano 2.400 antes de Cristo, era feito de uma camada de uma planta aquática abundante no rio Nilo, cyperus papyrus .
Papiro Cyperus papyrus Os suportes A História do Livro e da Editoração

o grande material do reino animal empregado na escrita, extraído de peles de animais
originário da cidade de Pérgamo, na Ásia Menor, no século II a C., daí a sua denominação.
Pergaminho Os suportes A História do Livro e da Editoração

Papel
Hoje em dia, o papel é fabricado desta forma: Fluxograma de produção da madeira Processo de fabricação da celulose Ver processo de produção da celulose Ver processo de produção da madeira pela Aracruz S/A Os suportes A História do Livro e da Editoração
Mas passou por várias fases de evolução: O papel é um afeltrado de fibras unidas tanto fisicamente (por estarem entrelaçadas a modo de malha) como quimicamente por pontes de hidrogênio. Acredita-se que tenha sido inventado na China por Ts'ai Lun no ano 105 a.C. fabricado a partir de fibras de cânhamo trituradas e revestidas de uma fina camada de cálcio, alumínio e sílica. Na China, antes disso utilizavam-se para a escrita outros materiais como a seda, e depois o papel de seda Na Antiguidade, o “papel” utilizado era o papiro. Foi cerca de 2200 anos antes de Cristo que os egípcios desenvolveram a técnica do papiro, uma espécie de pergaminho e um dos mais velhos antepassados do papel. Papel vem da palavra “papiro” Papyrus em latim; Papuros em grego;
611 D.C. - Instalam-se manufaturas do papel na Coréia. 794 - Instala-se a fabricação de papel para o comércio, primeiro em Damasco, depois em Bagdá. 807 - Produção de papel em Kioto, no Japão. 877 - Nota-se a existência do papel sanitário. 900 - O papel é fabricado no Egito pelos árabes. 950 - O papel chega pela primeira vez na Espanha através de livros. 998 - O papel moeda é o meio circulante da China. 1000 - Dois árabes fazem uma escrita a respeito dos métodos de fabricação do papel. 1150/1151 - Os árabes chegam à Espanha fixando-se numa região de Valencia (Xavita) sendo instalado o primeiro ponto de fabricação da Europa.
Os suportes A História do Livro e da Editoração
O papel chegou ao Ocidente aproximadamente 10000 anos depois de sua invenção na China; Em 1144 é estabelecida uma fábrica de papel na Espanha; Em 1276 na Itália é criado o “moinho de papel”
1150/1151 - Os árabes chegam à Espanha fixando-se numa região de Valencia (Xavita) sendo instalado o primeiro ponto de fabricação da Europa. 1282 - Introdução da marca d'água por Fabriano: cruzes e círculos. 1285 - Marca d'água na França: flor de Liz. 1309 - Início da utilização do papel na Inglaterra. 1320 - Chegada do papel na Alemanha. 1390 - Instalação da primeira indústria na Alemanha. 1405 - Chegada do papel na região de Flandres, levado por um espanhol. 1450 - Invenção da imprensa -Johannes Guttemberg e consequente procura por papel. 1550 - Comercialização do papel de parede proveniente da China pelos espanhóis e holandeses em toda a Europa.
Até fins do séc. XVIII, a fabricação do papel era manual em escala que não correspondia ao aumento da demanda e do uso; Em 1798 é criada a primeira máquina de fazer papel por um operário francês setecentista, Louis Robert (1761-1828), mas esta ainda estava longe das máquinas modernas; Os suportes A História do Livro e da Editoração
Antes da utilização da celulose em 1840, por um alemão chamado Keller, outros materiais como o algodão, o linho e o cânhamo eram utilizados na confecção do papel; Atualmente, as empresas utilizam em larga escala o Eucalipto, usado também para reflorestamento e novo uso na fabricação de papel; Eucalipto Algodão Linho Cânhamo Os suportes A História do Livro e da Editoração
in-plano - (atlas ou atlântico) resulta da folha não dobrada e compreende, em conseqüência, apenas duas páginas, reto e verso; in-fólio - resulta da folha dobrada em dois e contém quatro páginas; in-quarto - folha dobrada em quatro e contém oito páginas; in-octavo - folha dobrada oito vezes e contém 16 páginas; in-doze - resulta da folha dobrada doze vezes e contém 24 páginas; Algumas medidas padrão Os suportes Os formatos A História do Livro e da Editoração
Livro Xilográfico O Livro A invenção chinesa de tipos separados antecedeu as experiências de Gutenberg em mais de quatrocentos anos. O inventor foi Pi Shêng por volta do ano 1040 da era cristã. Os tipos eram feitos inicialmente de argila cozida, passando à madeira e por fim, ao bronze. Contudo, esses tipos móveis chineses ficaram restritos à impressão tabulária. Nos livros de impressão tabulária, o impressor aplicava as folhas de papel sobre uma matriz de madeira entintada e encavada com imagens, textos ou ambos, obtendo assim, um grande número de cópias. Caso fosse necessária a correção do texto era preciso confeccionar nova matriz. As primeiras xilogravuras aparecem num livro impresso em Roma, no ano de 1467. O objetivo era popularizar as histórias ou ensinamentos da Bíblia de maneira artística para que as pessoas que não soubessem ler tivessem acesso à doutrina cristã. No Brasil se tornou uma forte característica da Literatura de Cordel. A História do Livro e da Editoração
Livros tabelares O Livro Na Europa, aquela projeção do manuscrito sobre o impresso, da página sobre a letra, aparece de maneira ainda mais sugestiva nas primeiras impressões xilográficas, que receberam o nome de impressões tabelares ou tabulares justamente por serem feitas com o emprego de tabuinhas. Esses impressos dos quais se conhecem mais de três mil, datando do século XV, reproduzem coisas aparentemente contraditórias, como imagens de santos e baralhos, além de calendários. A História do Livro e da Editoração

Codex: ancestral do livro, consistia na cópia dos textos bíblicos, a rigor, é o texto escrito à mão, independente do suporte, técnica ou instrumento. P or convenção, ao longo do tempo, a palavra manuscrito passou a designar materiais escritos em papiro, pergaminho ou papel;
Sendo os mosteiros e abadias locais responsáveis pela escrita dos codex , cada um deles possuía seu próprio scriptorium , onde os manuscritos, ou seja, os livros escritos à mão, eram copiados, decorados e encadernados.
O Livro Manuscritos Partitura musical em códice Scriptorium A História do Livro e da Editoração

Os manuscritos medievais eram ilustrados pelos:
Iluminadores (illuminatores)
Miniaturistas (miniatores)
Rubricadores (rubricatores)
Apocalipse 1313: iluminuras Codice " Tractatus de vita et morte Galeotti Ruberti de Malatestis"
As encadernações predominantes eram de ourivesaria e couro; contavam com três subdivisões: couro liso, gravado e estampado a frio.
O Livro A História do Livro e da Editoração
O inventor dos tipos móveis foi Johann Gutemberg, nascido na Mangucia, atual Mainz, Alemanha, cerca de 1400. Trabalhou na Casa da Moeda com a técnica de fundir metais e cunhar moedas, o que favoreceu a criação da liga de chumbo com a qual ele passou a preparar as letras para montar os tipos móveis em metal. Gutemberg e a Imprensa A Imprensa A História do Livro e da Editoração
A tipografia (do grego typos - "forma" - e graphein - "escrita") é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Tipografia também é um termo usado para a gráfica que usa uma prensa de tipos móveis. A Imprensa A História do Livro e da Editoração
A palavra incunábulo (do latim incunabulum, berço) é uma expressão técnica que designa os livros impressos até ao ano de 1500. Existem ainda cerca de 30 mil incunábulos, o que nos deixa pistas sobre o desenvolvimento da tipografia antes mesmo do fim do séc XV. A maior parte dos incunábulos é impressa em pergaminho. Os mais famosos são a Bíblia Latina impressa por Fust em 1455, o Saltério Latino da mesma tipografia impressa no ano de 1457, as Cartas de Indulgência do papa Nicolau V, impressas em Mogúncia, em 1454 e 1455, atribuída a Gutemberg. A Imprensa A História do Livro e da Editoração
A Imprensa As edições princeps são as primeiras edições impressas copiadas dos manuscritos. Isto lhes atribuiu um alto valor ao longo do tempo, devido à sua raridade, pois não eram impressos mais de 300 ou 350 exemplares e a maioria foi destruída pelo tempo. O mais conhecido e um dos primeiros e mais belos incunábulos é a Bíblia de Gutemberg que inaugura oficialmente a fundação da imprensa no Ocidente. Elzevir, pois a partir deles a produção do livro transforma-se de fato em indústria e o livro vira objeto de comércio. Alguns famosos tipógrafos “solitários” foram Christophe Plantin (1514-1589), John Baskerville (1706-1775), João Batista Bodoni (1740-1813) e Joaquim Ibarra (1725-1785). A História do Livro e da Editoração
Assim como toda nova tecnologia a imprensa moderna criada por Johann Gutemberg, ao redor de 1450, nunca foi um invento pacífico. Desde a sua divulgação inicial, a nova arte de imprimir livros provocou temores de toda ordem, pois, para muitos, o livro saído de um prelo, e não da tinta de um monge escriba, tornou-se uma força subversiva, capaz de abalar a fé e de reduzir a autoridade da igreja. A Imprensa A História do Livro e da Editoração
A arte da imprensa difundiu-se rapidamente pela Europa, por alguns motivos: - A tomada de Mogúncia em 1462; - o incêndio de tipografias durante a invasão obrigou os impressores a procurarem trabalho em outros lugares; A aparelhagem reduzida das tipografias tornava possível o nomadismo característico dos impressores; em geral alemães, povo que mais se destacou neste momento em relação as técnicas da imprensa; A imprensa rapidamente se expandiu pela Itália e pela França, ganhando cada vez mais espaço e tomando parte na Renascença; o que possibilitou também o avanço cultural ocorrido neste momento; A Imprensa A História do Livro e da Editoração
Tipografia A TIPOGRAFIA é a impressão dos “tipos”, uma arte que tem morrido com o computador, que facilita e automatiza quase todas as funções antes exercidas pelo tipógrafo. A partir de sua invenção, sempre exerceu um papel importantíssimo nas atividades e movimentos culturais, mais especificamente a partir da Revolução Industrial e dos movimentos do século XX, com importância vital no desenvolvimento da propaganda. A História do Livro e da Editoração
Tipografia
Os elementos tipográficos podem ser divididos em:
- Linha de Base (baseline)
- Linha Central (meanline ou midline)
- Ascendente (ascender)
- Descendente (descender)
- Letra Caixa Alta (upper-case)
- Letra Caixa-baixa (lower-case)
- Altura de x (x-height)
- Cabeça ou Ápice (apex)
- Serifa (serif)
- Barriga ou Pança (bowl)
- Haste ou Fuste (stem)
- Montante ou Trave (diagonal stroke)
- Base ou Pé (foot)
- Barra (bar)
- Bojo (counter)
Elementos da tipologia A História do Livro e da Editoração

O tipo metálico pode ser dividido nas seguintes partes:
- Olho - Corpo - Espessura - Rebaixo do olho - Guia - Ponte ou Costela - Cabeça - Altura - Ombro - Alinhamento
Tipo metálico Tipografia A História do Livro e da Editoração
Baseados em estudos feitos por Francis Thibedeau, em meados do século XVIII, na França, foi estabelecido as principais família de letras de imprensa. São elas: Classificação dos tipos
Romana antiga
Criada pelos franceses no século XVIII, inspirada na escrita monumental romana, proporciona ao leitor um inconsciente descanso visual, alcançando o maior grau de visibilidade de todas as famílias.
Romana moderna
Criada pelos italianos no século XVIII, apresenta uma evolução dos romanos clássicos, Esteticamente agradáveis, trouxeram sensível melhora na legibilidade das letras.
Tipografia A História do Livro e da Editoração
-Egípcia ou Serifa Grossa Criada com o advento da revolução industrial, no século XVIII, tem como característica estrutural uma certa uniformidade nas hastes e serifas retangulares. -Cursiva São as letras que não se encaixam em nenhuma das famílias já vistas. Elas têm hastes e serifas livres, o que as tornam as mais ilegíveis de todas, limitando seu uso a destaques, com número limitado de toques. Classificação dos tipos -Lapidária ou Sem Serifa Criada na Alemanha no século XIX, possui caracteres com poucas variações em suas hastes, cujos arremates não possuem serifas. Indicada para a confecção de hastes e embalagens, mas desaconselhável para textos longos. Tipografia A História do Livro e da Editoração
Outras questões estudadas pela Tipografia
As medidas das letras (no Brasil, utiliza-se didot e Anglo-americano)
O espaçamento entre as palavras;
O espaçamento entre as letras;
O entrelinhamento;
O alinhamento de parágrafos:
Justificado;
Não-justificado à direita;
Não-justificado à esquerda;
Centralizado;
Assimétrico.
Legibilidade
Tipografia A História do Livro e da Editoração
-Os primeiros editores de livros foram “as editoras clericais” da Suméria, da Babilônia e do Egito. Editores – na acepção moderna da palavra – existem no mundo ocidental desde o tempo do Império Romano. -Cícero (104-43 a.C.) menciona a satisfação por saber que seus textos podiam ser lidos e encontrados em todo mundo (romano). -Ovídio (43 a.C. – 17 d.C), mesmo desterrado no Mar Negro, se consolava sabendo que era o escritor mais lido no universo. Cícero Ovídio Editoração A História do Livro e da Editoração
-Horácio (64-8 a.C.) conta que, graças aos esforços de seus editores, seus livros foram vendidos na África, Espanha, França e Grécia. (Esta distribuição era comercializada sistematicamente, deduzindo-se das observações do autor que diz que seus editores ganham dinheiro com estas publicações) -Na época dos romanos, a edição de um livro, ou seja, a multiplicação de um texto em várias cópias, era feita por escravos letrados, ocasionando erros tipográficos em muitas destas edições. -Depois dos editores da Antiguidade, a profissão sumiu durante séculos. Os livros continuavam sendo copiados, sobretudo nos mosteiros, mas raramente eram comercializados, sendo cópias para uso próprio. Horácio Editoração A História do Livro e da Editoração
D. Bento de Núrsia (480-549), patriarca dos monges beneditinos e fundador do Mosteiro de Monte Cassino, inaugurou de forma sistemática o movimento de editoração medieval. No século XII, com o surgimento das universidades, reapareceu uma espécie de editor. Era o stationatius , o qual mandava copiar os livros e os emprestava ou vendia aos estudantes Os editores em escala industrial, como conhecemos hoje, só começaram a desenvolver-se após a invenção do tipo móvel e reutilizável por Gutemberg. Editoração A História do Livro e da Editoração
Obrigada! A História do Livro e da Editoração FIM
+ Maria Gabriela Silva , 2 years ago

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