Abril.comNotíciasEntretenimentoEsportesHomemMulherRevistas e sites AbrilBuscaCelularAssinaturasLoja Abril ASSINE
EDIÇÕES IMPRESSAS Edição do mês NOVA ESCOLA
Edição do mês GESTÃO ESCOLAR
Edições anteriores
Edições especiais
PLANOS DE AULA TUDO SOBRE EDUCAÇÃO Educação Infantil
Ensino Fundamental
Gestão Escolar
Planejamento e Avaliação
Formação
Políticas Públicas
Inclusão
Criança e Adolescente
Língua Portuguesa
Prática pedagógicaLeitura
Sequência Didática Ensino Fundamental I
Lendo o livro... antes de ler a história do livro
Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Conteúdo
Leitura
Objetivos
A aula aqui sugerida é um dos caminhos para possibilitar a formação de leitores capacitados a participar das diferentes práticas de leitura da nossa sociedade. Para tanto, é preciso criar oportunidades para que os alunos:
- constituam procedimentos de exploração do livro enquanto portador;
- desenvolvam capacidades leitoras de recuperação do contexto de produção do texto de modo a articulá-lo no processamento das idéias do texto;
- constituam comportamento leitor, implicados na socialização e necessidade de compartilhar ideias e opiniões acerca de material de leitura escolhido.
Anos
A partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
Tempo necessário
A partir de três aulas
Material necessário
Livros de literatura infanto-juvenil constantes do acervo da Escola.
Desenvolvimento
1ª etapa
Estudo coletivo de material de leitura
1. Organize os alunos em duplas.
2. Distribua para cada dupla um exemplar de um mesmo livro.
3. Comecem a fazer uma exploração geral do livro. Peça aos alunos que manuseiem os livros recebidos. A seguir, vá fazendo perguntas para a classe sobre os seguintes aspectos:
a. Que tipo de livro é este (de contos, poemas, lendas, romance)? Como você descobriu (Pelo título? Figura da capa? Conhecimento do autor?)?
b. Quem é o autor (brasileiro, estrangeiro)? Onde você encontrou essa informação? Mostre para todos os colegas!
c. Há algum outro lugar no livro que apresente informações sobre o autor (Oriente para que procurem dentro do livro, na orelha, na quarta-capa também.)? Que tipo de coisa o autor costuma escrever, considerando estas novas informações? Você já leu alguma obra dele? Qual? Gostou? Por que? Leria outra? Por que?
d. Qual é o título do livro? Como você descobriu?
e. Qual é a editora do livro? Onde se encontra essa informação? Você já conhece essa editora? Leu algum livro publicado por ela?
Observação: a cada resposta dada, pergunte como foi possível descobrir aquela informação, solicite que os alunos mostrem como fizeram. Isso possibilita o compartilhamento de procedimentos de manuseio do portador.
f. Considerando o título do livro, a ilustração da capa, quem o escreveu, como você acha que será a história que ele conta (se for um livro de narrativas ficcionais, é claro)?
g. Dê uma olhada nas ilustrações, dentro do livro: o que você acha que vai encontrar na história? Por que?
Observação: Problematize as pistas encontradas, caso seja necessário.
4. Depois dessa exploração geral, pergunte aos alunos se escolheriam esse livro para ler e por que. Durante o processo, vá problematizando as respostas, considerando os dados da exploração feita.
2ª etapa
Estudo e escolha de material de leitura
1. Organize os alunos em grupos de 3 ou 4 componentes.
2. Distribua as coleções de livros entre os grupos e fique você mesmo com alguns.
3. Solicite que os alunos façam, nos livros recebidos, a mesma exploração que fizeram nos livros estudados no Momento 1 dessa proposta de trabalho. Avise que, ao final, escolherão um livro para ler e deverão explicar essa escolha para os demais colegas da classe.
4. Faça o mesmo com os livros que ficaram com você e passe pelos grupos acompanhando o trabalho.
5. Após a exploração, apresente você o livro que escolheria, justificando a escolha nas pistas oferecidas pelo portador e pelo seu conhecimento anterior a respeito de autor, gênero, conteúdo, etc. Dessa forma, você está oferecendo aos alunos uma referência a respeito de como fazer uma indicação.
6. Quando terminar, solicite que cada um dos alunos de cada grupo apresente sua escolha, explicando os motivos dela.
7. Oriente os alunos para levarem o livro para casa e lerem. Explique que, na Roda de Leitores, comentarão a leitura feita, explicando se gostaram mesmo e porque.
3ª etapa
Roda de leitores
1. Organize os alunos em círculo, e avise os alunos que cada um contará como foi a leitura do livro que escolheu: se a escolha foi bem feita ou não e por que, explicando onde foi que acertou ao antecipar se gostaria do livro e onde foi que se enganou. Os alunos poderão, inclusive, ler trechinhos dos livros para ilustrar o que falam ou para mostrar do que gostaram.
2. Antes dos alunos, porém, comente você a leitura que fêz do seu livro.
3. Peça, ao final, que cada aluno mesmo aqueles que, porventura não tenham apresentado a leitura - escrevam um recadinho para colocar no mural Socializando leituras , para os colegas, comentando, rapidamente se gostaram ou não do livro e porque, indicando se recomendam ou não a leitura do material.
Aprofundamento de conteúdo
É importante que a atividade de escolha pessoal de leitura e de Roda de Leitores sejam regularmente realizadas na classe, pois possibilitam a apropriação de procedimentos de leitura, assim como o desenvolvimento de capacidades de leitura. Além disso, possibilitam a constituição de comportamento leitor, conteúdos fundamentais para a formação do leitor.
Sugestão de atividade para explorar a quarta-capa de livro
As informações que se encontram em uma quarta-capa variam conforme a editora, a edição. No entanto, costumam trazer um pequeno texto sobre o enredo da história, trechos da mídia ou, ainda, trechos do próprio livro. Às vezes, uma dessas informações vem junto com outra. O importante, nesse estudo é focalizar autoria e intenção desse texto: divulgar a obra, seduzir leitores, já que é a própria editora que seleciona ou escreve - o texto para ser publicado.
1. Peça aos alunos para ler diferentes quartas-capas e identificar que tipo de informação elas contém (fotografia do autor, dados biográficos, outras obras do autor, comentários de outros autores sobre aquele livro etc.).
2. Anote os dados encontrados na lousa. Veja, juntamente com eles, os dados mais recorrentes nos livros analisados.
3. Solicite que descubram a autoria e possíveis intenções dos textos. Discuta as opiniões, buscando confirmações nas pistas lingüísticas. Discuta, ainda, o papel que uma quarta-capa deve ter no processo de escolha de um livro para ler ou comprar.
4. Os alunos podem escrever uma outra quarta-capa para um dos livros que leram.
Trabalho semelhante pode ser feito com a orelha de livros.
Bibliografia
CRISTOVÃO, V.L.L. (2001) Gêneros e ensino de leitura em LE: os modelos didáticos de gêneros na construção e avaliação de material didático. Tese de Doutoramento não publicada. PUC-SP.
KLEIMAN, A. (1992) Oficina de Leitura - Teoria & Prática. Pontes, Campinas, São Paulo.
................ Texto e Leitor. Aspectos Cognitivos da Leitura Pontes, Campinas, São Paulo; 1989.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola o real, o possível e o necessário. Porto Alegre (RS): Editora Artmed; 2002.
PRIVAT, J.-M (1995) Socio-logiques des didactiques de la lecture. IN: Jean-Louis Chiss; Jacques David & Yves Reuter (direction). Didactique du Français: état d une discipline. Paris: Nathan, 1995 (Pédagogie).: 133-145.
ROJO, Roxane. Letramento e Capacidades de leitura para a cidadania. PEC Formação Universitária. SEE de SP; 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre (RS): Artmed, 1998.
Consultora Lília Santos Abreu
Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, co-autora de materiais didáticos e paradidáticos
Comente
Comentários (2)
MARIA DAS GRAÇAS LACERDA COUTINHO - Postado em 24/06/2010 14:17:17
É uma ótima sugestão de atividade. Vou pôr em pratica com meus alunos.
rosilani macedo de azevedo - Postado em 24/04/2010 20:53:26
amei a idéia, só tem um problema: possuir vário exemplares para distribuir aos alunos.
Página inicial de Plano de Aula
PublicidadeAnuncie
PublicidadeAnuncieComente esta página
Leia os comentários
Envie esta página por e-mail
Imprima esta página
Compartilhe
PublicidadeAnuncie
Links Patrocinados
HSM : Redes SociaisArtigos e matérias estratégicas
para ações nas Redes Sociais.
HSMglobal.com/RedesSociais
Livro Sociologia R$10,00Antologia Sociológica Ensino Médio
Promoção somente em Junho R$10,00
www.lew.com.br/livros/
Livros Mais VendidosBest-Sellers por menos de R$10 !
Compre Aqui e Receba em Casa.
www.Americanas.com.br/Livros
TopoPATROCÍNIO TUDO SOBRE EDUCAÇÃO | PLANOS DE AULA | EDIÇÕES IMPRESSAS | FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA | MAPA DO SITE | EXPEDIENTE
ASSINE |ASSINATURAS PARA SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO | ANUNCIE | FALE CONOSCO | TRABALHE CONOSCO | DÚVIDAS FREQUENTES
Fundação Victor Civita © 2010 - Todos os direitos reservados.
COPYRIGHT DEVIDO À FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário