Suécia Imagens Espanha Imagens Portugal Animais Fotos Camboja Islândia Veneza China Nova Iorque
História do Paraguai Fotografias em Paraguai
Mapa do Paraguai
Geografia do Paraguai
Clima do Paraguai
Fauna e flora ao Paraguai
A população do Paraguai
Arte ao Paraguai
Governo do Paraguai
Economia do Paraguai
Historia do Paraguai
Assunção
Em 1537 foi fundada Assunção, a primeira colónia espanhola no Paraguai. Os missionários jesuítas administraram a maior parte do território entre 1600 e 1767, data em que foram expulsos. A partir de 1767, o país tornou-se uma província da vice-realeza espanhola do Peru e, em 1776, passou a integrar a vice-realeza da Argentina. Em 1810 o Paraguai recusou-se a aceitar a administração da Argentina e solicitou a ajuda dos portugueses para se defender dos sucessivos ataques vindos da cidade de Buenos Aires. Em 1811, o país declarou a independência e, em 1816, depois de um período de anarquia, José Gaspar Rodríguez Francia instaurou uma ditadura. Durante o regime foi adoptada uma política de isolacionismo, com o único objectivo de aumentar a autoconfiança do país. Nas duas ditaduras que se seguiram, a de Carlos Antonio López e a do seu filho, Francisco Solano López, o isolacionismo de Francia foi abandonado, a educação foi desenvolvida e o país abriu-se ao comércio internacional.
Em 1865 o Paraguai envolveu-se numa guerra com o Brasil, com a Argentina e com o Uruguai. Pouco tempo depois, foi invadido pelos exércitos adversários. A guerra terminou em 1870, deixando o país devastado e uma população maioritariamente constituída por mulheres e crianças. Os anos seguintes foram marcados por choques políticos, por golpes de Estado e por guerras civis.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o Paraguai adoptou uma política de neutralidade e viveu alguma expansão económica. Mas, no início do século XX, as tensões na fronteira com a Bolívia foram crescendo e, entre 1932 e 1935, deu-se a guerra do Chaco entre ambos os países. Graças à arbitragem dos EUA e de mais cinco países da América do Sul, a paz foi alcançada em 1938. O coronel Rafael Franco tomou o poder em 1936, mas foi deposto em 1939. Nesse ano o herói da guerra do Chaco, o general José Félix Estigarribia, foi eleito presidente, mas morreu inesperadamente em 1940.
Seguiram-se vários regimes ditatoriais e, em 1954, o general Alfredo Stroessner Matiauda tomou o poder. Durante a presidência norte-americana de Jimmy Carter, o regime de Stroessner foi muito criticado por violar constantemente os Direitos Humanos. Em 1989 foi derrubado, depois de um golpe militar. O general Andrés Rodríguez, comandante militar de Stroessner e líder do golpe, ganhou as eleições presidenciais desse ano. Com a promulgação da nova Constituição, em 1992, o Governo implementou várias reformas democráticas. Em 1993 Juan Carlos Wasmosy foi eleito presidente e implementou uma política de reestruturação nos sectores deficitários da educação e da saúde.Paraguai. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-01-12].
Disponível na www:
Paraguai. Encarta
Anuário Galeria de fotos Entrevista Informações viagem Agenda Autor News Contato franceses
Pesquisa personalizada
COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário