segunda-feira, 11 de outubro de 2010

5710 - HISTÓRIA DA VENEZUELA

Visita Wikilingue.comAcademia Nacional da História de Venezuela
Academia Nacional da História de Venezuela
De Wikipedia, a enciclopedia livre
Ficheiro:Palácio das Academias Caracas Venezuela.jpg Palácio das Academias em Caracas, sede actual da Academia Nacional da História.A Academia Nacional da História de Venezuela é uma instituição que se dedica ao estudo e promoção da História de Venezuela. Em concreto propõe-se como objectivo a recopilación de documentação bibliográfica, hemerográfica, audiovisual ou de outra índole que verse sobre os factos políticos, económicos e sociais sucedidos no país.

A criação da academia foi decretada pelo ex-presidente Juan Pablo Vermelhas Paúl, o 28 de outubro de 1888. Sua missão expressa é o estudo da história venezuelana e a história americana e mundial que possua relevancia directa com o processo nacional. Também se ocupa da promoção da investigação do ensino da história, ao mesmo tempo que se propõe o afianzamiento da identidade venezuelana, tudo mediante publicações editoriais, audiovisuais e eventos de diversa índole.

Sua sede encontra-se no Palácio das Academias na Avenida Universidade de Caracas, entre a Esquina de San Francisco e A Carteira. Em suas instalações alberga sua Biblioteca, que em um princípio conteve os exemplares bibliográficos, outros documentos e fontes audiovisuais. Desde 1889 os Indivíduos de Número que fizeram parte da Academia funcionaram também como os bibliotecários/archiveros da instituição. Com o passo do tempo, o aumento dos recursos documentales aumentou de tal maneira que se requereu organizar ditos recursos em três departamentos separados: a Biblioteca em si, o Arquivo e a Hemeroteca da Academia. Em 1961 decidiu-se abrir essas três dependências para consulta do público geral.

Entre os mais destacados "tesouros" da instituição figuram o Colombeia, o extenso compendio dos escritos e diários de Francisco de Miranda, que contém informação e notas sobre a Guerra de Independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa e os inícios das guerras de independência hispanoamericana.[1] Tais arquivos foram transladados à Academia entre 1929 e 1950, depois de ter sido adquiridos pelo Governo venezuelano. Igualmente estão os Arquivos de Simón Bolívar, composto pela correspondência, proclamas, documentos pessoais e militares, decretos e notas sobre as sociedades latinoamericanas escritos pelo Libertador. Estes são guardados em um anexo aparte da Academia que se encontra na Esquina de Traposos, na mesma avenida. Ambas recopilaciones têm sido incluídas dentro do Programa Memória do Mundo da Unesco.


Referências
↑ Arquivo da Academia — Página Site oficial.

Enlaces externos
Academia Nacional da História - Venezuela — Sitio site oficial.
Obtido em "http://pt.wikilingue.com/es/Academia_Nacional_da_Hist%C3%B3ria_de_Venezuela"
Categoria: Academias de Venezuela

This page is based in an article from Wikipedia (please colaborate or donate).
Reutilization of the present article (modified or copied) is encouraged with the only conditions of adding a link to this page and to keep the same license.
More Wikilingue: Català, Español, Español II, Español III, Galego, Galego, Português, Português II

COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas