Suécia Imagens Espanha Imagens Portugal Animais Fotos Camboja Islândia Veneza China Nova Iorque
História da Venezuela Fotografias em Venezuela
Mapa da Venezuela
Geografia da Venezuela
Clima da Venezuela
População da Venezuela
Cultura da Venezuela
As instituições políticas
A economia venezuelana
A agricultura e a indústria
Historia da Venezuela
Caracas
Cristóvão Colombo chegou à Venezuela em 1498 e, em 1520, os espanhóis fixaram-se definitivamente no território. Em 1811, Simón Bolívar encabeçou uma rebelião contra a Espanha e, em 1830, o país conquistou a independência. Depois de um longo período de ditadura, o país adoptou uma nova Constituição em 1961 e, três anos mais tarde, Rómulo Betancourt tornou-se o primeiro presidente a cumprir na integridade um mandato presidencial. Em 1964 foi sucedido por Raul Leoni e, em 1969, por Rafael Caldera. Este último presidente trouxe ao país a estabilidade política e económica, embora os raptos e os assassinatos continuassem a crescer. Em 1974, Carlos Andrés Pérez, do Partido de Acção Democrática (AD), subiu ao poder e fez aumentar a estabilidade nacional. Foi sucedido, em 1979, pelo líder do Partido Social Cristão (COPEI), Luis Herrera.
Com o aumento da instabilidade económica da Venezuela, as eleições gerais de 1984 foram contestadas por todos os partidos e pelos treze candidatos à presidência. Jaime Lusinchi, líder do AD, foi eleito e levou a cabo uma política económica austera e impopular. Tentou realizar um pacto social entre o Governo e as associações de comércio e negociou créditos bancários com o objectivo de diminuir a dívida pública. Mas, em 1988, a Venezuela suspendeu o pagamento da dívida externa, que tinha vindo a aumentar desde a queda dos preços do petróleo na década de 1970. Em Fevereiro de 1989 subiu novamente ao poder Carlos Andrés Pérez que, imediatamente, instituiu o crescente aumento dos preços e outras medidas radicais, com o objectivo de satisfazer as imposições do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em resposta a estas medidas, a população provocou graves distúrbios que causaram a morte a cerca de trezentas pessoas. Nesse mesmo ano, em Dezembro, houve novas eleições, mas foram boicotadas pelos partidos da oposição.
Ao longo de 1990 e de 1991, a insatisfação social foi crescendo e resultou em mais confrontos violentos. Em Fevereiro de 1992, um grupo de oficiais militares tentou levar a cabo um golpe de Estado, mas as tropas fiéis ao presidente Andrés Pérez depressa o neutralizaram. Em Novembro seguinte foi anulado um novo golpe. Em Maio de 1993, Andrés Pérez viu o seu mandato suspenso, depois de o Supremo Tribunal anunciar que o presidente poderia estar envolvido em corrupção. As suspeitas foram confirmadas e, em Maio de 1994, Pérez foi preso. José Velasquez foi nomeado presidente transitório e, em Dezembro de 1993, as eleições presidenciais colocaram Rafael Caldera no poder. Em 1995 a Venezuela atravessou uma crise financeira grave, mas, em 1996, um plano rigoroso desencadeou uma reviravolta neste país que tinha o maior rendimento por habitante da América Latina, e se viu ultrapassado pela Argentina, Uruguai, Chile e Brasil.
Rafel Caldera
Três anos mais tarde, em Fevereiro, Hugo Chávez, líder do segundo partido do país, tomou posse do cargo de Presidente da República, após vencer as eleições realizadas em Dezembro do ano anterior. Instaurou uma série de alterações políticas, nomeadamente na Constituição. A crise económica e social que se tinha, entretanto, instalado no país levou a um golpe de Estado em 2002 que o destituiu do cargo. No entanto, ainda nesse ano, com o apoio do povo, retomaria o poder. Venezuela. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-01-17].
Disponível na www:
Anuário Galeria de fotos Entrevista Informações viagem Agenda Autor News Contato franceses
Pesquisa personalizada
COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário