quarta-feira, 15 de agosto de 2012
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transporte público urbano... parte 02. hitória e evolução
transporte público urbano... parte 02. hitória e evolução
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Christian Anderson Diaz | 1 comentários
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2.1História do transporte urbano O princípio: deslocamento a pé ou com tração humana e animalAntes do século XVII, o deslocamento das pessoas nas cidades era rea-lizado a pé, montado em animal ou em carruagem própria puxada por animais privilégio dos muito ricos. As carruagens de aluguel puxadas por animais, quesurgiram nas cidades de Londres, em 1600, e Paris, em 1612, podem ser consi-deradas os primeiros serviços de transporte público urbano. Nos anos de 1617, emParis, e 1634, em Londres, apareceu o transporte por meio de liteiras de aluguel(espécie de cadeira coberta onde se sentava o passageiro, sustentada por dois longosvarais e conduzida por dois homens).Somente em 1662, quando Paris já contava com aproximadamente 150 milhabitantes, é que o matemático francês Blaise Pascal organizou o primeiroserviço regular de transporte público: linhas com itinerários fixos e horáriospredeterminados. O serviço era realizado por carruagens com oito lugares, puxa-das por cavalos e distribuídas em cinco linhas.Em 1826, foi criado em Nantes, França, uma linha de transporte público queligava a cidade a uma casa de banhos. O veículo utilizado era uma carruagem comcomprimento e capacidade superiores aos existentes na época, e que foi denominadoomnibus (para todos em latim). Esse tipo de veículo, referido na época comocarruagem longa ou comprida, já havia sido utilizado em Londres muito antes,por volta de 1798, mas foi na França que adquiriu o nome omnibus, pelo qual ficouconhecido. Nessa época, surgiram veículos de transporte tipo omnibus com capaci-dade entre 10 e 20 passageiros, operando com rotas predefinidas em diversas cidades:Bordeaux, Nova York, Londres, Paris, etc.A Figura 2.1 mostra um omnibus típico da primeira metade do século XIX.
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Figura 2.1“Omnibus” típico da primeira metade do século XIX. Fonte: ANTP (2000).
O aparecimento quase simultâneo do transporte público em várias cidadesdecorreu da Revolução Industrial. A produção de bens, até então feita de formaartesanal ou semi-artesanal, nas próprias casas dos trabalhadores e comferramentas rudimentares, passou a ser realizada com a ajuda de máquinas eferramentas especiais que ficavam nas fábricas, obrigando os operários a sedeslocar diariamente de suas casas às fábricas.Ainda na primeira metade do século XIX, em Nova York, no ano de 1832,surgiram os primeiros bondes veículos que se movem sobre trilhos puxadospor animais (cavalos, burros ou semelhantes).A grande vantagem dos bondes sobre os omnibus era a menor resistência aomovimento e o rodar mais suave propiciado pelo rolamento da roda de aço sobreo trilho de aço. A menor resistência ao movimento permitiu a utilização deveículos de maior tamanho e o desenvolvimento de velocidades maiores (até 7km/h em média, contra 5 km/h dos omnibus) com o mesmo número de animaisna tração. A inexistência de vibrações e solavancos aumentou o conforto dospassageiros e a vida útil dos veículos. Economicamente, a maior velocidade e oaumento da vida útil compensavam o gasto com a implantação dos trilhos.A Figura 2.2 mostra um bonde puxado por cavalos típico do século XIX. O aparecimento do bonde com tração mecânicaMuitas tentativas foram feitas para criar bondes com tração mecânica.A utilização de propulsão a vapor, como nas locomotivas, chegou a ser utili-zada em algumas cidades, porém sem sucesso.
2. História do Transporte Urbano e da Evolução das Cidades11
Figura 2.2Bonde puxado por cavalo no século XIX. Fonte: Gray & Hoel (1992).
O primeiro sistema que efetivamente apresentou resultado satisfatório foi obonde movido a cabo, inaugurado no ano de 1873 em São Francisco, EstadosUnidos, e, depois, utilizado em outras cidades americanas. Um cabo de aço eramantido permanentemente em movimento, em um canal estreito feito nopavimento entre os trilhos, acionado por grandes motores a vapor em cabinassituadas nos extremos das linhas. Um dispositivo especial, acionado pelocondutor, era usado para prender o bonde ao cabo, quando era necessária tração,e desprender, quando o bonde parava nos pontos.A grande vantagem da tração por cabo em relação à tração animal foi apossibilidade de desenvolver maiores velocidades (algo em torno de 15 km/h).Na última década do século XIX, surgiu o bonde impulsionado por motorelétrico, com a energia sendo conduzida inicialmente pelos trilhos (o que erabastante problemático, pois os trilhos energizados ficavam no meio da rua) e,logo após, por cabo aéreo. A primeira linha efetivamente bem-sucedida começoua funcionar em 1888, na cidade de Richmond, Estados Unidos.As principais vantagens do bonde com tração elétrica em relação ao sistemacom tração por cabo eram o menor custo de operação e a maior segurança. Avelocidade era praticamente a mesma do bonde acionado por cabo, ou seja, cercade 15 km/h. O bonde elétrico foi um grande sucesso, permanecendo pormuitos anos como o principal meio de transporte urbano utilizado no mundo.A Figura 2.3 mostra um bonde elétrico típico do final do século XIX einício do século X.
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Figura 2.3Bonde elétrico típico do final do século XIX e início do século X. Fonte:Vuchic (1981).
O surgimento do ônibus com tração mecânicaDiversas tentativas de movimentar os omnibus com propulsão mecânicaforam feitas no século XIX. A utilização de propulsão a vapor foi uma delas.Contudo, nenhuma teve sucesso até, aproximadamente, 1890, quando osprimeiros ônibus (denominação dada aos omnibus acionados por propulsãomecânica) movidos a gasolina começaram a ser utilizados em inúmeras cidadesda Alemanha, França e Inglaterra. Nos Estados Unidos, os primeiros ônibus agasolina começaram a circular em 1905, na cidade de Nova York.A Figura 2.4 mostra um ônibus típico do início do século X.
Figura 2.4Ônibus típico do início do século X. Fonte:Gray & Hoel (1992).
Por volta de 1920, começaram a operar os primeiros ônibus movidos aóleo diesel, inicialmente na Alemanha e posteriormente na Inglaterra. Tam-
2. História do Transporte Urbano e da Evolução das Cidades13 bém nessa época, as rodas dos ônibus deixaram de ser de borracha maciça epassaram a ser de pneus com câmaras de ar, que, até então, só eram usadasnas bicicletas, desde 1888, e nos automóveis, desde 1900.A partir daí, o ônibus passou a substituir o bonde no transporte urbanodevido a suas inúmeras vantagens: menor custo, pois não necessita de subesta-ções de energia, trilhos e cabos elétricos; total flexibilidade nas rotas em razãoda possibilidade de desviar de trechos de vias bloqueados por motivo de inci-dentes ou execução de serviços; e maior confiabilidade, pois as interrupções nofornecimento de energia elétrica não paralisam todo o transporte.Com o passar do tempo, inovações tecnológicas foram incorporadas aosônibus, até chegar aos ônibus modernos que constituem o principal modo detransporte público urbano empregado no mundo atualmente (mais de 90% dotransporte público urbano é realizado por ônibus).A Figura 2.5 mostra um ônibus a diesel típico utilizado por volta de 1930.
Figura 2.5Ônibus típico utilizado por volta de 1930. Fonte:Vuchic (1981). O ônibus elétricoO ônibus elétrico (trólebus) também teve grande importância comomeio de transporte urbano entre 1920 e 1950. A primeira linha regular detrólebus data de 1901, em Paris. Dessa data em diante, muitas cidadeseuropéias começaram a utilizá-lo. Nos Estados Unidos, o emprego de ônibuselétrico começou mais intensamente a partir de 1925, em muitos casos como aproveitamento da rede elétrica dos bondes.A Figura 2.6 mostra um trólebus típico do final do século XIX e a Figura2.7, um trólebus da década de 30.
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Figura 2.6Modelo de trólebus do final do século XIX. Fonte: http://mvnsrailfan.net/museumoftransport.htm. Museum of Transportation, Estados Unidos.
Figura 2.7Trólebus utilizado na década de 30. Fonte:Vuchic (1981). O apogeu do emprego do trólebus no mundo ocorreu por volta de 1950. Apartir dessa data muitos sistemas foram desativados. No entanto, diversas cidadesmantiveram em operação os ônibus elétricos, com algumas até mesmo expandidoas linhas operadas por esse tipo de veículo.Diversos fatores contribuíram para o declínio do trólebus: a rigidez dasrotas, o custo de operação superior ao do ônibus a diesel, a menor confiabi-lidade em relação aos ônibus a diesel e a massificação do uso do automóvel,sobretudo nos países ricos.
2. História do Transporte Urbano e da Evolução das Cidades15
A Figura 2.8 mostra o declínio na utilização do bonde e do trólebus nosEstados Unidos, que foram substituídos na primeira metade do século X peloônibus e pelo metrô. Esse fenômeno, em escalas diferentes, também ocorreu nosoutros países desenvolvidos.
Bonde Ônibus
Trem suburbano % de utilização
Trólebus
Figura 2.8Distribuição modal do transporte público nos Estados Unidos. Fonte: Gray & Hoel (1992).
O trem suburbano e o metrôOutra modalidade de transporte urbano muito importante, no passado eatualmente, é o transporte ferroviário: o trem suburbano e o metrô.A utilização dos trens convencionais para o transporte urbano de pessoascomeçou na segunda metade do século XIX, quando algumas cidades do mun-do já eram de grande tamanho. Nessas cidades, passou a ser viável para asempresas ferroviárias transportar passageiros entre as estações localizadas nossubúrbios e as da região central (onde se localizava a maioria dos empregos),sobretudo nos horários de entrada e saída das pessoas do trabalho.A Figura 2.9 mostra um típico trem puxado por locomotiva a vapor utilizadoem regiões suburbanas no final do século XIX.Esse tipo de transporte experimentou um crescimento mais acelerado apartir do advento das locomotivas elétricas. A maior potência dessas máqui-nas permitiu que a distância entre as estações nas regiões suburbanas setornasse menor e a velocidade dos trens, maior, trazendo, com isso, maiorfacilidade para os usuários e induzindo uma maior ocupação das áreas distan-tes do centro, gerando, assim, mais viagens.
16Transporte Público Urbano
Figura 2.9Trem suburbano com tração a vapor no final do século XIX. Fonte: Vuchic (1981).
A Figura 2.10 mostra um trem suburbano tracionado por locomotiva elétricautilizado no início do século X.
Figura 2.10Trem suburbano com tração elétrica no início do século X. Fonte: Vuchic (1981).
O transporte tipo metrô (uma ferrovia subterrânea ou elevada) começou aser utilizado no ano de 1863, em Londres, com uma linha subterrânea para aliviaro congestionamento na região central da cidade. Pela mesma razão, Nova Yorkconstruiu sua primeira linha elevada em 1868. Ambos os sistemas eramimpulsionados por locomotivas a vapor, que possuíam um reservatório para afumaça quando se locomoviam em trechos subterrâneos, a qual era expelidaquando as locomotivas voltavam a circular na superfície.Com o surgimento da locomotiva elétrica no final do século XIX, queeliminava os inconvenientes da propulsão a vapor, os sistemas de metrô seexpandiram e se multiplicaram nas grandes cidades do mundo. Por volta de 1930já havia metrô em praticamente todas as grandes cidades dos paísesdesenvolvidos. Embora apresente custo de implantação bastante elevado, ometrô é o sistema de transporte mais indicado para as grandes cidades, a fimde evitar o colapso do trânsito de veículos na superfície.
2. História do Transporte Urbano e da Evolução das Cidades17
O transporte aquáticoOutra modalidade de transporte urbano que teve papel importante nopassado foram as embarcações (balsas ou ferryboats, barcos, etc.).Antigamente, a transposição de rios, lagos e braços de mar era feita a umcusto muito baixo com balsas e barcos, permitindo, assim, que as cidadescrescessem além das barreiras aquáticas. O desenvolvimento tecnológico, naépoca, não possibilitava a construção de grandes pontes. Até hoje, balsas e outrostipos de embarcações são empregados em muitas cidades na travessia de rios,lagos e braços de mar. O aparecimento do carroOs primeiros carros surgiram no final do século XIX e eram veículosbastante rudimentares. Nas Figuras 2.1 e 2.12 são mostrados dois dos primeirosmodelos de carros.
Figura 2.11Modelo de um dos primeiros carros construídos.
Fonte: http://mvns.railfan.net/museumoftransport.htm. Museum of Transportation, Estados Unidos.
Figura 2.12Ford modelo T (1919): o primeiro carro montado no Brasil, com peças importadas da matriz americana. Fonte:GEIPOT (2001).
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Até por volta de 1920, o transporte público era praticamente a únicaalternativa de transporte de passageiros nas cidades. Com o surgimento doautomóvel no início do século, e seu aperfeiçoamento, o transporte coletivofoi sendo substituído pelo transporte individual, principalmente nas cidadesdos países desenvolvidos.A intensificação do uso do automóvel deve-se às seguintes razões: re-dução do preço devido ao aumento da produção (economia de escala), per-mitindo que cada vez mais pessoas pudessem adquiri-los; total flexibilidadede uso no tempo e no espaço, já que o condutor escolhe o caminho e a horada partida; possibilidade do deslocamento de porta a porta, sem necessidadede caminhada; conforto, mesmo em condições atmosféricas adversas; priva-cidade, pois o carro é como se fosse uma casa móvel; e status conferido pelaposse do veículo.Nos Estados Unidos, houve, como mostrado na Figura 2.13, uma massi-ficação do uso do automóvel a partir de 1910. Embora em proporções muitomenores e com defasagem no tempo, esse fenômeno também ocorreu em todosos países desenvolvidos.
% de utilização
60 PrivadoPúblico
Figura 2.13Divisão modal das viagens urbanas nos Estados Unidos. Fonte: Gray & Hoel (1992).
Para ilustrar a rapidez da massificação do uso do automóvel, a Figura2.14 mostra uma foto de 1930, na qual já se pode ver um grande congestio-namento em uma rua da cidade de Nova York.
2. História do Transporte Urbano e da Evolução das Cidades19
Figura 2.14Congestionamento na cidade de Nova York em 1930. Fonte: Gray & Hoel (1992).
A bicicleta e a motocicletaDuas outras modalidades de transporte urbano que há muito tempo tambémvêm sendo utilizadas são a bicicleta e a motocicleta.A bicicleta, inventada na Inglaterra em 1839, foi sendo aperfeiçoada aolongo do tempo, chegando a um modelo próximo do atual, inclusive com uso depneu com câmara de ar, no final do século XIX. Dessa época até a segundadécada do século X, a bicicleta foi bastante utilizada como meio de transporteurbano, devido a seu baixo custo, total flexibilidade de uso no tempo e no espaçoe possibilidade de efetuar o transporte de porta a porta.A partir da década de 1930, a utilização das bicicletas passou a ser menornos países desenvolvidos devido à massificação do uso do automóvel. Em mui-tos países pobres (Cuba, Índia, China, etc.) e em alguns países ricos do norteda Europa (Holanda, Suécia, Finlândia, Noruega, etc.), a bicicleta continuasendo muito utilizada.As Figuras 2.15 e 2.16 mostram dois dos primeiros modelos de bicicletaconstruídos.Os biciclos e os triciclos motorizados (motocicletas, motonetas e similares)têm sido utilizados desde o final do século XIX.Atualmente, a motocicleta, em razão do baixo preço e custo operacio-nal, vem sendo cada vez mais utilizada nos países pobres dos trópicos, ondeo clima é na maior parte do tempo ameno.A Figura 2.17 mostra uma motocicleta típica do início do século X.
20Transporte Público Urbano
Figura 2.15Um dos primeiros modelos de bicicleta.
Fonte: http://w. pedalinghistory.com/. Pedaling History Bicycle Museum, Estados Unidos.
Figura 2.16Um dos primeiros modelos de triciclo.
Fonte: http://w. pedalinghistory.com/. Pedaling History Bicycle Museum, Estados Unidos.
Figura 2.17Um dos primeiros modelos de motocicleta.
Fonte: http://w. motorcycle.com/mo/mcmuseum/. Motorcycle Museum Online, Estados Unidos.
2. História do Transporte Urbano e da Evolução das Cidades21 2.2História da evolução das cidadesA história do desenvolvimento dos núcleos urbanos está diretamenterelacionada à evolução dos meios de transporte. Os meios de transporte dispo-níveis exerceram grande influência na localização, no tamanho e nas caracterís-ticas das cidades, bem como nos hábitos da população.O crescimento e o desenvolvimento econômico e social de uma aglo-meração humana dependem, em grande parte, da facilidade da troca de infor-mações e produtos com outras localidades. Assim, não é por acaso que asprimeiras cidades surgiram à beira do mar e dos grandes rios e lagos, pois o meiode transporte preponderante no passado eram as embarcações. O desenvolvimentode outros meios de transporte (ferroviário, inicialmente, e depois rodoviário eaéreo) é que levou ao aparecimento de cidades distantes das rotas de navegaçãoimportantes.Por outro lado, o tamanho das cidades estava condicionado a dois fatores:a capacidade de obter suprimentos (alimentos e combustíveis), por meio deprodução própria ou do transporte de outras localidades, e a distância máximaque as pessoas podiam vencer a pé para trabalhar e realizar outras atividadesinerentes à vida urbana.Considerando a maioria das viagens tendo como destino a área central, umavelocidade de caminhada de 4 km/h e um tempo máximo de viagem de 20minutos, a maior distância do centro que, teoricamente, as primeiras cidadespoderiam atingir era de aproximadamente 1,3 km.Com o aparecimento dos omnibus, as cidades puderam crescer umpouco mais. Não que a velocidade desses veículos fosse muito maior (era deaproximadamente 5 km/h), mas o fato de não requerer esforço físico permitiaviagens mais longas. Supondo ser de 30 minutos a duração máxima aceitáveldas viagens por omnibus, as cidades poderiam chegar, em teoria, a ummáximo de 2,5 km a partir da área central.Os bondes puxados por cavalos, que apresentavam velocidade em tornode 7 km/h, mudaram novamente a possibilidade de crescimento das cidades.A distância máxima do centro, teoricamente, poderia chegar a 3,5 km, admi-tidas as mesmas hipóteses anteriores.O surgimento do bonde elétrico, com velocidade de cerca de 15 km/h,revolucionou definitivamente a possibilidade das cidades crescerem. A distânciamáxima do centro poderia ser, em teoria, de 7,5 km (mais do que o dobro em rela-ção ao transporte com bondes rebocados por animais).
22Transporte Público Urbano Com o surgimento dos ônibus e dos automóveis, que permitiam velo-cidades maiores, as cidades puderam crescer ainda mais. Também contribuí-ram para o crescimento das cidades o transporte ferroviário (trem suburbanoe metrô) e a construção de vias expressas, onde os veículos podem desen-volver velocidades muito maiores do que nas ruas comuns.Também o uso do solo urbano sofreu a influência do tipo de transporte.Quando o transporte era feito a pé ou utilizando animais, as cidades eramcompactas e bastante densas, devido à impossibilidade do deslocamento confor-tável em distâncias maiores.Quando os bondes eram o meio de transporte preponderante, as cidades sedesenvolviam ao longo das linhas dos mesmos, pois as pessoas buscavam morare ter os seus negócios próximo às linhas de bonde em razão da maior facilidadede acesso.Os trens suburbanos geravam ocupação não-uniforme do solo, com a con-centração de moradias e atividades próximo às estações. Alta concentraçãopopulacional e de atividades também é observada nas vizinhanças dasestações de metrô.O aparecimento do ônibus e do automóvel provocou mudanças na forma deocupação e uso do solo nas cidades. Por um lado positivas, pois a permeabilidadetotal do espaço urbano ao automóvel e ao ônibus possibilitou a ocupação dosvazios deixados pelo bonde e pela ferrovia, permitindo, em tese, um adensamentomais uniforme das cidades. Por outro lado, contudo, o aparecimento do automóvellevou muitas cidades a expandir a mancha urbana de maneira totalmenteirracional, provocando baixas densidades de ocupação e, com isso,prejudicando bastante a eficiência econômica da infra-estrutura viária e deserviços públicos, bem como do próprio transporte urbano.Outro aspecto importante: o transporte público induzia à concentraçãode atividades comerciais e de serviços na região central, pois era aonde ospassageiros poderiam chegar com viagens diretas (sem necessidade de trans-bordo) e o destino que minimizava o tempo médio das viagens (admitindo o casocomum de rotas radiais). Com o automóvel foi extremamente favorecida adescentralização das atividades. O aparecimento de shopping centers distantes daárea central é conseqüência do processo de descentralização de atividadesproporcionado pelo automóvel e, ao mesmo tempo, a solução para a falta deestacionamento nas regiões centrais de comércio tradicional.O crescimento do uso do automóvel trouxe, no entanto, uma série deproblemas para as cidades: congestionamentos, acidentes, poluição atmosférica,
2. História do Transporte Urbano e da Evolução das Cidades23 desumanização em virtude das grandes áreas destinadas a vias e estacio-namentos, baixa eficiência econômica devido à necessidade de grandesinvestimentos no sistema viário e ao espalhamento das cidades, etc.A situação dos congestionamentos atingiu níveis alarmantes, a ponto dea velocidade de deslocamento por automóvel ser atualmente, em muitas cida-des grandes, menor do que a velocidade dos bondes empregados no passado;na área central de algumas grandes metrópoles, nos horários de pico, atémesmo menor que a velocidade de uma pessoa caminhando.
2.3Questões1.Quais as primeiras formas de transporte público? Quando e onde surgiram?2.O que era um omnibus? Quando e onde surgiu? Por que seu uso seexpandiu rapidamente?3.O que são bondes? Como eram tracionados os primeiros bondes? Quando eonde começaram a ser empregados no transporte público?4.Como era o primeiro sistema de bonde movido com tração mecânica?Quando e onde surgiu?5.Quando e onde foram utilizados os primeiros bondes movidos a energiaelétrica?6.Quando e onde foram empregados os primeiros ônibus no transporte urbano?Como foi o desenvolvimento da tecnologia dos ônibus?7.Comentar sobre a história de utilização do trólebus, do trem suburbano e dometrô.8.Que outros modos de transporte público tiveram grande importância nopassado e continuam tendo atualmente?9.Discorrer sobre a ascensão e o declínio dos diversos modos (públicos eprivados) de transporte urbano.10.Como a evolução dos meios de transporte urbano influenciou o tamanho dascidades? Comentar citando valores.1.Que mudanças ocorreram na ocupação e no uso do solo urbano com a massi-ficação do uso do automóvel?
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