Camilo Cristofaro ganhando as 1000 Milhas de 1966
INTRODUÇÃO
Sou aficcionado do automobilismo desde menino. Lembro-me que por volta de 1967 ou 1968, a Editora Abril lançou um álbum de figurinhas sobre automobilismo. Estas saíam na revista Tio Patinhas, e foram meu primeiro contacto com nomes como BRM, Brabham e Cooper. Um par de anos depois, descobri após assistir cenas com Alfas-GTA em uma novela da TV Record, que a Equipe Jolly ficava bem próxima da minha casa. Tanto enchi minha mãe, que ela me levou lá, na Rua Frederico Steidel, centro da cidade. Lá fomos atendidos pelo gentil Emilio Zambello, que me mostrou, entre outras coisas, a belíssima Alfa P-33 – além de três novíssimas Corvette que acabava de importar. Era o ano de 1969. No ano seguinte, a Jolly mudou a concessionária para a minha rua, e de vez em quando as Alfas 25, 23 e 27 vinham passear la. Eu devia ser o único que gostava da barulheira que elas faziam.
Os artigos apresentados aqui tratam do automobilismo brasileiro de modo geral, com mais ênfase na fase “romântica”. O leitor poderá ficar abismado que pouco há no site sobre Ayrton Senna. Sou um dos maiores fãs de Senna que conheço, portanto não é assinatura contra ele, não: a omissão é intencional. Há dezenas de livros excelentes sobre Ayrton e centenas, senão milhares, de sites dedicados ao nosso maior ídolo do automobilismo pelo mundo afora; portanto, considero que não tenho absolutamente nada a adicionar sobre o assunto. A principal preocupação deste site é preservar a memória daqueles abnegados que disputavam o automobilismo numa época em que poucos sabiam do que se tratava. Enfatizar os Ciros Cayres, Camilos Cristófaros e Christian Heins deste país, que praticavam o esporte com muita dificuldade antes do patrocínio comercial.
Contanto, não deixo de focalizar também a era mais moderna e mais profissional, até a atualidade, nem tampouco a atuação dos nossos pilotos no exterior. Procuro enfatizar a historicidade dos fatos e fugir do óbvio. Aqui e ali, procuro fazer uma análise, inserindo o automobilismo num contexto ecônomico e histórico do Brasil/mundo na época.
O meu objetivo é criar o maior acervo de resultados de corridas brasileiras, online. E também de criar uma enciclopédia virtual do automobilismo brasileiro. Para tanto, preciso da ajuda daqueles que se dispuserem. Se tiverem qualquer tipo de material, como resultados de corridas, resultados de campeonatos (até mesmo estaduais) e fotos, por favor, enviem por email. Agradeceimentos especiais ao Valdir Covre, que já me forneceu muitos resultados de corrida, e pela sua empolgação contagiante. Gostaria de agradecer já algumas pessoas que já contribuiram com dados, fotos, correções, puxões de orelha, inclusive Larry McKenna, Ricardo Machado do site obvio.ind.br, Anísio Campos, Bob Sharp que revisou alguns dos meus artigos para o obvio, Rogerio P. da Luz, Paulo Peralta, Sergio Spagnolo, Carlos Abdalla, Francisco Artigas, Tullio Mendonça Mario, e tantos outros que já escreveram com gentis palavras de apoio.
COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR
Clique aqui para ter uma idéia do tipo de material que pode ser muito útil para melhorar o site.
Divirtam-se
ESPECIAL - 40o. ANIVERSÁRIO DA TEMPORADA DE 1965
O PRÊMIO RODOVIA DO CAFÉ DE 1965
1600 KM DE INTERLAGOS DE 1965 - DIA DE GLÓRIA DOS GORDINI
OS 500 KM DE INTERLAGOS DE 1965 - SALADA MISTA
GP IV CENTENÁRIO 1965 - BRIGA EM FAMÍLIA
MIL MILHAS DE 1965 - VITÓRIA DA REGULARIDADE
250 MILHAS DE INTERLAGOS - CONCLUSÃO DA TEMPORADA DE 1965
SÉRIES
PUBLICIDADE E AUTOMOBILISMO
PROGRAMAS ORIGINAIS DE CORRIDAS
1600 KM DE INTERLAGOS DE 1965 Clique aqui
500 km de Interlagos de 1957 Clique aqui
1000 Milhas de 1970 Clique aqui
12 Horas de Interlagos de 1962 Clique aqui
Prova do CInquentenario do ACB de 1957 Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário