domingo, 19 de agosto de 2012



Autódromo de Interlagos

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Autódromo de Interlagos
José Carlos Pace
LocalSão PauloBrasil
Autódromo José Carlos Pace (AKA Interlagos) track map.svg
Principais eventosFórmula 1
Stock Car
Le Mans
GT3
Comprimento
do circuito
4.309 km (2.677 mi)
Curvas15
Volta
mais rápida
1'10.229 (R. Barrichello,Ferrari, 2004-10-23)
Autódromo de Interlagos (cujo nome oficial é Autódromo José Carlos Pace) é um autódromo localizado no bairro de Interlagos na cidade de São PauloBrasil. Foi inaugurado em 12 de maio de 1940, pelo interventor Dr.Ademar de Barros, e desde 1972 sedia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.
O nome tradicional do circuito vem do fato que ele foi construído em uma região entre dois lagos artificiais, Guarapiranga e Billings, que foram construídos no começo do século XX para suprir a cidade com água e energia elétrica. Em meados dos anos 80 foi renomeado para homenagear o piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace, falecido em 1977. Anexo a sua construção, há um Kartódromo, oKartódromo Municipal Ayrton Senna.
O circuito é um dos poucos fora dos Estados Unidos a ter sentido anti-horário. Nesse autódromo são realizadas as principais competições de Automobilismo doBrasil. É conhecido internacionalmente por sediar a etapa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, atualmente sendo o único de toda a América Latina no calendário do campeonato. Também é utilizado, por vezes, para outros tipos de eventos, inclusive o desfile das escolas de samba dos grupos de acesso da cidade de São Paulo.
No dia 17 de outubro de 2007 o então governador José Serra inaugurou aEstação Autódromo da Linha 9 da CPTM. A estação, que fez parte dos planos de extensão da linha, localiza-se a 600 metros do portão do Setor G do autódromo.
A Banda Iron Maiden fez seu maior show na história fora de festivais no dia 15 de março de 2009, segundo o vocalista Bruce Dickinson. Outro espetáculo musical que foi realizado no autódromo foi a inesquecível apresentação da banda KISS em 1999.

Índice

  [esconder

[editar]História

Fotografia aérea do Autódromo de Interlagos.
No fim da década de 1920, o engenheiro britânico Luiz Romero Sanson idealizou uma região de lazer entre as represas Billings e Guarapiranga, sendo que sua filha escolheu o nome Interlagos para o local. Em abril de 1939, com o autódromo ainda em obras, um grupo de pilotos liderado por Manoel de Teffé deu as primeiras voltas na pista. um ano após houve a grande inauguração no dia 12 de maio de 1940, o autódromo abriu suas portas. Neste dia o autódromo recebeu 15 mil pessoas para o Grande Prêmio São Paulo. O vencedor foi o piloto Artur Nascimento Júnior, que percorreu 25 voltas da prova no tempo de 1 hora, 46 minutos e 44 segundos.
Fechado para reformas em 1967, só foi reaberto em 1 de março de 1970, para a realização de uma prova do campeonato internacional de Fórmula Ford. Em 1971, o autódromo passou novamente por reformas para abrigar no ano seguinte, pela primeira vez, um Grande Prêmio de Fórmula 1. Em 1972 houve o primeiro Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 sem contar pontos para o campeonato, sendo vencido pelo argentino Carlos Reutemann, piloto da equipeBrabham. Em 1973 a prova já era válida pelo campeonato mundial de equipes e pilotos. Até 1980 o autódromo recebeu o Grande Prêmio sucessivamente, com exceção de 1978 que foi no Autódromo de Jacarepaguá. De 1981 a 1989 o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 foi realizado no Rio de Janeiro em Jacarepaguá.
Torre de controle do Autódromo de Interlagos.
Em 1989, a Prefeitura de São Paulo, com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, iniciou negociações para trazer de volta a Interlagos o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 que havia sido transferido para Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Iniciou-se, assim, uma grande reforma que mudaria completamente o traçado do velho Interlagos, e em 1990 voltou para São Paulo onde continua até o presente, e sendo realizado sucessivamente.

[editar]Melhorias em 2007

No ano de 2007, o autódromo foi fechado por quatro meses para ser trocado todo o asfalto do circuito, além da construção de mais uma arquibancada na reta dos boxes e alteração da entrada dos boxes.
Para o Grande Prêmio do Brasil de 2007, foram realizados os reparos de maior escala dos últimos 35 anos do circuito, para resolver fundamentalmente problemas com a superfície da pista.[1][2] O asfalto existente foi totalmente substituído,[3] resultando em uma superfície da pista muito lisa. Ao mesmo tempo, a entrada do pit lane foi reforçado para melhorar a segurança e construído um novo e maior stand fixo.[4] Para facilitar o trabalho, o circuito foi fechado e não foram realizados eventos nos cinco meses imediatamente anteriores à corrida.[5]
Em 17 de outubro de 2007, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começou a operar a nova estação da Linha 9, a Estação Autódromo, perto do circuito.[6][7][8][9] A Linha C foi prorrogado para melhorar o acesso entre o centro de São Paulo e região sul da Grande São Paulo, incluindo o circuito.[10][11][12]

Panorâmica da reta principal do Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), tirada da arquibancada M, durante o treino de sexta-feira para o Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula Um 2009.

[editar]Traçados

[editar]Curvas

Interlagos no Grande Prêmio do Brasil, em 2006.
  • Curvas 1 e 2 – Estas curvas do traçado original ficaram com sua identificação por números , mas dizia-se que ela separava os meninos dos homens , pois os homens contornavam a 1 e 2 de `` pé embaixo ``, ainda mais sabendo-se que nas áreas de escape das curvas havia enormes eucaliptos que literalmente abraçavam os carros que saiam da pista.
  • Curva 3 – Curva de alta velocidade que determinava o ritmo da 1º parte do miolo de Interlagos.
  • Curva do sol – Passou a ter esse nome pois toda vez que se entrava nela o sol atrapalhava a visão do piloto. Esta situação já não ocorre devido a mudança no sentido da corrida, agora anti-horário, mas o nome foi mantido.
  • Curva do Sargento - Este nome foi atribuído devido a um sargento da força pública que estava de serviço no dia de um evento e que, entuasiasmado com a corrida, entrou na pista com a sua viatura e ao chegar nesta curva perdeu o controle do carro e rodou. Ele tentou mais uma vez, acontecendo novamente o "acidente". Após isso a curva foi batizada como a "Curva do Sargento".
  • Curva do laranja - Devido a dificuldade em contornar a curva por falta de visão total, os pilotos inexperientes, que nas corridas são tratados por laranjas, sempre erram a sua tangência.
  • Curva da ferradura – Tem esse nome por ter um formato muito parecido com o de uma ferradura.
Curva "S" do Senna.
  • Curva do pinheirinho - Por haver um pinheiro na área de escape da curva, que era sempre atingido quando um piloto perdia o controle do carro e saía da pista, foi dado este nome à curva.
  • Curva bico de pato - Uma curva muito fechada que tem a forma de um bico de um pato.
  • Curva da junção - No antigo traçado esta curva ligava o circuito externo ao miolo da pista, atualmente é a junção da parte mista da pista com a subida dos boxes.
  • Curva "S" do Senna - Durante a reforma que mudou completamente o traçado de Interlagos, o piloto Ayrton Senna propôs que fosse feito um S ligando a reta dos boxes à curva do sol, melhorando o traçado que estava proposto.
  • Mergulho - Curva que antecede a junção. Esta curva além de ter uma difícil visão, apresenta queda para o lado de fora da pista.
  • Café - Curva que antecede a entrada dos boxes, leva o nome devido à sua pequena angulação.

[editar]Comparação

Comparação das voltas mais rápidas por categorias no Autódromo José Carlos Pace sem contar com as categoria demotovelocidade.
CategoryTimeDriverTeamData
Fórmula 11:11.473Juan Pablo MontoyaWilliams-BMWGP Brasil de 2004
Le Mans Series-LMP11:18.787Pedro Lamy/Stéphane SarrazinPeugeot 908 HDi FAPMil Milhas Brasil de 2007
Fórmula 31:28.970Nelson MerloBassani Racing2006/12/ 9
FIA GT11:32.060Enrique Bernoldi/Xandinho NegrãoMaserati MC12 Vitaphone2010/11/27
Fórmula Renault1:35.809Nelson MerloBassani Racing2005/11/ 6
Stock Car Brasil V81:37.672Allam KhodairBlau Full Time2010/ 3/27
Troféu Maserati1:47.655Guto NegrãoMedley2006/ 3/25
Fórmula Truck2:04.616Wellinton CirinnoABF/Mercedes-Benz2003/10/ 5

[editar]Fórmula 1

A pista paulista marcou a última corrida (antes do abandono da aposentadoria) do piloto de Fórmula 1, o alemão Michael Schumacher.
O Autódromo de Interlagos foi palco do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 nos anos de 1972 a 197719791980 e de 1990 até a data atual.
Provas disputadas e vencedores:
O fundo vermelho mostra quando a prova não fez parte do campeonato mundial da Fórmula 1.
AnoPilotoEquipeDetalhes
2011Austrália Mark WebberRed Bull-RenaultDetalhes
2010Alemanha Sebastian VettelRed Bull-RenaultDetalhes
2009Austrália Mark WebberRed Bull-RenaultDetalhes
2008Brasil Felipe MassaFerrariDetalhes
2007Finlândia Kimi RäikkönenFerrariDetalhes
2006Brasil Felipe MassaFerrariDetalhes
2005Colômbia Juan Pablo MontoyaMcLaren-MercedesDetalhes
2004Colômbia Juan Pablo MontoyaWilliams-BMWDetalhes
2003Itália Giancarlo FisichellaJordan-FordDetalhes
2002Alemanha Michael SchumacherFerrari-FerrariDetalhes
2001Escócia David CoulthardMcLaren-MercedesDetalhes
2000Alemanha Michael SchumacherFerrari-FerrariDetalhes
1999Finlândia Mika HakkinenMcLaren-MercedesDetalhes
1998Finlândia Mika HakkinenMcLaren-MercedesDetalhes
1997Canadá Jacques VilleneuveWilliams-RenaultDetalhes
1996Inglaterra Damon HillWilliams-RenaultDetalhes
1995Alemanha Michael SchumacherBenetton-RenaultDetalhes
1994Alemanha Michael SchumacherBenetton-FordDetalhes
1993Brasil Ayrton SennaMcLaren-FordDetalhes
1992Inglaterra Nigel MansellWilliams-RenaultDetalhes
1991Brasil Ayrton SennaMcLaren-HondaDetalhes
1990França Alain ProstFerrari-FerrariDetalhes
1980França Rene ArnouxRenault-RenaultDetalhes
1979França Jacques LaffiteLigier-FordDetalhes
1977Argentina Carlos ReutemannFerrari-FerrariDetalhes
1976Áustria Niki LaudaFerrari-FerrariDetalhes
1975Brasil José Carlos PaceBrabham-FordDetalhes
1974Brasil Emerson FittipaldiMcLaren-FordDetalhes
1973Brasil Emerson FittipaldiLotus-FordDetalhes
1972Argentina Carlos ReutemannBrabham-FordDetalhes

Referências

  1.  "Interlagos será fechado para reforma", www.folhadaregiao.com.br/, 2007-06-14. Página visitada em 2007-08-05. (em Portuguese)
  2.  "As obras em Interlagos", www.autodromointerlagos.com/, 2007-09-04. Página visitada em 2007-09-08. (em Portuguese)
  3.  "FIA tem uma justificada preocupação com o GP Brasil de Fórmula 1", www.gpbrasil.com.br/. Página visitada em 2007-08-05.(em Portuguese)
  4.  "Alargamento da entrada dos boxes, para maior segurança dos pilotos", www.autodromointerlagos.com/. Página visitada em 2007-08-05. (em Portuguese)
  5.  "Reforma deve acabar com problemas no asfalto de Interlagos", www.clicabrasilia.com.br/, 2007-06-13. Página visitada em 2007-08-05. (em Portuguese)
  6.  "ESTAÇÃO AUTÓDROMO É INAUGURADA NESTA QUARTA-FEIRA", CET - Companhia de Engenharia de Tráfego, 2007-10-16. Página visitada em 2007-10-23. (em Portuguese)
  7.  "INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO AUTÓDROMO DÁ LARGADA PARA O METRÔ DE SUPERFÍCIE EM SP", CET - Companhia de Engenharia de Tráfego, 2007-10-18. Página visitada em 2007-10-23. (em Portuguese)
  8.  "CIRCULAÇÃO DE TRENS GANHA ESQUEMA ESPECIAL PARA GP BRASIL DE F1", CET - Companhia de Engenharia de Tráfego, 2007-10-18. Página visitada em 2007-10-23. (em Portuguese)
  9.  "INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO AUTÓDROMO MARCA INÍCIO DO METRÔ DE SUPERFÍCIE, NA CAPITAL", CET - Companhia de Engenharia de Tráfego, 2007-10-22. Página visitada em 2007-10-23. (em Portuguese)
  10.  "CET Operação Interlagos 2007", CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. Página visitada em 2007-10-17. (em Portuguese)
  11.  "GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN DÁ INÍCIO ÀS OBRAS DE EXTENSÃO DA LINHA C", CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, 2005-11-21. Página visitada em 2007-10-17. (em Portuguese)
  12.  "COMPANHIA INICIA OBRAS PARA BENEFICIAR POPULAÇÃO DA GRANDE SÃO PAULO", CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, 2005-12-27. Página visitada em 2007-10-17. (em Portuguese)

[editar]Ver também

Commons
Commons possui multimídias sobre Autódromo de Interlagos

[editar]Ligações externas

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