quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CARRO A GASOLINA

SAPO Online! |Acesso |Blogs |Fotos |Mail |Messenger |Spot |Videos realtime + sites personalizar Registo Recuperar password Home Mercados Economia Política Empresas Finanças Desporto ETV Mais Lidas Televisão Portugal vai voltar a crescer em 2013? Portugal vai voltar a crescer em 2013? Júdice "Não há muita alternativa àquilo que Passos está a fazer" Revisão S&P corta 'rating' da Nokia S&P corta 'rating' da Nokia Automóvel Comprar um carro a gasolina ou a gasóleo? Catarina Melo 16/01/12 00:05 2 Leitores Online 2 Pageviews Diários enviar noticia Notícias Relacionadas Sete estratégias para poupar na factura dos combustíveis Gasóleo volta a subir e nunca foi tão caro Comunidade + Vistos + Vistos + Comentados Portugal vai voltar a crescer em 2013? 13:05 "Não há muita alternativa àquilo que Passos está a fazer" 12:46 S&P corta 'rating' da Nokia 12:43 Euro cai pela sexta vez em sete sessões 12:39 Galp e Jerónimo Martins atormentam Lisboa 12:13 Tendo em conta que o preço do gasóleo está cada vez mais próximo do da gasolina, saiba se comprar carro a gasóleo ainda compensa. O que compensa mais: comprar um carro a gasolina ou a gasóleo? A questão é bastante antiga mas, provavelmente, muitas pessoas voltam a questionar-se sobre qual será agora a opção mais económica neste momento. Isto porque, os portugueses se viram defrontados no início deste ano com novas subidas nos preços dos combustíveis, sendo que no caso do gasóleo os níveis de preços são mesmo recorde. A gasolina 95 já está com um preço de referência de 1,639 euros por litro na BP, enquanto que no caso do gasóleo, o preço de referência mais elevado já chega aos 1,489 euros por litro. E os especialistas acreditam que esses valores possam ainda ser mais elevados face às tensões actuais no mercado petrolífero internacional devido ao actual conflito entre o Irão e o Ocidente. Há já quem acredite que essa tensão diplomática possa levar o preço dos combustíveis a ultrapassar os dois euros por litro. De facto, um dos principais dilemas de quem pensa comprar um carro novo é precisamente saber se será preferível gastar mais no ‘stand' e comprar um veículo a diesel mas que seja mais económico na estrada ou comprar um carro mais em conta, a gasolina, e desembolsar mais na altura de abastecer de combustível. Ao longo dos últimos anos, o que os números nos mostram é que o gasóleo acabou por ser cada vez mais a solução escolhida pelos portugueses, tendo em conta a vantagem do preço do diesel ser mais baixo do que o da gasolina. Segundo os dados da European Automobile Manufacturers Association, em 1990, apenas 4,9% dos carros novos registados em Portugal utilizavam gasóleo, mas em 2010 ( até Agosto) a proporção já tinha subido para 64,9%. Contudo, tendo em conta a actual realidade dos preços dos combustíveis será interessante analisar se esta opção ainda faz sentido. O diferencial entre os preços da gasolina e do gasóleo tem vindo a cair ao longo dos últimos dois anos: o actual diferencial de 0,142 euros compara com os 0,245 euros que se verificava no início de 2010. E, se recuarmos ainda mais no tempo, maiores são as diferenças. Em Janeiro de 2004, não só esse diferencial de preços era maior (0,25 euros) como o próprio preço de qualquer dos combustíveis era consideravelmente mais baixo. Logo a diferença de preço tinha nessa altura um peso bastante mais relevante. Hoje, como a realidade de preços é bastante distinta fomos tentar perceber qual a diferença de custos que existe actualmente entre as duas opções. Para tal, pedimos ao Gabinete de Estudos Económicos da ANECRA (Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel) que nos realizasse algumas simulações como base em quatro modelos de carros (nas versões a gasolina e a gasóleo) e distâncias percorridas diferentes(15 km/dia ou 70 km/dia). Acima, optamos por apenas apresentar os resultados para um percurso de 70 km/dia . Segundo os cálculos da ANECRA, que tiveram em conta despesas como o preço de venda de um carro novo, impostos, gasolina e o seguro, verifica-se que na melhor das hipóteses só a partir do quarto ano é que a opção por um carro a gasóleo compensa. Na pior dos cenários será necessário esperar 56 anos para conseguir recuperar o investimento efectuado. Claro que esta disparidade de resultados advém da diversidade dos cenários construídos. No primeiro caso estão em causa carros familiares ( Renault Mégane e Nissan Qashqai) que efectuam um percurso médio diário de 70 km (25.550 km/ano) enquanto que no segundo caso se trata de um carro de luxo (BMW série 6) que faz, em média, um percurso diário de apenas 15 km (5.475 km/ano). O tipo de utilização que se pretende ter do meio de transporte individual é precisamente a principal variável a ter em conta na altura de comprar carro. Se se tratar de um condutor de "alta quilometragem", a aposta no gasóleo acaba por se tornar mais compensadora face à gasolina. No entanto, esta vantagem aparente depende muito do número de anos que o condutor esteja disposto a manter o carro. Por exemplo, no caso de quem optar por comprar o BMW Série 6, é preciso esperar 12 anos até ter um retorno positivo da opção pelo diesel. Contudo, os quatro ou cinco anos que é necessário esperar para que a escolha do carro a diesel comece a compensar nos restantes cenários não são limitativos. Basta ver que os carros a circular em Portugal estão com uma idade média de 10 anos e meio, segundo estimativas para 2011. Já quem tenha por hábito fazer pequenos percursos (15 km/dia) dificilmente a opção por um carro a diesel lhe trará um retorno positivo. Nas simulações apresentadas pela ANECRA, no mínimo será necessário esperar 19 anos para que tal aconteça (Renault Mégane e Nissan Qashqai). Mas, no limite poderá ser necessário esperar 56 anos para começar a ter vantagens. Opel Corsa Gasolina 1.2 Twinport Start/Stop Enjoy (2.708,64€) - PVP: 14.850 euros - ISV: 707,76 euros - IVA: 2.776,83 euros - IUC: 96,57 euros - Consumo misto (l/100 km): 5,1 - Preço combustível (por litro): 1,599 euros - Custo anual com combustível (70 km/dia): 2.083,58 euros - Seguro anual: 528,49 euros Diesel 1.3 CDTI 95cv Start/Stop Enjoy (2.042,33€) - PVP: 18.600 euros - ISV: 808,42 euros - IVA: 3.478,05 euros - IUC: 96,57 euros - Consumo misto(l/100 km): 3,6 - Preço combustível (por litro): 1,464 euros - Custo anual com combustível (70 km/dia): 1.346,59 euros - Seguro anual: 599,17 euros Renault Mégane III Gasolina 1.4 TCe 130cv Dynamique (2.849,63€) - PVP: 22.800 euros - ISV: 2.397,26 euros - IVA: 4.263,41 euros - IUC: 160,78 euros - Consumo misto (l/100 km): 5,1 - Preço combustível (por litro): 1,599 euros - Custo anual com combustível (70 km/dia): 2.083,58 euros Diesel 1.5 dCi 110cv FAP ECO2 Dynamique (2.153,19€) - PVP: 25.800 euros - ISV: 2.817,46 euros - IVA: 4.824,39 euros - IUC: 128,43 euros - Consumo misto (l/100 km): 3,6 - Preço combustível (por litro): 1,464 euros - Custo anual com combustível (70 km/dia): 1.346,59 euros - Seguro anual: 678,17 euros - Seguro anual: 605,27 euros Nissan Qashqai Gasolina 1.6 117cv 4x2 Visia (2.872,64€) - PVP: 22.800 euros - ISV: 3.275,16 euros - IVA: 4.263,41 euros - IUC: 160,78 euros - Consumo misto (l/100 km): 5,1 - Preço combustível (por litro): 1,599 euros - Custo anual com combustível (70 km/dia): 2.083,58 euros - Seguro anual: 628,28 euros Diesel 1.5 dCi 110cv ECO 4x2 Visia (2.208,94€) - PVP: 25.800 euros - ISV: 4.339,65 euros - IVA: 4.824,39 euros - IUC: 160,78 euros - Consumo misto (l/100 km): 3,6 - Preço combustível (por litro): 1,464 euros - Custo anual com combustível (70 km/dia): 1.346,59 euros - Seguro anual: 701,57 euros BMW Série 6 Gasolina 640i Coupé Auto (F13) - 4.189,46€ - PVP: 96.515 euros - ISV: 11.175,06 euros - IVA: 18.047,52 euros - IUC: 497,18 euros - Consumo misto (l/100 km): 5,1 - Preço combustível (por litro): 1,599 euros - Custo anual com combustível (70 km/dia): 2.083,58 euros - Seguro anual: 1.608,70 euros Diesel 640d Coupé Auto (F13) - 3.628,65€ - PVP: 105.375 euros - ISV: 12.994,57 euros - IVA: 19.704,27 euros - IUC: 497,18 euros - Consumo misto (l/100 km): 3,6 - Preço combustível (por litro): 1,464 euros - Custo anual com combustível (70 km/dia): 1.346,59 euros - Seguro anual: 1.784.88 euros Notícias da mesma categoria Mercado Como preparar a sua carteira antes de ir de férias 0 Leitores Verão Saiba como blindar as suas férias à prova de problemas 0 Leitores Ensino Os especialistas defendem que não há drama algum para uma criança mudar de um colégio privado para uma escola pública. Saiba como escolher a melhor escola para o seu filho 0 Leitores Disclaimer: "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados". Publicidade Click here to find out more! Bolsa -0.34% PSI 20 -0.35% FTSE 100 -0.47% DAX 30 -0.06% CAC 40 0.37% SMI -0.02% AEX 25 -0.21% IBEX 35 0.02% DOW JONES -0.03% NASDAQ 0.24% BOVESPA Acções do PSI 20 1.138 0.35% ALTRI 13.4 -1.4% JERON. M. 0.536 -0.56% BPI 1.04 0.1% MOTA EN. 5.36 -2.88% ESFG 2.075 0.19% PORTUC. 0.094 -1.05% BCP 3.516 0.03% PT TELEC. 0.511 -0.58% BES 1.99 1.12% REN 2.08 3.48% BRISA 5.123 0.45% SEMAPA 0.533 0.0% SONAE IN. 1.937 0.62% EDP EN. 0.435 1.16% SONAE 2.584 -0.58% EDP REN. 1.229 0.33% SONAECOM 11.66 -0.47% GALP 2.06 -0.1% ZON Feed com delay de 15 minutos Divisas XAG/€: 22.611 /22.577 XAU/€: 1299.160 /1298.650 €/$: 1.233660 /1.233540 $/€: 0.810670 /0.810600 €/£: 0.787100 /0.786900 £/€: 1.270800 /1.270400 €/¥: 97.330 /97.300 ¥/€: 0.010277 /0.010275 MyTable Última Hora Portugal vai voltar a crescer em 2013? 13:05 Portugal vai voltar a crescer em 2013? 12:46 "Não há muita alternativa àquilo que Passos está a fazer" S&P corta 'rating' da Nokia 12:43 S&P corta 'rating' da Nokia Euro cai pela sexta vez em sete sessões 12:39 Euro cai pela sexta vez em sete sessões Galp e Jerónimo Martins atormentam Lisboa 12:13 Galp e Jerónimo Martins atormentam Lisboa Olímpicos baixam desemprego na Grã-Bretanha 10:41 Olímpicos baixam desemprego na Grã-Bretanha Euribor já acumulam mais de 150 quedas em 2012 10:31 Euribor já acumulam mais de 150 quedas em 2012 Ikea quer construir hotéis de baixo custo na Europa 10:09 Ikea quer construir hotéis de baixo custo na Europa Juros espanhóis aliviam após declarações de Rehn 09:46 Juros espanhóis aliviam após declarações de Rehn Petróleo abaixo dos 114 dólares em Londres 09:44 Petróleo abaixo dos 114 dólares em Londres Renováveis 08:46 Renováveis "deram salto enorme" em Portugal Mark Thompson sai da BBC para liderar NY Times 08:42 Mark Thompson sai da BBC para liderar NY Times PS lamenta que Passos insista no 08:37 PS lamenta que Passos insista no "custe o que custar" Stiglitz critica 08:30 Stiglitz critica "paranóia inflacionista" na Europa Acções no vermelho à espera de dados nos EUA 08:13 Acções no vermelho à espera de dados nos EUA Económico Digital Edição Digital do Económico de 2012-08-14 Económico Investidor Site desenvolvido por IBT - Internet Business Technologies, SA powered by IBT Realtime Web Platform Home | Acesso Móvel | RSS Copyright | Ficha Técnica | Contactos e Publicidade | Apoio ao Cliente | Corporate TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas