quarta-feira, 15 de agosto de 2012
HISTÓRIA DO MINI-COOPER
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Mini Cooper
O Mini surgiu em 1957 pela mão de Sir Alec Issigonis, o seu objectivo era criar um veículo de quatro lugares com dimensões reduzidas. Para obter tais dimensões o motor foi colocado transversalmente em relação à linha de eixos do automóvel e recorreu à tracção ás rodas dianteiras (pouco comum nessa altura). Assim desta forma o peso e as dimensões eram muito reduzidas, o que com motores 1000, 1275 e 1300c.c. o que lhe permitia prestações muito aceitáveis. O Mini era um carro muito ágil em manobras apertadas!
Para além disso a forma como as suspensões foram idealizadas inicialmente em borracha, mas mais tarde são Hydrolostic e as jantes de apenas 10 polegadas permitiam que estes elementos não ocupassem tanto espaço como os outros carros da época. E também a forma como o habitáculo foi construído (o tablier central e e os inúmeros espaços para arrumações) permitia que as pessoas se sentissem dentro de um carro de dimensões bastante maiores, e fazendo com que este carro fosse bastante engraçado, económico, agradável e que se tem mantido um "mito" na história dos automóveis até aos dias de hoje.
Mini Cooper
Mini Cooper
Mini Cooper
Algumas datas importantes na história do Mini :
1957
Devido ao pedido de Leonard Lord a Sir Alec Issigonis de construir um carro de dimensões contidas (3,6 m) mas que consiga combater com carros de maiores dimensões nasce o Mini. O primeiro carro sai da fábrica no dia 8 de Maio
1959
No dia 26 de Agosto de 1959 o Mini foi apresentado ao publico como Austin Seven e Morris Mini Minor à venda por 496 libras. Todos os modelos tinham um motor com 848cc e travões de tambor à frente e a trás. As versões DeLuxe tinham 3 instrumentos e janelas
1960
Ao modelo Saloon juntaram-se as "versões carrinha", Countryman, Traveller, Van e Pickup. Surgiu também aquele Mini que foi desenvolvido para uso militar mas que acabou por surgir para público, o Mini Moke.
1961
Devido aos pedidos apesar de Sir Alec Issigonis achar que o mini não deveria ser um carro de elites nem um carro de corridas, pelas mãos de John Cooper é fabricado o primeiro Cooper, o 997 foi lançado em Setembro com um motor de 55 cavalos . O Cooper tinha travão dianteiro de disco de 7" e tambor traseiro também de 7''. O motor do Cooper era um 848cc "puxado" com o curso do piston aumentado de modo a aumentar a cilindrada.
1963
Em Março deste ano é lançado o Cooper S 1071cc com 70cv de potência e discos de travão dianteiros de 7,5''. A produção do Cooper 997cc é terminada em Dezembro.
1964
Em Janeiro foi lançado o 998cc Cooper, com 55cv, mas um motor com um curso mais curto que o 997cc o que implicou maior fiabilidade. Outros dois novos modelos foram lançados em Março: o 970 S e 1275 Cooper S . A produção do Cooper 1071S foi terminada em Agosto. O Cooper 998 tinha um motor de 1 litro completamente novo e o 1275 S foi o passo seguinte para o Cooper S ao ter 76cv que lhe permitiam uma aceleração dos 0-100km/h em apenas 11.2 segundos e um binário que lhe permitia uma boa resposta a qualquer rotação. O 970 S era um puro corredor construído para poder correr na classe de 1 litro tendo sido produzidos menos de 1000 no tempo total de produção desde 1964-65. Uma das alterações de peso que afectaram toda a gama foi a introdução da suspensão Hydrolastic.
1967
O Mini MkI foi substituído pelo MkII o que veio trazer um vidro traseiro maior e um faróis de trás mais quadrados e maiores.
1968
A produção do Mini Moke é interrompida. Posteriormente é retomada noutros países. A meio do ano a caixa passa a ser totalmente sincronizada.
1969
Com a introdução do Mini Clubman, os ultimos Cooper MKII 1275 S e Cooper 998 foram construídos. O novo motor 998cc debitava apenas cerca de 30cv. A suspensão de cones de borracha foi reintroduzida em todos os modelos. Podiam-se comprar Minis com motores de 850cc, 998cc e os Mini Clubman vendiam-se com motores de 850cc, 998cc, 1098cc e1275cc. As vendas do Mini ultrapassam os dois milhões de unidades.
1970
Todos os Minis seguiram o Clubman e passaram a ter vidros de subir por manivela, deixando de ter bolsas de arrumação nas portas. É lançado em Março o Cooper 1275 S MKIII que é em tudo semelhante ao MkII, diferindo nas dobradiças das portas que passam a não estar visíveis e os nomes Austin e Morris deixam de ser usados e usa-se apenas o BL de British Leyland. Todos os modelos passam a ter caixa de velocidades totalmente sincronizada.
Só os Minis produzidos no estrangeiro, como por exemplo o Italiano B39 Innocenti Cooper ou o Ibérico MINI 1275 GT, tiveram ainda o motor do MkII S até 1975 pois em Julho de 1971 a produção do Cooper 1275cc S MkIII é terminada. O motor do Cooper 998 era encontrado no B38 MINI 1001.
1972
A caixa de velocidades deixou de ser por controlo indirecto e passou a ser directo. O Mini Clubman 1275 GT recebeu discos de freio de 8" e rodas de 12". Vendas ultrapassam três milhões de unidades.
1976
Os sub-chassis frontais passaram a ser montados em borrachas a partir daqui. O Mini recebeu também o motor 1098cc.
1981
O Mini Van, PickUp, Clubman, os 1275cc de série A e o motor de 1098cc foram terminados. Neste ano, o motor Série A plus do Metro foi introduzido no Mini. De 1981 até 1989 não houve nenhum motor 1275cc construído pela fábrica sem ser os da Era Turbo em 1988.
1984
Em Maio deste ano, os ultimos Minis com rodas de 10'' saíram da fábrica. Foi o renascimento da suspensão para 12'' do Mini Clubman 1275 GT.
1986
O motor de 850cc foi terminado.
1988
Falece Sir Alec Issigonis, criador do Mini.
1989
Para comemorar os 30 anos do Mini, numa festa em Silverstone é apresentada ao público a edição especial Mini 30 assim como o Era Mini Turbo, com jantes de 13'' e uma carroçaria modificada.
1990
Apesar de ter sido pensado como uma série especial limitada a 1000 unidades o primeiro Rover Mini Cooper saiu das linhas de produção com 63 cavalos havendo também um Cooper S disponível por encomenda com 78cv. Neste ano foram também fabricadas as séries Mini Racing Green, Mini Flame Red, Mini Check Mate e Mini Studio 2.
1991
O primeiro motor de injecção construído pela fábrica saiu nos Rover Cooper 1.3i que tem além do motor novo duas faixas no capôt e faróis suplementares. O Mini é votado pela revista Autocar como o "Melhor carro de todos os tempos".
1993
A produção total de Minis excede agora os 5.270.000 carros.
1996
O último Mini 1275cc é apresentado à imprensa no dia 1 de Outubro. As modificações incluíam o radiador na frente do motor o que implicava um novo painel frontal, sistema de injecção multiponto de 2 pontos, volante estilo MGF com Airbag, portas reforçadas com barras de protecção e cintos com pré-tensores. O distribuidor foi também alterado por causa do novo alternador.
O Novo Série A tem o maior binário de sempre, mas é estrangulado pela rácio do diferencial de 2.71:1. O filtro de óleo é agora ao pé da embraiagem
2000
No dia 4 de Novembro sai da linha de produção o ultimo Mini. No dia 24 de Dezembro falece John Cooper.
Fonte: br.geocities.com
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