quarta-feira, 15 de agosto de 2012
HISTÓRIA DO CARRO A VAPOR NA AUSTRÁLIA
Elétrico
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Eléctrico (Bonde) PESA 120N (linha 9),Varsóvia,Polónia.
Eléctrico (Bonde) (linha 28), Lisboa, faz um percurso turístico, passando pelas zonas mais antigas da cidade.
Eléctrico(Bonde) no Rio de Janeiro.
Bondes em Bruxelas.
Bondes em Calcutá.
Um bonde (português brasileiro) ou eléctrico (português europeu), tram, tramway ou trolley/trólebus (quando se move sobre rodas com pneus) é um meio de transporte público tradicional em grandes cidades da Europa como Varsóvia, Basileia, Zurique, Lisboa e Porto, ou das Américas, como São Francisco, Rio de Janeiro e Toronto.
Movimenta-se sobre carris (trilhos) que, em geral, encontram-se instalados nas partes mais antigas das cidades, uma vez que a sua implantação data, também em geral, da segunda metade do século XIX. Faz um percurso tipica, mas não obrigatoriamente, turístico.
Destinado sobretudo ao transporte de passageiros, actualmente constitui-se em um meio de transporte rápido, já que geralmente tem prioridade sobre o restante trânsito. Em Portugal obedece às regras de trânsito como qualquer outro veículo motorizado.
hoje em dia, por razões de economia de energia e de preservação do meio ambiente, vem sendo sucedido pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cuja utilização se encontra em expansão em várias cidades do mundo. Os eléctricos ou Bondes têm grandes vantagens em relação aos ônibus, entre as quais a menor poluição, tanto sonora quanto atmosférica.
Complementarmente, a subsistência dos antigos eléctricos representa uma mais-valia cultural das próprias cidades, já que cada uma introduziu modificações características em suas respectivas redes. Muitas das grandes cidades da Suíça ainda usam os eléctricos, bem como grandes cidades da Alemanha, Polónia e algumas da França, como por exemplo, Estrasburgo.
Índice
1 História
2 Tipos de propulsão
2.1 Animal
2.2 Vapor
2.3 Funicular
2.4 Eléctrica
2.5 Outras fontes de energia
3 Galeria
4 Ver também
5 Referências
6 Ligações externas
História
O primeiro eléctrico (bonde) foi na Swansea and Mumbles Railway, no sul do País de Gales, Reino Unido. De tração animal, eram puxado por cavalos em primeiro lugar, e mais tarde mudou-se por meio de vapor e energia elétrica. O Mumbles Railway Act foi aprovada pelo Parlamento britânico em 1804, e a primeira ferrovia de passageiros (semelhante ao bondes os Estados Unidos em cerca de 30 anos depois) começou a operar em 1807 [1]. O primeiro bonde, também conhecido como horsecars na América do Norte, foram construídos nos Estados Unidos e desenvolvida a partir de linhas de diligências e linhas de ônibus que pegava e deixava os passageiros em uma rota regular, sem a necessidade de ser pré-contratados. Esses bondes eram de tração animal, geralmente usando equipes de cavalos e mulas para se locomover. Ocasionalmente, outros animais foram colocados em uso, ou seres humanos em situações de urgência. A primeira linha de bonde , desenvolvido pelo irlandês-americano John Stephenson, foi a Nova York and Harlem Railroad, que decorreu ao longo do Bowery e a Quarta Avenida, em Nova York. Serviço teve início em 1832 [2]. Foi seguido em 1835 por New Orleans, Louisiana, que tem o mais antigo sistema de transporte ferroviário de rua do mundo, segundo a American Society of Mechanical Engineers [3].
Em 1883, Magnus Volk construiu o Volk's Electric Railway, com bitola de 2 m, ao longo da orla este em Brighton, Inglaterra. Esta linha de 2 km, rebitolada a 2 m 9 cm em 1884, permanece em serviço até hoje, e é a mais antiga operação de bondes elétricos no mundo. O primeiro bonde de serviço permanente às linhas aéreas foi o Mödling and Hinterbrühl Tram na Áustria. Ele começou a operar em outubro de 1883, mas foi fechado em 1932.
A primeira rua de eléctricos (bondes) na Grã-Bretanha, o Blackpool Tramway, foi inaugurado no dia 29 de setembro de 1885 de coleta ao longo da Blackpool Promenade. Desde o enceramento da corporação Glasgow Tramways em 1962, este foi o único eléctrico (bonde) da primeira geração operacional no Reino Unido.
eléctricos (bondes) correm em Budapeste desde 1887 e esta primeira linha tem crescido agora para ser a linha de eléctrico mais movimentado da Europa, com os carros eléctricos seguem uns aos outros, com um intervalo de 60 segundos na hora do ponta. Belgrado e Bucareste [4], implantaram um serviço regular a partir de 1894 e Sarajevo a partir de 1895. [5] [6] [7]
Tipos de propulsão
Animal
Ver artigo principal: Carro americano
Estas primeiras formas de transporte público se desenvolveu a partir das rotas de transporte industrial ou do ônibus que concorreu pela primeira vez em via pública na década de 1820, utilizando os recém-inventados aço e ferro. Estes eram versões locais das linhas de diligência e pegou e jogou fora os passageiros de uma rota regular, sem a necessidade de ser pré-contratados. Bondes sobre trilhos eram uma melhoria sobre o ônibus que a baixa resistência ao rolamento das rodas de metal, ferro ou trilhos de aço, permitiram que os animais para transportar uma maior carga de um esforço determinado que o ônibus e deu um passeio suave. O bonde a cavalo, combinada ao baixo custo, flexibilidade e segurança da energia animal com a eficiência, suavidade e capacidade de todas as condições meteorológicas de um trilho de direito de passagem.
Vapor
Os primeiros bondes mecânicos eram movidos a vapor. Geralmente, há dois tipos de bonde a vapor. O primeiro e mais comum teve uma pequena locomotiva a vapor (chamado de motor eléctrico no Reino Unido) à cabeça de uma linha de uma ou mais carruagens, semelhantes a um pequeno comboio. Sistemas com os bondes a vapor, tais incluído Christchurch, Nova Zelândia, e Sydney, Austrália e outros sistemas de cidades em New South Wales. Bondes a vapor também foram utilizados nas linhas suburbanas de eléctrico em Milan.
O outro estilo de bonde a vapor tinha a máquina a vapor no corpo do bonde, referido como um eléctrico ou vapor. O sistema mais notável a adotar tais bondes foi em Paris. Francês concebido bondes a vapor também são exploradas em Rockhampton, no estado australiano de Rio entre 1909 e 1939. Estocolmo, na Suécia, tinha uma linha de bonde a vapor na ilha de Södermalm entre 1887 e 1901. A grande desvantagem deste estilo de bonde era o espaço limitado para o motor, de modo que estes eléctricos eram normalmente de fraca potência.
Funicular
Ver artigo principal: Funicular
O próximo tipo de bonde era o funicular, que pretendia reduzir os custos do trabalho e as dificuldades em animais. Os bondes são puxados ao longo da via férrea por um contínuo movimento de cabo a uma velocidade constante, que pega os bondes individuais e solta para parar. O poder de mover o cabo é fornecido em um local afastado da operação real. A linha do primeiro funicular nos Estados Unidos foi testado em San Francisco, California, em 1873. A segunda cidade a operar os bondes a cabo foi Dunedin na Nova Zelândia, 1881-1957.
Funiculares operaram no Highgate Hill no norte de Londres e Kennington até Brixton Hill no Sul de Londres.
Os teleféricos sofria de altos custos de infra-estrutura, uma vez que um sistema de cabos, polias, motor estacionário e estruturas entre os trilhos. Eles também exigem força e habilidade para operar, para evitar obstáculos e outros eléctricos (bondes). O cabo teve de ser abandonado, em locais específicos e da costa carros, por exemplo quando atravessam uma outra linha de cabos. Rupturas e desgasta o cabo, o que ocorreu com frequência, requereu a cessação completa de serviços ao longo de um percurso de cabo, enquanto que o cabo foi reparado. Após o desenvolvimento de carros eléctricos alimentados eletricamente, os sistemas do funicular declinou rapidamente.
Os teleféricos são especialmente eficazes em cidades montanhosas, porque o cabo estabelecidas nas faixas fisicamente puxou o carro até o morro em um ritmo forte e constante, ao contrário dos manequins de vapor de baixa potência chug tentando subir uma colina a cerca de um rastreamento, ou pior ainda um carrinho puxado por cavalos tentando puxar uma carga sobre uma colina.
Este conceito explica parcialmente a sua sobrevivência, em San Francisco. No entanto, o sistema de cabo mais extenso os Estados Unidos foi em Chicago, uma cidade muito plana. O maior sistema de cabo em todo o mundo, na cidade de Melbourne, Victoria, na Austrália, teve em seu auge 592 eléctricos em operação e 74 km de trilhos.
Os Bondes de São Francisco, embora significativamente em número reduzido, continuam a desempenhar uma função de transporte regular, além de ser uma atração turística. Uma única linha também sobrevive em Wellington, Nova Zelândia (reconstruída em 1979, mas ainda chamado de Wellington Cable Car).
Eléctrica
Vista da Estação Ferroviária de São Carlos e o Bonde em 1918.
Múltiplas em funcionamento experimental, eléctricos (bondes) foram expostos na Feira de 1884 em New Orleans, Louisiana, mas eles não eram considerados suficientemente bons para substituir o motor a vapor, em seguida, impulsionando o bonde da St. Charles Avenue na cidade.
Eléctricos (bondes) foram inicialmente testados com sucesso em serviço em Richmond, Virginia, em 1888, na Richmond Unios Passenger Railway construída por Frank J. Sprague. Havia anteriormente instalações comerciais de bondes elétricos, incluindo um em Berlim, já em 1881 por Werner von Siemens e da empresa que ainda leva seu nome, e em São Petersburgo, na Rússia, inventado e testado por Fyodor Pirotsky em 1880. Outro foi por John Joseph Wright, irmão do famoso empresário mineiro Whitaker Wright, em Toronto, em 1883. A primeira instalação comercial de um bonde elétrico nos Estados Unidos foi construído em 1884 em Cleveland, Ohio e operado por um período de um ano pela Cleveland East Street Railway Company [8]. Anteriores instalações revelaram-se difícil ou pouco confiáveis. A linha da Siemens, por exemplo, desde o poder através de um trilho ferroviário ao vivo e um retorno, como um modelo comboio, o que limita a tensão que poderiam ser utilizados, e prestar choques elétricos em pessoas e animais que atravessam as pistas [9]. Siemens posteriormente projetou seu próprio método de coleção atual, a partir de um fio, chamada de curva do coletor em Thorold, Ontario, inaugurado em 1887, e foi considerado bastante sucesso na época. Embora esta linha se mostrou bastante versátil como uma das primeiras instalações totalmente funcional bonde elétrico, que exigia apoio ao escalar o Niagara e dois meses de inverno, quando a hidroeletricidade não estava disponível. Ela continuou em serviço na sua forma original até 1950. Em 1904 o primeiro bonde de dois andares do mundo foi colocado em operação em Hong Kong, e Hong Kong continua a ser o Tramway eléctrico único no mundo que usa exclusivamente eléctricos double-decker.
Outras fontes de energia
Em alguns lugares, de outras formas de energia foram usados para alimentar o bonde. Em Hastings, e alguns outros bondes, por exemplo, Estocolmo na Suécia e algumas linhas de Karachi, usado motor a gasolina e os bondes de Lytham St Annes utilizado motor a gás. Paris operou bondes que foram alimentados por ar comprimido com o sistema Mekarski. Em Nova York, algumas linhas menores usaram baterias de armazenamento; uma longa linha de bondes a bateria funcionou a partir de Milan até Bergamo (cerca de 60 km) durante os anos 50.
A Galveston Island Trolley, no Texas, opera bondes a diesel devido à localização propensas furacão na cidade, o que resultaria em danos frequentes a um sistema de alimentação eléctrica.
Galeria
Elétrico em Lisboa.
Elétrico moderno (linha 15) em Lisboa.
Elétricos Combino Supra Budapest NF12B e UV em Budapeste.
Elétrico moderno em Helsínquia.
Rua de Niterói, ainda com trilhos de bonde em vários trechos.
Bonde de tração animal em Limoeiro, PE em 1951.
Trolley do Ipê em Piraí.
Bonde de Santa Teresa no Rio de Janeiro.
Bonde ao lado da Estação de São Carlos em 1918.
Ver também
Comboio (br. trem)
Companhia Ferro-Carril de São Cristóvão
Caminho de Ferro de Botafogo
Companhia de Carris de Ferro da Cidade à Boa-Vista na Tijuca
Companhia do Caminho de Carris de Ferro do Jardim Botânico
Botanical Garden Rail Road Company
Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico
Companhia Ferro-Carril da Vila Isabel
Companhia de Carris Urbanos
Rio de Janeiro Street Railway Company
Estrada de Ferro do Corcovado
The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power
Companhia Ferro-Carril de Santa Teresa
Referências
↑ http://www.welshwales.co.uk/mumbles_railway_swansea.htm
↑ http://www.nyctransitforums.com/forums/showthread.php?t=6797
↑ http://inventors.about.com/library/inventors/blstreetcars.htm
↑ http://www.beograd.org.yu/cms/view.php?id=201239 Beograd.org
↑ http://hampage.hu/trams/e_index.html
↑ http://www.ratb.ro/index.php?page=meniu&id_rubrica_meniu=13
↑ http://www.sarajevo.ba/en/stream.php?kat=79
↑ http://www.apta.com/research/stats/history/mileston.cfm
↑ http://www.nashvillepost.com/news/2007/4/27
Ligações externas
O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Elétrico
Museu do Carro Eléctrico
Solução em passagem de nível em São Carlos
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Eléctrico
[Esconder]
v • e
Transporte público
Rodoviário Veículo leve sobre pneus • Trólebus • Autopullman • Urbano • Panorâmico • Articulado • Biarticulado • Piso baixo • Midibus • Micro-ônibus/minibus • Táxi • Riquixá • Personal Rapid Transit
Ferrovário Aeromóvel • Alta velocidade • Comboio/trem • Veículo leve sobre trilhos • Maglev • Monocarril/monotrilho • Metropolitano • Bonde/eléctrico • Carro americano • Transporte hectométrico • Trem urbano
Hidroviário Balsa/batelão/ferryboat • Cacilheiro • Catamarã • Hovercraft
Infraestruturas Corredor de ônibus/faixa de bus • Terminal rodoviário • Paragem de autocarro/ponto de ônibus • Estação de metropolitano • Estação ferroviária
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