sexta-feira, 17 de agosto de 2012
CARROS MODERNOIS
Login | Login com Facebook | Portal Revenda
iCarros
Comprar
Venda seu carro
tabela FIPE
Catálogo 0Km
consórcio
Revista
Cuide do carro
Carros modernos mudam a forma de dirigir
31/10/2011 - Texto e fotos: Fernando Pedroso / Fonte: iCarros
Compartilhe esta matéria:
Carros modernos mudam a forma de dirigir
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
» Ver fotos maiores
Aprender a usar a embreagem, frear sem travar as rodas, fazer baliza e outras técnicas para tirar um carro do lugar são procedimentos corriqueiros para aqueles que aprendem a dirigir. A prática, no entanto, tem ficado cada vez mais fácil com a tecnologia que equipa os lançamentos automotivos. O câmbio automático existe no Brasil desde os anos 70; airbags e freios ABS também já possuem algumas décadas de história na indústria automotiva. Nos últimos anos, no entanto, alguns lançamentos nos deixam cada vez mais próximos do dia em que os carros terão vida própria.
Dessa forma, a intervenção dos motoristas tem ficado cada vez mais desnecessária, como, por exemplo, no caso do novo Volkswagen Passat, que passou por um facelift em maio e ganhou duas tecnologias. Uma é o Park Assist II, segunda geração do equipamento que estreou no Tiguan, mas que agora está disponível no sedã e na perua. O motorista aperta uma tecla no console e ele procura por uma vaga, que pode ser paralela à guia ou em 90°. Ao localizar o espaço ideal, cabe ao condutor colocar o câmbio em R (ré) ou D (drive) e acelerar e frear. O volante vira sozinho para encaixar o veículo na vaga. E ainda dá para acompanhar tudo por uma câmera instalada na traseira.
É uma tecnologia nova, mas que ainda tem muito a evoluir. Nos testes do iCarros, nos dois tipos de vaga, foi mais fácil estacionar da forma antiga que com o Park Assist, que manobra demais o carro e por qualquer motivo desativa e obriga repetir tudo desde o começo. É claro que ao fazer a baliza manualmente, os sensores de estacionamento e a câmera foram muito úteis.
É só virar o volante
Outra nova tecnologia do Passat é o ACC (Adaptative Cruise Control, ou controle de cruzeiro adaptativo). O motorista deve apenas regular a velocidade e a distância que quer manter do veículo à frente. O carro, então, vai manter a velocidade programada, como em qualquer outro controle de cruzeiro, comumente chamado de piloto automático, mas com o diferencial de “ler” o que tem à frente na rodovia.
Então, se um carro estiver a uma velocidade menor na estrada, o veículo vai frear sozinho e se manter atrás na distância programada. Quando a via estiver livre novamente, vai acelerar e voltar à velocidade normal. Se o trânsito parar, o carro vai parar também, sozinho. Ao condutor cabe apenas controlar o volante de direção. Em menor grau de atuação está o Front Assist, que freia o carro ao “ver” um carro, pedestre ou objeto à frente. A medida tenta amenizar os impactos de uma batida e aumenta a pressão sobre os freios.
Outros equipamentos
Se o Passat dá uma boa amostra de como a tecnologia muda o nosso modo de dirigir, o que dizer de carros de luxo, que usam equipamentos ainda não acessíveis em carros mais baratos, mas que devem chegar em breve. Um exemplo é o Audi Pre Safe, disponível em alguns modelos de luxo da marca. Um radar vê se tem um veículo à frente e emite um sinal sonoro e luminoso. Caso o motorista não tome nenhuma atitude, começa a frear sozinho. Em uma batida iminente, fecha os vidros, o teto solar e tenciona o cinto de segurança.
A Volvo, conhecida pela segurança de seus carros, equipa seus carros com um sistema que para o carro quando abaixo de uma determinada velocidade com o intuito de evitar uma batida. Mesmo sem a atuação do motorista, o carro consegue parar completamente.
E o futuro?
É difícil prever o que os carros vão mudar daqui para frente, mas alguns estudos já são feitos para criar novas formas de evitar acidentes sem depender do motorista. Em um deles, da GM, os carros se comunicam entre si. Cada veículo é localizado por um sistema GPS que emite um alerta caso haja riscos de colisões, em um sistema bastante parecido com o de aviões.
Outro estudo está sendo feito pela Volvo que é o Sartre, sigla em inglês para comboio seguro para o meio-ambiente. O conceito do programa é ter somente um veículo sendo dirigido, como se fosse uma locomotiva. Outros veículos então se ligam eletronicamente ao comboio e seu carro, através de sensores de distância e velocidade, se locomove sozinho como se fosse um vagão. Durante o trajeto, em vez de dirigir, o motorista pode ler um livro, se quiser, até o momento que precisa seguir por uma trajetória diferente. Aí, ele se desliga do comboio e volta a assumir o controle do veículo.
Compartilhe esta matéria:
Faça seu comentário
ofertas relacionadas sobre esta matéria
Confira 162 ofertas de Volkswagen Passat
Reportagens
Últimas
Camaro ou Brasília: qual faz mais sucesso?: Fomos até Guaxupé entrevistar o cantor Lucas Félix, que gravou uma resposta à música "Camaro Amarelo", da dupla Munhoz e Mariano. Para ele, o modelo de carro não ajuda na hora da conquista. O que você acha?
Track Day: Motoristas podem ser pilotos por um dia: Saiba o que é um Track Day e conheça o A5 Sportback, o mais novo lançamento da Audi.
Vícios podem atrapalhar quem vai tirar a CNH: Quem aprende a dirigir antes de fazer auto-escola pode se prejudicar com os vícios adquiridos ao volante.
Como agir com flanelinhas ao parar o carro na rua: O iCarros foi às ruas para saber se as ações dos órgãos de segurança vem surtindo efeito na vida do motorista
Carona eletrizante: veja como anda o táxi elétrico: Carro faz parte de projeto piloto da prefeitura que, desde o dia 11 de junho, está nas ruas de São Paulo e mostra que veio para ficar
Dia do meio ambiente agradece inspeção veicular: Análise que avalia a emissão de gases dos veículos contribui para um ar mais limpo
Do lixo também se faz carro: Garrafa PET, vidro e alumínio se transformam para virar peças de carro
Vai contratar seguro? Entenda como funciona: Saiba o que é perfil, franquia e tire outras dúvidas sobre esta prestação de serviço
Mulher, mãe e mecânica, uma boa combinação: Para homenagear todas as mães brasileiras o iCarros entrevistou a Cláudia, que se tornou mecânica graças a insistência da filha.
Saiba escolher o carro certo para o seu casamento: Vai casar? O iCarros te mostra como escolher o carro para o seu casamento. Apoio: Dante Forestieri - 11.5183-4946 - www.danteforestieri.com.br
Saiba de onde vem o cheiro de carro novo: O iCarros entrevistou uma osmóloga responsável pelo cheiro de carro novo
Oficinas especializadas dão vida a raridades: Empresários mantêm vivas partes da história automotiva ao trabalhar com peças raras
Dicas para comprar um usado: Especialistas dão dicas para você não ser enganado na hora de comprar um usado.
Desde pequenas elas são apaixonadas por carros: Dia 8 de março é o dia internacional da mulher e em comemoração, o iCarros preparou um vídeo com mulheres apaixonadas por carros tunados.
Ciclofaixas em São Paulo: 3,5 km para 11 milhões: Faixas destinadas para bicicletas ainda não foram totalmente aceitas pela população
Veterinária ensina a transportar animais: Veterinária explica a forma certa de transportar os seus animais em pequenas ou grandes viagens.
Dicas para quem quer fazer uma expedição de carro: Em 2002 o casal Grace e Robert largaram tudo e resolveram viajar pelo mundo, tudo isso a bordo de um Land Rover Defender, foram três anos e sete meses percorrendo os quatro cantos do mundo . Já o escritor Antonio Lino, percorreu 15 estados brasileiros a bordo de uma Kombi.
O icarros te mostra os fatos que marcaram 2011: Em 2011, a indústria automotiva manteve o ritmo de 2010: foram mais de 60 lançamentos, que fizeram com que o ano fechasse com o saldo positivo de mais de 3 milhões e meio de unidades vendidas
Serviços de compartilhamento de carros se expandem: Em vez de comprar, o compartilhamento vira solução para reduzir custos e variar o tipo de automóvel
proprietários de carros chineses dão a sua opinião: Proprietários de carros chineses contam as suas experiências com os carros e os seus pontos positivos e negativos.
revista iCarros:
Capa
Comparativos
Geral
Impressões
Lançamentos
Manutenção
Mercado
Reportagens
Salões
Segredos
iCarros
Fale conosco
Política de privacidade
Termos de uso
Publicidade
Portal da Revenda
Mobile
Copyright 2008/2011 iCarros - Todos os direitos reservados
Acesse:
A iCarros Ltda e o presente site não realizam qualquer intermediação na negociação entre os usuários, seja com relação à compra, troca ou qualquer outro tipo de negociação. As vendas e entregas aos usuários e/ou terceiros de produtos anunciados no site são de inteira responsabilidade do anunciante. As informações veiculadas nos anúncios deste site são de inteira responsabilidade do anunciante, não podendo o usuário responsabilizar o site pela veracidade e/ou autenticidade das mesmas, nem pelos danos diretos ou indiretos causados a terceiros. O usuário reconhece como sendo de sua exclusiva responsabilidade os riscos assumidos nas negociações que vier a efetuar com outros usuários do site. Estoque e preços sujeitos a conferência e confirmação do anunciante.
As oficinas cadastradas no programa Cuide do Carro são selecionadas e certificadas pela Germinal Editora e Marketing Ltda. Este site não se responsabiliza pelos serviços oferecidos pelas oficinas e a disponibilidade destes serviços está sujeita a confirmação com as oficinas. O programa Cuide do Carro é apenas um programa suplementar e não substitui e nem elimina a responsabilidade do proprietário/possuidor do veículo pela sua correta manutenção.
Sobre as informações de modelos: Direitos Autorais JATO Dynamics Limited, 1990 - 2008. Todos os direitos reservados. JATO assegura em providenciar uma informação precisa e abrangente. Não obstante, a JATO não garante a totalidade dos dados. Solicitamos atenção no uso das informações fornecidas. O uso deste website implica na aceitação pelo usuário/empresa dos Termos e Condições da JATO Dynamics Limited.
COPYRIGHT JATO DYNAMICS LIMITED - 1990 - 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário