SlideShare. Present yourself. Home Go Pro Channels Events Upload Login Login Signup Advertise Resumo sobre Revolução Francesa2 years ago Email Favorite
Favorited ×
Download Embed More…
Embed this presentation
Copy the code below and paste it into your website. Customize Without related content
For WordPress.com blogs
Close
We have emailed the verification/download link to "".
Login to your email and click the link to download the file directly.
To request the link at a different email address, update it here. Close
Validation messages. Success message. Fail message.
Check your bulk/spam folders if you can't find our mail.
Favorited!
You could add some tags too
Have an opinion? Make a quick comment as well.
Cancel
Edit your favorites
Cancel
Send to your Group / Event Select Group / Event
Add your message
Cancel
× Like this presentation?0 commentsWrite a comment...
Embed Video Subscribe to comments Post Comment
Edit your comment Cancel Speaker Notes on slide 1
3 FavoritesJéssica Cabral 1 month ago
thai98477 7 months ago
Unicap.br at Unicap.br, 2 years ago
Tags httpwwwslidesharenetmichelcgresumosobrerevoluofran
more
Resumo sobre Revolução Francesa - Presentation Transcript
REVOLUÇÃO FRANCESA Resumo desenvolvido por: Prof_Michel http://webdigitaleducator.blogspot.com http://twitter.com/profmichel Copyright © 2009. Alguns direitos reservados.
Algumas considerações As informações aqui contidas fazem parte de um programa curricular específico. Não encerram, portanto, como única alternativa ao ensino deste conteúdo. Estão adaptadas para alunos do ensino fundamental e médio, baseadas em discussões feitas em sala de aula. Recomenda-se não utilizar o presente conteúdo para apresentações, devido ao formato textual extenso. Imagens não foram adicionadas e fontes não serão identificadas. No entanto, foram inseridos links de aprofundamento. Se houver erros históricos, favor relatar no e-mail: michel.goulart@yahoo.com.br
Conceito Revolução Francesa foi o conjunto de eventos que, de 1789 a 1799, alterou o quadro político e social da França, até então dominada pelo Antigo Regime. É considerado um marco na história, iniciando o que chamamos de Idade Contemporânea.
Causas Uma revolução não ocorre do nada. Dentre as principais causas da Revolução Francesa, podemos destacar: 1- Custo da monarquia: o rei Luís XVI e a sua corte gastavam enormes quantias para sustentar seus privilégios. 2- Idéias iluministas: os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade influenciaram os rumos da revolução, desde o início. 3- Gastos com guerras: a França participou da Guerra da Independência dos Estados Unidos (Treze Colônias) e perdeu a Guerra dos Sete Anos, contra a Inglaterra. 4- Crise econômica: os gastos da monarquia, as guerras, assim como a escassez na agricultura, aumentou a miséria, a fome e o descontentamento dos franceses.
Divisão da sociedade francesa A divisão da sociedade francesa também pode ser considerada causa da revolução, pois não havia mobilidade social. A sociedade era dividida em três estados: 1- Primeiro estado: Clero (0,5%) 2- Segundo estado: Nobreza (1,5%) 3- Terceiro estado: Povo (incluindo a burguesia, somavam 80%) Os privilégios se concentravam nas mão do clero e da nobreza, que oprimiam o terceiro estado. Além disso, apenas o terceiro estado pagava impostos. Porém, este dinheiro não estava sendo suficiente para sustentar o custo do estado francês.
Assembléia dos Estados Gerais I Para tentar resolver os problemas econômicos da França, o rei Luís XVI convocou a Assembléia dos Estados Gerais. Esta assembléia reunia membros dos três estados. Naquele momento, o objetivo era fazer a nobreza e o clero também pagar impostos. Seria feita, então, uma votação, que poderia ocorrer de duas maneiras: por estado ou por cabeça. A votação por estado, ou seja, um voto por estado, agradava a nobreza, pois, obtendo apoio do clero, sempre vencia o povo nas decisões. Eram dois votos contra um. Já a votação por cabeça, considerando a decisão individual na assembléia, agradava ao povo. Isto porque, sendo maioria, garantiria a vitória dos seus interesses.
Assembléia dos Estados Gerais II Sem conseguir conciliar os interesses dos três estados – e sem tomar decisão alguma – Luís XVI mandou fechar a Assembléia. Descontentes, o terceiro estado – liderados pela burguesia – exigiu a criação de uma constituição para a França. O povo saiu às ruas. A manifestação do povo chegou na Bastilha, prisão política da monarquia francesa. Considera-se que o povo invadiu esta prisão com objetivo de se apoderar da pólvora lá existente. Assim, a Queda da Bastilha se tornou o símbolo do início da Revolução Francesa. A partir daí, a Revolução Francesa se subdivide em algumas fases principais: Assembléia Nacional Constituinte, Convenção e Diretório.
Fases: Assembléia Nacional Constituinte Ocorrida de 1789 a 1791, a Assembléia Nacional Constituinte foi aberta com o objetivo de criar uma constituição na França. Foi criada também a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que defendia o direito à liberdade e à igualdade jurídica. Outras mudanças que ocorreram foi a abolição do regime feudal, da sociedade estamental e a separação entre Igreja e Estado. Na prática, a maior parte destas reformas vinham ao encontro dos interesses da alta burguesia, que tentava, com êxito, eliminar os vestígios do Antigo Regime na França.
Fases: Convenção Nacional I Ocorrida de 1792 a 1794, a Convenção Nacional é considerada a fase mais radical da Revolução Francesa. Nesta fase, proclamou-se a República e a burguesia se subdividiu em grupos com interesses distintos. Assim, surgiu os Jacobinos, que representavam a pequena burguesia, e o Girondinos, que representavam a alta burguesia. Os Jacobinos sentavam-se à esquerda nas assembléias e queriam que a revolução se espalhasse por todos os lugares possíveis. Já os Girondinos, com medo da reação do povo, queriam que a revolução tivesse fim. Eles sentavam-se à direita na assembléia.
Fases: Convenção Nacional II Havia ainda o grupo do pântano, cujos membros não tinham posições bem definidas. Os Jacobinos se sobressaíram, perseguindo e executando opositores, e instalando o que se denomina período do Terror. Em 1793, Luís XVI foi executado na guilhotina, sepultando de vez a monarquia absolutista.
Fases: Diretório Ocorrido de 1795 a 1799, o Diretório foi uma fase conservadora, fruto de um golpe dos Girondinos para retomar o poder na França. Com a França imersa no caos, e sob a ameaça de ataques internos e externos, a alta burguesia articulou entregar o poder a alguém influente e poderoso. Esse alguém foi Napoleão Bonaparte, que, a partir de 1799, começou a governar a França.
Prá finalizar... Se você gostou deste resumo e quer uma versão em áudio (mp3) para ouvir onde bem entender, disponibilizamos podcasts de história para você Para acessá-los, visite: http://webdigitaleducator.blogspot.com Bom estudo e sucesso!
Web + Follow
30742 views, 3 favs, 10 embeds more
Algumas considerações:
1- As informações aqui contidas fazem parte de um programa curricular específico. Não encerram, portanto, como única alternativa ao ensino deste conteúdo
2- Estão adaptadas para alunos do ensino fundamental e médio, baseadas em discussões feitas em sala de aula
3- Recomenda-se não utilizar o presente conteúdo para apresentações, devido ao formato textual extenso
4- Imagens não foram adicionadas e fontes não serão identificadas. No entanto, foram inseridos links de aprofundamento
5- Se houver erros históricos, favor relatar no e-mail: michel.goulart@yahoo.com.br
Obs.: alguns links não funcionam direito no slideshare, aparentemente por causa de um bug Este problema é resolvido fazendo o download do arquivo :-(
Related
A Revolução Francesa
2576 views
_Resumo Revolução Francesa
1116 views
Revolucao francesa
1036 views
Revolução Francesa
1819 views
REVOLUÇÃO FRANCESA
871 views
Revolução Francesa
762 views
Revolução francesa
2142 views
Revolução francesa
1418 views
Revolução francesa
868 views
More by user
Guerra de Teutoburgo
303 views
HQ sobre a Vinda dos Imigrantes Europeus II
345 views
HQ sobre a Vinda dos Imigrantes Europeus I
459 views
Resumo sobre o Período Regencial
4391 views
Resumo sobre Reforma Protestante
6798 views
Resumo sobre o Renascimento Cultural
5734 views
View all presentations from this user
About this presentation
Usage Rights
© All Rights Reserved
Stats
3
Favorites
0
Comments
258
Downloads
27,997
Views on
SlideShare
2,745
Views on
Embeds
30,742
Total Views
Embed views
2203 views on http://www.historiadigital.org 414 views on http://www.slideshare.net 115 views on http://webdigitaleducator.blogspot.com 4 views on http://www.professor-romeu.blogspot.com 4 views on http://webcache.googleusercontent.com more
Embed views
2203 views on http://www.historiadigital.org 414 views on http://www.slideshare.net 115 views on http://webdigitaleducator.blogspot.com 4 views on http://www.professor-romeu.blogspot.com 4 views on http://webcache.googleusercontent.com 1 views on http://professor-romeu.blogspot.com 1 views on http://www.blogger.com 1 views on http://74.125.93.132 1 views on http://209.85.229.132 1 views on http://wildfire.gigya.com less
Accessibility
View text version
Additional Details
Uploaded via SlideShare Uploaded as Microsoft PowerPoint Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate
Select your reason for flagging this presentation as inappropriate. If needed, use the feedback form to let us know more details.
None Pornographic Defamatory Illegal/Unlawful Spam Other Terms Of Service Violation Cancel
File a copyright complaint
Categories
Education
Tags
httpwwwslidesharenetmichelcgresumosobrerevoluofran
Follow SlideShare
Twitter
Facebook
SlideShare Blog
22
tweets 33
shares 7
shares WordPress
Blogger
More
options
modal signup
Learn About Us
About us
Work with us
Our Blog
Press
GET HELP
Using SlideShare
Quick Tour
Terms of Use
Privacy Policy
Copyright & DMCA
Community Guidelines
SlideShare Outside
Facebook App
LinkedIn App
SlideShare Mobile
Pro & more
Go Pro
Capture Leads
Advertise with us
Get featured on homepage
Developers & API
Developers section
Developers Group
Widgets for your blog
SlideShare is the world's largest community for sharing presentations. Upload and share on blogs, Twitter, Facebook or LinkedIn. 45 million people use SlideShare every month for research, sharing ideas, connecting with others, and generating business leads. SlideShare also supports documents, PDFs, and videos. Get an account.
© 2010 SlideShare Inc. All rights reserved.
×
COPYRIGHT SLIDESHARE INC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário